Cientistas inventam a caneca de café perfeita

Por , em 30.12.2013

Cientistas adoram café. Mais do que ninguém, segundo algumas pesquisas. Então, de certa forma, faz todo o sentido que eles sejam responsáveis ​​por aquilo que poderia ser a maior invenção relacionada ao café desde que tiveram a ideia de misturar café e álcool: uma caneca que mantém o café quente – mas não muito quente – por horas a fio.

O recipiente é a menina dos olhos de Logan Maxwell e Dean Verhoeven. A ideia surgiu para Maxwell no último ano da graduação na Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA).

Para seu projeto final de design, ele desenvolveu uma caneca de café reguladora de temperatura que acabou por ser conceitualmente idêntica a protótipos mais sofisticados nos quais Verhoeven, um engenheiro, vinha trabalhando há anos. Perto da metade de 2013, um amigo em comum apresentou os dois inventores de canecas. Juntos, a dupla fundou uma companhia – a Joveo – e lançaram uma campanha de arrecadação coletiva de fundos para a caneca, que eles batizaram de “Temperfect”.

ku-xlarge (1)

Qualquer garrafa térmica antiga pode manter uma bebida quente por algum tempo, mas como alguém que já derreteu o céu de sua boca enquanto tomava em um copo de café escaldante lhe dirá, mais quente não quer dizer necessariamente melhor. Maxwell explica que a Temperfect é projetada para fazer com que bebidas escaldantes esfriem a uma temperatura quente, mas potável, e se mantenham dessa forma.

“[Beber] qualquer coisa acima de 60° Celsius coloca a pessoa sob o risco de queimaduras”, explica. A Temperfect foi projetada para trazer o café ou o chá (que são tipicamente fabricados em torno de 100° C) a uma temperatura ideal de consumo em cerca de dois minutos e mantê-la assim por horas a fio. Compare isso com a sua caneca padrão de isolamento a vácuo (que pode manter a bebida perigosamente quente até uma hora após o enchimento) ou a caneca de cerâmica típica (que resfria rápido demais para desfrutar da bebida por muito mais do que talvez 20 minutos). A temperatura ideal está entre 50° C e 65° C.

Sua caneca isolada convencional impede a perda de calor ao imprensar um vácuo entre duas paredes. A Temperfect funciona de uma forma semelhante, mas acrescenta uma terceira parede à mistura. Como uma garrafa térmica comum, a Temperfect tem um vácuo entre suas paredes exteriores e média, porém, entre suas paredes média e interna, existe um produto químico não tóxico que Maxwell chama de “material X” (rotulado na animação abaixo como “Temperfect insulation”) que funde-se a 60° Celsius.

ku-xlarge

Maxwell não quis revelar o que é o material X, contudo, assegura que é uma substância segura para interagir com alimentos. “Você literalmente poderia comê-la se você quiser”, garante o cientista. “Embora eu tenha certeza que ela não seria muito saborosa”, finaliza.

À temperatura ambiente, o material X é um sólido, mas é só derramar uma bebida quente na caneca e ele rapidamente absorve todo o calor em excesso, tornando-se um líquido, enquanto derruba rapidamente a temperatura de sua bebida. O excesso de calor é armazenado no material X e dissipa-se de volta para o café à medida que ele esfria. A chamada caneca de “mudança de fase” se assemelha a protótipos semelhantes primeiro fabricados na década de 1960, que nunca chegaram ao mercado devido a desligamentos na fabricação. Verhoeven – que, no momento em que conheceu Maxwell já havia passado anos na fabricação, testando e melhorando protótipos da caneca – resolveu o problema de fabricação, e, graças à sua campanha grande sucesso no site de financiamento coletivo Kickstarter, a dupla tem dinheiro mais do que suficiente para bancar a produção inicial de sua caneca.

Isso significa que você terá três horas da sua bebida na zona de temperatura perfeita. Nada mal.

Você pode aprender mais sobre as canecas na página do Kickstarter de Maxwell e Verhoeven. Ela já está bem além do valor necessário para a produção, mas apoiar o projeto é a sua melhor chance se você quiser uma Temperfect do primeiro ciclo de produção. [io9]

3 comentários

  • SALES CANTANHEDE:

    cafe bom é cafe fresco !

  • Cesar Grossmann:

    Um brinde (de café) à substância misteriosa que é capaz de resfriar imediatamente o café que está quente demais e mantê-lo à temperatura adequada para consumo por muito mais tempo.

    Melhor que isto, só uma xícara pequena e uma máquina de café ao alcance da mão.

  • luysylva:

    adoro e é bom pra toma café na Siberia !

Deixe seu comentário!