Cientistas japoneses criam sorvete que não derrete

Uma equipe de cientistas japoneses criou um tipo de sorvete que nunca derrete, capitalizando em uma descoberta feita acidentalmente por um chef.

Eureca

A maioria dos sorvetes começa a derreter momentos depois de ter sido servido. Por isso, as pessoas têm o hábito de comê-los rapidamente. Este novo sorvete, no entanto, pode ser saboreado tranquilamente durantes horas.

Ele foi criado por engano, quando um chef do Japão foi convidado a encontrar uma maneira de usar morangos cultivados em áreas afetadas pelo terremoto e tsunami de 2011. Como as frutas não cresciam de forma normal, os consumidores não queriam comprá-las.

O chef tentou usar os morangos de várias maneiras, mas, em um ponto, queixou-se de que eles faziam com que o creme se solidificasse.

Curiosa, uma equipe da Universidade de Kanazawa decidiu estudar os morangos, concluindo que um composto chamado polifenol era o responsável pela solidificação do creme.

Polifenol

O extrato dificulta a separação da água e do óleo, o que ocorre no sorvete regular.

Logo, os cientistas tentaram misturá-lo com sorvete, e descobriram que isso evitava o seu derretimento.

Como o extrato é completamente natural, não exige inspeção de saúde para ser usado. Rapidamente, foi disponibilizado aos donos de lojas locais, que prazerosamente começaram a vender sorvetes que não derretem em formas criativas.

Diversão

Alguns clientes compram o sorvete e ficam o segurando por muitos minutos na luz solar direta para ver se ele derrete.

Outros já usaram até secadores de cabelo e outros tipos de aquecedores para testar sua resistência. Ao que tudo indica, o sorvete mantém sua forma por várias horas em clima quente, enquanto ainda possui um gosto gelado na boca.

Por ser um produto novo, não está claro se vai migrar para outros países. Atualmente, é vendido apenas no Japão. [Phys]

Por: Natasha RomanzotiEm: 8.08.2017 | Em Bizarro, Principal  | Tags: ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (12 votos, média: 4,92 de 5)
Curta no Facebook:

4 respostas para “Cientistas japoneses criam sorvete que não derrete”

Deixe uma resposta