Cinco tendências tecnológicas para acompanhar em 2012

Publicado em 26.01.2012

2012 promete ser um ano interessante para os assuntos digitais, e como todos os anos, já mostra várias tendências grandes. Confira cinco movimentos que prometem ter impacto em nossas vidas tecnológicas:

Realidade aumentada

Já está nos jogos, aplicativos de localização, cartões de negócios e lojas, e pode aparecer em carros e até em óculos. A realidade aumentada, que coloca uma visão virtual acima do mundo real, é como dizer “realidade com estilo”. Ao invés de olhar um restaurante na vizinhança, você usa um aplicativo para verificar a localização e as resenhas sobre ele. 2012 vai marcar o começo do aumento no uso da realidade aumentada móvel.

De acordo com a Visiongain, 25% de todos os downloads de aplicativos terão algum tipo de realidade aumentada. É claro que a maior parte dos smartphones e tablets desse ano serão 3G para 4G, com telas grandes de alta definição, e não apenas uma, mas duas câmeras com multi-megapixel. E acredite, em 2013 será difícil encontrar alguém que não tenha ainda pelo menos tentado a realidade aumentada.

A economia do micro pagamento

Frabricantes de aplicativos não são os únicos que podem ganhar dinheiro vendendo pequenas mercadorias e atualizações. A barreira para começar seu próprio negócio já foi quebrada por uma variedade de mercados online. O merchandising não é apenas seu – as companhias geralmente vendem suas ideias em conjunto com as mercadorias, e você recebe uma pequena parte por cada venda ou quando atinge um número combinado.

Sites como o RedBubble fazem tudo pelo artista, ele só precisa colocar seu conteúdo. Esse site, por exemplo, faz uma camiseta com sua arte, vende, distribui e, claro, coleta o pagamento. Eles deixam você estipular o preço, sobre o deles. Sim, você pode colocar o quanto quiser em cima de uma camiseta de 30 reais, mas muitos sabem que isso diminui as vendas. Ao invés disso, você coloca 1 a 5% (ou 10% se estiver confiante), e então promove seu produto pela internet.

Esse é apenas um dos destinatários que buscam ajudar os aspirantes a empreendedores. Plataformas como o YouTube e o Lulu (para livros) são outros que abrem possibilidades de ganhar dinheiro sendo um “peixe pequeno”.

O crescimento do UltraBook

Os tablets andam dominando as conversas tecnológicas, mas isso não significa que o PC está morto. Está vivo e muito bem, mas de uma forma que tenta imitar os melhores aspectos dos tablets. Os laptops talvez tenham se saído melhor que os PCs ultimamente, mas os tablets já estão prometendo uma boa briga.

O termo Ultrabooks, cunhado pela Intel, descreve laptops muito finos e leves, e ainda assim poderosos. Pense no MacBook Air e você tem uma ideia. Não, eles não têm touch screens ou aplicativos (apesar disso também estar mudando), e geralmente têm apenas uma câmera HD. Mas, diferente do iPad, o Ultrabook oferece um teclado grande e componentes muito melhores. Em outras palavras, eles são criados para você fazer seu trabalho, sem ter vergonha de carregá-los por aí. 2012 vai testemunhar uma explosão desse tipo de equipamento.

Exaustão social/digital

O Facebook vai quebrar a marca de um bilhão de usuários em 2012, mas os números já achataram nos Estados Unidos. O Twitter cresce – talvez tenha cerca de 450 milhões de usuários – mas ninguém sabe quantos usuários são realmente ativos. O Google+ também cresce, mas muitos ainda nem sabem de sua existência.

No geral, cada vez mais pessoas estão reavaliando suas existências sociais e digitais. Mesmo a batalha contra a pirataria está apresentando algumas cisões. Não que a pirataria seja boa, mas a ideia de aumentar a coerção é perigosa. Quem cria conteúdos não pode negar que a revolução digital nos fez repensar as formas de criar, vender e distribuir. Não existem respostas fáceis, e esse ano será de introspecção, e poderemos reescrever as leis de conteúdo, patentes e interações sociais.

Guerra dos chips móveis

A indústria tecnológica está se preparando para uma batalha intensa – em escala micro. A Intel, presença dominante em todos os sistemas de CPU, ainda não tem a mesma presença no espaço móvel. Mas é uma situação que a companhia pretende mudar em 2012 com o Medfield – a mudança do Atom CPU (popular em notebooks).

As outras companhias tradicionais em sistemas móveis, como a Texas Instruments, Qualcomm, Motorola, Marvell e Nvidia também pretendem mudar para uma nova plataforma ou retornar a um modelo antigo. Até a Microsoft está desenvolvendo o Windows 8 para rodar em CPUs de mão, além das máquinas tradicionais.

E você? Consegue apontar outros movimentos para 2012?[Mashable]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

12 Comentários

  1. Eu vejo tudo isso se movimentar muito rapidamente aqui na Europa. Mas de todas, eu vejo a ascensão dos ultrabooks ao mercado, a cereja do bolo. A realidade aumentada será interessante em 2013, pois nas grandes cidades será necessário, especialmente no turismo. A exaustão digital só não aconteceu ainda, porque o FB e outros, estão inovando em trabalhar em conjunto com Skype, reconhecimento facial, sms gratuitos, etc… O micro pagamento já é real e está se espalhando muito rapidamente. A suíça inaugurou hoje, por exemplo, a venda de passagens de trens e ônibus via sms, com um código que pode ser recebido pelo mais dinossauro dos celulares e reconhecido pelos leitores dos controladores. Aqui não existe cobrador, existe controlador, eles chegam de surpresa, se você não tem a passagem, paga uma multa de CHF 120, quase R$240. Valeu, boa matéria!

    Thumb up 0
  2. Sinceramente eu nao consigo depender de um tablet ,um pc um notebook faz falta muita falta mesmo ,nada se compara a um pc\notebook , o tablet só é bom pra quando estou longe de casa tenho acesso a internet ,mas quando chego em casa ja corro pro notebook .

    Thumb up 0
    • Não vivo sem um “tablet”. Um tablet de chocolate da Cacau-Show.

      Thumb up 0
  3. Muito bom,cada vez mais o homem avança mais rápido tecnologicamente,dizem que a tendência é que os tablets substituam o computador convencianal das casas das pessoas.

    em imaginar que o primeiro computador ocupava uma sala grande inteira.

    Thumb up 3
  4. Acho qe rapidamente os UltraBook vão diminuir seu preço e vão tomar o lugar dos notebooks, os notebooks esqentam muito e são pesados, esses problemas já foram quase todos resolvidos no UltraBook sem contar qe eles são muito mais lindos e usam no lugar do HD uma memória SSD qe acredito ser mais rápida e segura.
    Agora vou deixar meu palpíte para 2012, acho qe os tablets vão se dar muito bem com os comerciantes, pois existe uma facilidade enorme em mostrar fotos de produtos e anotar informações de clientes e produtos, ouvi dizer qe até o fim do ano 50% das lojas terão tablets.

    Thumb up 0
  5. Viram? Tudo muito mais simples, plausível, viável e factível que qualquer outra versão de “fim de mundo”, seja ela maia, conspiratória ou o que for!

    O mundo, como nós o conhecemos, já criou as bases para sua própria destruição-mutação.

    Thumb up 2
  6. A Realidade Aumentada há tempos é uma verdade no cotidiano. Oras! O que observamos de pessoas comuns que comem ovos fritos em casa e arrotam caviar em público!!?…

    Thumb up 8
  7. A Realidade Aumentada há tempos é uma verdade no cotidiano. Oras! O que observamos de pessoas comuns que comem ovos fritos em casa arrota caviar no meio social!!?…

    Thumb up 2
  8. Aqui! Aqui! Aqui!

    Perdi a chance de palpitar pra o novo slogan do hype.. Que pena =/ Na minha opniao deveria se chamar: Hypescience, ficcao na vida real!

    Quem gostou dá um voto aqui :D

    Thumb up 1
  9. concordo com o Henrique, de todos esses cinco itens, que foram inclusive, muito bem colocados, o que mais se mostrara nesse ano, sera a Realidade Aumentada, e se ela tiver uma boa aceitação de todos os públicos, e uma boa implementação em nosso cotidiano, o desenvolvimento dela nas cidades sera grande mesmo em 2013…

    Thumb up 1
  10. Na minha opinião, entre estes cinco movimentos tecnologicos, o que vai mais evoluir e surpreender, será a Realidade Aumentada que atualmente esta na minha opinião, em uma fase inicial.

    Thumb up 5
    • Sou facinado pela técnologia embora, eu por condições finaceira e saúde parei no tempo e não mais continuei
      fumentado este ideal mas acho lógico e bastante exemplar
      para todos percistirem nesta técnologia que é o futuro
      da comunicação rápida que, é a internete e a aplicação digital
      em todo campo da informação digital.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cade-meu-ponto-g-147515-1
Comprovado: O ‘ponto G’ não existe – mas nem tudo está acabado

Algumas pessoas jura...

Fechar