Circuncisão: boa para a saúde ou ato bárbaro?

Publicado em 2.05.2011

Circuncisão é a remoção cirúrgica do prepúcio (dobra de pele) do pênis de um bebê. Essa prática, muito antiga, é o centro de um debate na sociedade. Seus defensores clamam seus benefícios para a saúde, citando sua história como ritual religioso e alegando que previne a propagação da AIDS. Já seus opositores argumentam contra a natureza bárbara do procedimento e querem banir a prática de vez do mercado.

A circuncisão começou como um ato ritual entre os egípcios, em 2.500 a.C., e mais tarde foi incorporada pelo povo judeu. A operação marca a passagem de um menino para a masculinidade. Outras razões incluem: uma marca para distinguir aqueles de maior status social; uma “menstruação” do sexo masculino, ou sinal do início da puberdade; e uma forma de desencorajar a masturbação.

Desde então pessoas de muitas fés começaram a seguir esse exemplo. A circuncisão é agora o procedimento cirúrgico mais realizado em homens nos Estados Unidos. Em uma pesquisa de 1999 a 2004, 79% dos homens relataram ser circuncidados.

A circuncisão é acreditada para prevenir doenças como o HIV. Há algumas evidências de que ela reduz o risco de transmissão de AIDS em relações de homem com mulher.

O mecanismo proposto é que a circuncisão remove as chamadas células de Langerhans do prepúcio, que são mais suscetíveis à infecção por HIV. As células de Langerhans são equipadas com receptores especiais que podem permitir o acesso do HIV no corpo.

Três estudos publicados em 2009 revelaram que homens circuncidados tinham 54% menos probabilidade de contrair HIV. Os testes incluíram mais de 11.000 homens na África do Sul, Uganda e Quênia.

A prática também pode proteger as mulheres. Uma pesquisa com mais de 300 casais na Uganda, em que o homem era HIV positivo e a mulher não, mostrou que a circuncisão reduz a probabilidade de que a mulher seja infectada em 30%.

Embora a prevenção do HIV se torne um bom argumento para a circuncisão em países em desenvolvimento, não é tão forte nos Estados Unidos. A eficácia da circuncisão se aplica apenas para o sexo peniano-vaginal, o modo predominante de transmissão do HIV na África, enquanto que o modo predominante de transmissão sexual do HIV nos Estados Unidos é sexo anal-peniano (entre homens).

Quanto a complicações médicas, uma revisão de 52 estudos de 21 países afirmou que a circuncisão de crianças por profissionais treinados experientes raramente mostra resultados adversos para a saúde.

Por exemplo, os pesquisadores descobriram que entre aqueles com idade inferior a um ano, havia apenas 1,5% de risco médio de efeitos adversos, como sangramento excessivo, inchaço e infecção. Complicações graves são muito raras.

Ainda assim, os contra estão agindo com veemência: nos EUA, existe uma proposta de proibir a circuncisão em São Francisco com mais de 12.000 assinaturas. Se a petição tiver assinaturas válidas suficientes, a proibição vai aparecer nas urnas nas eleições de novembro. Isso tornaria a circuncisão de qualquer homem com idade inferior a 18 uma infração, sujeito a multa e prisão.

De acordo com o líder da proposta, a circuncisão é uma cirurgia extremamente dolorosa e que danifica permanentemente, sendo forçada sobre os homens quando eles estão mais frágeis e vulneráveis.

Instituições americanas de saúde não concordam que o procedimento seja doloroso. Segundo eles, dados mostram que com anestesia a maioria das crianças não tem nenhuma reação de dor objetiva. Além disso, a proibição da circuncisão pode ser uma medida extrema demais, especialmente porque o procedimento não é obrigatório.

De qualquer forma, os dois lados ainda têm muitas perguntas a responder e argumentos a convencer. [LifesLittleMysteries]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

75 Comentários

  1. Eu fui circuncidado quando era pequeno. JAMAIS deixei sequer de tocarem no assunto sobre meu filho.
    Não tenho problemas. Mas é uma covardia sim.
    É um dos motivos de ter me tornado ateu. Religiões só existem devido as práticas que fazem em CRIANÇAS. Porque não esperam terem discernimento? Pura ignorância e covardia dos pais.

    Thumb up 21
  2. Só de ver essa foto, chega a doer a alma e o coração da gente…

    Chega de toda e qualquer violencia, principalmente com seres indefesos.

    Revoltante!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 22
  3. Isso é um absurdo.
    Doi sim, durante a recuperação tbm doi e qualquer coisa que cause dor, trauma, estresse a qualquer criança, bebê, adolescente é recriminável.
    Exceto as vacinas,que sãopra salvar etc e tal…
    O amigo falou que não lembrava…
    Claro, o tempo passou e esqueceu…
    Mas na hora, só sabe quem sente.
    É covardia levar um bebê, uma criança ou um adolescente a força pra realizar tal coisa…
    Deixem crescer, a quamdo os mesmos tiveram 17 anos ou mais, decidem o que fazer…
    Chega de mutilar meninas em outros paises e meninos em nosso…
    CHEGA!!!!

    Thumb up 17
  4. Ha eu quero so falar mais uma coisinha ta: pelo que eu tou vendo nessa foto a cima é uma trocidade. fazendo essa circuncisao sem anestesico isso é coisa de doido. isso nao é normal.

    Thumb up 9
  5. Polêmicas sobre a circuncisão
    A circuncisão é rotina em algumas religiões, como muçulmanos e judeus. No judaísmo antigo, a criança era circuncidada no oitavo dia a partir do nascimento. Hoje, questionam-se os argumentos de que ela previne câncer peniano, doenças sexualmente transmissíveis, infecção urinária e bálano-postite.
    Os pediatras atuais reconhecem que a operação traz tanto vantagens quanto desvantagens. Entre os 1,5% a 5% de problemas detectados entre pessoas circuncidadas estão: sangramento, infecção, estreitamento do orifício uretral, remoção demasiada ou insuficiente do prepúcio e assimetria prepucial. Também já foram constatadas lesões graves com o eletrocautério.
    Há quem considere a palavra “circuncisão” uma forma de amenizar a prática. Preferem chamá-la de “mutilação genital masculina”. Comparam-na à mutilação feminina, proibida em várias partes do mundo e praticada por algumas culturas. Entre vários pontos em comum, destacam que a cirurgia diminui consideravelmente o prazer sexual do homem, já que o prepúcio é comprovadamente zona erógena. Gente vao estudar e pesquisar sobre o asunto e deixem de basflemar contra deus.

    Thumb up 7
  6. Todos os comentarios que eu li aqui, a maioria sao se referindo circuncisão Remoção do prepúcio do pênis. Os israelits eramm circuncidados no oitavo dia do nascimento. Deus pediu isto como uma parte de sua aliança com Israel. Era o sinal da fidelidade do povo de Deus.
    Vejam bem: nao tem nada aver com postectomia circuncisao de fimose, todo mundo sabe que os bebes quando nassce tem esse problema e com o tempo de desenvolvimento esse problema vai diminuindo deide que nao seja grave e a pele do perpucio vai se retraindo quando é puxado pra traz para fazer a hihienização. mais vale salentar que puxar a pele do perpurcio com cuidado pra nao extrangular e fazer a limpesa. isso nao tem nada a ver com religiao so por que a biblia fala seja coisa do outro mundo.e se ta na blibia tudo bem pois a biblia éa palavra de deus. Devemos respeitar e nao fazer eresia bando de ateus.

    Thumb up 4
    • oi! meu mnome é ione e a minha pergunta é essa:
      Deus sábia que o prepúcio era importante para o homem, porque Ele pediu para Abraão circuncidar seus servos?

      Thumb up 0
  7. ESSE NEGÓCIO DE A CRIANÇA QUE TEM QUE DECIDIR É BALELA, SÓ IDIOTAS FALAM ISSO. E AQUI TEM UM MONTE. CIRCUNCISÃO NÃO É OBRIGATÓRIO, MAS É O MAIS CORRETO A FAZER, E NEM DÓI TANTO ASSIM QUANDO SE É CRIANÇA POIS NÃO ME LEMBRO DE SENTIR NADA E OUTRA COISA, É A MELHOR COISA PARA A SAÚDE SEXUAL DO HOMEM E SE FOR FEITO AO OITAVO DIA COMO DEUS MANDA, A CRIANÇA SARA RAPIDAMENTE E NÃO É ATO BÁRBARO COMO ALGUNS IDIOTAS FALAM. AQUI GALERA, SE VOCÊS ACREDITAM EM DEUS OU NÃO, EMA EMA EMA, CADA UM COM SEU PROBLEMA, SINCERAMENTE EU NÃO SEI PQ TANTA CELEUMA POR UMA COISA SIMPLES, QUANTO MAIS CEDO FAZER A OPERAÇÃO MENOS DOLORIDO, VAI FAZER CIRURGIA DA FIMOSE DEPOIS DE MAIS VELHO, ALÉM DE RUIM VC TEM QUE FICAR DE MOLHO NO MÍNIMO 7 DIAS. COMO DIZ SILVIO SANTOS : SAI PRA LÁ SAI PRA LÁ SAI PRA LÁ

    Thumb up 8
    • KKKK Deus manda cortar pelo do pinto kkkkkkk Deus está mais preocupado com coisas mais importante do que sujeira na cabeça de pau de marmanjo kkkk é cada uma viu. Isso de fazer circunsisão é coisa de pai preguiçoso que não quer ensinar o filho a higienizar o pênis.

      Thumb up 13
    • Hehe, se depender disso aí a minha salvação, eu já estou condenado chapa.

      Thumb up 5
  8. Meu Deus! Ser contra ou a favor da circuncisão já é um absurdo porque a criança não tem direito de escolha e isso é covardia e mutilação, sim; moral e física. Agora comentar que Deus pediu isso para Abraão!!! e a evolução, aonde fica? Se nascemos assim é assim que devemos ficar, como Deus mandou. Concordo que com higiene nada disso é necessario. Se em outros tempos isso era “bom”, devemos pensar que estamos no século XXI. Se na maturidade o homem escolher assim é problema e opção dele, agora fazer isso com crianças???? e ainda dizer que é para o bem delas??? Será que estamos voltando para a era das cavernas em vez de andarmos para frente? O pior é que estamos. Mais de 2000 anos atrás Ele veio para nos salvar e nos fazer entender que era necessario mudar e até agora não conseguimos alcançar sequer o primeiro degrau na escada da evolução espiritual.

    Thumb up 14
    • A fimose excessiva tira mais de 50% do prazer. É dolorosa em todas as vezes que quem a tem for transar. O homem necessita de ereção para o coito, sem essa não haverá sexo para ele e nem para a parceira dele. A dor nos orgãos genitais masculino “broxa” e então o que seria melhor? Creio que a cirurgia é o caminho e melhor ainda enquanto criança porque esta não tem a libido ainda desenvolvida e nem consciência das coisas que a rodia.

      Thumb up 2
    • Cara, a fimose é uma doença, um caso extremo em que o prepúcio se comporta de forma inesperada. Não pq vc tem prepúcio que vc tem fimose. Nesse caso deve sim, ser tratado, como toda doença ou condição inabilitante do corpo humano.
      Agora pegar uma crianças pequena saudável, e mutilá-la, marcá-la para sempre, com a desculpa que ela corre 50% de chance a menos de ser condenada à morte por fazer sexo irresponsável é totalmente ilógico.
      É como falar o seguinte, cara tira o dedo mindinho do seu filho pq ele vai ter 50% de chances a mais de ser presidente do Brasil.

      Tem que ser proibido sim, para crianças, com a idade de 18 anos, a pessoa supostamente está pronta pra escolher o melhor pra vc, e eu ainda considero a circuncisão um Body Modification, tanto qnt tatoo, ou piercing. E vc é obrigado a ser maior de idade, pq então fazer isso com crianças?

      Seria melhor vc ensinar a criança desde pequena sobre a libido, a relação natural que se deve ter com ela, as condições de higiene e as percepções que deve ter sobre qualquer funcionamento anormal de seu corpo, só isso. Não circuncisá-la…

      Thumb up 14
    • Deixa a fimose; se sexo for sinônimo de dor, ninguém mais irá praticá-lo, e consequentemente o número de crianças abandonadas, etc, irá cair consideravelmente: FIMOSE GERAL AÍ GALERA! rs

      Thumb up 0
  9. RIC, acho que você não é homem nem mulher, ou seja você não tem sexo. Castrar todos os homens seria o mesmo que costurar as vulvas de todas as mulheres. Uma das forças motivadoras da humanidade é o sexo, basta que cada ser humano o utilize com consciência e responsabilidade. Quanto à circuncisão, sou a favor dela apenas em casos de problemas de saúde, como a fimose reincidente.

    Thumb up 9
  10. A UTILIDADE disso pode até ser discutida, mas chamar de ato bárbaro ou de mutilação é simplesmente ignorância e/ou burrice.

    Não é barbaridade, já que não envolve nenhuma dor muito intensa nem nada do tipo, é quase, ou totalmente, indolor.

    Também não é mutilação, já que não há um membro arrancado, nem perde a sensiblidade como usuários disseram erroneamente.

    Na verdade, creio que tirar um dente de leite mole usando fio dental ( extremamente comum ) é um ato bem mais bárbaro, porque pra uma criança comum dói pra cacete.

    Thumb up 6
    • Para mim, o simples fato de não me darem o direito de decidir por mim mesmo o que fazer com meu corpo, já seria suficiente para eu classificar como bárbaro e mutilação sim.

      Thumb up 24
  11. Engraçado como tudo no Hypescience tende a ser transformado em discussões religiosas. Quando não é religiosa, é política. Fanatismo sempre presente aqui no HypeS.

    Thumb up 5
  12. A circuncisão deveria ser obrigatória ao nascerem os meninos , como é o teste do pézinho, tudo pela saúde deles e das futuras esposas q eles terão um dia.É provado através da medicina q homens circuncisos casado tem esposas com úteros mais sadios evitando abortos , doenças congenitas nos filhos , hpv, hiv, candidas e muitas outras doenças devido a bôa higiene intimas de seus maridos.

    Thumb up 12
    • Pensando assim… deveriam também retirar as glândulas sudoríparas, pela saúde de nossos narizes.

      Thumb up 20
    • Ser obrigatório? Não é em vc que né? É só limpar o pau, lavar no banheiro que problema a nisso? A mulher não tem o órgão sexual interno e ela não leva, pq pro homem deveria ser algo complexo? É só abrir a cabeça do pênis e lavar. O que acontece é que existem homens que não foram educados quando crianças a abrir a pele da cabeça do pênis e levar a cabeça do pau, é só levantar a pele. É cada complicação pra uma coisa simples? Vamos então arrancar as orelhas pq tem muita mãe que não ensina seus filhos a limpá-la.

      Thumb up 12
    • Por favor parem de pensar pequeno.

      O bom mesmo é castrar os homens (deixando só os testículos).
      Pensem bem quanto atos de arrogância são cometidos pela noção de poder dada pelo pênis. Um homem castrado seria mais dócil e sensível. O número de estupros iriam também cair drasticamente.

      Bom por incrível que pareça a relação sexual também seria mais interessante, pois castrado o homem teria que dá mais valor as preliminares e a tocar a mulher explorando seu corpo de formas que ele nem pensaria se tivesse pênis.

      A castração também seria ótima para o controle de natalidade, afinal seria impossível ele ter um filho por acidente e teria que recorrer a insiminação artificial que permitiria um melhor planejamento dos filhos.

      No caso da mulher reclamar da falta de penetração iria se apelar para consolo, desse modo haveria maior estimulo a uma industria a geração de empregos.

      Bom se o homem reclamasse da falta de prazer poderia se explicar a ele sobre a existência de outros pontos erôgenos em seu corpo assim também se desistimularia o preconceito e o reconhecimento do prazer em partes ante desprezadas do homem.

      Mas se ele continuasse a reclamar simplesmente se diria:
      “Me desculpe meu filho mas nesse mundo não se pode agradar a todos”

      Por favor não deixe de comentar esse meu comentário.
      rsrsrsrss

      Thumb up 6
    • hah? Castrar e deixar apenas os testículos?

      Cara, vc sabe o que significa “castrar”?

      Thumb up 5
    • ta é doido kkkk

      Thumb up 1
  13. Engraçado…as pessoas culpam Deus pelas catástrofres, guerras, desigualdades…
    Na bíblia está escrito que Deus deu a Terra para o homem governar!
    “Também disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.”Gênesis 1:26
    “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” Gênesis 2:15
    Os responsáveis pela Terra somos nós!
    o amigo que critica e culpa Deus, ou seja lá o que for…
    pelos conflitos e situações catastróficas que ocorrem nos dias atuais…
    nunca jogou lixo no chão? nunca falou mal de ninguém? nunca foi egoísta?
    se sua resposta foi sim para todas as perguntas…vc está insento de responsabilidade do que está ocorrendo no planeta!
    Mas eu duvido q vc seja tão perfeito ao ponto de dizer sim pra todas as perguntas aq feitas… então pense…reflita…
    se vc não acredita em Deus, tudo bem, agora é muita covardia vc qrer culpar alguém q pra vc nem existe pra justificar algo de errado q vc tbm tem parte!

    Thumb up 3
  14. Erto, não negativei VC;Mas se nós entendessemos DEUS,Ele não seria DEUS…Parabéns VC nos faz pensar a respeito disso..,

    Thumb up 1
    • Se Ele não queria ser entendido,pra que a bíblia.Era só jogar agente aqui e ir embora.Que pai bom esse “deus” tem sido deixando o povo sofrer aqui na terra e se preocupando se eu vou ser circuncidado,respeitar o sábado,ou respeitar seus outros mandamentos.E ele só deixa o homem ao “Deus dará” e não intervém em calamidades terrestres como o holocausto,atentados terroristas,Guerras,Fome,Misérias,Pestes,tsunamis e terremotos.Alguns podem pensar que Deus faz isso para punir o homem,mais ninguém pensa nos idosos,grávidas e crianças que sofrem;Principalmente as crianças que Jesus disse que delas eram o reino dos céus por não terem pecados e serem inocentes.

      Thumb up 6
  15. Caaca… Tinha que ser coisa de americano mesmo (o povinho mais preconceituoso e racista no mundo – é pior que japonês!!)!! Engraçadamente tentam por um meio de proibição atacar uma religião que não é a deles (judeus… apesar de muitos lá serem…) e por outro lado, tentam proibir que pessoas que tenham algum problema congênito seja consertado (fimose – que é quando a pele do prepúcio estrangula o dito cujo…). Então, vendo por esse lado, os americanos são os novos nazistas da história por fazer perseguição a um povo que sempre teve esse mal congênito (de novo – fimose) e precisa desse procedimento para não ter problemas de saúde…

    Será que os americanos estão limpando as áreas perto da faixa de gaza só para deportar todos os judeus para lá e depois exterminar todos lá?!

    Thumb up 2
    • Seu raciocinio está ao contrário:

      Se você não entende deus adora o que mesmo? Um deus que você não entende? Como sabe que é deus?

      Se deus fosse deus todas as criaturas da Terra entenderiam e saberiam muito bem, afinal dizem que é onipresente e onipotente, MAS ADORA SE ESCONDER DOS CRENTES.

      Thumb up 3
  16. na verdade isso tem tem um explicação cientifica essa pratica se baseia em rituais religiosos

    Thumb up 7
  17. O CRIADO DE INFINITAS GALÁXIAS DISSE:

    Gênesis 17

    9 – Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.

    10 – Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.

    11 – E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.

    12 – O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.

    SERÁ QUE FOI UM RECALL?

    Thumb up 5
    • Não entendo deus.
      Por que dar tanta importância a um pedaço de pele.
      Não seria mais fácil, ele como todo poderoso, automaticamente marcar o seu rebanho?

      Vão me nagativar, com certeza. rsrsrs

      Thumb up 20
    • Ele era burro demais para isso. Nem sabia que a Terra girava em torno do Sol, apesar de ter criado os dois. Deve ter ficado tonto observando os dois girarem e se confundiu.

      Thumb up 7
    • Jamais negativaria um comentário desses. Pois dá espaço para colocarmos em sintonia de pensamentos.
      Diz a Bíblia que Deus nos fez segundo a sua semelhança. Eu, particularmente, acredito que nós fizemos Deus segundo a nossa semelhança, e, podes crer e analizar profundamente que tenho razões para isto.

      Thumb up 12
    • Ezio, de fato, se analisarmos cada religião e cultura, vamos ver que os seus deuses tem mais em comum com o povo do que com um DEUS mesmo.
      Não deveria haver unanimidade?

      Thumb up 9
    • Cara, esse é o tipo de comentário que eu discordo um pouquinho, pq é como as pessoas de culturas totalmente diferentes tentarem descrever um objeto, ou ato estranho a elas, como por exemplo…

      Sei lá, deixa eu ver um exemplo… vamos a uma Reductio ad absurdum: É um homem? É um pássaro? É um avião? Não é o super-man, sabe coé? rsrsrs

      Eu sei que vai soar tosco, mas é aquela história de que cada referencial tem uma visão diferente sobre o mesmo objeto…
      Um retrato falado, outro exemplo que bem me lembrei agora. E por aí segue, com sua percepção cada um absorve o conceito de Deus de forma diferente, ainda digo mais, se vc pegasse os deuses que se identificassem com o povo, e descesse o nível da pesquisa par indivíduos do povo, ia ver que cada vez mais ele seria diferentes para cada um.

      Thumb up 0
  18. Só para completar…

    I Coríntios 7:18 Foi chamado alguém, estando circuncidado? permaneça assim. Foi alguém chamado na incircuncisão? não se circuncide.

    Gálatas 6:15 Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
    Só reforçando o anterior.

    Thumb up 5
    • Pois é, Paulo, o falso apóstolo mentiroso (segundo ele mesmo: Romanos 3,7 – Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?) chama o Deus Todo Poderoso de mentiroso nessa história de circuncisão.

      Thumb up 0
    • a questão nos leva a refletir q O nosso Deus Criador, nos convida a cuidar d nosso corpo Saúde, no caso do Texto de Gálatas 6:15 Ele esta dando sim Mais importância ao HUMANO, independente da posição religiosa ou financeira etc,…
      física.. social…Paulo estava dizendo a respeito do ego humano, em q faziam esta prática ñ por q amavam obedecer, mas p/ se glorificar diante das pessoas, sendo q a causa maior era Jesus!!! e até hoje.. estamos nesta condição… o q vc fizer se ñ for por Amor a Deus d nada adiantará…
      corremos o risco d ñ entrarmos no Céu e ñ deixarmos outros entrarem também, por olhar os defeitos, antes d Mostrar o amor! então…
      – venha como vc esta!
      e assim Deus lhe transformara.. te convertera.. Cuidara d Ti (ñ q ja ñ cuide, mas q vc ouvira melhor Seus conselhos!)
      Espero q vc ñ se chateie c/ minha opinião…
      reflita em Hebreus 3:15

      Thumb up 3
  19. Segundo os preceitos cristãos do Novo Testamento, ou seja, após a vinda de Cristo não precisamos mais fazer rituais e nem nos circuncidar, a circuncisão se tornou espiritual. Hoje em dia não precisamos mais levantar holocaustos para o Senhor porque Jesus foi o maior Holocausto e hoje em dia não precisamos mais nos circuncidar para estabelecer aliança cristã, porque aceitar a jesus é a nossa aliança.
    É uma opção pessoal, não mais motivada por preceitos religiosos.

    Thumb up 6
    • Mas não foi o próprio Jesus que afirmou: “MATEUS 5, 17: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.”

      Jesus confirma, você deve seguir a Lei e ser circuncidado conforme o RECALL chamado por Deus.

      Paulo é que andou colocando mentiras na boca de Jesus.

      Thumb up 1
    • Como você mesmo disse: é a sua opinião. E não tem nada a ver com o texto bíblico.

      Na realidade Paulo está negando as outras fés e defendendo a sua (da igreja)ideologia, que ele está pregando e que hoje é conhecida como cristianismo.

      O cristianismo atual é baseado nas falsas cartas de Paulo e nas suas falsas viagens (sem qualquer apoio histórico).

      Thumb up 1
  20. Quem é cristão não tem escolha se quiser ir para o céu, JÁ QUE ESTE É O PACTO DE DEUS COM O HOMEM.(huahuahuahua)

    Gênesis 17,9-14

    Thumb up 3
  21. Tem que dar o direito da criança escolher. Se ela não tem condição e não sabe pq deve ser feito então não façam. Pais ignorantes geram filhos ignorantes. Por isso o mundo está uma merda. Os pais e mães querem forçar seus hábitos nos filhos e descontar suas frustações.
    Quer higiene é só acostumar puxando a glande desde criança e sempre lavar durante o banho. Pronto. Prevenir AIDS????? É só usar camisinha. Quem vai ser o louco que vai ficar transando sem camisinha pq é circuncidado???

    Thumb up 10
  22. Eu fui circuncidado quando pequeno. Não acho que sou mutilado ou que sofri barbárie. É bastante higiênico e tenho excelente sensibilidade durante o ato sexual além de não ter nenhuma disfunção erétil.

    Thumb up 6
  23. Melhor que seja feita a circuncisão antes que entre de vez na atividade sexual. Fiz quando já tinha 28 anos e arrependí não tê-la feito quando ainda criança. Mas foi por ignorância de meus pais.

    Thumb up 14
    • Mas pq vc fez? O prepúcio é elástico, basta puxar ele até ultrapassar a glande e depois manter uma boa higiene no local. Mesmo que dôa no começo. Vc tava com algum problema de saúde?

      Thumb up 4
    • Alguns nascem com excesso. Talvez eu tenha me considerado um desses. Mas garanto que depois da cirurgia me sentí melhor psicologicamente e praticamente.
      Existem uma questão mal interpretada pela maioria de nós, homens. O vulgo cabresto e a fimose. Cabresto é aquela pele na parte inferior da glande que segura a fimose ou melhor o excesso de pele. Isto é confundem a maioria e é preciso enter e distinguir uma coisa da outra.

      Thumb up 12
    • aaahhh, pode crer, já ouvi falar de excesso de prepúcio tb…

      Thumb up 8
  24. Incrível o conceito de “barbárie” que pessoas têm hoje em dia! Barbárie é algo que envolve uma violência MUITO séria! Barbárie nada tem a ver com uma cirurgia… Se há algo que pode ser retirado para não atrapalhar a vida sexual de um homem e sua higiene, o que há de mal nisso?

    Mutilação??? Gente, mutilação é ter o órgão inteiro decepado! Ter um membro amputado… Mas um pedaço de pele? Quer dizer que lipo é uma mutilação? Afinal, arranca um monte de gordura da gente!

    Mutilação e Barbárie… palavras usadas de maneira equivocada aqui nesses comentários, por gente exagerada.

    Thumb up 16
  25. Os benefícios são inegáveis para saúde, mas eu acho que a pessoa deve escolher, tem gente que com certeza não gostaria de ter sido, pq tira a sensibilidade.

    Thumb up 3
  26. É fato sabido que pessoas sem cabeça não sofrem de problemas mentais. Vamos cortar a cabeça das crianças para que não tenham problemas mentais.

    Vamos cortar as mãos dos masturbadores e arrancar os olhos dos que gostam de ver pornografia, conforme jesus ensina.

    Só porque egípcios de 2500 anos atrás gostavam de ficar pegando no pênis dos outros, hoje todo mundo tem que faze o mesmo?

    Thumb up 8
  27. Não vejo nada de bárbaro nisso. Nem vejo nada que justifique a proibição.

    De fato a circuncisão tem vários efeitos positivos e raramente alguma conseqüência negativa, mas não é muito útil, quero dizer, se você cuidar da higiene íntima não fará muita diferença se é circuncidado ou não, e camisinha sempre, então DST´s não deveriam entrar na questão

    Thumb up 12
  28. A questão em foco é permitir a circuncisão depois do nascimento,duvido muito que eles vão conseguir aprovar essa lei pois envolve costumes religiosos no meio.
    Um grande exemplo é a circuncisão feita tradicionalmente por judeus…Quem disse que não existe judeus em São francisco?

    Thumb up 10
  29. Se vc aprende desde cedo como puxar seu prepúcio até descobrir totalmente a glande, e mantém uma boa higiene com água e sabão para retirar qq esmegma diariamente, não tem pq circuncisar. De resto, camisinha sempre é o básico a se usar.

    Isso foi criado como uma forma de manter a higiene do homem a milhares de anos. Nessa época o planeta inteiro foi perturbado por eventos cósmicos cometários, a população ficou escassa e a higiene pessoal tornou-se uma grande dificuldade. Para evitar doenças e garantir a reprodução da espécie, decidiu-se retirar o prepúcio dos menininhos, assim como casar esposas com o irmão do marido falecido.

    Pena que virou dogma.

    Thumb up 22
  30. Se junta sujeira e pq a pessoa não tem higiene, isso não justifica mutilação.

    Thumb up 17
  31. Totalmente absurdo proibir a cirurgia! Ela nem é obrigatória!

    Estranho é ver que ela parte justamente de São Francisco, onde boa parte da população é gay, e consequentemente tem maior incidência de AIDS. Parecem que o pessoal lá gosta de se ferrar mesmo.

    Thumb up 18
  32. Antes de Cristo isso era lei,hoje vivemos na Graça pois Cristo carregou sobre si todas as nossas dores.
    E antigamente muitas mulheres morriam por conta de todo aquele acúmulo abaixo da glânde(popular cabeça do pênis) do homem,que no ato do sexo ficava alojado dentro da mulher criando uma infecção.
    Hoje temos liberdade de dizer e conversar com noso conjuge ou parceiro sobre higiene,então a minha opinião quanto a esse ato é ignorancia que quer dizer falta de conhecimento.

    Thumb up 4
  33. cybergirl / 3.05.2011
    Seu comentário está aguardando moderação.

    Não diminui a sensi.bilidade, pelo contrário. Também diminui a incidência de cân.cer de pe.nis. Também é mais higiênico, pois retira a pele sob a qual é comum se acumular sujeira. Não retém secreções sob a pele e, assim, causa menos mau cheiro.
    Por isso muitas mulheres não se sentem muito à vontade fazendo s e.xo or.al em homens não cir cun.cisados.

    Thumb up 18
  34. Não diminui a sensibilidade, pelo contrário. Também diminui a incidência de câncer de pe.nis (tem que escrever assim, porque essa por.ca.ria de si.te é cheio de cen.su.ra automática). Também é mais higiênico, pois retira a pele sob a qual é comum se acumular sujeira. Não retém secreções sob a pele e, assim, causa menos mau cheiro.
    Por isso muitas mulheres não se sentem muito à vontade fazendo se.xo or.al em homens não circun.cisados.

    Thumb up 8
  35. Acho que não pode falar aquela palavra que começa com “pe” e termina com “enis”.

    Thumb up 4
  36. Se vc aprende desde cedo como puxar seu prepúcio até descobrir totalmente a glande, e mantém uma boa higiene com água e sabão para retirar qq esmegma diariamente, não tem pq circuncisar. De resto, camisinha sempre é o básico a se usar.

    Isso foi criado como uma forma de manter a higiene do pênis em 2500 aC. Nessa época o planeta inteiro foi perturbado por eventos cósmicos cometários, a população ficou escassa e a higiene pessoal tornou-se uma grande dificuldade. Para evitar doenças e garantir a reprodução da espécie, decidiu-se retirar o prepúcio dos menininhos, assim como casar esposas com o irmão do marido falecido.

    Como essas foram instruções especiais dadas por enviados de Deus, virou dogma religioso.

    Thumb up 6
  37. Eu queria entender isso? E pra perder sensibilidade? Jamais faria isso com um filho meu.

    Thumb up 9
  38. Eu sou circuncidado e pelo fato de me sentir meio que mutilado, não vou fazer isso com meu filho. Quando ele crescer poderá optar por fazer ou não.
    Não dar a opção de escolha a uma pessoa, isso que é grave ao meu ver.

    Thumb up 46
  39. Não consigo ver desvantagens em ser circuncidado… Tudo é melhor! É mais higiênico, dificulta a propagação do HIV, e TAMBÉM outras diversas doenças sexualmente transmissíveis.

    Um pênis com melhor higiene é mais difícil de desenvolver um câncer nessa região, que se sabe que surge por falta de higiene.

    Sinceramente… onde há barbárie? Se a circuncisão é uma barbárie, imagina arrancar um dente, extirpar um tumor ou fazer uma lipo!

    As pessoas vêem maldade em TUDO hoje… não comem carne porque é barbárie com as vaquinhas, são contra circuncisão porque é barbárie contra criancinhas, não pode cortar o rabinho do poodle quando filhote porque é barbárie… dá ânsia de vômito falar com gente assim…

    Thumb up 15

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar

Shares
Leia o post anterior:
Open Hands
Nossos antepassados já eram predominantes destros

Estudo descobre que ...

Fechar