Cirurgia cosmética pode transformar olhos castanhos em azuis permanentemente

Publicado em 3.11.2011

Sempre sonhou em ter olhos azuis, mas não suporta usar lente de contato? O Dr. Gregg Homero pode ter uma solução: ele alega que seu novo tratamento “Lumineyes” poderia ser uma alternativa permanente para lentes de contato coloridas.

Olhos castanhos, o tipo mais comum em todo o mundo, aparecem por causa da camada de pigmento na frente de seus olhos.

Pessoas com olhos azuis também têm melanina, mas ela fica concentrada na parte de trás da íris, ao invés da frente, ou seja, o olho absorve comprimentos de onda mais longos de luz sem refletir os mais curtos.

O tratamento usa um laser para remover a melanina, o pigmento marrom, a partir da camada superior da íris; sendo assim, ele é substituído pela cor azul dentro de 2 a 3 semanas após o procedimento. O processo é irreversível, porque a melanina não volta a crescer e não pode ser substituída.

Segundo o Dr. Homero, a operação cosmética custaria cerca de 8.410 reais e pode estar disponível em países fora da América dentro de 18 meses. Porém, parece que os ensaios clínicos ainda não foram concluídos.

Será que isso tem algum perigo? A opinião do médico parece ser 100% favorável. “Um olho azul não é opaco, você pode vê-lo a fundo, enquanto um olho castanho é muito opaco. Eu acho que há algo muito significativo sobre a ideia de ter as janelas abertas para a alma”, diz, poeticamente.[Telegraph]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

121 Comentários

  1. Li um artigo americano sobre a pesquisa do dr. Homero, e parece qe as dúvidas em relação à esta cirurgia são de que os resíduos da queia as células pigmentadas a primeira camada da íris entupam o pequeno canal por onde passa o fluido aquoso do olho, caudando glaucoma. Tirando isso, é uma cirurgia revolucionária. Mas surgirá um novo problema – quem casar apenas para ter filhos de olhos azuis pode acabar comprando gato pir lebre…

    Thumb up 5
  2. m.g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/06/brasileira-faz-cirurgia-para-trocar-cor-dos-olhos-e-quase-fica-cega.html

    nem preciso fazer comentários, este site já diz tudo ;) Aos que não sabem se conformar só lamento!

    Thumb up 5
    • Entenda que essa matéria que você colocou como exemplo, não tem nada haver com o que foi divulgado nesse site. Essa matéria do globo.com fala sobre o implante de iris artificial, ja a dessa matéria é a redução de melanina por laser, ou seja, são duas coisas totalmente diferentes. Por isso recomendo pesquisar mais, ou até mesmo ler os artigos antes de postar algo.
      Passar bem.

      Thumb up 111
    • Esse procedimento aí não há relação alguma com essa informação do fantástico… Então antes de comentar qualquer idiotice, leia pelo menos pra ter certeza… Esse que o fantástico investigou na matéria é um procedimento cirúrgico onde há a colocação de uma lente artificial, já o da matéria que estamos vendo aqui não existe colocação de lente artificial, eh algo mais natural, onde eh retirado a melanina que fica à frente da íris e o próprio organismo se encarrega de de após a retirada do pigmento marrom acrescentar um azul.. Não vá confundir a cabeça das pessoas…

      Thumb up 12
    • perdão.. ^^’
      eu disse que eh o próprio organismo que se encarrega de mudar a cor, mas a matéria não traz isso.. nao tem como saber se eh o organismo ou alguém que coloca outro pigmento, mas pelo que da a entender eh provavel que seja do organismo.. ;)

      Thumb up 1
    • Dandaraah…
      Como diz na matéria do G1 que você compartilhou, “Patrícia Rodrigues” quase ficou cega por causa do acompanhamento do Doutor William Teixeira (oftalmologista da equipe). se conforme!

      Thumb up 5
    • Hellypher Golveia, todo olho castanho, por baixo do pigmento marrom, é azul… O procedimento apenas remove esse pigmento marrom, deixando a parte azul a mostra.

      Thumb up 0
  3. O povo devia pesquisar mais antes de publicar qualquer coisa criticando, sim, quem tem olhos claros tem mais sensibilidade a luz mais a iris é mais profunda do que muita gente pensa, a cirurgia atinge apenas a parte superficial da iris, que nao interfere na sensibilidade, e nao modifica a parte inferior que protege o olho da luz, ou seja, a cirurgia NÃO deixará os olhos mais sensiveis do que sao. E deveriam parar de criticar e julgar e começar a respeitar o gosto das pessoas.

    Thumb up 13
    • Olá Lucas,
      Não estou criticando e nem julgando sonho/desejo de ngm,mas se for realizar faça com bom senso e consenso!!Acredito que a visão seja mais importante que o estético,com isso,tenha o senso critico.
      Certo vc descreveu a técnica que o Dr Homero realizou, mas vc acredita mesmo que não vai ocorrer nenhuma complicação?vc considera o artigo dele suficiente para realizar tal procedimento?;este artigo foi realizado para ver se a tecnica realmente funciona,ainda esta em fase de testes;vc entendeu a complexidade da cirurgia?

      A técnica pode ser superficial,mas a iris é afinada,com isso o cristalino fica mais exposto. Esse aumento da penetração de luz pode predispor a catarata PRECOCE por conta do excesso de radiação ultravioleta.
      mtos especialista é contra,pois o pigmento destruído pde obstruir o canal de Schlemm,assim ele fica depositado em outra câmara obstruindo a passagem desenvolvendo o glaucoma.
      Uma dúvida que tenho tmb, com destruição da melanina,pde desenvolver tmb o melanoma maligno de coroide,esta dça desenvolve na fase adulta,21 anos?
      lembre-se essas doença ocorre em a longo prazo!!!
      catara de etiologia senil, vai ocorrer na fase adulta;
      Glaucoma na maioria das vezes é assintomático,se não tratado adequadamente o glaucoma leva ao dano permanente do nervo óptico, causando uma perda PROGRESSIVA do campo visual que pode progredir para cegueira
      Eu ainda esperaria mais doze anos e um novo artigo cientifico,q apresente o riscos cirúrgicos/complicações,enquanto isso utilize lente de contato,recomendada pelo seu oftalmologista.

      Thumb up 13
    • Tem como deixar o olho vermelho com esse metodo?

      Thumb up 8
  4. O povo deveria pesquisar mais antes de publicar qualquer coisa sem saber, sim pessoas com olhos claros são mais sensíveis a luz, só que a iris é profunda, não é tão superficial quanto a maioria pensa a cirurgia a laser atinge somente a parte mais superficial da iris e nao modifica a parte inferior que é responsavel pela proteção, ou seja, a cirurgia NÃO deixará os olhos mais sensíveis

    Thumb up 0
  5. Pessoal,
    exitem complicações uma delas é o glaucoma,ocorre a longo prazo
    antes de realizar o procedimento cirúrgico reflita se os riscos são viaveis!

    Thumb up 8
  6. Cada um com seu gosto. Particularmente o que me chama mais atenção além do jeito de olhar de um homem, é o desenho dos olhos e não a cor deles. Gosto de olhos castanhos e castanho escuros, naturalmente desenhados e grandes ( meio que lápis de olhos natural rs ) que alguns egípcios e alguns indianos, têm. Também gosto de “olhos puxados”, mais o coreano ( que é diferente de japas e chineses rs ).

    Thumb up 5
  7. lendo certos comentários aqui e povo falando q é futil…ou q isso deixará o olho mais sensivel e coisa e tal…essa historia de q olhos claros são mais sensiveis é ridiculo…meus olhos são hiper mega escuros e eu nao supooooorto a luz do sol…a cabeça dói…o olho lacrimeja,arde,fica vermelho e etc etc…sempre saio de dia com oculos de sol…nao aguento nem dirigir com um solzinho msm q fraco sem um oculos pra proteger…a sensibilidade varia de pessoa pra pessoa…e quanto a questao de futilidade,acredito q diziam a msm coisa quando inventaram cirurgia plastica né?acham futil mudar a cor do olho mas nao acham futil levantar um pouquinho o nariz? acho q mente das pessoas ainda é mt fechada…muuuuuuuuuuuuuuuuuito fechada,é um procedimento estetico como qualquer outro comum hoje em dia…e só é criticado pq é novo…pessoas ignorantes criticam tudo q é novo e desconhecido,por medo,receio ou seja la o q for…falam de riscos a saude mas todas as cirurgias plasticas hoje em dia tbm oferecem riscos msm q minimos e mt gente ta fazendo nao é msm? então em vez de criticarem o avanço da ciencia fiquem felizes pela ciencia estar conseguindo satisfazer tanto o ser humano..ngm é obrigado a conviver com uma caracteristica q nao gosta…só alguem mt satisfeito com o corpo diz q é futil…duvido q alguem se olhe no espelho e se encomode com aparencia vem aqui comentar q procedimentos assim sao futilidade,futil é a pessoa q nao entende q aparencia esta mt ligada a auto confiança,ou auto estima…algumas pessoas se encomodam tanto a ponto de ficarem depressivas,futil é quem nao entende q um simples detalhe estetico deixaria alguem feliz ;)

    Thumb up 21
    • Bom, na verdade já foi comprovado cientificamente que pessoas de olho mais claros são mais “frágeis” a luz. Você é um caso excepcional, é bem provável que tenha fotossensibilidade, um outro assunto que não possui correlação com a questão.
      Agora a respeito da cirurgia, sim existe uma enorme possibilidade de causar fotossensibilidade. não acredita? pergunte a alguém que tenha feito Cirurgia refrativa, pergunte a um cirurgiao que a realize, ou melhor, pergunte a sua mãe o que acontece se seu irmão,primo ou vizinho pegar um ‘laser de brinquedo’ e mirar no seu olho.
      Em fim , não dou a mínima se a pessoa quer ou não ter olho azul, também não me importo em discutir se essa cirurgia é,de fato, uma futilidade. A verdade é que o procedimento não é criticado por ser “novo”,mas sim por representar prejuízos desnecessários a visão,
      existe todo um embasamento técnico e físico que permite critica-lo.

      Thumb up 7
  8. Bem, em suma, a verdade, é que esse é um assunto bastante polêmico, e como tudo na história da humanidade, só será aceito depois de muitos anos de pesquisa e mesmo, assim mesmo sendo considerado seguro (o que eu acredito), muitas pessoas, seja pelo conservadorismo, ou por simples medo do “novo”, continuarão contra. Eu pessoalmente, sou e sempre serei a favor de todo e qualquer avanço da ciência, mesmo que seja na área da estética, afinal, tudo que a pessoa considera que a tornará esteticamente mais bonita, não que já não seja, melhora sua auto-estima e auto-confiança. Mesmo quem acha futilidade cuidar da estética, se preocupa com ela, afinal, por exemplo, quem não se preocupa com acne? Ou gordura localizada? Ou estrias, rugas, etc. Na realidade, o que falta é que as pessoas se desprendam de suas hipocrisias, e abram mais sua mente para o futuro. Logicamente ninguém será obrigado a fazer uma cirurgia dessas, se não o quiser, mas ninguém é obrigado também a conviver com uma característica, que não lhe agrada, ou deixar de experimentar mudanças de visual.. Quem nunca deu chapinha ou escova, ou utilizou produtos químicos dos mais diversos tipos para alisar o cabelo, mesmo sabend que fazendo isso está agredindo, destruindo aos poucos a fibra capilar? Quem nunca pintou os cabelos, de qualquer cor que seja? Ou seja, tenho certeza de que pelo menos 90% das pessoas que se dizem contra alterações estéticas já experimentaram no mínimo uma tintura ou tonalizante nos cabelos, drenagem linfática e outras coisas do tipo. E muitas até lipoaspiração ou lipoescultura, que são métodos dignas de açougueiros. E quanto ao famoso silicone? Acorda povo! na realidade esse procedimento, será apenas mais uma opção em meio a tantas outras já conhecidas e praticadas comumente atualmente.

    Thumb up 5
  9. Adorei esse artigo e fiquei pensando: bem que eu gostaria de ser um dos felizardos de participar desses estudos, quem me dere poder me candidatar para ser uma das cobaias… Tenho olhos castanhos, sei que a melanina dos olhos o protegem contra os raios ultravioletas, entretanto não me importo com tal detalhe, afinal, para quê servem os óculos escuros? Sempre sonhei em ter olhos azuis, mas, infelizmente, com um valor tão elevado, seria praticamente impossível para mim pagar por uma cirurgia dessas… bem, mas quem sabe, quando realmente já estiver disponível, talvez até lá eu já tenha condições de fazer uma cirurgia desse tipo. Mal posso esperar. Sou uma mistura de 3 etnias: branco, negro e índio, mas não tenho nenhum traço aparente de branco, exceto, pelo nariz afilado. Prevalecem em mim, traços de índio, como os cabelos, e a cor, mistura de indio com negro. Olhos azuis me deixariam estéticamente, ainda mais atraente.

    Thumb up 3
  10. A melhor forma de obter olhos claros é pintado-os da cor clara que quiser pega o corretivo e mistura com tinta de canetinha e pronto é só pintar os seus olhos, Daqui uns tempos vão querer ficar da cor azul do avatar também kkkkkkk

    Thumb up 1
  11. O meu padrasto tem o olho q muda conforme a emocao mt sinistro eu qria uma cor dessa.. Meu olho (castanho medio pois nao e escuro nem claro fica verde qnd eu fico com medo mas eu gostaria de um azul permanentemente, e eu acjo q se o olho meu eu fasso o q qro!!!! Isso q penso

    Thumb up 4
    • Também acho interessante essa característica de olhos multi-cromáticos,entretnto, não entendo como ou por quê isso acontece. Confesso, que entre olhos azuis (que por sinal também é meu sonho), e olhos multi-cromáticos, confesso que eu preferiria o multi cromático, desde que, é claro, a cor predominanate fosse o azul. Assim como já descobriram como deixar os olhos totalmente azuis, espero que um dia també descubram como acrescentar essa característica exótica. Tive uma colega na faculdade, que tinha essa característica. Era incrível como a cor dos olhos dela mudava quando ela mudava de humor. E dependendo do humor, tinha vezes que os olhos dela viravam uma linda mistura de cores.

      Thumb up 0
  12. Meu sonho e ter olhos azuis.. Eu tenho apenas 13 anos qnd eu crescer se essa cirurgia nao chagar ao brasil eu viajarei p fazer.. Seeu ficar cego fico cego feliz, com olhos azuis

    Thumb up 3
  13. Eu particularmente tenho esses problemas de não conseguir ver claramente a luz da lâmpada por mais de 20 segundos. Não consigo olhar muito para o Sol e nem muito menos para o céu. não é a questão da cor, é a fragilidade mesmo.

    Thumb up 6
    • Mas afinal, quem é que vai querer ficar olhando diretamente para o Sol ou uma lâmpada por um longo período de tempo? Só quem quiser desenvolver um problema sério na retina. Logicamente, você não é a única que não aguenta fazê-lo. na realidad, eu tenho olhos castanhos, quase negros, e eu também por muitas vezes fico com uma biata enxaqueca quando saio à luz do dia, pois meus olhos, apesar de escuros, não toleram a luz do Sol também. por isso, prefiro a noite. Portanto, sendo meus olhos, castanhos, ou azuis, acredito, que quanto a isso, não fará nenhuma diferença. Quando Deus me der a oportunidade de fazê-lo, vouo sim mudar a cor dos meus olhos, afinal, se para mim o excesso de melanina nos olhos, não serve para nada, então eu não preciso dela.

      Thumb up 0
  14. Me interessei muito por esse assunto, tenho olhos castanhos escuros(praticamente pretos) mais minha pele é bem branquinha, gosto deles mais adoraria que eles fossem verdes ou pelo menos um castanho clarinho.
    Assim como muitas outras cirurgias, essa por sua vez também tem finalidades estéticas e assim como as outras se der certo e for aprovada, vai fazer muito sucesso e fará render muito dinheiro a quem inventou por sua vez essa tecnica. Eu mesma se tivesse dinheiro e tivesse a serteza que esse procedimento não me faria mal as vistas, faria sim e ficaria muito feliz! :D

    Thumb up 11
    • Acredito que não tenha efeitos colaterais. Na realidade, essa não seria uma cirurgia agressiva e invasiva. Acredito que neste caso, o laser seja calibrado apenas para quebrar as ligações moleculares da melanina, ou seja, não é um laser de alta intensidade. acredito que a pessoa nem sinta o laser, que será ajustado apenas para esse objetivo específico, sem atingir camadas mais profundas, e sem provocar lesões, pois não será um laser cortante.

      Thumb up 1
  15. eu queria o contrario meu olho é castanho mas eu preferiria que fosse preto, axo lindo olho preto, bem brilhante.

    Thumb up 5
  16. Meu olho é castanho e não mudaria de cor pois valorizo meu biotipo, e me atraio por mulheres de olhos castanhos hahahahahahahahaha

    Thumb up 14
    • Oi bom eu acho que é melhor esperar resultados seguros das pesquisas pois tem muito pais querendo testar seus tratamentos porque no deles não é permitido, concordo com esperar técnicas alternativas até ter uma boa experiência no método. També queria dizer que eu teno olhos bem pretos e minha mãe me disse que os olhos belos são belíssimos e eu concordo kkk, mas além disso eu olho o sol desde criança diretamente e consigo ver o contorno dele e o centro, acho isso o máximo!!! e nunca me estragou a vista, claro que fico vendo uma imagem roxa redonda por um tempo mas depois passa e como disse Nietzsche aquilo que não me destroi me torna mais forte e é verdade. além dissose a pessoa que te ama gossta de vc isso basta. Minha mulher tem olhos verdes belíssimos mas tem menos visão que eu kkkk coitadinha ja nem enxerga direito kkkk

      Thumb up 7
    • Eu tenho lhos castanho escuros quase negros, e nem consigo olhar o Sol diretamente por mais de 3 segundos…. acho esse lance de proteção da melanina é relativo, aliás como tudo no universo. Por isso, acredito que se a melanina não me serve nesse sentido, não vejo motivos para me apegar a ela e afinal, eu sempre quis ter os olhos azuis como os de meu avô paterno. Tenho pele morena cor de jambo, cabelo liso e negro, naris afilado. Com olhos azuis iria valorizar ainda mais minha aparência.

      Thumb up 0
  17. POR FAVOR SE ALGUÉM SOUBER RESPONDER!
    Eu nasci de olhos azuis, e mantiveram azuis até cerca de 6 ou 7 anos. Depois ficaram verdes (um tipo de verde uniforme ligeiramente amarelado).
    Eu gostaria de voltar aos azuis. Essa cirurgia resultaria em mim?

    Thumb up 10
    • Amigo, ao contrário do que muitos pensam, é relativamente comum os olhos escurecerem nessa faixa etária, pois, nessa idade, é comum que o organismo aumente a produção de melanina (substância que da pigmentação nos seres humanos), não só nos olhos, mas pelo corpo todo. Ou seja, a pessoa que era loira pode ficar com os cabelos castanhos, a pessoa que tinha a pele bem clara pode ficar com um tom de pele mais olivado, e por aí vai…
      Essa cirurgia tem a intenção de remover a melanina dos olhos, ou seja, quanto menos melanina, mais claro os olhos. Então seguindo a lógica, essa cirurgia serve pra qualquer pessoa que não tenha os olhos azuis.

      Thumb up 11
    • E se te serve de consolo rs… saiba que olhos verdes são mais raros que azuis, atrás somente do violeta (iguais os da Elizabet Taylor), e do vermelho, que é a cor resultante dos vasos sangüíneos dos olhos em pessoas albinas.
      Eu considero essa cirurgia muito arriscada, pois ela diminui a quantidade de melanina na “brutalidade”. Uma vez, em 2004, eu li uma reportagem que cientistas estavam criando um “elixir” que causava uma alteração no DNA, justamente na parte de produção de melanina nos olhos. Na época eles conseguiram transformar olhos pretos em castanho mel. Eu não sei em que pé anda essa pesquisa, mas acho que essa cirurgia a laser não é a melhor opção.

      Thumb up 9
    • Eu acho que não há riscos, pois como eu comentei logo acima, o laser é calibrado apenas para quebrar as ligações moleculares da melanina, desnaturando-a. Não é um tipo de cirurgia invasiva ou agressiva. Mas concordo: olhos violeta, são os mais raros que existem, mas existem também aqueles que mudam de cor de acordo com o humor, podendo passar até pla cor violeta também. Se um dia descobrissem como tornar possível adquirir essa característica, que eu acho realmente incrível, eu bem que gostaria de correr o risco. na realidade, até mesmo essa cirurgia de mudar a cor dos olhos para azuis, eu tenho coragem de fazer, só o meu “bolso” é que não o tem… kkkkkkkk

      Thumb up 0
    • Olhos verdes são maravilhosos como os azuis!
      Porque você está insatisfeito com eles?
      Não há como voltar a cor antiga a não ser com estas alternativas mais atuais.

      Thumb up 0
    • Sim, olhos azuis significam ausência de melanina, se o laser remove a melanina da parte superficial dos olhos, todos que se submeterem a esse processo terão olhos azuis, porque os olhos verdes são uma variação de menos melanina do que os olhos castanhos, e no seu caso tb. Observe crianças recém nascidas que vc notara que quase todas tem um tom azulado nos olhos depois com o tempo eles adquirem a cor final, a medida que a melanina se deposita nas iris.

      Thumb up 0
    • Lógico que sim! O que ocorre, é que provavelmente, apesar de azuis, seus olhos deveriam ter traços de melanina ainda em desenvolvimento, o que tornou seus olhos verdes. A cor verde nos olhos inddica que existe uma pequena quantidade de melanina em seus olhos, que com essa cirurgia, poderá ser eliminado por completo.

      Thumb up 1
  18. olhos castanhos e pretos são bonitos, mas como são comuns passam desapercebidos, se essa técnica se espalhar olhos azuis serão tão ou mais comuns que os escuros e muita gente vai querer a cor anterior de volta

    Thumb up 24
    • Não existem olhos pretos, o máximo são castanhos muito escuros, e quanto a querer a cor de volta não tem jeito porque as células que fazem isso (melanócitos) serão destruídas pelo laser.

      Thumb up 3
    • É verdade. Havia me esquecido deste pequeno detalhe. Realmente, não é apenas a melanina que é destruída, mas também as células responsáveis pela sua produção porque se pensarmos melhor, se apenas a melanina fosse destruída, os melanócitos poderiam voltar a produzí-la. Talvz, não retornasse à cor original, mas haveria sim uma mudança de cor, talvez para um tom de verde ou algo parecido.

      Thumb up 0
    • Entretanto, não sei se você prestou atenção nos preço provável deste tratamento. Seria um tanto proibitivo, ou seja, pouquíssimas pessoas teriam condições de fazê-lo, portanto, não acredito que seria tão popularizado assim e sendo assim, não se tornaria uma “epidemia” de olhos azuis.

      Thumb up 0
  19. Todo mundo falando que quem tem olho castanho enxerga melhor…
    Mas pelo que eu entendi, os olhos claros também possuem melanina, só que na parte de trás! Ter olhos claros não necessariamente indica que eles sejam mais sensíveis, e o fato de o gene para o olho azul ser recessivo não indica que sejam menos favorecidos. Penso que apenas o fenótipo seja alterado, que um olho castanho pode ser tão sensível quanto um olho azul ou verde.

    Thumb up 16
    • E de que serve a melanina na parte de trás? É a mesma coisa que passar protetor solar por baixo da pele…

      Thumb up 6
  20. Boa parte dos cegos tem olhos azuis. Tenho certeza que eles prefeririam ter olhos escuros e enxergar. Quanto ao se gostar, tudo bem, ninguem eh obrigado a gostar de sua auto-imagem soh porque nasceu assim mas isso qdo a pessoa tem nariz mto gde ou orelha de abano, ou mto pelo no rosto, ou se eh gorda ou magra de mais, porem qdo se tratar da cor dos olhos ja eh mta futilidade.

    Thumb up 14
    • futilidade pra voçe aliais voçe deve ser futil! eu amo olhos claros eu seria a pessoa mais feliz do mundo se os tivese!futilidade e usar drogas destruir casamentos e etc

      Thumb up 5
  21. eu tenho olhos castanho escuros, nasci com eles verdes e eles escureceram por volta de 6 meses de vida, a parte de baixo tem uma pigmentação esverdeada bem discreta que so se ver se a pessoa olhar muito de perto, o problema eh que eu tenho os olhos muito sensiveis a luz do sol, nao posso sair sem oculos de sol que eh mto sofrimento, chego a ficar tonta… dentro de casa meus olhos vivem ardendo, usar lente de contato ate que da mas n por mto tempo se nao começa a encomodar demais (tenho problema de visao e nem sempre quero sair de oculos dai uso) luz mto forte tb doi tudo se eu olhar… e tambem tenho o mesmo problema se vou na praia que relataram ai, parece q tenho a mesma sensibilidade de olhos claros, estranho isso nao? tem alguma explicação?
    amo a cor dos meus olhos e nao mudaria por nenhuma outra, poderia ate usar lente colorida pra mudar o cor por umas horas mas depois ia querer a cor dos meus olhos denovo a final é a cor natural deles (nao posso dizer que eh a cor que eu nasci pq nao eh rs) e o mais importante é enxergar.

    Thumb up 4
  22. tenho olhos bem azuis , mas trocaria por castanho!
    pois tenho muita fotofobia por causa da pouquíssima melanina
    e ñ consigo nem olhar ou ficar em um ambiente com uma luz um pouco mais forte!
    um conselho ñ façam esta cirurgia!

    Thumb up 18
  23. Mario pra época que foi lançado era de longe o melhor cenário, até hoje é um cenário muito criativo, aliás, tudo é épico nesse jogo. xD

    Thumb up 0
  24. E os hipocritas ficam enxendo o saco agora, “AH NUNCA TA SATISFEITO, QUEH TROCA TUDO AH!” Rapaiz, ta mais do que certo! Tenho grana, to sem nda pra faze vo da uma mudadinha na visu. E SEM HIPOCRISIA .)

    Thumb up 16
  25. Eu tenho olhos verdes, mas jamais faria uma cirurgia dessas, acho absurdo o q andam fazendo por estética, este é um exemplo, jamais colocaria minha visão sob qualquer risco.
    Outra coisa, quem tem sabe, nossa defesa é menor,devido a pouca melanina,então ,olhos muitOO mais sensíveis.
    É isto ai galera minha opinião.
    Deviam gastar em pesquisa pra fazer cego ter visão.
    Bjus e fiquem na paz!

    Thumb up 48
  26. Quando essa técnica for mais segura e comprovada, posso até indicar para as pessoas que querem mudar a cor dos seus olhos.
    Tenho os meus enverdeados, apesar de ser chato as pessoas sempre dizerem que olhos bonitos! são naturais? Fazer o que ninguem é contente com oque tem mesmo.

    Thumb up 7
  27. eu nem prefiro olho azul ,ja curto o verde-amarelo ou cor de mel sao bem mais bonitos e sempre ta mudando de cor , uma hora ta verde outra ta castanho e outra hora ta amarelo , sao o maximo

    Thumb up 22
    • Concordo, castanho claro é imbatível.

      Thumb up 10
  28. Aí quando todo mundo tiver os olhos azuizinhos, os castanhos que serão mais valorizados.
    E assim segue a humanindade…

    Thumb up 62
    • Justamente, a beleza está nos olhos (sem trocadilhos) de quem vê, questões estéticas são relativas e mudam de tempos em tempos.
      Porém, o uso da terapia genética não se limitaria a isso, problemas hoje tão comuns como miopia, diabetes, parkinson, etc, seriam coisa do passado. A manipulação dos genes poderá nos tornar mais fortes, saudáveis e inteligentes, mudanças bem palpáveis e objetivas, que vão muito além de “dar um trato no visual”.
      Pessoalmente, eu gostaria de ser uma versão melhorada de mim mesmo e torço pelos avanços da ciência nesse sentido.

      Thumb up 14
    • Hehe, versão revisada e melhorada “2.0 turbo”

      Thumb up 6
    • Quem conhece a história do capitão américa sabe do que estou falando

      Thumb up 2
  29. Olhos azuis são bonitos mas será que vale a pena correr o risco de ficar cego por isso ?reflita.

    Thumb up 34
    • Pois é, como disse antes, ainda não vale a pena fazer isso, pois mesmo que dê tudo certo, os olhos ficarão mais frágeis pro resto da vida.

      Thumb up 17
  30. Acho realmente que a diferença dos olhos esta na melanina , eu uso óculos devido á minha miopia , porém meus olhos são tão escuros que alguns dizem que ele é da cor preta pois nem eu mesma consigo ver a bolinha do centro pois ela se confunde com a cor do resto . Mais acho que ta explicado pq eu consigo colocar uma luz nos olhos ( sem oculos) e olhar pra ela por uns 30 segundos sem sentir nehum incomodo . Mas se eu olho pro Sol ja são outros 500 , kkk *u*

    tenho 12 anos e me interesso muito pela genetica e pelo marketing e por outros assuntos ligados a natureza , astronomia , astrologia , geografia e etc . u.u

    Thumb up 4
    • Isso já fica para a tecnologia do filme Minority Report.

      Thumb up 0
  31. Não sei se entendi direito o artigo, mas acho que ficou uma coisa nas entrelinhas:
    O olho azul natural tem sim, proteção efetiva contra a radiação solar, só que sua camada de melanina fica na parte de trás da íris, porém está lá.
    Já olho escuro tem esta mesma camada protetora concentrada na parte da frente, e é justamente aquilo que é removido por essa cirurgia, compreendem onde quero chegar?
    Quer dizer que o olho artificialmente azul fica sem proteção nenhuma em comparação ao olho normal, seja de que cor for…
    Acho que é uma coisa que não vale a pena, ainda mais quando estamos tão perto de chegar na manipulação direta dos genes pela terapia genética, aí sim, o olho castanho poderá ser transformado, a nível de DNA, em olho de qualquer outra cor, ficando indistinguivel do mesmo, poderemos um dia, inclusive, consertar defeitos genéticos sérios, ou meramente os “terríveis genes”(esteticamente falando) anteriormente mencionados.

    Thumb up 39
    • A segurança em primeiro lugar, a estética vem depois

      Thumb up 13
    • Solução simples,use oculos ^^,querem mudar a cor,mas quem disse que querem que vejam?

      Thumb up 2
    • mesmo o olho azul, verde natural é mais fragil à luz que o castanho…

      Thumb up 3
    • Concordo, agora imaginem que com essas transformações de DNA que pode ajudar em doenças, no futuro todos possam fazer o que quiser com seus olhos, cabelo, pele, etc. O mercado vai querer desenvolver a estética em vez da segurança, concordo com você Tony, não que estética não seja menos importante, até para o psicológico. O que viraria a humanidade com todos do jeito que querem; “Nossa, cansei do meu olho, acho que quero um verde agora” Acho que a beleza natural vai pro beleléu.

      Thumb up 0
  32. Até onde eu sei, a única diferença além da estética é o tempo de recuperação após ofuscamento da visão. Tipo.. Dirigindo à noite e um carro vem na direção oposta com os faróis altos ligados, a vista escurece e os olhos mais escuros a recuperam mais rapidamente. Já li isso em um artigo, não lembro onde…

    Porém, de acordo com minhas visualizações curiosas, em ambientes com penumbra, meus amigos com olhos azuis ficam com as pupílas exageradamente dilatadas, enquanto nos meus amigos de olhos castanhos, elas dilatam bem menos. Isso deve ser um indicativo de que os olhos castanhos capturam com mais facilidade a luz do ambiente, pois abrem menos a pupila, ao contrário dos azuis, o que em ambientes mais escuros ainda, (aí já não consigo ver a pupila de ninguém!), a pupila dos olhos castanhos ainda tem muito mais para “abrir” que as azuis… Resumindo, olhos castanhos/escuros PODEM enxergar melhor no escuro.

    Infatizei o PODEM para alguns entenderem que não estou afirmando nada!

    Thumb up 21
    • *Enfatizei

      Que horror!!! Da onde que eu tirei esse “infatizei”?????

      Por favor, sei que meu português não é perfeito, mas pelo menos essa palavra eu sei escrever corretamente! Passou despercebido… Deve ser pq digito rápido (eu acho).. XD

      Thumb up 11
    • Nasci com olhos cor cinza e os tenho castanhos agora. Eu enxergo muitíssimo bem no escuro, mas também tenho um pouco de aversão à luz (fotofobia?). Prefiro a penumbra porque me dou muito bem com ela. Rsrs.

      Thumb up 0
  33. Assim como os aparelhos ortodonticos que enganam a seleção sexual este novo processo tambem tende a exinguir os verdadeiros olhos azuis.

    No futuro todo mundo vai nascer com uma bocarra dentussa horrorosa e olhos castanhos , pois se coloca um aparelho e taca laser no olhe e fica lindo para passar adiante seus ” Terríveis genes ” isso se chama ” Enganação natural “

    Thumb up 8
    • Então acho que as mulheres também deveriam parar de sofrer com depilação, e ficar toas peludas e sem dor, já que tb é uma “enganação natural”

      Thumb up 39
    • Eu não acho que isso seja “enganação natural”, como você diz, eu acho que não tem mal as pessoas quererem olhar-se ao espelho e gostarem do que vêm!
      Se há pessoas que têm a sorte de ter “genes bons”, há outras que não, e essas pessoas também têm o direito de se sentir bem consigo próprias…

      Thumb up 16
    • Na natureza só tem uma regra. ” Todos tem direito de lutar ”

      E QUE VENÇA O MELHOOR

      Thumb up 9
    • Qual é a segunda regra?

      Thumb up 3
    • A unica regra é que tudo morre, o resto é detalhe.

      Thumb up 6
    • se a pessoa que aproveitar a tecnologia para alterar características pessoais, ela não esta enganando ninguém, só o que ela quer é se sentir bem consigo mesma, isso é um direito dela, visto que muitas pessoas tem certas características que a forçam a tomar duas escolhas: para de viver em sociedade, ou tentar mudar a aparência… A escolha é dela…

      Thumb up 7
    • correto todos sabem que não fazem isso para si mesma e apenas para atrair um parceiro sexual isso é fato dizer que quer ficar bonita para si mesma é ato inconciente. seleção natural não esta funcinado pelo jeito ou lógica humana ou evoluçao dramatica no pensamento humano naturalmente como ato de auto defesa a si mesmo.(um exemplo lógico para voce obs:não quero ser preconseituoso maléfico nem nada é apenas lógica se uma pessoa ter defeito nos olhos naturalmente e geneticamente teria menos chance de reprodução porem ela usa oculos almentando a capacidade de ver resolvendo o erro porem seu genes ainda defeituoso ela se reproduz de forma normal muitos com esse problema se reproduz de uma forma normal filhos desses podem ter chance de compartilhar mesmo problema e assim em diante ate´que parte da população ser absorvida geneticamente e parte da sociedade ter o problema aparente isso realmente é Enganação natural catastrofica).

      Thumb up 0
    • É fato dizer que quer ficar bonita para si mesma é ato inconciente. Se não entendeo isso vou explicar aqui exemplo(vc quer ficar bonita mais porque da onde saiu isso televisão,sociedade sim pode ser porem se vc segue um constume social não importa da onde seja logo vc quer algo nessa sociedade resposta e reproduzir mais… só quero ser bonita!não tem haver com sociedade… horas se não tivesse haver com sociedade vc não queriria ser bonita porque a sociedade que determina isso é tipo moda…porque se reproduzir …porque eu quiriria se reproduzir apenas quero ser aceita na sociedade vc pode pensar isso pode fazer isso porem isso não é a verdade se pensar logicamente o individuo profissional por exemplo só se preucuparia com seu visual por causas sexuais que estão ligadas a cultura vc sabe disso inconcientimente então sabe-se que é apenas reprodução se não houvese um desejo sexual entre eles não precissaria disso (quando uma pessoa esta apaixonada por a probabilidade maior que vc goste dele tambem por causa de terem genes coplementares) .

      Thumb up 0
  34. Este assunto despertou meu interesse em outra coisa… tudo bem que “pode” não tem nada a ver alhos com bugalhos, mas pesquisar e conhecimento, nunca é demais:
    Profissionais e Especialistas da área Psicologica, Psiquiatrica e afins, pre-avaliam pacientes e comentam sobre “Sonhar Colorido” e “Sonhar com maior Intensidade de Luz”. Baseado em que nossos sonhos são reflexos do que captamos do mundo externo pelos nossos sentidos e, lendo alguns comentários (que por sinal achei muito interessante)… “provavelmente”, pessoas que tem olhos castanhos escuros, tendem a ter Sonhos com menos intensidade de Luz do que pessoas que tem Olhos Azuis ou Claros. Essa curiosidade acabou de ser despertada… tá ai algo que vou ver se existe alguma relação.

    Thumb up 7
  35. Uns queriam ter olhos claros; outros, apenas enxergar…

    Fica a Sabedoria de Chico Xavier

    *”Uns queriam um emprego melhor; outros, um emprego…
    Uns queriam uma refeição mais farta; outros, apenas uma refeição…
    Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver…
    Uns queriam ter pais mais esclarecidos; outros, apenas ter pais…
    Uns queriam ter olhos claros; outros, apenas enxergar…
    Uns queriam ter voz bonita; outros apenas falar…
    Uns queriam o silêncio; outros, ouvir…
    Uns queriam um sapato novo; outros, ter pés…
    Uns queriam um carro; outros, andar…
    Uns queriam o supérfluo…
    Outros, apenas o necessário…”*
    (Chico Xavier)

    Thumb up 34
    • o que me impressiona é o fato de eu ser negativado, bando de supertisiosos, com essa mentalidade o nossso brasiuuu só patina, peguem como exemplo qualquer país desenvolvio, e veja se eles tem como ídolo alguem que finge conversar com fantasmas. povinho sem noção….

      Thumb up 15
    • puts mano, a ortografia ta péssima hein :P

      Thumb up 6
    • “já foi comprovado que ele era um farsante”

      O mundo seria um paraíso se pelo menos 5% da população mundial fosse “farsante” como ele foi. Ser farsante é fazer o bem, se ser farsante e ajudar os necessitados? Ele vendeu milhões de livros e continua vendendo, não ficou com nada, tudo foi para ajudar os outros. “Vamos ser farsantes, por favor!”

      É lamentável.

      Thumb up 9
    • Fala sério, até a Al Qaeda ajuda os pobres e se faz de boazinha.Espalhar ignorancia para as massas é um crime na minha opinião, pouco importando se ele é o proprio Papai Noel dos necessitados.

      Thumb up 1
    • Me diz quem foi que comprovou? Foi o R.R Soares?

      Thumb up 3
    • E precisa?

      Thumb up 1
    • Precisa comprovar. Não é porque você não acredita em uma coisa que ela é mentira.

      Thumb up 5
  36. vou começar a juntar meu dinheirinho para fazer essa cirurgia daqui a três anos!

    Thumb up 12
  37. Penso que, tudo que é raro e bonito tem mais valor, logo, não será todo mundo que desejará ter olhos azuis quando os olhos azuis forem maioria.

    Thumb up 64
  38. Eu tenho olhos verdes e odeio essa cor queria ke fosse azul será ke tem jeito de fazer esse processo mas pra fikar azul e claro?

    Thumb up 3
  39. Por quê será que os olhos de cor castanha são mais comuns?
    Será que é porque eles protegem mais efetivamente os olhos de danos causados pela luminosidade?
    O processo evolutivo de adaptação é bem claro nesse caso, e eu particularmente acho uma idéia imbecil nos desprover voluntariamente de uma condição protetora que foi moldada através dos milênios, resultando em uma convivência mais confortável, só porque tem gente que acha bonito.Ridículo.

    Thumb up 70
    • Excelente pergunta. Até onde eu sei, os olhos azuis são devidos a um gene recessivo, e ele deve ter se tornado predominante na população de certas regiões do planeta por seleção natural.

      Mas vou passar adiante a pergunta, ela é muito interessante, vamos ver o que os biólogos tem a dizer sobre o assunto.

      Thumb up 26
    • Todo mundo que tem olho azul descende de uma certa pessoa que viveu perto do Mar Negro há coisa de 6.000 a 10.000 anos atrás. Veja o artigo (em inglês):

      http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-511473/All-blue-eyed-people-traced-ancestor-lived-10-000-years-ago-near-Black-Sea.html

      Trata-se de uma única mutação, originalmente todo mundo tinha olhos castanhos (como ainda tem a maioria). A mutação na verdade não produz olhos azuis, mas altera a produção de melanina. Por isto, além de olhos auis, o cabelo é louro ou ruivo. Aliás, toda a varideade de cores de pele, cabelo e olhos dos europeus deve-se a esta única mutação.

      O por que esta mutação se tornou comum na Europa é um mistério, mas existem algumas hipóteses plausíveis. Uma delas tem a ver com a baixa insolação da região. Com tão pouco sol, é mais vantagem ter a pele clara do que a pele escura. Alguma coisa a ver com a degradação de algumas proteínas no sangue causada pelo Sol versus a possibilidade de produzir vitamina D a partir da luz do Sol.

      Ou talvez apenas seleção sexual – todo mundo dava preferência para loiros/loiras na hora do bem-bom, e acabou que isto tornou o gene para o biotipo loiro se tornasse predominante em certas regiões, como alguns países nórdicos, e muito comum em outras regiões da europa.

      Thumb up 31
    • Nossa… que comentário inútil.
      O intuito do blog é justamente informar, mas se alguém ve no outro mais sabedoria logo aparece a falta de humildade.

      Obrigado pela informação César.

      Thumb up 0
    • Olha a invejinha em…

      Thumb up 3
    • Cada um distribui o que tem sobrando. No caso do César acho que ele distribui conhecimento. E você, com seu comentário, o que pretende distribuir?

      Thumb up 13
    • exato,os genes recessivos da pigmentação clara nos olhos depende da variabilidade genética e é raro por depender de fatores minuciosos assim como o tipo sanguíneo o-.

      Thumb up 3
    • Interessantíssimo

      O César é o único cara de quem leio comentários grandes rs

      Thumb up 21
    • Duvido. Todos os atlantes tinham olhos azuis.

      Thumb up 1
    • bom não sei dizer se é uma teoria ou uma constatação, mas existe uma “pesquisa” que afirma que existiam apenas olhos escuros e que há ‘pouco’ tempo( cerca de 3 milenios) atrás surgiu a primeira mutação para olhos claros. Essa seria a explicação para haver poucos em comparação aos escuros.

      Thumb up 0
  40. mlk … eu tenho olho claro … vive ardendo e é sensivel d+
    nem pensar sair sem oculos escuros

    lazer?! um erro medico e vc ta cego
    o que é irreversivel tbm

    Thumb up 45
    • Nem me fala. Ir pra praia então? Sem pensar. É tudo muito claro!

      Não pode olhar para o mar, pq reflete muita luz. A areia parece que brilha. O céu, mesmo se não olhar na direção do sol, é claro demais. Afff! Galera, valoriza essa cor chocolate maravilhosa que vocês possuem, pq olho claro só é bonito! De resto, uma droga!

      Thumb up 31
    • Que grande conclusão! claro que se olhares para o sol é muito claro! DAH!! (é o sol)
      Eu tenho olhos azuis claros e não acho que a minha percepção do mundo seja diferente das pessoas de olhos castalhos.

      Thumb up 18
    • “O céu, mesmo se não olhar na direção do sol, é claro demais.”

      Interpretação de texto manda um abraço.

      Thumb up 34
    • Leandra, tenho olhos quase negros e posso te dizer que é exatamente a mesma coisa.

      Thumb up 11
    • Nada a ver! Como você pode dizer que olho claro só é bonito mas o resto é uma droga? Pensa bem antes de falar tamanha besteira como essa!
      É a mesma coisa,só o que muda é a cor! Não tem essa de enxergar melhor ou pior não!
      Ok,os olhos claros são mais sensíveis,mas é com eles que vemos o mundo e o admiramos.É erradíssimo se referir a visão como “droga”.

      Thumb up 11
    • Tenho olhos castanhos e sinto o mesmo incomodo em ambientes claros de mais. Saindo de ambientes escuros para os claros, minha visão demora a voltar ao normal e sinto uma dor bem desagradável atras dos olhos, chegando as vezes a ter dor de cabeça.

      Tendo em vista minhas reações, e comparando com as do meu namorado (que possui olhos azuis)digo que não existe diferença alguma em “filtrar” a luz conforme a cor dos olhos. Ele não sente tanto incomodo quanto eu.

      A diferença deve ser apenas estética, diferenciada pela posição da melanina.

      Thumb up 8
    • ou você que tem algum problema nos olhos, e acha que ta normal…

      Thumb up 1
    • Hum… tenho enxaqueca há muitos anos, já me familiarizei com alguns sintomas. E o seu comentário “minha visão demora a voltar ao normal e sinto uma dor bem desagradável atras dos olhos, chegando as vezes a ter dor de cabeça” descreveu uma crise de enxaqueca por sensibilidade à luz.
      Não será melhor vc consultar um neurologista?

      Thumb up 1
    • no seu lugar eu procuraria sim
      por causa da enxaqueca

      Thumb up 1
    • eu fiz exames esses dias … nunca tenho nada

      mais tbm sinto esse encomodo ae

      Thumb up 1
    • Eu também tenho olhos claros mas só sinto arder quando fico com a cara na lâmpada ou então quando a luz fica muito perto do meu rosto.
      Mas óculos escuros o tempo todo já é demais,melhor você procurar um oftalmologista!

      Thumb up 19
    • Pra falar a erdade, pessoas com olhos escuros captam mais cor e luminosidade, tanto que na primeira guerra guerra mundial recrutavam soldados negros para missões noturnas, eram excelentes visualisadores, além da melanina proteger contra diversos tipos de radiação, realmente a única vantagem do olho claro é a cor.

      Thumb up 25
    • Nada a ver esse negócio de olho claro ser diferente de olho escuro.

      Thumb up 2
  41. Isso é uma tolice já que a melanina protege os olhos da radiação ultravioleta e outros tipos também…

    Thumb up 37
    • Eu gosto de pudim

      Thumb up 15

Envie um comentário

Leia o post anterior:
meditation_1403667c
Meditação melhora sistema imunológico

A meditação pode ter...

Fechar