Cirurgia cosmética pode transformar olhos castanhos em azuis permanentemente

Publicado em 3.11.2011

Sempre sonhou em ter olhos azuis, mas não suporta usar lente de contato? O Dr. Gregg Homero pode ter uma solução: ele alega que seu novo tratamento “Lumineyes” poderia ser uma alternativa permanente para lentes de contato coloridas.

Olhos castanhos, o tipo mais comum em todo o mundo, aparecem por causa da camada de pigmento na frente de seus olhos.

Pessoas com olhos azuis também têm melanina, mas ela fica concentrada na parte de trás da íris, ao invés da frente, ou seja, o olho absorve comprimentos de onda mais longos de luz sem refletir os mais curtos.

O tratamento usa um laser para remover a melanina, o pigmento marrom, a partir da camada superior da íris; sendo assim, ele é substituído pela cor azul dentro de 2 a 3 semanas após o procedimento. O processo é irreversível, porque a melanina não volta a crescer e não pode ser substituída.

Segundo o Dr. Homero, a operação cosmética custaria cerca de 8.410 reais e pode estar disponível em países fora da América dentro de 18 meses. Porém, parece que os ensaios clínicos ainda não foram concluídos.

Será que isso tem algum perigo? A opinião do médico parece ser 100% favorável. “Um olho azul não é opaco, você pode vê-lo a fundo, enquanto um olho castanho é muito opaco. Eu acho que há algo muito significativo sobre a ideia de ter as janelas abertas para a alma”, diz, poeticamente.[Telegraph]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

121 Comentários

  1. Li um artigo americano sobre a pesquisa do dr. Homero, e parece qe as dúvidas em relação à esta cirurgia são de que os resíduos da queia as células pigmentadas a primeira camada da íris entupam o pequeno canal por onde passa o fluido aquoso do olho, caudando glaucoma. Tirando isso, é uma cirurgia revolucionária. Mas surgirá um novo problema – quem casar apenas para ter filhos de olhos azuis pode acabar comprando gato pir lebre…

    Thumb up 4
  2. m.g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/06/brasileira-faz-cirurgia-para-trocar-cor-dos-olhos-e-quase-fica-cega.html

    nem preciso fazer comentários, este site já diz tudo ;) Aos que não sabem se conformar só lamento!

    Thumb up 5
    • Entenda que essa matéria que você colocou como exemplo, não tem nada haver com o que foi divulgado nesse site. Essa matéria do globo.com fala sobre o implante de iris artificial, ja a dessa matéria é a redução de melanina por laser, ou seja, são duas coisas totalmente diferentes. Por isso recomendo pesquisar mais, ou até mesmo ler os artigos antes de postar algo.
      Passar bem.

      Thumb up 85
    • Esse procedimento aí não há relação alguma com essa informação do fantástico… Então antes de comentar qualquer idiotice, leia pelo menos pra ter certeza… Esse que o fantástico investigou na matéria é um procedimento cirúrgico onde há a colocação de uma lente artificial, já o da matéria que estamos vendo aqui não existe colocação de lente artificial, eh algo mais natural, onde eh retirado a melanina que fica à frente da íris e o próprio organismo se encarrega de de após a retirada do pigmento marrom acrescentar um azul.. Não vá confundir a cabeça das pessoas…

      Thumb up 11
    • perdão.. ^^’
      eu disse que eh o próprio organismo que se encarrega de mudar a cor, mas a matéria não traz isso.. nao tem como saber se eh o organismo ou alguém que coloca outro pigmento, mas pelo que da a entender eh provavel que seja do organismo.. ;)

      Thumb up 1
    • Dandaraah…
      Como diz na matéria do G1 que você compartilhou, “Patrícia Rodrigues” quase ficou cega por causa do acompanhamento do Doutor William Teixeira (oftalmologista da equipe). se conforme!

      Thumb up 5
    • Hellypher Golveia, todo olho castanho, por baixo do pigmento marrom, é azul… O procedimento apenas remove esse pigmento marrom, deixando a parte azul a mostra.

      Thumb up 0
  3. O povo devia pesquisar mais antes de publicar qualquer coisa criticando, sim, quem tem olhos claros tem mais sensibilidade a luz mais a iris é mais profunda do que muita gente pensa, a cirurgia atinge apenas a parte superficial da iris, que nao interfere na sensibilidade, e nao modifica a parte inferior que protege o olho da luz, ou seja, a cirurgia NÃO deixará os olhos mais sensiveis do que sao. E deveriam parar de criticar e julgar e começar a respeitar o gosto das pessoas.

    Thumb up 12
    • Olá Lucas,
      Não estou criticando e nem julgando sonho/desejo de ngm,mas se for realizar faça com bom senso e consenso!!Acredito que a visão seja mais importante que o estético,com isso,tenha o senso critico.
      Certo vc descreveu a técnica que o Dr Homero realizou, mas vc acredita mesmo que não vai ocorrer nenhuma complicação?vc considera o artigo dele suficiente para realizar tal procedimento?;este artigo foi realizado para ver se a tecnica realmente funciona,ainda esta em fase de testes;vc entendeu a complexidade da cirurgia?

      A técnica pode ser superficial,mas a iris é afinada,com isso o cristalino fica mais exposto. Esse aumento da penetração de luz pode predispor a catarata PRECOCE por conta do excesso de radiação ultravioleta.
      mtos especialista é contra,pois o pigmento destruído pde obstruir o canal de Schlemm,assim ele fica depositado em outra câmara obstruindo a passagem desenvolvendo o glaucoma.
      Uma dúvida que tenho tmb, com destruição da melanina,pde desenvolver tmb o melanoma maligno de coroide,esta dça desenvolve na fase adulta,21 anos?
      lembre-se essas doença ocorre em a longo prazo!!!
      catara de etiologia senil, vai ocorrer na fase adulta;
      Glaucoma na maioria das vezes é assintomático,se não tratado adequadamente o glaucoma leva ao dano permanente do nervo óptico, causando uma perda PROGRESSIVA do campo visual que pode progredir para cegueira
      Eu ainda esperaria mais doze anos e um novo artigo cientifico,q apresente o riscos cirúrgicos/complicações,enquanto isso utilize lente de contato,recomendada pelo seu oftalmologista.

      Thumb up 12
    • Tem como deixar o olho vermelho com esse metodo?

      Thumb up 7
  4. O povo deveria pesquisar mais antes de publicar qualquer coisa sem saber, sim pessoas com olhos claros são mais sensíveis a luz, só que a iris é profunda, não é tão superficial quanto a maioria pensa a cirurgia a laser atinge somente a parte mais superficial da iris e nao modifica a parte inferior que é responsavel pela proteção, ou seja, a cirurgia NÃO deixará os olhos mais sensíveis

    Thumb up 0
  5. Pessoal,
    exitem complicações uma delas é o glaucoma,ocorre a longo prazo
    antes de realizar o procedimento cirúrgico reflita se os riscos são viaveis!

    Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
meditation_1403667c
Meditação melhora sistema imunológico

A meditação pode ter...

Fechar