Cirurgia dental conectada a ataques cardíacos

Publicado em 20.10.2010

Uma nova pesquisa sugere que os riscos de ataque cardíaco pode crescer nas primeiras semanas após uma cirurgia dental.

Segundo os cientistas, isso não quer dizer, obviamente, que após toda a cirurgia dental você pode sofrer um ataque cardíaco, mas é um índice que existe e pode ser preocupante. Apesar de ainda não saber que hábitos podem causar isso, acredita-se que, quando um paciente para de tomar certos remédios antes de um procedimento cirúrgico, isso pode fazer com que as chances de ataque cardíaco aumentem.

Por exemplo, aqueles que tomam aspirina para “refinar o sangue” devem parar de tomar o remédio algum tempo antes de fazer a cirurgia, para impedir o sangramento excessivo durante o procedimento.

De acordo com o estudo, as chances de ataque cardíaco aumentam nas primeiras quatro semanas após a cirurgia. E essas cirurgias incluem procedimentos simples, como a remoção de um dente.

Os pesquisadores afirmam que infartos e ataques cardíacos podem ser ligados a infecções bacterianas, que podem obstruir artérias, o que também pode ser associado com cirurgias bucais.

No entanto, ainda não há evidências suficientes para que você desista de sua cirurgia dental. Mas é aconselhável conversar com seu médico. [Reuters]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. 1-Antibioticos não tem espectro de ação que combata o MEDO! Prevenir é melhor que remediar é uma tremenda ignorância. existem indicações expressas da profilaxia para pacientes predisponentes a infecções metastáticas e imunodeprimidos mas NUNCA em todos os pacientes.
    2-Os índices de infecção na área odontológica são infinitamente menores que em procedimentos médicos fruto do alto padão de biossegurança nos consultórios odontológicos.
    3-Passamos 5 anos em uma graduação 5mil horas, 8 mil horas numa residência em cirurgia. Assistência médica no meu consultório? A troca de informações entre médicos e dentistas faz com que o paciente saia ganhando, mas quem responde legalmente e quem determina as diretrizes de tratamento odontológico é o dentista!!E o amigo vem me falar que dentista não entende de medicina? Você tem que procurar um dicionário.
    4- Creio que foi um comentário de algum estudante de medicina que ainda não acordou para a real situação da saúde e integração entre as especialidades médicas.
    5- E o português é algo a ser revisto pelo amigo, todos os países do mundo inclui o Brasil ao menos que tenha mudado para marte ou coisa do tipo.

    Thumb up 4
  2. Elizabeth: o nome disto é profilaxia antibiótica, serve para prevenir a endocardite bacteriana.
    Scriptum Est: Quando você disse “1 – Porque um Consultório Médico é um “NINHO” de Bactérias !” acho que se referia a um consultório odontológico. Com certeza sua boca é bem mais.
    “2 – Porque o uso de Anti-Bióticos e a Anestesia não têm, nenhum Controle Médico” Desculpa, eu estudo 5 anos, tenho disiciplina de farmacologia, terapêutica e anestesiologia pra que? Pra um ignorante como você dizer que preciso de um médico pra chancelar o que eu faço ? e como você diz “3 – Porque, pior ainda, no Brasil, o Dentista pode fazer, qualquer cirurgia, com uso de medicamentos e ANESTESIA, sem Assistência Médica e sem ELE SER MÉDICO ! ! !” Acho que tu deveria saber que a Odontologia é uma área independente, não tem ligação com a Medicina. O uso de anestésicos LOCAIS e prescrição de medicamentos é um dos atributos da profissão de cirurgião-dentista. Talvez antes de falar tamanhas bizarrices tu deveria se informar, e se precisar de algum tratamento dentário procure um pedreiro. Quero ver ele fazer uma restauração com cimento e brita, otário !

    Thumb up 6
  3. O que o Scriptum Est escreveu é um absurdo, está completamente fora da realidade!!! Quem disse que dentista não é médico? Aqui no Brasil é que os dentistas deixaram escapar a oportunidade de serem médicos cirurgiões dentistas. Estudam tanto quanto os médicos e os bons dentistas, como os bons médicos, sabem exatamente o que estão fazendo quando realizam cirurgias e aplicam anestesias. Porque você acha que o dentista tem de ter assistência médica se ele é um cirurgião por formação e conhecimento? Até hoje não entendo o porquê de no Brasil a odontologia não ser uma especialidade da medicina como é a otorrinolaringologia, a dermatologia ou a oftalmologia. Por acaso a boca, os maxilares e os dentes não fazem parte do corpo humano?

    Thumb up 7
  4. Scriptun Est, o problema real é que no Brasil a saude da população não é valorizada.
    Pedreiro entende de construção?Essa foi boa!!!

    Thumb up 0
  5. Já vi vários dentistas receitarem antibióticos antes de extrações e cirurgias bucais, dizendo que é para prevenir problemas cardíacos.
    Acredito que as bactérias, que são inofensivas na boca, possam causar algum mal se entrarem na corrente sanguínea.
    Na dúvida, melhor prevenir que tentar remediar depois.

    Thumb up 4
  6. Sinceramente, achar que uma exodontia(remoção de um dente) é um procedimento simples é pensamento de leigo, que não conhece a mobilização do organismo para reparar os danos teciduais provocados pelo ato, não tem a menor noção do mecanismo de ação do anestésico, da ação da adrenalina no paciente no momento do procedimento e das possíveis complicações envolvidas.Talvez o camarada ache que uma exodontia seja simplesmente dar um murro e… repentinamente, brutalmente o dente despregue do alvéolo.

    Thumb up 6
  7. Todo o tratamento dentário, especialmente, o cirúrgico, é muito arriscado para o paciente :

    1 – Porque um Consultório Médico é um “NINHO” de Bactérias !

    2 – Porque o uso de Anti-Bióticos e a Anestesia não têm, nenhum Controle Médico ;

    3 – Porque, pior ainda, no Brasil, o Dentista pode fazer, qualquer cirurgia, com uso de medicamentos e ANESTESIA, sem Assistência Médica e sem ELE SER MÉDICO ! ! !

    Em todos os países do Mundo , Dentista não é Profissão.
    Mas, apenas, uma Especialização da Medicina, para quem já é MÉDICO .

    Ou seja : No Brasil, “pedreiro” entende mais de construção do que Dentista de Medicina ! ! !

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
onca
Porque onças são pintadas e outros grandes felinos não?

Onças apresentam seu...

Fechar