Cirurgia plástica grátis pelo SUS, direito de todos

Publicado em 5.01.2011

plastica gratis gratuita

A cirurgia plástica inicialmente foi uma doutrina com o propósito de realizar procedimentos reparadores, mas hoje a maioria das pessoas busca fazer cirurgia plástica com objetivos estéticos. É possível fazer plástica de graça caso ela seja necessária para que a vida do paciente torne à sua normalidade.

É possível fazer este tipo de cirurgia gratuita em hospitais universitários, hospitais-escola, hospitais públicos e até clínicas particulares. Algumas vezes pela solidariedade dos profissionais e outras pela obrigação do cumprimento da lei é possível conseguir plástica grátis caso o paciente tenha sofrido ou nascido com certos tipos de deformidades.

Os casos freqüentes em que a cirurgia plástica grátis é aplicada:

  • Reconstrução mamária após remoção do seio com câncer
  • Crianças com labioleporino
  • Fendaplalatina
  • Queimaduras que levaram a deformações
  • Abdominoplastia para remoção de excesso de pele após cirurgia do estômago
  • Deficiência ou deformidades no rosto

A lei federal nº 10.223 (15/05/2001) a ser realizada plastica pelo SUS, ou seja, efetuar cirurgia plástica grátis para mulheres que realizaram mastectomia (remoção da mama devido a tumores malignos). Leis estaduais no RJ e SP garantem plásticas grátis para mulheres com seqüelas físicas de ataques sexuais.

Cirurgia plástica exclusivamente com motivos estéticos só é possível fazer na rede privada. Nem sequer planos de saúde cobrem as cirurgia plástica de graça nestes casos.

Mas se você possui alguns dos problemas listados acima deve procurar a rede de saúde do seu município e consultar a possibilidade de efetuar uma cirurgia plástica gratuita. Você também pode procurar os hospitais universitários, entidades ligadas a projetos de saúde e verificar se é elegível para efetuar o procedimento que necessita.

No site Ajuda Brasil é possível localizar as instituições que podem ajudar você no seu caso específico, na sua região, e que podem tornar realidade a sua cirurgia plástica grátis com fins corretivos. [Cirurgias Plásticas]

Leia outros artigos interessantíssimos sobre cirurgia plástica e procedimentos cosméticos

Autor: Marcelo Ribeiro

Amante do mergulho e da fotografia (com exceção das da própria cara), repudia exercício físico, mas faz mesmo assim; talvez para ganhar alguns anos a mais com a família, talvez por masoquismo. Escreve no HypeScience desde 2008.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

524 Comentários

  1. oi fiz uma cirurgia plastica ir tudo deu errado meus seios ficou um bom outro caindo e depois de seis mes o medico fez o retoque e foi ha 20 dias e meus sieo esta com proplemas ta com a pele aberta e ta com os pontos a bertos não sei o q fazer to muito triste com tudo isso o medico nao falar nada
    to com merdo pro farvo si tem um medico para mim falar si e mormal mim falar por e-meioerra meu sonho tem meus seios de volta como erra antes da minha filha mama que DEUS MIM AJUDER

    Thumb up 0
  2. Boas…sou do ESpirito Santo meu nome é claudia tenho um filho de 20 anos e a paranóia se instalou em minha mente. Estou daquele jeito (tudo flácido, arriado e goordo). Sempre fui de espírito avante, mas a situação que me encontro é deprimente. Tenho 40 anos, solteira. Infelizmente está sendo muito difícil encarar a vida com auto estima, pois a impressão q tenho é q estou invisível num mundo vísivel.
    Portanto, solicito ajuda para que eu possa me ver e ser vista com mais dignidade.
    Abços….Claudia

    Thumb up 0
  3. oi!!meu nome é gislaine tenho 24anos,me acidentei e precisei fazer duas cirurgias de emergencia uma na perna e outra no braço são gigantes e horriveis,sou muito nova não posso colocar uma blusinha,estou muito triste com isso.sera que consigo uma cirurgia de reparação??grata.gislaine

    Thumb up 1
  4. Sou Terezinha,moro em Santa Catarina,tenho 45 anos,tive um relacionamento de 10 anos,tive 2 abortos e perdi meu unico filho com 20 dias de vida,tinha muito leite e fiquei 15 dias no hospital e doando leite tirado na máquina,meus peitos ficaram grandes e caidos.Hoje estou separada,sem filhos e gostaria muito de fazer uma mamoplastia com sustentação,mas não tenho condições.Gostaria muito,pois além de me sentir muito sozinha minha auto estima está super baixa e preciso me reergue para refazer minha vida.
    Por favor preciso muito dessa ajuda!!!Obrigada!

    Thumb up 1
  5. No ano de 1992+_,aconteceu uma tragedia,levei um tiro do meu cunhado, o mesmo ia atira na minha irma na hora do acontecimento do briga dos dois cheguei, foi na hora que levei um tiro de arma 38,queima roupa,em mediato mim levaram ao um hospital, restauraçao la fis um laparatomia exploradora,tenho uma cicatriz que mim marcou ate hoje,fica,nao posso fazer uma cirurgia plastica,trabalho sou tec.Enfermagem,meu sonho e fazer uma plastica,quem sab. meu depoimento aparece algum cirurgiao plastico,possa realizar meu sonho,tenho 43anos,mesmo assim mim cinto linda, beijo e obg……………….

    Thumb up 0
  6. oi.sou Edite,sou triste infeliz,ja nao tenho motivos pra viver.42 anos,4 filhos,minha tristeza vai alem.minhas filhas tem 15 anos sao deficientes sao gemeas.tem muitos problemas de saude como;paralizia cerebral,peitos fora do normal,e tomam remedio controlado.sao cadeirantes.sou pobre e preciso de ajuda como;ja nao consiguo mais leva-las a escola .nao tenho transporte .por favor vc pessoa que tem jesus no coraçao,me ajudem.preciso de um carro,tirar minha carteira,e fazer um bom checape nelas.este ano nao estao na escola .nao tenho como leva.eu,queria clarear todo meu corpo.me doem a alegria de viver.empressarios me ajudem!

    Thumb up 0
  7. Boas…A paranóia se instalou em minha mente. Estou daquele jeito (tudo flácido, arriado e goordo). Sempre fui de espírito avante, mas a situação que me encontro é deprimente. Tenho 45 anos, solteira (ou melhor largada pelo marido), com muito medo de envelher só. Infelizmente está sendo muito difícil encarar a vida com auto estima, pois a impressão q tenho é q estou invisível num mundo vísivel.
    Portanto, solicito ajuda para que eu possa me VER e ser vista com mais dignidade.
    Abços….Fran

    Thumb up 2
  8. oi meu nome é vere , e gostaria de saber se te cirurgia de orelha pelo SUS, meu filho tem as duas orelhas tortas elas nao sao grandes só que sao bem tortas, devido o espaço da barriga que estava muito apertado.ele tem 1 ano gostaria de saber qual a idade pARA fazer esta cirurgia e se consigo pelo SUS pois se que quando ir para a escola ou quando ser maior ele vai sofrer muito com isso então quero prevenir isso,

    Thumb up 3
  9. olá tenho 31 anos sou mãe de 4 filhos sendo assim acabei com meu corpo e minha auto estima, tento me aceitar com meu corpo mas não consigo, isso afeta muito minha vida social pois não tenho vontade de sair não tenho vontade de me arrumar. preciso urgente de um tratamento não precisa ser necessariamente uma cirugia mais um tratamento psicologico e um que me ajude a emagrecer, pois não consigo sozinha emagrecer se possivel e caso eu consiga uma ajuda agradeceria muito.

    atencioamente,

    tábata

    Thumb up 1
  10. Porque os planos de saúde nào dào descontos para os usuários de10% ou 20% seria alguma por favor.Eles com certeza lucrariam mais.Pois alto estima é tudo! MANAUS-AMAZONAS

    Thumb up 2
  11. meu nome e deuzimar tenho 27 anos e moro na cidade de duque de caxias no roi de janeiro. gostaria muito de conseguir a cirurgia de reduçao de mama. pois meus seios sao muito grandes, assim me proporcionando varias dores na coluna. no meu caso a cirurgia nao seria por vaidade e sim por necessidade, pois sinto varias dores, tem dias que nao consigo nem me mexer pois afeta minha coluna. se alguem puder me ajudar a realizar esse sonho serei eternamente grata. muito obrigada.

    Thumb up 1
  12. olá meu nome é Alessandra tenho 30 anos,tenho 3 filhos, quando tinha 13 anos, tive que fazer uma cirugia na barriga, ai foi quando o meu pesadelo começou,fiquei com a barriga deformada,nunca mais pude por mine blusa ou mesmo biquiní,meu sonho e fazer uma cirurgia reparatória,eu não tenho condições de pagar.por favor preciso muito de ajuda.eu agradeço a atenção.Alessandra sousa santos.

    Thumb up 4
  13. OI MEU NOME E KETLEY TENHO 22ANOS E SOU MUITO INFELIZ COM MINHA VIDA E SO PRA PIORAR MEU CORPO VIROU UM LIXO TENHO 2FILHOS AMO MUITO OS 2 POR ISSO QUE ESTOU AQUI PARA PEDIR AJUDA PRA CONSEGUIR FAZER UMA CIRURGIA E MUDAR MINHA VIDA DE JULHO DE 2010 PRA CA ENGORDEI 28KILOS ESTOU FAZENDO ACONPANHAMENTO COM NUTRICIONISTA E ELA DISSE QUE ESTOU OBESA E QUE SE NAO CONSIGUISSE EMAGRECER COM A DIETA QUE ELA PASSOU NAO TERIA MAIS JEITO DEPOIS QUE ELA DISSE ISSO ENTREI EM DISISPERO ESTOU DESDE SETEMBRO FAZENDO TUDO QUE ELA MANDOU E SO OQUE CONSEGUIR FOI ENGORDA NAO QUERO MORRER ANTES DE CRIAR MEUS FILHOS NAO QUERO DEIXA-LOS COMO A MORTE MIM TIROU MINHA MAE DE FORMA TAO REPENTINA POR ISSO QUEM PODER POR FAVOR MIM AJUDE NAO FASSO ISSO SO POR MIM MAIS PELOS ANJOS DA MINHA VIDA SE ALGUEM SOUBER COMO ARRUMA A CIRURGIA PELO SUS ENTRA EM CONTATO COMIGO.AGRADESSO DESDE JÁ…….

    Thumb up 5
  14. oi, me chamo Olivia, tenho 16 anos e meço 1,55. gostaria de fazer um redução de seios pois tenho seios enormes e não são proporcionais ao meu tamanho, além do desconforto, sinto dores nos ombros, pois o peso dos meus seios faz com que a alças do meu sutiã machuquem meus ombros. sofro também o constrangimento, por conta dos comentários das pessoas em relação ao tamanho dos meus seios. além da minha auto-estima o tamanho dos meus seios afeta a minha saúde. sou manicure, e ñ tenho condições de pagar uma cirurgia.

    Thumb up 2
  15. gostaria de saber se consigo realizar a cirurgia de redução de mama e abdome, pois tive 04 filhos e tenho estrias e flacidez na barriga e seios e devido seios grandes minha sinto muito dor na coluna, onde procurar mora em montes claros- mg

    Thumb up 8
  16. OI MEU NOME É SHEYLA QUERIA MUITO COLOCAR SILICONE NOS SEIOS EU NASCI SEM ELES E´SOFRO MUITO COM ESSA SITUACAO QUERIA MUITO MUDAR DE SEXO TAMBEM ME AJUDEM PRECISO MUITO DE AJUDA NAO ME IGNOREM TENHO PENA DE MIM POR FAVOR VENHA ME CONHECER ME AJUDAR A SER FELIZ
    EU SUPLICO POR AJUDAB TENHO 26 ANOS DESDE JA AGRADEÇO BEIJOS!!!

    Thumb up 4
  17. ola assim que engravidei apareceu muitas estrias e uma flacidez muito grande na barriga e nos seios. gostaria de saber se no meu caso eu conseguiria algum auxilio do sus ou se tm algum geito de diminuir o custo dessas cirurgias…

    Thumb up 11
  18. Tenho 27 anos de idade, e aos 21 fiquei grávida e quando completei os 9 meses de grávidez minha filha nasceu de parto normal, mas infelismente ela teve duas paradas cardíacas e faleceu, então fiquei com os meus seios com muito leite por ser muito nova e inexperiente não sabia que poderia doar e então passou-se os meses o leite secou e os meus seios ficaram flacidos e caidos por não ter tido a chance de ter amamentado,hoje tenho muita vergonha dos meus seios e gostaria de saber se tem como colocar uma prótese de silicone através do SUS,ou que exista preços populares para pessoas de baixa renda. Desde já agadeço pela oportunidade.

    Att.

    Thumb up 4
  19. olá meu nome é maria , tenho 37 anos tive uma gestaçao e fiquei com muito nodulos de gordura na barriga e com muito peito agora estou com problema de coluna e com os nervos da bexiga de latados tenho inflamaçao de urina constante,minha barriga e muito bolorida ñ tenho mais nem vontade de sair de casa muito menos ir a praia. preciso de ajuda desde de já agradeço maria das dores xavier

    Thumb up 2
  20. TENHO 28 ANOS 1 FILHO FASIA CAPOEIRA DEPOIS QUE TIVE MEU FILHO MINHA BARIGA FICOU FLACIDA EMUITAS ESTRIAS FIQUEI COM DEPRESAO NAO FASO MAIS CAPOEIRA NAO VOU A PRAIA TENHO VERGONHA DO MEU ESPOSO AGORA NO VERAO ELE ME CHAMA PRA IR A PRAIA EU SEMPRE DOU UMA DESCUPA MAS NAO VOU CHEGEI ATE PENSAR A PASAR A FACA NA MINHA BARRIGA PARA TENTAR TIRALAS MEU ESPOSO ME DA UMA MAIOR FORSA FALA QUE NAO TENHO MUITAS ESTRIAS MAIS EU NAO SOU MAIS FELIS COM ESE PROBLEMA MEU FILHO HOJE TEM 7 ANOS FAIS CAPOEIRA MEU ESPOSO DA AULA DE CAPOEIRA PARA CRIANCAS CARENTE SOU MUITO FELIS COM MINHA FAMILIA MAI ME AJUDA TRASER DE VOUTA A MINHA ALTA ESTIMA OBRIGADA BEIJOS.

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
soapman1
Conheça o bizarro homem-sabão

Uma infiltração de á...

Fechar