Civilização maia pode ter criado as secas que dizimaram sua população

Publicado em 7.12.2011

Os maias prosperaram como uma civilização avançada por diversas gerações, mas a sociedade entrou em colapso entre os séculos VIII e IX. Um novo estudo descobriu que os maias podem ter dado uma mãozinha em seu próprio apocalipse.

O desmatamento na América Central antes da chegada dos europeus contribuiu para a seca na região, de acordo com uma pesquisa. Os pesquisadores já suspeitavam que a seca contribuiu com o desaparecimento da civilização, embora outros fatores – como conflitos e superpopulação – também podem ter acelerado esse processo.

Usando reconstruções vegetais que representam o ambiente de 2 mil anos atrás, pesquisadores da NASA descobriram que o desmatamento de florestas por agricultores maias piorou as condições de seca no ambiente em que a civilização vivia.

Quando as florestas foram desmatadas por agricultores, a maior parte da superfície terrestre ficou exposta. Essa superfície refletia a energia de volta para a atmosfera ao invés de absorvê-la. Com isso, havia menos energia disponível na terra para que o vapor de água pudesse formar nuvens e, portanto, chuva. O resultado disso foi uma queda de 20% no volume de chuvas.

Com menos chuva, o solo secou e qualquer energia extra ia aquecendo a superfície, em vez de evaporar água. O resultado foi um aumento de 0,5 graus Celsius no solo. A falta chuvas e o aumento de calor foi uma péssima notícia para uma sociedade que dependia de suas terras para sobreviver.

Pesquisadores compararam a cobertura vegetal durante os anos pré-colombianos e em seguida, após a chegada dos europeus. A invasão europeia destruiu a população em até 90% das áreas. Como as pressões humanas foram reduzidas, as florestas começaram a crescer novamente.

O desmatamento pode ter contribuído com cerca de metade das secas vividas pelos maias.

Obviamente o desmatamento e as consequentes secas não são inteiramente responsáveis pelo declínio dos maias, mas podem ter influenciado muito com efeitos climáticos negativos no período pré-colonial.

Os destinos previstos pelos maias ganharam novamente popularidade com os rumores de apocalipse em 2012, previsto no calendário da antiga civilização. Mas especialistas dizem que essas informações são equivocadas, pois o povo maia pensaria que o calendário começaria novamente naquela data, em vez do fim do mundo.

Mas, com o desmatamento acontecendo novamente na América Central, não é impossível crer que esse pequeno apocalipse aconteça novamente. [LiveScience]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

24 Comentários

  1. Pra mim os maias já estão na amazônia e são tantos que até politico já estão distribuindo , santinhos pedindo “votos”

    Thumb up 0
  2. Infelismente, temos que perder tempo lendo , “estas babaquices de determinados cientistas”que escrevem qualquer coisa para ganhar o seu ganha paõ, aliado as determinados interesses, de fomentar ongs , que estaõ adorando, liberação,de grandes verbas, com estas finalidades???????

    esqueceram que o sol, esta aumentado de seu tamanho?????

    Thumb up 0
  3. Os comentários desse site são totalmente direcionados para apenas concordar com o que os autores ou o editor querem que o leitor acredite. Permitem todo tipo de ofensas, e configuram o sistema de filtragem para impedir por horas que comentários simples feitos por pessoas específicas sejam exibidos. Alguns nunca são exibidos, principalmente quando a informação é direta. Sem sombra de dúvidas sua intenção não é a de informar ciência, é de disseminar desinformação e calar quem discorda do que é exibido.

    Mas não me calo.

    Thumb up 3
    • Seria interessante bloquear, via IP, as mensagens do Glauco!

      Thumb up 0
  4. Os povos indígenas não eram todos iguais. Alguns povos conviviam bem com a natureza, outros não. A pesquisa sugere que, talvez, os maias pertenciam ao grupo que detonava a natureza. É como hoje em dia. Por exemplo, na minha rua tenho uma vizinha que vive me enchendo o s. para que eu corte minha árvore, só por que em Dezembro ela produz flores que caem sobre a rua e a calçada. Onde eu vejo flores, ela vê lixo e sugeira. Obs.: Moro na poluída São Paulo.

    Thumb up 2
    • Errata: onde lê-se “sugeira” leia-se “sujeira”. Foi mal, descupe-me aí!

      Thumb up 0
    • down

      Thumb up 1
    • up

      Thumb up 2
    • down again.

      Thumb up 1
  5. O objetivo dessa pesquisa não tem nada de cientifico e sim politico, portanto não devemos dar crédito algum a mesma. As chuvas na America Central é muito mais influenciada pelos Oceanos Atlantico e Pacifico de onde evaporam as aguas, do que pelas supopostas florestas derrubadas. P’ra mim, eles estão atirando na America Central para atingir a Amazonia Brasileira, Colombiana e Venezuelana. E tenho dito.

    Thumb up 4
  6. Glauco, novos estudos apontam que os indigenas(de toda a America) não eram tão santos assim. Eles desmatavam muito, odiavam a floresta(se eu vivesse sempre no “inferno verde” tambem odiaria) enfim, com a vinda dos Europeus e suas leis os indios se viram obrigados a parar com o desmatamento.

    Leia: Guia politicamente incorreto do Brasil

    Thumb up 4
    • Na verdade os índios não eram santos, eram seres humanos. E você está certa, eles não eram preservacionistas, o que acontece é que a população indígena sempre foi pequena e bem distribuída (eles matavam gêmeos, órfãos e crianças com defeito, por exemplo, e não duvido que matassem também crianças enjeitadas), então o impacto deles sobre o ambiente era pequeno.

      Sobre os desmatamentos dos maias, veja só que coisa, os cientistas usaram evidências arqueológicas para fazer o mapeamento do desmatamento, e são contestados por pessoas que não aceitam esta afirmação por que vai contra as crenças deles. Em pleno século XXI!

      Thumb up 2
    • C tá mto cabreiro comigo.

      Isso dos Maias não serem desmatadores cruéis eu aprendi na escola, não foi em igreja.

      É engraçado q, qdo eu estava entre a 1ª e a 4ª série de escolas públicas, tive mais aulas sobre civilizações antigas ocidentais e astronomia do que as gerações seguintes teriam até a faculdade.

      Thumb up 1
    • Os Maias não eram indígenas.

      Thumb up 1
    • Eskece isso q eu disse.

      Thumb up 1
    • Eu tô falando do Império Maia, um dos maiores reinos que o mundo já viu, se prolongava desde o México até a Terra do Fogo. Não dá prá comparar com os nossos índios tupiniquins.

      Thumb up 2
  7. Como o Glauco disse, também duvido muito que os Maias prejudicassem o ambiente a tal ponto. Eles tinham uma cultura muito rica e com respeito ao meio ambiente.

    Uma parte do texto me chamou a atenção : “Os destinos previstos pelos maias ganharam novamente popularidade com os rumores de apocalipse em 2012, previsto no calendário da antiga civilização. Mas especialistas dizem que essas informações são equivocadas, pois o povo maia pensaria que o calendário começaria novamente naquela data, em vez do fim do mundo.” A partir dessa data dizem realmente que o mundo não vai acabar, e sim começar novamente. Isso talvez queira dizer sobre o inicio de um novo ciclo, a Era de Aquário, pois a de Peixes está acabando, mas aí já entrariamos na astrologia…

    Thumb up 4
  8. Sem chance. Os centros urbanos e os locais de agricultura dos maias eram totalmente integrados à natureza. Eles não precisavam desmatar grandes áreas para estabelecer novos centros. A natureza era muito respeitada por eles. Os períodos de seca e fartura deles eram previstos à partir de seu calendário, que tinha essa função: avisar quando os períodos de seca ocorreriam de forma natural. Acho bem mais provável que o problema tenha sido de gerenciamento de recursos durante essas secas. Afinal, o império deles cresceu tanto, que gerenciar toda essa área deve ter se tornado um desafio maior do que a então degenerada civilização maia poderia resolver.

    Thumb up 17
    • O calendário maio era muito fod*, fazia previsões do tempo, terremotos, cometas, alinhamento de planetes etc. Essas coisas triviais.

      Thumb up 3
    • Mais um q em breve vai ter q criar emails falsos prá poder comentar no site. Respeita as pessoas, rapaz!

      Thumb up 3

Envie um comentário