Clima quente causa dores de cabeça

Publicado em 12.03.2009

dor de cabeça enxaqueca

Tempo mais quente e mudanças na pressão atmosférica podem causar cefaléia (a dor de cabeça comum) e enxaquecas – aliás, é uma causa mais recorrente para esses problemas do que a própria poluição atmosférica.

Uma pesquisa nos Estados Unidos mostrou que, quando a temperatura aumenta em torno de 5 graus Celsius, a ocorrência de cefaléias sérias e de enxaqueca aumenta em 8%, se comparada com os dias em que o tempo está mais fresco.

A temperatura do ar, a umidade e a pressão atmosférica são comumente citadas como causas de dores de cabeça – mas, até agora, há poucas evidências concretas que comprovem isso.

O pesquisador do Beth Israel Deaconess Medical Center, Kenneth Mukamal, junto de seu time de cientistas, estudou 7mil homens e mulheres diagnosticados com cefaléia ou enxaqueca.

Eles também monitoraram condições climáticas e poluição atmosférica durante três dias de “plantão” em um hospital, onde acompanhavam, também a entrada de pacientes apresentando os problemas.

“Em outras palavras, nosso estudo foi capaz de comparar condições climáticas e atmosféricas e a entrada de pessoas em salas de emergência com o mesmo período em um mês diferente” explica Mukamal.

O estudo concluiu que, de todos os fatores testados, a temperatura mais alta do dia é o mais associado com dores de cabeça.

A baixa pressão atmosférica também foi relacionada, embora não com tanta ocorrência quanto a alta temperatura. E não há evidência de que poluentes causem dores de cabeça – no entanto, estudos mais detalhados são necessários para excluir esse item da lista.

As descobertas podem ajudar as pessoas a preparar seus remédios para dor de cabeça quando o clima está quente.

“Relacionar as duas coisas sempre foi uma espécie de crença popular. Quisemos verificar se, realmente, havia cabimento na afirmação” declara Mukamal.

As razões ainda não estão claras, mas os pesquisadores agora podem afirmar que temperaturas altas fazem com que a pressão sanguínea baixe. E há evidências de que a enxaqueca esteja relacionada a mudanças na forma com a qual o sangue circula no cérebro. [Reuters]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Eu tenho dor de cabeça sempre que a pressão atmosférica aumenta, eu instalei até um gadget no meu computador que monitora a pressão atmosférica na minha cidade, e quando ela passa dos 950.00mb é dor de cabeça na certa.

    Thumb up 0
  2. Isso explica o sucesso das vendas de Doril em Cuiabá, também conhecida como Cidade 40°C (temperatura normal da cidade no inverno).

    Thumb up 1
  3. Aos meus 55 anos de idade, não tenho mais dor de cabeça, desde meus 08 anos até meus 52 anos, tive muitas dores de cabeças tinha que dormir nun quato escuro passava mal, andava com novalgina, aspirina no bolso, e as injeções que tomava, depois que tive um enfarte as dores sumiram, não tomo nem um comprimido mais, não sei o que é isto mais.

    Será que é bom não dor de cabeça mais?

    Thumb up 3

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dores de cabeça também exigem cuidados | i-Planos de Saúde | i - Planos de Saúde - [...] (Via Hype Science) [...]

Envie um comentário

Leia o post anterior:
250px-GFPneuron
Células-tronco substituem células mortas no cérebro

Um intrigante novo e...

Fechar