Cobras venenosas: Veja as 10 mais perigosas do mundo!

Publicado em 4.04.2011

Cobras venenosas são o tipo de coisa que a gente considera sinônimo de “corra, meu amigo, corra”. Mas, saber exatamente quando esse é o caso, elaboramos essa lista para você. É verdade que não é uma lista agradável do mundo, mas na pior das hipóteses, é muito útil. Não desejo que você encontre uma cobra peçonhenta por aí, mas pelo menos agora você vai saber reconhecer as 10 piores delas, e tentar (o máximo que puder) ficar longe.

Cobras venenosas: corra antes de ver

1) Cascavel
cobras venenosas

Quando o assunto são “cobras venenosas”, ela não pode ficar de fora. A cascavel é facilmente identificável pelo chocalho na ponta de sua cauda. Elas fazem parte da família da jararaca. Única serpente das Américas dessa lista, a cascavel representa bem seu continente. Surpreendentemente, os filhotes são considerados mais perigosos do que os adultos, devido à sua incapacidade de controlar a quantidade de veneno injetado. A maioria das espécies de cascavel tem veneno hemotóxico, que destrói tecidos, órgãos e causa coagulopatia (interrompe a coagulação do sangue). Cicatrizes permanentes são muito prováveis no caso de uma picada venenosa. Mesmo com tratamento imediato, sua mordida pode levar à perda de um membro ou à morte. Dificuldade em respirar, paralisia, salivação e hemorragias também são sintomas comuns. Mordidas de cascavel, especialmente de espécies maiores, são muitas vezes fatais. No entanto, antiveneno, quando aplicado a tempo, reduz a taxa de mortalidade para menos de 4%.

2) Cobra-da-morte

Apropriadamente chamada cobra-da-morte, essa é uma das cobras venenosas mais perigosas do mundo. A espécie é encontrada na Austrália e Nova Guiné e faz valer seu nome. Ela caça e mata outras serpentes, inclusive algumas dessa lista, geralmente através de emboscada. Parece bastante com as víboras, já que tem cabeça em formato triangular e corpos pequenos e achatados. Normalmente, injeta em torno de 40 a 100mg de veneno nas vítimas. Uma mordida não tratada da cobra-da-morte é uma das mais perigosas do mundo. O veneno é uma neurotoxina; uma picada provoca paralisia e pode causar a morte dentro de 6 horas, devido à insuficiência respiratória. Os sintomas geralmente alcançam seu auge em 24 a 48 horas depois do ataque. Antiveneno é muito bem sucedido no tratamento de sua mordida, particularmente devido à progressão relativamente lenta dos sintomas. Antes de desenvolvimento do antiveneno, uma mordida da cobra-da-morte tinha uma taxa de letalidade de 50%. Com o ataque mais rápido no mundo, a cobra-da-morte pode ir do chão à posição de ataque (e voltar) dentro de 0,13 segundos.

3) Víboras

Elas são encontradas em quase todo o mundo, mas sem dúvida a mais venenosa é a víbora serrilhada e a víbora de Russel, encontradas principalmente no Oriente Médio e na Ásia Central (especialmente Índia, China e Sudeste Asiático). Víboras são cobras venenosas rápidas e geralmente noturnas, muitas vezes ativas após chuvas. A maioria das espécies tem veneno que causa dor no local da picada, seguido imediatamente de inchaço do membro afetado. A hemorragia é um sintoma comum, especialmente a partir da gengiva. Há uma queda da pressão arterial e da frequência cardíaca. Bolhas ocorrem no local da picada. A necrose é geralmente superficial e limitada aos músculos perto da mordida, mas pode ser severa em casos extremos. Vômito e inchaço facial ocorrem em aproximadamente um terço dos casos. A dor severa pode durar de 2 a 4 semanas. Descoloração pode ocorrer em toda a área inchada, além de extravasamento de plasma para o tecido muscular. A morte por septicemia, insuficiência respiratória ou cardíaca pode ocorrer entre 1 e 14 dias após a mordida, ou mesmo mais tarde.

4) Naja

A maioria das espécies de naja não entraria nessa lista, mas a cobra cuspideira das Filipinas do Norte é a exceção. Seu veneno é o mais mortal de todas as espécies de naja, e elas são capazes de cuspi-lo até 3 metros longe. O veneno é uma neurotoxina que afeta a função cardíaca e respiratória, e pode causar neurotoxicidade, paralisia respiratória e morte em 30 minutos. Sua picada provoca apenas danos mínimos no tecido. Os sintomas podem incluir dores de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia, tontura, desmaio e convulsões.

5) Serpente-tigre

Encontrada na Austrália, essa cobra tem um veneno neurotóxico muito potente. A morte por mordida de serpente-tigre pode ocorrer dentro de 30 minutos, mas normalmente leva 6 a 24 horas. Antes do desenvolvimento de um antídoto, a taxa de mortalidade de serpentes-tigre era de 60 a 70%. Os sintomas podem incluir dor localizada na região do pé e pescoço, formigamento, dormência e sudorese seguida por dificuldades respiratórias e paralisia. Essa cobra geralmente foge se encontrada, mas pode se tornar agressiva quando encurralada. Ataca com precisão infalível.

6) Mamba-negra

A mamba-negra é encontrada em muitas partes do continente africano. Elas são conhecidas por sua agressividade e ataque de precisão mortal. Elas também são as cobras venenosas terrestres mais rápidas do mundo, capazes de atingir velocidades de até 20 km/h. Podem atacar 12 vezes seguidas. Uma única mordida é capaz de matar entre 10 e 25 adultos. Seu veneno é uma neurotoxina de ação rápida. A mordida fornece cerca de 100 a 120 mg de veneno, em média, no entanto pode fornecer até 400 mg. Se o veneno atingir uma veia, 0,25 mg/kg é suficiente para matar um ser humano em 50% dos casos. O sintoma inicial da picada é dor local na área da mordida, embora não tão grave quanto de cobras venenosas com venenos hemotóxicos. A vítima experimenta uma sensação de formigamento na boca e extremidades, visão dupla, confusão, febre, salivação excessiva (incluindo espuma na boca e no nariz) e ataxia acentuada (falta de controle muscular). Se a vítima não receber atenção médica, os sintomas progridem rapidamente para graves dores abdominais, náuseas e vômitos, palidez, choque, nefrotoxicidade, cardiotoxicidade e paralisia. Eventualmente, a vítima experimenta convulsões, parada respiratória, coma e morte. Sem antiveneno, a taxa de mortalidade da cobra é de quase 100%, entre os mais altos de todas as serpentes venenosas. Dependendo da natureza da picada, a morte pode vir entre 15 minutos e 3 horas.

7) Taipan

Essa cobra da Austrália tem um veneno forte o suficiente para matar até 12.000 porquinhos-da-índia. Já foi comparada a mamba-preta africana na morfologia, ecologia e comportamento. Seu veneno coagula o sangue da vítima, bloqueando as artérias ou veias. Também é altamente neurotóxico. Antes do desenvolvimento de antídotos, não havia sobreviventes conhecidos de uma picada de Taipan. A morte ocorre tipicamente dentro de uma hora. Mesmo com o sucesso na administração de um antiveneno, a maioria das vítimas tem uma estadia extensa em cuidados intensivos.

8 ) Krait malasiana

Encontrada em todo o sudeste da Ásia e da Indonésia, mesmo com antiveneno, 50% das mordidas dessa cobra são fatais. Antes do desenvolvimento de um antídoto, sua letalidade era de 85%. Kraits caçam e matam outras serpentes, mesmo canibalizando outras Kraits. Elas são uma raça noturna, e são mais agressivas sob a escuridão. No entanto, em geral são muito tímidas e preferem se esconder a lutar. Seu veneno é uma neurotoxina, 16 vezes mais potente que o de uma naja. Rapidamente induz a paralisia muscular, seguida por um período de enorme excesso de excitação (câimbras, tremores, espasmos), que finalmente termina em total paralisia. Felizmente, picadas de Kraits são raras devido à sua natureza noturna. Mesmo que o antiveneno for administrado a tempo, a pessoa está longe da sobrevivência garantida. A morte geralmente ocorre dentro de 6 a 12 horas. Mesmo se o paciente chegar ao hospital, levando em consideração o tempo desse transporte, coma permanente e até mesmo morte cerebral por hipóxia podem ocorrer.

9) Cobra marrom

Como muitas outras, a cobra marrom também prefere morar na Austrália (pensando duas vezes antes de ir pra lá, não?). Não deixe seu nome inócuo lhe enganar: cerca 1/500 gramas de seu veneno é suficiente para matar um ser humano adulto. De sua espécie, é a mais venenosa. Mesmo filhotes podem matar um ser humano. Ela se move rapidamente, podendo ser agressiva em certas circunstâncias. Houve casos em que perseguiu seus agressores e os atacou repetidamente. Seu veneno contém neurotoxinas e coagulantes de sangue. Felizmente para os seres humanos, menos da metade de suas picadas contém veneno, e elas preferem não morder se possível. Apenas reagem ao movimento, então fique muito parado se encontrá-la alguma vez na vida.

10) Cobra-de-barriga-amarela ou taipan-do-interior

Essa espécie tem o veneno de cobras venenosas terrestres mais tóxico do mundo. A produção máxima registrada por uma mordida é de 110mg, o suficiente para matar cerca de 100 seres humanos, ou 250.000 ratos. Ela é 10 vezes mais venenosa que a cascavel, e 50 vezes mais venenosa do que a naja comum. Felizmente, a taipan-do-interior não é particularmente agressiva e é raramente encontrada pelo homem na natureza. Nenhuma fatalidade já foi registrada, embora ela pudesse matar um ser humano adulto em 45 minutos.

Bônus: Serpente marinha de bico

Essa cobra marinha é encontrada nas águas do sudeste asiático e na Austrália setentrional. É a serpente mais venenosa conhecida do mundo: alguns miligramas de seu veneno são fortes o suficiente para matar 1.000 pessoas. Porém, menos de um quarto de suas mordidas contém veneno; elas são relativamente dóceis. Pescadores são geralmente as vítimas dessas picadas, quando encontram as espécies em redes lançadas ao mar. [Listverse]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

406 Comentários

  1. Amei o conteúdo…sou apaixonada por cobras são animais excelentes…inteligentes e uma elasticidade incrível…parabéns!! As cobras são animais assim como os outros sua extinção seria uma interrupção na cadeia alimentar…Causando o desequilíbrio no meio em q vivemos…por esse e outros motivos amo as cobras…além disso o veneno de algumas serve como antibiótico contra várias doenças.Devemos entender q nós é q invadimos o ambiente delas,e assim como nós quando se sentem ameaçadas ,se defendem.

    Thumb up 12
    • A jararaca-ilhoa.. normalmente a pessoa morre ao ser picada por ela , pois não dá tempo de chegar a praia.. Demora umas duas horas ( dependendo do barco) e o veneno mata em duas..

      Thumb up 16
  2. Cadê a coral? O veneno da coral em alguns casos chega até ser mais forte que da cascavel, e nem na lista está. Sem o soro, você não dura nem 10 minutos!

    Thumb up 43
  3. é cobra é um perigo mas eu n vi nada sobre a cobra coral verdadeira eu trabalhando rancando bananeiras uma coral crudou na minha bota e cortei a cebeça dela e hj trabalhando cortando mato foi a fez de uma jararaca esmaquei a cabeça dela com uma enchada antes elas morrer dq eu mas só matem essas cobras para c defender pessoal pois essas cobras só tem no brasil e n sabemos quantas existem

    Thumb up 21
  4. Eu gosto de cobras. Gosto tanto delas que desejo que elas sejam felizes no habitat natural delas e me deixem em paz.

    Thumb up 38
    • Que pena não gostar de cobras 😉 rsrss

      Thumb up 5
  5. Desse tipo de réptil, entre cobras, serpentes e áspides… minha favorita SEMPRE SERÁ a Áspide de Bibron. Pequena, ágil e linda, acima de tudo.

    Thumb up 31
    • eu detesto cobras acho que deveria serem extintas cobra e simbolo do mal

      Thumb up 53
    • e eu queria q vc fosse extinta elisangela, nao sei daonde q veio tanto idiota dar like pra esse comentário estúpido!!

      Thumb up 88
    • Simbolo do mal é gente sem cultura e ignorante como você!

      Thumb up 55
  6. adorei essa lista sao cobras bem mortais e uma bem brasileira e bem mortal a cascavel essa lista consertesa e bem interesante e cobras bem venenosas

    Thumb up 23
  7. Não tenho conhecimento sobre as outras espécies,mas uma delas eu posso dizer com certeza. O texto contém vários erros em relação a cascavel. A serpente da foto é realmente uma cascavel,mas a descrição do texto não. A cascavel não é uma espécie de jararaca .As jararacas fazem parte do gênero Bothrops. Já a cascavel,faz parte do gênero Crotalus e, o seu veneno é neurotóxico, não provoca necrose nos tecidos como referido. O texto refere-se ao gênero Bothrops,da qual se inclui a jararaca,que é a mais comum da América do Sul. O veneno desta sim, provoca distúrbios de coagulação sanguínea ,com proteólise dos tecidos,hemorragias e necrose,com altos índices de amputação de membros que são picados,especialmente quando não tratados em tempo hábil. Além disso, o gênero Bothrops,inclui várias espécies em toda a América e,no Brasil,são várias,entre as quais a Bothrops jararaca ( a jararaca comum) e a Bothrops jararacussu (a jararacuçu), que é grande e produz os casos mais graves de envenenamento.

    Thumb up 87
    • Você se confundiu. No texto não diz que elas são da mesma especie, mas sim da mesma família, no caso a família Viperidae.

      Thumb up 36
    • Ele pode ter se confundido com a relação das cobras família/genero/espécie!
      Mas realmente a descrição da peçonha está equivocada!

      Thumb up 7
  8. A teoria é complexa,se não invadirmos seus ambientes elas nunca irão nos aterrorizar,mais o ser humano insiste em tentar ser mais que tudo e melhor que todos…Sou fascinado por cobras…

    Thumb up 40
  9. Eu detesto cobras seja de que espécie for. Já tive o desabor de ficar cara-cara por várias vezes com esse bicho horrível. Por pouco não fui picado. O jeito de se “locomover”, para mim é um dos piores e como ser não bastasse esse monstro tem facilidade de ir a qualquer lugar. Só falta voar. O pior é que tem gente que cria cobras em casa; só podem ser loucos.Tirem esse troço de perto de mim….

    Thumb up 44
    • Uma cobra que voa? Nunca ouvi falar. Mas a Chrysopelea pelias (algo assim) salta e plana de árvore em árvore 😛

      Thumb up 19
    • MAS EH CLARO Q PARECE O DIABO, AFINAL, VC VÊ ELE TODO DIA PRA FAZER UMA COMPARAÇÃO DELÍCIA Q NEM ESSA!

      Thumb up 3
  10. Na verdade não existe uma definição sobre qual é a mais venenosa porque quando se fala de veneno mais potente, com certeza as serpentes marinhas ganham neste ponto elas possuem o veneno mais mortifero de todas, porem elas vivem no mar (possibilidade de um humano pisar em uma e minima), não são agressivas, ou seja, elas não são listadas porque não são “perigosas”.
    Sobre as terrestres, as literaturas mudam muito em relação a classificação, umas dizem que a taipan é a mais venenosa, porem com certeza uma das mais agressivas do mundo é a mamba negra, outra que tem um veneno super potente é a vibora do gabom, só que ela não é agressiva, então sobre a classificação de cobras é melhor fazer os venenos mais potentes, as mais agressivas, os habitats mais proximos aos humanos e analisar cada uma lista separadamente.

    Thumb up 94
    • faltou a nossa JARARACA ILHOA,menos mortífera pq só existe em uma ilha isolada,mas tem um dos piores venenos,ela tem que matar o pássaro antes dele cair na água,e desenvolveu uma toxina super mortal!!faltou essa!

      Thumb up 10
  11. Adoro reportagens que falam sobre cobras, e tambem gostaria de ve-las pessoalmente, naturalmente com um vidro, para evitar semos picados por essas “belezinhas”, sobretudo as najas, a cobra rei, a mamba negra, a taipan e naturalmente as nao venenosas como a piton, a sururi e a joboia.

    Thumb up 39
  12. essa lista de serpentes mais venenosas do mundo, nada fala sobre a Cobra Rei, a qual segundo sabemos e uma das maiores cobras venenosas do mundo, e ter grande agressividade,

    Thumb up 44
  13. Não so muito chegado em cobras, até tenho muito medoo ‘
    mais gosto muito de ler matérias sobre elas !

    Thumb up 87
  14. Sou amante do conhecimento, tudo que esclarece leio, pois deste pequeno, ouço falar no mito da picada da cobra, um bicho perigoso e cruel, mata as suas presas sem dó, entretanto, não sei explicar, porque adoro ler matérias relacionadas com estas serpentes…

    Thumb up 41
    • tambem vou querer ter uma de estimação elas são linda ♥

      Thumb up 31
  15. as cobras são os animais que eu mais gosto elas são lindas maravilhosas pois o que tem de ruim nelas são os venenos mais quando vamos peca-las tem a emoção meu amigo meu sonho é ter muitas cobras venenosas e também não venenosas com cobra papagaio e é isso ai meu sonho é esse. COBRAS SÃO DE MAIS UE TE AMOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 39
  16. estas cobras deveriam ser eliminadas , pois elas podem ser fatais para pessoas que nao fazem nada contra elas

    Thumb up 68
  17. Morro de medo de cobras.Tinha uma chacará,vendi porque lá tinha muitas cobras.Quase piosei em cima de uma ninhada de jararaca.Outra vez uma coral,se era ou não verdadeira não quis nem saber!Já fui!
    E a cobra cruzeira,nossa que pavor! Estava enrolada em um pé de aipim,era enorme.Nesse dia corri tanto que não sei como consegui…
    Vendi este sítio.Por mim não precisaria existir essas serpentes,mas já que estão ai,alguma finalidade tem!
    Será que existe algum lugar no mundo que não exista serpentes? Vou para lá!.

    Thumb up 2
  18. MORO NO INTERIOR DE GOIÁS, EM IPORÁ, AQUI HA MUITAS COBRAS, COMO GOSTO MUITO DE PESCAR É PRECISO DE MUITO CUIDADO, POIS AS VEZES AGENTE ESTA LONGE É SÓ.TODOS OS HOMENS DEVERIAM SER COMO AS COBRAS “NUNCA ATACAR, MAS SE DEFENDER BEM”

    Thumb up 3
  19. sou biologo , moro em um sitio na Bahjia e fui picado por uma jararacuçu (nao citada) da familia das jararacas, quase morri , minha função renal foi pro espaço e so agora uma semana depois estou começando a me restabelecer bem devagar.

    Thumb up 4
  20. Concerteza pra Austrália é que eu não vou!!!
    auhauhah Brincadeira.
    Muito obrigado pelas informações moça.
    Parabéns.

    Thumb up 4
  21. Oi O veneno pode possuir duas ou mais ações diferentes. A toxina da cascavel, por exemplo, apresenta ações miotóxicas (relacionadas aos músculos) e neurotóxicas (relativas aos nervos).

    Thumb up 3
  22. Boa noite, achei muito interessante, e surpreendentes essas informações aqui postadas até então desconhecia a maioria das cobras aqui descritas, conhecimento e pesquisas são muito importantes.

    Thumb up 2
  23. Olá,sou bióloga e trabalho muito com cobras,e elas só atacam se vc o -provocar certo?Bjus

    Thumb up 7
    • Gostaria de saber mais sobre esse comentário, de que a cobra só ataka se vc não a provocar.pois moro em chácara e é importante eu saber.

      Thumb up 4
  24. NÃO GOSTARIA DE ENCONTRAR COM NENHUA DESSAS MAS JA TIVE UMA EM MINHA VIDA E NÃO FOI MINHA SOGRA! FOI UM EX-MARIDO MESMO! KKKK

    Thumb up 6
  25. A E A COBRA DA MORTE ME DEU MEDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MESMO

    Thumb up 6
    • VC TEM QUE CONHECER MINHA SOGRA!!!!

      Thumb up 7
    • deus me livre!]

      Thumb up 7
  26. A relação está um pouco incompleta e incoerente. Um exemplo é a cobra real, a víbora do gabão e a surucucu q ñ são citadas.

    Thumb up 9
  27. Adoooooooooooro cobras, independente se eles são venenosas ou não… a que mais me facina é a Python Albina

    Thumb up 8
  28. dei uma olhada nesses artigos d cobras pq morro,mas morro d medo d cobra,procuro conhecer o maximo d especies possiveis pq nunk s sab o q s pod encontrar pela frente….tomem cuidado pq c/cobra nao s brinca……!!!

    Thumb up 9
  29. ¬¬’ Tudo errado. Leia mais antes de postar isso ( só uma prova, a mais venenosa do mundo é a Inland Taipan. Serpente encontrada na Austrália.

    Thumb up 5
    • é verdade

      Thumb up 3
  30. a Lista dessas serpentes esta muito vaga
    e algumas informações sobre a ação do veneno de algumas cobras estão equivocados.
    Principalmente sobre o veneno das Cascavéis que esta decrito no texto, são para serpentes norte americanas. As serpentes do Brasil a ação é bem diferente.

    Thumb up 4
  31. eu descordo não tenho nada contra cobras mas não amos elas e accho que os animais mais lindos do mundo são os cachorros eles são sempre fieis e amorosos com seus donos e so tratalos bem e eles devolvem o amor dado ja as cobras vc pode tentar tratar uma bem mas eu não te garanto que vai dar certo cobras sao bonitas e ate acho elas legais em algumas ocasiões mas la na natureza no lugar delas e se possivel sem se encontrar comigo no quintal da minha casa tinha uma ela foi embora e eu não a matei mas não quer dizer que a amo tenho só 14 anos e quero ser veterinaria fui xau so quis dar a minha opinião e acabei falndo d+!

    Thumb up 5
  32. BEM SOU ESTUDANTE DE SERPENTES E GOSTO DE COBRAS E AQUELES QUE ESTUDA ESSES ANIMAIS RASTEJANTES TOMEM CUIDADO POIS A PICADA DE ALGUMAS SAO FAYTAIS.

    Thumb up 12
  33. È muito impotante essas imformacoes tive esriencias com uma cobra venenoza jaraca deu trabalho mas nao matei

    Thumb up 6
  34. Eu amo cobra eu acho o animal mais lindo do mundo inteiro
    eu gosto mais das peçonhetas cobra venenozas

    Thumb up 4
    • Gosta das venenosas… Aai Bandida

      Thumb up 8
    • todas estas cobras sao muito perigosas para as pessoas que fica casando cachoeras e represas para nadar sem saber se tem uma cobra la dentro e ja vai pulando la dentro da represa

      Thumb up 2
  35. Eu também aaaaaaaaaaaaaaaaamo cobras, independentes se elas são venenosas ou não, me admiram por serem animais prudentes!!! Cobras são lindas!!!

    Thumb up 7
    • realmente cobras sao fascinantes,principalmente porque nao sabemos se sao venenosas ou nao,aqui no sitio no cabo de santo agostinho temos varias especies de cobras mas nao sei qual a que tem veneno.em hipotese nenhuma eu as mato porque sei que tem uma funçao na natureza.

      Thumb up 4
  36. eu amo cobras ela sao fascinantes, nao existe animais mais lindos e incriveis como as cobras!!

    Thumb up 7
  37. EU sou fascinado por cobras,e,foi muito bom para mim saber quais são as 10 cobras mais venenosas do mundo pois estou fazendo uma lista de cobras.Obrigado pelas informações.

    Thumb up 6
    • e verdade mesmo muito legal voce ter achado uma jararaca

      Thumb up 4
  38. Muito bom esse artigo fiquei fascinado por todas ,o homem deve entender que como o próprio ser humano elas também tem seu extinto de sobrevivência no ambiente .bjosss

    Thumb up 11
  39. Eu amei as cobras mais são muito perigosas, eu já vi uma sucuri uma cascavel e uma cobra-papagaio o resto eu não sei o nome mais eu já vi muitas morei em sitio 8 anos todo dia era uma
    já nadei em rios e encontrei varias graças a deus não fui picada por nem uma.

    Thumb up 10
    • eu gostei desas cobras mas a qual me dechou idignado foi a cobra marrom

      Thumb up 3
    • deixe os bichos em paz se nos nao fizerem nada para eles eles nao vao fazer nada para nos tambem tomem ciudado meus amigos bishos sao tao queridos

      Thumb up 0
  40. Nunca vi cobras mais bonitas e a taipan e muito parecida com a mamba negra !!!!!!!!!!!! QUE FIXE

    Thumb up 0
  41. Estes animais são incriveis,respeito muito seu valor,adoro ir pescar e o meu maior cuidado é não invadir seu espaço na natureza….

    Thumb up 2
  42. Veio, corras são seres maravilhosos,se não mecher com elas. Não matem cobras…

    Thumb up 2
  43. pessoal não quero tirar os comentarios por isso se continuarem mandando mensagens pro meu hotmail eu vou ter q remover

    Thumb up 2
  44. nossa meu deus que horror ainda bem q nao exiaste em nossa cidade pq se existiria eu ia ficar louca de + kkkkkkkk

    Thumb up 3
    • oi paula eu acho bonitas tambem mas tem um problema morro de medo delas ta bjjjjj feliz ano novo }}}}^^^}}}}

      Thumb up 4
    • paul eu curti mais nunca tiver aportumidade de vaer nenhuma

      Thumb up 1
  45. Taipan->
    A espécie inland taipan (Oxyuranus microlepidotus) é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Possui um veneno hemotóxico potente e complexo (que faz o sangue se liquifazer, destruindo as células sanguineas, podendo ocorrer hemorragias internas), inoculado através de duas presas fixas que tem na parte posterior da boca, capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos. Estima-se que o veneno disponível em suas presas seria capaz de matar 100 homens ou 250.000 ratos. A espécie taipan comum, por sua vez, é considerada a terceira cobra mais venenosa do mundo. É da mesma família da cobra Coral e Naja.

    Naja->
    Naja é um género de serpentes da família Roumainy, natural do Sul da Ásia e da África. São conhecidas pelos nomes populares de (Roumainy) ou naja. São animais peçonhentos, agressivos e bastante perigosos. Algumas espécies têm a capacidade de elevar grande parte do corpo e/ou de cuspir o veneno para se defender de predadores a distâncias de até dois metros. Outras espécies, como por exemplo a Naja tripudians, dilatam o pescoço quando o animal é enraivecido. A artimanha serve para “aumentar” seu tamanho aparente e assustar um possível predador. Atrás da cabeça, a naja também pode possuir um círculo branco parecido com um olho, também eficaz em amedrontar agressores que a confundam com um animal maior e mais perigoso.

    Coral->
    As corais (Micrurus, Erythrolamprus, Oxyrhopus e Anilius) são serpentes de pequeno porte, facilmente reconhecidas por seu colorido vivo. Há corais peçonhentas (Micrurus) e não-peçonhentas (Erythrolamprus, Oxyrhopus e Anilius), mas é difícil a distinção, possível apenas pelo exame minucioso da posição das presas ou da qualidade dos desenhos (anéis). As cobras-coral existem na América do Sul, América Central e Sul dos Estados Unidos da América. É também conhecida pelos nomes cobra-coral-venenosa, coral-venenosa, coral-verdadeira, ibiboboca, ibiboca e ibioca.

    As corais, além de serem muito visíveis devido às suas cores, não apresentam o comportamento de ataque como, por exemplo, das cascavéis. As presas das corais são pequenas e podem estar localizadas na porção anterior da mandíbula (dentição proteróglifa), na Micrurus, como na porção posterior (dentição opistóglifa), nas Erythrolamprus, Oxyrhopus e Anilius. Portanto, elas não picam, mas mordem a caça para inocular a peçonha.

    As cobras-coral possuem uma peçonha de baixo peso molecular que se espalha pelo organismo da vítima de forma muito rápida. A coral necessita ficar “grudada” para inocular a peçonha pelas pequenas presas. A cobra-coral é tão peçonhenta quanto uma naja. A sua peçonha é neurotóxica, ou seja, atinge o sistema nervoso, causando dormência na área da picada, problemas respiratórios (sobretudo no diafragma) e caimento das pálpebras, podendo levar uma pessoa adulta a óbito em poucas horas. O tratamento é feito com o soro antielapídico intravenoso.

    A coral verdadeira geralmente é identificada pela posição das presas ou pela quantidade e delineamento dos seus anéis. As peçonhentas de forma geral possuem um ou três destes anéis completos em volta do corpo e as não-peçonhentas os possuem apenas na parte dorsal.

    A coral tem hábito noturno e vive sob folhas, galhos, pedras, buracos ou dentro de troncos em decomposição. Para se defender, geralmente levanta a sua cauda, enganando o ameaçador com sua forte coloração; este pensa que é a cabeça da cobra e foge para não ser atacado. As atividades diurnas estão ligadas às buscas para reprodução e à maior necessidade de aquecimento que as fêmeas grávidas apresentam. Após o acasalamento, a fêmea posta de 3 a 18 ovos, que em condições propícias abrem após uns 90 dias. Dada a capacidade de armazenar o esperma do macho, a fêmea pode realizar várias posturas antes de uma nova cópula.

    Os acidentes ocorrem com pessoas que não tomam as devidas precauções ao transitar pelos locais que possuem serpentes. Ao se sentir acuada ou ser atacada, a cobra-coral rapidamente contra-ataca, por isso recomenda-se o uso de botas de borracha cano alto, calça comprida e luvas de couro, bem como evitar colocar a mão em buracos, fendas, etc. A pessoa acidentada deve ser levada imediatamente ao médico ou posto de saúde, procurando-se, se possível, capturar a cobra ainda viva. Deve-se evitar que a pessoa se locomova ou faça esforços, para que o veneno não se espalhe mais rápido no corpo. Deve-se também evitar técnicas como abrir a ferida para retirar o veneno, chupar o sangue, isolar a área atingida, fazer torniquetes, etc., sendo o soro a melhor opção.

    Existe um antigo ditado para distinguir uma coral verdadeira da coral falsa: “Vermelho com amarelo perto, fique esperto. Vermelho com preto ligado, pode ficar sossegado”

    Kraits->
    Encontrada em todo o sudeste da Ásia e da Indonésia, mesmo com antiveneno, 50% das mordidas dessa cobra são fatais. Antes do desenvolvimento de um antídoto, sua letalidade era de 85%. Kraits caçam e matam outras serpentes, mesmo canibalizando outras Kraits. Elas são uma raça noturna, e são mais agressivas sob a escuridão. No entanto, em geral são muito tímidas e preferem se esconder a lutar. Seu veneno é uma neurotoxina, 16 vezes mais potente que o de uma naja. Rapidamente induz a paralisia muscular, seguida por um período de enorme excesso de excitação (câimbras, tremores, espasmos), que finalmente termina em total paralisia. Felizmente, picadas de Kraits são raras devido à sua natureza noturna. Mesmo que o antiveneno for administrado a tempo, a pessoa está longe da sobrevivência garantida. A morte geralmente ocorre dentro de 6 a 12 horas. Mesmo se o paciente chegar ao hospital, levando em consideração o tempo desse transporte, coma permanente e até mesmo morte cerebral por hipóxia podem ocorrer.

    Cascavél->
    Cascavel é o nome genérico dado às cobras venenosas dos géneros Crotalus e Sistrurus. As cascavéis possuem um chocalho característico na cauda, e estão presentes em todo o continente americano. Geralmente, refere-se mais especificamente à espécie Crotalus durissus, cuja área de distribuição se estende do México à Argentina. A cascavel, por razões não bem entendidas, em vez de sair completamente de sua pele antiga, mantém parte dela enrolada na cauda em forma de um anel cinzento grosseiro. Com o correr dos anos, estes pedaços de epiderme ressecados formam os guizos que, quando o animal vibra a cauda, balançam e causam o ruído característico. Embora no conceito popular o número de anéis do guizo as vezes é interpretado como correspondente a idade desta cobra, isto não é correto, pois no máximo poderia indicar o número de trocas de pele. A finalidade do som produzido pelo guizo é de advertir a sua presença e espantar os animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal. É uma ótima chance de evitar o confronto.

    Víbora->
    Elas são encontradas em quase todo o mundo, mas sem dúvida a mais venenosa é a víbora serrilhada e a víbora de Russel, encontradas principalmente no Oriente Médio e na Ásia Central (especialmente Índia, China e Sudeste Asiático). Víboras são rápidas e geralmente noturnas, muitas vezes ativas após chuvas. A maioria das espécies tem veneno que causa dor no local da picada, seguido imediatamente de inchaço do membro afetado. A hemorragia é um sintoma comum, especialmente a partir da gengiva. Há uma queda da pressão arterial e da frequência cardíaca. Bolhas ocorrem no local da picada. A necrose é geralmente superficial e limitada aos músculos perto da mordida, mas pode ser severa em casos extremos. Vômito e inchaço facial ocorrem em aproximadamente um terço dos casos. A dor severa pode durar de 2 a 4 semanas. Descoloração pode ocorrer em toda a área inchada, além de extravasamento de plasma para o tecido muscular. A morte por septicemia, insuficiência respiratória ou cardíaca pode ocorrer entre 1 e 14 dias após a mordida, ou mesmo mais tarde.

    Mamba-negra(preta)->
    A mamba-preta é encontrada em muitas partes do continente africano. Elas são conhecidas por sua agressividade e ataque de precisão mortal. Elas também são as cobras terrestres mais rápidas do mundo, capazes de atingir velocidades de até 20 km/h. Podem atacar 12 vezes seguidas. Uma única mordida é capaz de matar entre 10 e 25 adultos. Seu veneno é uma neurotoxina de ação rápida. A mordida fornece cerca de 100 a 120 mg de veneno, em média, no entanto pode fornecer até 400 mg. Se o veneno atingir uma veia, 0,25 mg/kg é suficiente para matar um ser humano em 50% dos casos. O sintoma inicial da picada é dor local na área da mordida, embora não tão grave quanto de cobras com venenos hemotóxicos. A vítima experimenta uma sensação de formigamento na boca e extremidades, visão dupla, confusão, febre, salivação excessiva (incluindo espuma na boca e no nariz) e ataxia acentuada (falta de controle muscular). Se a vítima não receber atenção médica, os sintomas progridem rapidamente para graves dores abdominais, náuseas e vômitos, palidez, choque, nefrotoxicidade, cardiotoxicidade e paralisia. Eventualmente, a vítima experimenta convulsões, parada respiratória, coma e morte. Sem antiveneno, a taxa de mortalidade da cobra é de quase 100%, entre os mais altos de todas as serpentes venenosas. Dependendo da natureza da picada, a morte pode vir entre 15 minutos e 3 horas.

    Xau!

    Thumb up 10
    • eeeeeeeeeeeeee maluco ta massa em ta vou confessa ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii ta muito legal bj feliz ano novo

      Thumb up 4
  46. Me desculpem galera, o 1 lugar das cobras mais venenosas terrestres é a Fiercy Snake, que é uma cobra que vive na Austrália que se alimenta exclusivamente de sapos e ratos.

    Ela não é agressiva com os seres humanos a menis que se sinta ameaçada. Uma mordida das enormes presas da Fiercy Snake é suficiente para matar mais de 100 humanos ADULTOS ou 250.00 COBAIAS. Seu veneno pode levar a pessoa ao “terno de madeira”(caixão) em simplesmente 45 minutos!

    Ela libera uma enorme quantidade de veneno em uma só mordida, podendo atingir 110mg. O veneno da Fiercy Snake é 50 vezes mais tóxico e mais potente do que a Cobra Indiana(esta cobra se chama “cobra” mesmo). Ela muda de cor de acordo com a estação do ano ficando marron no inverno e amarela no verão. Ela pode stingir 2,20 metros quando adulta.
    Isso é tudo que eu sei sobre ela. Xau!

    Thumb up 4
  47. Eu estudo muito sobre cobras e pesquiso demais sobre elas. Pelos meus estudos, pesquisas e conhecimentos, as cobras mais venenosas sao:
    >>>Terrestre: 1º-Taipan
    2º-Mamba-negra(preta)
    3º-Kraits
    4º-Naja
    >>>Aquáticas: 1º-Hydrophis Belcher

    Me desculpem, mas eu só sei um pouco sobre cobras aquáticas… Eu ainda estou estudando sobre elas.
    Eu gosto do que eu faço:estudar sobre cobras.

    Espero que eu tenha ajudado algumas pessoas. Valeu gente!Abraços!
    Quando eu souber mais sobre cobras venenosas aquáticas eu ponho outro comentário para poder informar vocês. Blz, vlw, flw galera!

    Thumb up 7
  48. ou pessoal por favor parem de ficar mandando recado pro meu email muito obrigado por agradece + por favor parem de manda eu agradeço muito obrigado

    Thumb up 2
  49. AÍ GALERA. MANEIRO!!! LEGAL!!! CRIAÇÃO PURA DE DEUS.

    O HOMEM PRECISA ENTENDER QUE QUEM INVADE O LUGAR ONDE ELAS VIVEM SÃO ELES. ENTÃO, NADA DE ANORMAL.PAREM COM A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA QUE ELAS NÃO INCOMODAM. QUEM AS INCOMODAM SOMOS NÓS. OK?

    ABRAÇOS PRA GALERA.

    Thumb up 10
    • A COBRA MAIS VENENOSA QUE EU JÁ VI, FOI A MINHA SOGRA…….ABRAÇO

      Thumb up 12
    • vc está completamente certo!

      Thumb up 9
    • sabias palavra e isso ai os homens cada vez mais invadem o espaço dos animais praservar a natureza e obrigaçao d todos nos bjsssss pra todos

      Thumb up 7
    • que legal maura vc ta tambem certicima amei viu bjjj e feliz ano novo

      Thumb up 0
    • nossa ??? eu nao tenho nem palavras

      Thumb up 1
  50. cobras muito linda, queria ver de perto seria muito de mais ,mais nao poder quem saber nao é

    Thumb up 6
    • cobras muito linda de mais ,queria ver elas de perto mais acho que nao poder ,queria ir ai pra velas, sao de mais e lindas

      Thumb up 2
    • tenho medo delas mas elas sao muito lindas luis ta bjjjj e feliz ano novo

      Thumb up 4
  51. amei, eu sou apaixonada por cobras…. sao serpentes encantadoras, eu tenho uma joboia e ela e linda….

    Thumb up 10
  52. eu nao gosto de cobras tem pessoas q falam q cobra nao é de deus !!!!!!!!!!!!!! que medasso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 3
  53. nunca vi cobras mais bonitas mas como todos sabem a mais vananosa é a cobra marinha de bico!!!!!!!!!!!da!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 4
    • gostei Adryano ta nao entende mais gostei ta bjj feliz ano novo nao to zonbando nao ta aa

      Thumb up 0
    • ela nao esta entre as 10 venenosas mas e uma das mais venenosas do brasil so que a jararaca e a mais venenosa da america do sul

      Thumb up 0
  54. a cobra foi o animal mais bonito que Deus criou,
    mas como a serpente foi o animal tentador para eva
    Deus ordenou que ela rastejasse pra sempre,
    mais sem dúvida é o animal mais bonito

    Thumb up 10
    • bom gostei de todas as cobras mas achei que a vibora a mais venenosa e a mais bonita e a serpente marinha de bico

      Thumb up 4
    • E VERDADE

      Thumb up 2
    • COBRAS E O QUE EU AMO

      Thumb up 2
    • UAU
      Sério mesmo?
      Ainda bem que você se tratou!
      Essa cobra é muito linda e com certeza bastante perigosa.Sorte sua ,pois DEUS não deixou você morrer.Onde você estava quando foi mordida e o que você fez ao perceber?

      Thumb up 12
  55. OLHA!! A CASCAVEL NUNCA QUE FOI A COBRA MAIS VENENOSA DO MUNDO ELA É A MAIS VENENOSA DO BRASIL !! A MAIS VENENOSA É A SERPENTE MARINHA HYDROPHIS BELCHERI ! MAS NÃO SE SABE AO SERTO QUAL A SERPENTE TERRESTRE MAIS VENENOSA ! MAS ACREDITO QUE SEJA A TAIPAN E A NAJA ! OS ESTUDOS AINDA NÃO PROVARAM !!
    SITE ESCROTA

    Thumb up 4
  56. Sao fabulosas,deveriam ser os seres mais respeitados do mundo. [uma criação de DEUS sem duvidas].

    Thumb up 7
    • olha só eu sou paulista mas moro em fortaleza,estava eu a minha namorada voltando de uma balada,pela Av,castelo branco(beira mar e passei por cima de uma cobra,eu achei muito parecido com uma cobra,resolvi voltar,e era uma cobra de mais o menos 55cm,malhada e em baixo branco mas no final da calda já começava a ficar vermelho,o que eu achei estranho é que ela tinha o rabo bem afilado ou seja venenosa,eu observei que ela tava meio boba pois passei por cima dela de moto,quando eu resolvi voltar ela se empinou e ficou com o pescoço esticado tipo uma naja,achei aquilo muito massa, porem não vou dizer que não tive medo,pois tive de mais,acabei criando coragem,e arranjei um pedaço de galho de arvore e tirei ela da pista pois eu sei que ela seria logo logo esmagada pelos carros,confesso que foi um suspense só!!

      Thumb up 1
  57. Tenho Estudado algumas coisas sobre cobras, tanto peçonhentas como constritoras. Gostaria que fosse feito e divulgado uma reportagem completa das cobras venenosas existente no Brasil, incluido jararaca-da-ilha, pico-de-jaca, jararacussu, coral, urutu, jaracussu-do-brejo etc.

    Thumb up 13
    • SEI E VOÇE JOSE MOAÇIR

      Thumb up 0
    • GOSTO MUNTO DE COBRAS

      Thumb up 1
  58. Muito interessante esta colocação das 10 cobras mais venenosas do mundo, eu gostaria que fizessem uma comparação com as cobras existentes no Brasil, incluindo a JARARACA, a SURUCUCU, bem como já existe a cascavel neste enunciado.

    Thumb up 13
  59. seria bom colocar essas cobras em brasilia,para acabar com tantas rabalheiras.seria muitos ladrões mortos

    Thumb up 24

Envie um comentário