Cofre do fim do mundo já passou das 740 mil amostras

Publicado em 4.03.2012

Nessa semana, está agendado para o cofre do fim do mundo receber quase 25 mil amostras de sementes do mundo inteiro, incluindo grãos que crescem nas montanhas mais altas do mundo e uma planta cujo caule vai na bebida equatoriana do “Dia dos Mortos”.

Com essas adições, o cofre, que já tem quatro anos, e era antigamente conhecido como cofre global Svaldbard de sementes, atingiu um número de amostras maior do 740 mil. Em 2010, o número era de 500 mil.

“Nossa diversidade vegetal está constantemente ameaçada, por danos com incêndios, interesses políticos, guerras e tornados, até coisas mais mundanas, como falha de sistemas de refrigeração e cortes de orçamento. Mas essas sementes são o futuro de nossa fonte de alimentos, já que carregam tesouros genéticos como a resistência ao calor, tolerância a pestes e doenças”, afirma Cary Fowler, diretor de uma das entidades responsáveis pelo cofre.

A ideia do cofre é funcionar como um arquivo de sementes do mundo; como exemplo de possíveis acidentes, um incêndio em janeiro destruiu variedades únicas de bananas, batatas doces e outras frutas que estavam sendo duplicadas em um laboratório das Filipinas.

Entre as amostras que para chegar ao cofre, estão:

  • Grãos das montanhas Pamir, no Tajiquistão, incluindo trigo que cresce em uma grande variedade de altitudes, em verões quentes, e em invernos frios e secos. Diversidade como essa é importante para o desenvolvimento de um trigo resistente a pragas.
  • Uma variedade de trigo conhecida como Norin-10, que é fonte de genes que tornaram o trigo moderno mais forte, com caules resistentes que suportam mais grãos.
  • Amarante coletado de uma fazenda familiar do Equador, em 1979. As sementes de amarante eram usadas pelos incas e astecas, e seu caule ainda oferece um pigmento vermelho usado para a “colada morada”, bebida usada no “Dia do Mortos” do Equador.
  • Várias subespécies de cevada, importadas da Polônia pelos Estados Unidos. Elas deram origem a várias variações modernas, incluindo uma conhecida como “Klages”, popular entre os fabricantes de cerveja.

O cofre, que foi oficialmente aberto em 26 de fevereiro de 2008, está na montanha Platåberget, perto de Slavadbard, um grupo de ilhas ao norte da Noruega.

O gelo ártico oferece um congelamento natural para as sementes, enquanto um resfriamento adicional mantém a temperatura em menos 18 graus Celsius. O cofre tem a capacidade de armazenar 4,5 milhões de amostras – e cada uma contém cerca de 500 sementes, o que gera um total possível de 2,25 bilhões de sementes. [MSN, Foto]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

30 Comentários

  1. Existem pessoas que têm a enorme capacidade de desmerecer e tripudiar sobre outras e seus trabalhos. E por uma questão de sintonia ou de falta de conhecimento ou de apegos desmedidos a dogmas religiosos, outras são atraídas a orbitar esse tipo de estrela marron. Quem refugo produz, Luz não há de atrair. À Cesar o que é de Cesar, já dizia o Mestre Jesus.

    Thumb up 1
  2. São fatos desse gênero que me assutam apesar de terem o lado bem-feitor e salvador das espécies da a entender que há algo num futuro bem próximo que possa destrui-las e a todas as espécies vorazmente.

    Thumb up 3
    • ???o que é que eles sabem e NÃO QUEREM NOS DIZER???

      Thumb up 3
  3. Tantas pessoas morrendo de fome no mundo inteiro e esses infelizes armazenando milhares de espécies de sementes…
    Claro que isso não é à toa, se fosse, não seria chamado de “Cofre do fim do mundo”.

    Thumb up 1
  4. cara da empreçao que eles sabe de alguma coisa e nao que fala pq eles nao ia guarda sementes atoua ne isto e misterio

    Thumb up 3
  5. Impressão minha ou as gavetinhas parecem ser de plástico?
    Achei tão antiecológico isso..hehe

    Thumb up 2
  6. Nada como um bom livro.
    L I V R O, NÃO PASQUÍM DE BANCA DE JORNAIS

    A HISTORIA SECRETA DA RAÇA HUMANA
    (TÍTULO EM PORTUGUÊS)
    Autores ???
    Evidente que não é um tiririca.
    Ler ainda é a melhor cultura e educação.

    Thumb up 0
    • Não fale besteira, eles não estão guardando por serem ociósos, isso é uma precaução no caso de uma extinção ou falta de sementes de determinado tipo de vegetação, assista “The Brave New World: With Stephen Halk” que nesse documentário provavelmente tirará todas as suas duvidas.

      Thumb up 12
    • Este cofre biológico tem por objetivo manter a biodiversidade de um vegetal caso este entre em extinção, devido o desuso ou outros fatores bióticos e abióticos.
      No ponto de vista agronômico manter a biodiversidade é fundamental para o melhoramento genético das plantas cultivadas.

      Thumb up 7
  7. Este assunto ainda vai rende muito. Se de fato pode haver possibilidades de algo terrível acontecer em 2012 também era de se esperar a coleta de material genético de animal racional e irracional , poís caso se confirme o ato castatrófico o mundo teria possibilidade de se ergue novamente. Não se sabe o que vai ou se vai acontecer, então é menhor prevenir. Vai lá saber se as autoridades já não então fazendo esta coleta por debaixo dos panos.
    É complicado.

    Thumb up 6
  8. ao lemos a Biblia em genesis observamos que houve uma catastrofe em escala global;ou pelo menos no “velho mundo”com a sabedoria divina José desvendou o sonho do Faráo egpcío e lhe deu uma solução igual ou parecida a este cofre espero que seja para o bem de toda a humanidade.

    Thumb up 1
  9. 740 mil é um número espetacular, mas acredito que se considerarmos espécies de regiões relativamente inexploradas como cavernas e rios subterrâneos, a amazônia selvagem, as florestas vietnamitas, neo-zelandesas, australianas, e tudo mais, esse cofre precisará de mais salas para um número cinco ou dez vezes maior de amostras.

    Thumb up 9
  10. Deveriam falar o real motivo desse projeto.Só os que não querem realmente acreditar não enxergam a realidade diante de nossos olhos.É claro que algo de terrível vai acontecer esse ano ao nosso planeta,não digo o fim do mundo,mas acredito que uma catástrofe em proporções globo vai nos atingir,e isso seria uma chance de recomeço para a humanidade.Está ai o real interesse de armazenas todas essas espécie,garanti o futuro e continuidade da vida na terra depois do que está por vir ainda esse ano…2012 já chegou galera,precisamos nos preparar,e a melhor preparação para isso é a busca de informação!

    Thumb up 4
    • Hoje, amanhã ou daqui a mil anos uma catástrofe global pode acontecer, isso é imprevisível. Esse cofre valioso é só um reduto para essa possibilidade e para salvar espécies das mudanças climáticas que estão acontecendo e do desflorestamento causado pelos seres humanos. Não existe profecias e catástrofes, nós e nossos desmatamentos somos as únicas catástrofes que realmente existe por aqui.

      Thumb up 24
    • Caro amigo Jonatas,
      Concordo com o seu comentario mas descordo sobre profecias, elas existem sim.
      Nostradamus ficou famoso porque acertou muitas previsões em seu tempo, não errando nenhuma, embora alguns intérpretes desavisados digam o contrário.
      Ele próprio confessa em seu livro AS CENTÚRIAS, que NÃO PODE ERRAR, MENTIR OU ENGANAR, porque elas vêm de Deus.
      Logo, se ele erra, mente ou engana, Deus mente… como Deus não mente, então, claro, Nostradamus não erra: quem erra são seus intérpretes desavisados. Ele revela que escondeu as respostas (porque as profecias dele estão codificadas), e essas respostas aparecerão às vésperas do Apocalipse. O próprio papa João XXIII fala sobre elas, em suas profecias. Estão num subterrâneo, chamado Werner, ou em Roma (90% de possibilidade), ou em Jerusalém. Há várias quadras em que Nostradamus fala que escondeu a resposta de suas profecias, e que ela será encontrada num subterrâneo às vésperas do fim dos tempos.

      Thumb up 2
    • que eu saiba Nostradamus nunca acertou uma profecia e tem um detalhe nao e possivel prever o futuro

      Thumb up 6
    • Também não me lembro de nenhum acerto, só e.r.r.o.s varridos pra baixo do tapete.

      Thumb up 4
    • Cara num conheço nenhuma previsão certeira deste caba ai não…

      Thumb up 1
    • Pois é…Einstein disse que o homem poderia voltar no tempo se ultrapassasse 300 mil kmm por segundo…se dá para retornar, tb há a possibilidade de avançar… E sim, se conhecessem mais sobre Michel de Notre Dame, saberiam que em relação aos dias atuais, os erros sobre algumas de suas previsões giram em pouco mais de de dois anos e 35 dias. Me dei ao trabalho de pesquisar, rs. Como ele conseguia? Há algumas teorias, sinceramente, não sei como, mas que acertou algumas, acertou sim. O 11 de setembro, ele achou que seria agosto de 1999. Isso já tá mais do que óbvio, basta lerem sobre, mas sem conceitos pré determinados, senão n será uma pesquisa…

      Thumb up 0
    • Léo Melo,de acordo.
      Menos que va ocorrer em apenas um ano.
      É a década,a hipocrisia social fecha os olhos da maioria ou então não querem ver o óbvio ululante.
      Mas,assim sempre será,tudo é e sempre será recomeço.
      Quando abrirem os olhos e procurarem saber sobre a real existência da FEMA,tarde será.
      Porem,recomeço terá com certeza.

      Thumb up 1
  11. Bem!…desconsiderando as “teorias das conspirações” …Tomara que os motivos,sejam realmente,somente os … acima expostos. Pois,há outras teorias,alicerçadas em argumentações em considerável suporte,onde o expressivo investimento de milhões de euros,visa na realidade um “seguro de vida sustentável” à previsões climáticas catastróficas em todo o planeta,a se iniciarem a partir do equinócio de verão,dezembro deste ano-(2012).Investimentos de recursos do MCE (Mercado Comum Europeu). Quanto às…”argumentações” à qual me refiro,leia-se
    coletâneas de Zacharias Sítchin e Maurice Cottorell…Vale
    pelo extraordinário conteúdo de suas pesquisas.
    Maurice Cottorell…Arqueólogo,engenheiro e matemático
    Nacionalidade Francês,escreveu entre outros: ” O segredo do Maias,Egípcios e Maçons – Profecias de Thutancâmon”,” Os super-deuses”,”O segredo das Pirâmides peruanas-O Tumulo de Vira-cocha”.
    Zacharias Sítchin…de nacionalidade Russa, Antropólogo, historiador e especialista em traduções de línguas extintas.Sua especialidade…o idioma Sânscrito e Sumério.Trabalha como gestor de assuntos extra-terrestres
    na NASA-EUA.Decodificando cerca de 60.000 tábuas sumérias,
    deparou-se com o …inusitado…busque e leia,vale a pena,
    boa leitura!

    Thumb up 14
    • Se esse cofre fosse feito devido ao que dizem as teorias conspiratórias e tudo mais, eles jamais divulgariam ao mundo todo a sua existência.

      Thumb up 13
    • Zecharia Sitchin é um trambiqueiro. Ele NUNCA trabalhou para a NASA, e nem trabalha. Esta é só mais uma mentira que os seguidores do Zecharia espalham por aí. O Zecharia fala e escreve o que dá dinheiro para ele.

      Thumb up 11

Envie um comentário

Leia o post anterior:
6698989439_28658f4b71_z
Um milhão de bebês poderiam ser salvos com um simples teste

A cada ano, um milhã...

Fechar