Cogumelo raro é culpado por mortes misteriosas na China

Por , em 15.07.2010

Especialistas afirmam que um cogumelo minúsculo, pouco conhecido pelos cientistas, estaria por trás de 400 mortas súbitas na China.

Por 30 anos, muitos moradores da província de Yunnan morreram subitamente de parada cardíaca. Uma investigação de cinco anos acredita ter encontrado o culpado: um cogumelo, conhecido como Little White (pequeno branco), que pertence ao gênero Trogia e tem três aminoácidos tóxicos.

Os pesquisadores descobriram que as mortes, conhecidas como Síndrome da Morte Súbita Yunnan, ocorreram quase sempre durante a estação chuvosa (de junho a agosto), a uma altitude de 1800-2400 m.
As pessoas diziam que o indivíduo simplesmente caia morto no meio de uma conversa. Cerca de dois terços das vítimas experimentam alguns sintomas horas antes de morrer, como palpitações, náuseas, tonturas, convulsões e fadiga.

A investigação percebeu que o cogumelo era frequentemente encontrado na casa das pessoas que haviam morrido. A província de Yunnan é conhecida pelos seus cogumelos selvagens e vive de exportá-los. Provavelmente, eles consumiam o Little White, pois ele não tem valor comercial.

Uma campanha para não comer o cogumelo tem evitado mortes até agora – nenhuma ocorreu desde então. Os pesquisadores ainda tentam descobrir o que faz o fungo tão letal. Testes encontraram toxinas nos cogumelos, embora não o suficiente para ser fatal.

Uma possibilidade é que a toxina acaba afetando pessoas vulneráveis. Cientistas sugeriram que elas podem estar agindo em conjunto com altas concentrações de bário, um metal pesado, no abastecimento de água local. [BBC]

3 comentários

  • Nerdgf:

    Jorginho, fungos são como um intermediário entre animais e plantas (apesar de terem inúmeras características únicas), eles fazem parte de um reino chamado Fungi…

  • fridurik:

    Jorginho… não são nem vegetal nem animal, são fungos!!!

  • Jorginho:

    Coisa de maluco !
    Como um grande usuário de cogumelo que fui, hoje só de olhar sinto medo …pelas longas viagens que fiz!
    Lendo o artigo, penso que a vítimas não fizeram ”viagens”.
    Pois,se apagaram derrepente!
    ”Na verdade todos são comestíveis, embora alguns,somente um vez!”
    A propósito: São vida animal ou vegetal?
    Acredito que até hoje a ciência não chegou a um consenso.

Deixe seu comentário!