Combustão humana espontânea é um fenômeno real?

Publicado em 18.01.2012


Será que as pessoas podem de repente e inexplicavelmente explodir em uma bola de fogo – fenômeno conhecido como combustão espontânea? Isso parece coisa de filme de terror, mas algumas pessoas acreditam que isso realmente pode acontecer.

- 7 casos incríveis de combustão humana espontânea

O investigador irlandês Ciaran McLoughlin acredita nisso – foi essa a conclusão que ele chegou sobre a morte de Michael Faherty, um irlandês de 76 anos de idade que queimou até a morte em sua casa, em dezembro de 2010. Havia marcas de queimaduras acima e abaixo de seu corpo, mas nenhuma evidência de gasolina, querosene ou outros produtos do gênero.

“Este fogo foi exaustivamente investigado e eu cheguei à conclusão de que isso se encaixa na categoria de combustão humana espontânea, que ainda não tem explicação adequada”, relatou McLoughlin.

Os incêndios não começam por conta própria. Quando investigadores estão procurando a causa dos incêndios florestais não acham que a chama acendeu-se do nada, mas sim que ela foi provavelmente causada por uma pessoa descuidada ou por um relâmpago. Embora seja raro, são conhecidas ocorrências de combustão espontânea. Sob as circunstâncias corretas, muitas coisas podem se auto-inflamar em um dia quente, incluindo trapos usados contendo óleo ou gasolina. Poeira de carvão também pode se inflamar espontaneamente – um dos muitos perigos que os mineiros enfrentam.

Mas a alegação de que as pessoas podem explodir em chamas de repente, sem motivo aparente, é uma questão totalmente diferente. O caso mais conhecido de combustão humana espontânea (CHE) é realmente de ficção: em 1853, um personagem do romance “Casa Abandonada”, de Charles Dicken, pega fogo. O fenômeno também apareceu em filmes e em programas de TV como “The X-Files”. Mas há alguma confirmação de um caso assim na vida real?

É aí que as coisas ficam complicadas. Embora alguns especialistas sugiram que existem centenas (ou milhares) de casos de combustão humana espontânea ao longo da história, apenas cerca de meia dúzia foram investigados em detalhes. O pesquisador Joe Nickell examinou vários desses casos “inexplicáveis” em seu livro “Real Life-X-Files” e descobriu que todos eles eram muito menos misteriosos do que o que é sugerido. A maioria das vítimas era, como o irlândes Faherty, idosas, moravam sozinhas e tinham objetos inflamáveis por perto (cigarros, velas, etc) quando morreram. Várias foram vistas pela última vez consumindo álcool ou fumando.

Se a pessoa está dormindo, embriagada, inconsciente, muito fraca, ou incapaz de se mover e apagar as chamas, as suas roupas podem agir como um pavio, e a gordura do corpo – inflamável e muito perto da superfície da pele – alimenta o fogo.

Os incêndios são notoriamente instáveis, às vezes as chamas se espalham para outros lugares, outras vezes não. Às vezes, incêndios consomem todo o corpo, outras vezes não. Tudo depende das circunstâncias específicas de cada caso.

Nickell também joga um balde de água fria na ideia de que corpos só podem ser consumidos pelo fogo em temperaturas muito mais altas do que as chamas comuns poderiam oferecer. Ele afirma que experiências mostram que a gordura humana pode chegar a uma temperatura de cerca de 250 graus Celsius quando queimada.

O caso de Michael Faherty pode não ser tão misterioso quanto parece. Afinal, havia uma lareira perto de seu corpo queimado. É provável que uma faísca ou brasa possa ter lançado fogo em suas roupas, deixando elas em chamas. Mas o fato ainda não está claro porque o investigador excluiu a possibilidade da explicação ter vindo de fora.

Se a combustão humana espontânea é um fenômeno real – e não o resultado de uma pessoa idosa ou doente perto de uma fonte de chamas – por que não acontece com mais frequência? Há 7 bilhões de pessoas no mundo, e ainda não conhecemos relatos de pessoas que explodiram em chamas enquanto caminhavam pela rua, assistiam jogos de futebol ou bebiam um café em uma lanchonete.

Se a combustão humana é um fenômeno raro e real, estatisticamente devíamos ver muito mais casos disso. Quando acontece um suposto caso de CHE, ainda é necessário um conjunto muito específico de circunstâncias – que geralmente sugerem uma explicação mais lógica. [Life's Little Mysteries]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

35 Comentários

  1. tem gente aqui que nao sabe nem oq esta falando,

    claro que é possível existir combustão espontanea, li nos comentarios acimas que uma pessoa pergar fogo do nada sem um combustivel nao é possivel, pra quem nao sabe para se queimar algo, o nescessario é apenas, fonte de calor, oxigenio, e combustivel

    fonte de calor: seu corpo ja produz calor naturalmente, o proprio ambiente produz calor, energia estatica é uma fonte de calor.
    oxigenio: obtido no ar (logico)
    combustivel: gorduras produzidas pela sua propria pele, reservar energeticas do seu corpo(famosos pneuzinhos), roupas podem alimentar o fogo.

    Thumb up 2
    • Acho que o senhor esqueceu de considerar que uma pequena fonte de fogo nunca queimaria em tão pouco combustível abarrotado de líquidos nada comburentes. O único modo de pegar fogo e do fogo ser mantido seria uma grande chama repentina, e se você calcular algumas variáveis vai ver que o fogo teria que surgir em segundos já do tamanho de 2/3 do corpo. Inclusive é normalmente a quantidade que queima nas vitimas, e também as vitimas parecem não reagir as vezes o que ajuda a comprovar que a chama é grande e BEM densa. (o que é muito improvaveeeeel)

      Thumb up 6
  2. ei, nós somos feitos de composto orgânicos isso em decomposição cria-se um gás,voces sabem.então podemos pegar fogo,ha não esqueça que somos uma bateria(ou que temos energia e isso pode levar a combustão)…então podemos sim pegar fogo.

    Thumb up 3
  3. são espíritos que habitam o vácuo. não são pessoas que morreram. são habitantes que sempre viveram nesse vácuo e se apresentam como espíritos, santos, anjos, deus ou alma de pessoas mortas para serem bem recebidas pelos leigos. Leia o Livro Universo em Desencanto. CULTURA RACIONAL.

    Thumb up 4
  4. Para quem me conhece, sabe que eu defendo a combustão espontânea e afirmo que é causada pelos raios gama vindo do confins do universo. Dou várias provas disto e afirmo que é verdade. No site mostrado acima ou no blog: “Olhando o Universo” (parágrafo-7). Dou várias provas desta combustão expontânea. Isto não acontede só com seres humanos e sim com pássaros peixes e animais na floresta, etc. Estes raios já foram até fotografados e filmados por câmaras de vigilancia e clacificados como se fossem espíritos, montagens, etc. Há mais de cinco anos venho estudando este fenômeno da natureza.

    Thumb up 5
    • Interessante… queria saber mais do seu ponto de vista.

      Thumb up 3
    • Concordo… uns pegam fogo, outros virão hulk

      Thumb up 3
    • Ops…. viram hulk…… perdoem meu português

      Thumb up 4
  5. Eu acho que a chave deste misterio esta no comportamento das pessoas em si por exemplo o fato de ter niveis altos de alcool no corpo pode ser um fato que ajude ou não?talvez o material dentro da pessoa entre em combustão.

    Thumb up 0
    • Tentei editar o comentario e disse… vc não tem permissão para editar o comentario?????

      Thumb up 0
  6. É só mais uma invençãozinha humana pra alimentar o imaginário e produzir filmes de terror….

    Thumb up 2
    • É bem possível!

      Thumb up 0
  7. A unica combustao humana q acredito é na gastrite nao tenho, mas os que tem dizem q é igual um vulcao queimando tdo por dentro ,só falta sair a larva……rsrsrsrs

    Thumb up 5
    • estude um pouco mais
      e não seja ig……

      Thumb up 1
  8. É laser que cai do céu. Tem um avião militar 747 que é exclusivo para um super laser, com uma bola no nariz que é o disparador hahahaahahahahah

    Thumb up 3
  9. Há uma crenca de que tudo o que a ciência não sabe (NÃO EXISTE OU NÃO É REAL). temos que no recordar que a ciência está constatemente a actualizar dados sobre DESCOBERTAS antigas.

    Alguns sinais de curto circuito, antes deste se transformar em fogo, são muito calor no objecto em causa….
    Nosso corpo por vezes experimenta esses sinais de ‘curto circuito’ que muitas vezes são combatidos ou pelo próprio corpo ou com ajuda de medicamentos.
    Imaginemos que os que possam ter passado por CHE tenham sentido o sobre aquecimento do corpo e depois explodiram e morreram sem deixar informacões do que passaram??? A ciência ainda tem longo caminho para percorrer…..

    Thumb up 4
  10. No comentário que fiz na última matéria que li sobre esse assunto disse que não acredito em combustão espontânea, mas conversando com uma pessoa esses dias, surgiu na conversa algo sobre no nosso corpo ter um “mecanismo” um “órgão” que produz uma centelha, que teria a função de nos manter quentes – sei que nosso corpo se mantêm aquecido devido a circulação sanguinea, tecido adiposo, atc..- mas aí eu fico pensando, se isso realmente for possível (tem muitas coisas e fenômenos que não tem respostas ainda), se essa centelha causasse a combustão por algum motivo, já que a combustão espontânea começa dentro do corpo. Afinal nós não somos seres apenas físicos, não somos apenas matéria, tem muitas coisas que ignoramos e não entendemos…
    Enfim, vou procurar saber mais desse assunto com a pessoa que conversei, eu gosto muito de ciência mas também amo misticismo, acho que quando todos começaram a pensar na ciência e no misticismo como um só, várias respostas irão surgir.

    Thumb up 7
    • Realmente, uma pentelha é capaz de incendiar qualquer um.
      Eu mesmo tenho uma sobrinha que não é mole. Ela me faz ficar vermelho, incandescente de raiva.

      Thumb up 3
    • Angélica, mantenha-nos informado caso venha conseguir informações, pois também sou fascinado pelo misticismo.

      Thumb up 1
  11. O Corpo humano funciona graças a energias químicas e elétricas. Nosso cérebro é uma tempestade e o funcionamento neural é elétrico, o sistema nervoso é baseado nisso. Peço perdão se falei algum absurdo, mas acho que é por aí. Se nem os médicos e anatomistas profissionais têm certeza se é real ou não a combustão humana, quem seria eu pra tomar uma posição. Mas baseado no que disse anteriormente, eu acredito que possa ser possível, embora muito raro, mas também acho que deve sim haver influência externa, como um momento de fotossensibilidade não diagnosticado, ou contato com algo quente desencadeia o raríssimo fenômeno de combustão dentro do corpo.

    Thumb up 5
  12. Quando saiu aqui na hype os casos espantosos de combustão espontanea, eu fiz uma pequena pesquiza, que acabou me levando ao site do how stuff works e ao discory channel, onde tinha relatos sim de pessoas que entraram num processo de combustao espontanea enquanto dirigia um carro,ou quando estava apenas estressados ou com a pressão alta, entao o texto poderia ser revisado nesse sentido e os comentarios poderiam visitar essas fontes que eu citei sobre o assunto eu acho que lança uma valiosa visão sobre a coisa…

    Thumb up 5
    • Eu tbm vi essa reportagem como vc fez Theo, e cheguei a essa conclusão de q há combustão humana sim.

      Thumb up 1
    • Cara lembre-se de que existe algo chamado “sensacionalismo”, e canais como discovery adoram o tal… vocÊ não pode ouvir um rumor, uma história, e tirar uma conclusão sem analisar o caso detalhadamente…

      Thumb up 2
  13. Já vi mais matérias sobre combustão espontânea aqui no HypeScience.. Assim fica repetitivo, o conteúdo é basicamente o mesmo.

    Thumb up 3
  14. Como pode um corpo q é na sua maioria feito de agua pegar fogo e queimar ? Q existe algo inesplicavel, isso existe,os corpos foram queimados de dentro p\ fora , aquí ñ foi postado uma foto q foi o motivo de um dos estudos, na foto há restos da roupa da mulher q ñ queimou, do corpo só sobraram uma perna e um pé o resto é cinzas,como explicar? Nosso corpo é uma fabrica de ácidos e quimicas, então é provavel q raramente eles entrem em combudtão como num balde onde misturamos vários produtos quimicos ha explosóes e combustão tal qual um corpo q contem gorduras q é altamente inflamavel.

    Thumb up 3
    • Glória, querida, o que está pegando fogo é a sua gramática. Não fique chateada, minha linda, mas: inexplicável não escreve com “s”; “Aqui” não tem acento; Fábrica tem acento e química também;
      Explosões é com til e não acento agudo; E por fim, “gorduras que são altamente inflamáveis” é o correto, para haver concordância verbal. Bj.

      Thumb up 0
    • Eu nem consegui entender o que ela disse…

      Thumb up 0
  15. Uma pessoa pegar fogo do nada, sem qualquer combustivel, é tolamente impossivel.

    Thumb up 1
  16. Uma pessoa pegar fogo do nada, sem qualquer combustivel, é tolamente impossivel.

    Thumb up 2
  17. Não existe combustão humana espontânea, sempre existe um fator externo(vela, cigarro…) qe faz com qe a pessoa pegue fogo.

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
120111-coslog-planets-830a.photoblog500
Há 160 bilhões de planetas na nossa galáxia?

Será que o Sol, na s...

Fechar