Começa a construção do carro mais rápido do mundo, o Bloodhound

Por , em 9.02.2011

Projetado para atingir uma velocidade de 1.600km/h, o supercarro britânico Bloodhound começa a ser construído oficialmente neste mês e já tem uma missão: quebrar o recorde mundial de velocidade terrestre, na superfície de um lago seco da África do Sul, no ano que vem. O recorde atual é de 1.228hm/h, com o carro Thrust SSC.

O Bloodhound foi projetado nos últimos três anos. Ele será alimentado por uma turbina do caça europeu Typhon e foguete híbrido de 400 quilos. Em conjunto, as duas “usinas de energia” totalizam 135 mil cavalos de potência, em um veículo que pesa seis toneladas. Com isso, o carro supersônico deve acelerar de 0 a 1.600km/h em apenas 45 segundos, o que equivale a 180 vezes a potência de um carro de Fórmula 1.

Estão envolvidos na construção de peças do supercarro os especialistas aeroespaciais da Hampson Industries, engenheiros do Advanced Composites Group – famosos pelo seu trabalho em veículos de alta tecnologia que utilizam carbono e materiais de fibra de vidro em sua composição – a ACG, entre outros.

Todo o projeto envolve muitos detalhes. As rodas de 900 milímetros de diâmetro, por exemplo, serão fabricadas a partir de uma liga de alumínio. Elas terão que trabalhar em uma rotação de 10 mil RPM e, ao mesmo tempo, suportar os grãos atirados pelo supercarro durante seu trajeto no lago seco. Os discos serão produzidos a partir de uma classe escolhida pela fabricante de produtos espaciais Lockheed Matin, a partir de simulações envolvendo o disparo de partículas em placas de metal.

O motorista do Bloodhound será o piloto do recorde anterior de velocidade terrestre, Andy Green. Além dele, o diretor do projeto Richard Noble e o chefe de aerodinâmica Ron Ayres também participaram da construção do Thrust SSC e agora participam do projeto do Bloodhound. Veja aqui o vídeo produzido pela BBC Brasil sobre o Bloodhound SSC. [BBC]

11 comentários

  • Mateus Parodes:

    Pra que a pressa? 😀

    • ligodracir:

      Só espero mesmo é que ninguém morram nesse experimento

  • joao paulo:

    e quanto custa

  • Ícaro:

    não sei por quê, mas quando vi essa notícia só uma coisa veio à minha cabeça: F-ZERO

  • Anderson Dantas:

    Num sei pra que gastar tanto dinheiro atoa…

  • victor:

    ridículo, qual é a grande moral? qual a utilidade?

  • X:

    Isso é mais um jato sem asas do que um carro.

  • Júlio Eduardo:

    Realmente a notícia é “diferente” mas… o que isso traz de informação e experimento para evoluir alguma coisa??? Isso tudo é só pra quebrar um récorde???? Isso me lembra Assum: o récorde era dele!!!! Bem feito!!!!! Prefiro o carro da Google que utiliza inércia + auto-propulsão somados à qualquer pequena corrente de vento, que com o mecanismo do carro é transformada em torque e o veículo inicia seu movimento (sem uma gota de combustível, apenas força do vento multiplicada em suas engrenagens). De qualquer forma, valeu a matéria e o espaço para comentários!!!

  • gadioca:

    WOW como será o modo de foguete( esse eu já sei)to faland d ligar o foguete

  • Everton:

    Melhor: Aqui no Brasil vão anunciar este carro na versão a biodiesel a um valor de 1 milhão de doláres a menos.
    No final, o carro vai sair 3X mais caro, vão abandonar o biodiesel, pois acharam petróleo na Baia de Guanabara, vamos pagar 60% de imposto sobre as rodas, iremos ter a promessa do AeroCarro do Acre até Tocantins. Mas os deputados e seus filhos e netos, terão direito a usa-lo sem custos adicionais, mesmo no período de recesso de 4 meses que possuem.
    😀

  • Uirajá:

    Se vier para o Brasil, vão dar um jeito de criar a versão 1.0 a álcool. 😀

Deixe seu comentário!