Comer tatu causa lepra

Por , em 4.05.2011
Você se depara com um tatu e seu primeiro pensamento é… comê-lo? Caso seja, esqueça. Cientistas descobriram que o contato direto com o animal – incluindo o curioso hábito de ingeri-lo, causa a hanseníase, doença mais conhecido como lepra.

Os cientistas do Governo dos Estados Unidos procuravam uma resposta para um intrigante e misterioso surto de casos de hanseníase no sul do país. A doença, afinal, é difícil de ser contraída, muito mais do que nos tempos bíblicos ou na Idade Média, por exemplo.

Testes genéticos revelaram que a doença antiga ainda pode ser causada ao “manipular frequentemente” tatus – ou comer essa criatura de aparência bizarra, conhecida em algumas regiões dos Estados Unidos como “lombada caipira”. Aparentemente, algumas pessoas apreciam fazer refeições com os animais atropelados na estrada.

Apenas cerca de 150 casos de hanseníase são registrados a cada ano nos Estados Unidos, principalmente de pessoas que tinham estado em lugares como Índia, Brasil e Angola, onde a doença é mais comum.

Porém, o risco de adoecer de um tatu é baixa. A maioria das pessoas expostas a eles não ficar doente com a antiga praga, conhecida cientificamente como hanseníase e agora facilmente tratável.

Tatus são um dos poucos mamíferos que abrigam as bactérias que causam a doença às vezes desfigurante que primeiro aparece como lesões incomuns e irregulares na pele.

Embora a hanseníase seja infecciosa, é difícil de pegá-la. Correm maior risco os familiares que estão em constante contato com uma pessoa não tratada. A hanseníase não pode ser transmitido através do contato casual, como aperto de mão, ou pelo sexo.

A doença é curável através de tratamento precoce de antibióticos antes que ocorram complicações. Os medicamentos matam as bactérias normalmente em poucos dias e as tornam não-contagiosas. Geralmente, leva um ano ou dois para limpar totalmente o germe do corpo.

Se não for tratada, a hanseníase pode causar danos nos nervos tão grave que as pessoas perdem a sensibilidade nos dedos das mãos e pés, levando à deformidade e incapacidade.

Enquanto o germe ataca a pele, as mãos e os pés dos seres humanos, ela tende a infectar o fígado, baço e os linfonodos dos tatus.

Daqui para a frente, se você encontrar um tato por aí, o que deve fazer? “Deixem os animais em paz “, aconselha o pesquisador Richard Truman, do Programa Nacional de Hanseníase. Warwick Britton, da Universidade de Sydney, na Austrália, também dá sua dica: “Evite abraçar tatus”. [MSN]

33 comentários

  • Biia ♥:

    Pensei que só desse dor nas costas …

  • Regys D’adab:

    A etiologia da doença diz que a doença se manisfesta em áreas onde há o avanço da urbanização sob a mata nativa e desaparece com a urbanização, sem uma causa aparente, ou seja quando todos os animais silvestres já tiverem sido consumido. E as populações mais atingidas são os quilombolas e indígenas que habitam as periferias das cidades e o interior das matas, onde vivem os animais silvestres dos quais se alimentam.

  • Regys D’adab:

    Preciso de ajuda urgente. Ontem dia 04/05/2014 fiz o concurso do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento-MAPA para o cargo de Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal- AISIPOA, como eu sabia que não passar devido a concorrência (mais de 2000 pessoas para uma vaga) e resolvi seguir a orientação do site hypeScience na hora de responder a questão n° 32 prova cinza tipo 09, só pra entrar com recurso. Então preciso das referências desta matéria.

    • Regys D’adab:

      Assinale a alternativa cuja doença e respectivo agente etiológico NÃO sejam considerado uma zoonose. A) Antraz-Bacillus anthracis B)Mormo-Burkhoderia mallei C)Hanseníase-Mycobacterium leprae D)Febre maculosa-Rickettsia rickettsi. Segundo o gabarito da prova a resposta errada seria e letra C)Hanseníase-Mycobaterium leprae. O que entra em confronto com a informação do site HypeScience, pois se o consumo do tatu provoca lepra então a lepra é uma zoonose, doença transmitida ao homem pelos animais.

    • Regys D’adab:

      Se o meu recurso for deferido e a questão for anulada será uma o Ministério da Agricultura deverá publicar uma nota alertando que o consumo de animais silvestre entre eles o tatu, simbolo da copa do mundo, pode ser uma forma de contrair a Hanseníase. Dessa forma poderemos erradicar essa doença, quando a mesma se relacionar ao consumo da carne de animais silvestres. Será uma oportunidade para os animais silvestres continuarem existindo e do banimento da talidomida medicamento usado no tratamento.

    • Marcelo Ribeiro:

      http://goo.gl/a1lNls

    • Regys D’adab:

      O Brasil é o segundo colocado em casos de lepra perdendo apenas para a Índia, só que lá a contaminação é devido ao consumo da carne dos cadáveres cremados às margens do Rio Ganges (Ritual Aghori. Na Índia a distribuição da talidomida se dá diretamente nos postos de saúde para evitar que os comprimidos sejam ingeridos por mulheres grávidas, pois provoca má formação fetal com atrofiamento dos membros. Os restantes dos casos estão espalhados pela faixa tropical do globo principalmente na África.

  • Beto de Freitas:

    Mas existe licença para comprar carne legalizada de tatu e não tem problema algum. É errado comer tatu selvagem, agora os criados em cativeiro para consumo, como vacas ou porcos podem ser comidos tranquilamente e o gosto é muito bom. Pro pessoal que critica quem consome a carne.

  • gloria:

    Todos os animais deveriam transmitir alguma doença aos humanos,ao serem comidos , assim eles ñ seriam mortos p\ serem devorados por gente q tem muitas outras coisas p\ comer.Alguém como carne de gente?Não, porque doe e sangra, nos animais tbm acontece o mesmo. Somos feitos da mesma matéria!Se doe em nós ,doe tbm neles.

    • Oliveira Alves:

      Quem gosta de comer esses animais, são aquelas pessoas miúdas de inteligência, e cachaceiros é sabido que quase todos animais na natureza, tem algum tipo de vírus ou bactérias que podem ocasionar algum tipo de doença ao ser humano, exemplo: o macaco trás consigo o vírus da AIDS, os caninos trás a doença de crônco e a ganorréia que é passada através de contato sexual.
      Comer cobras, ocasiona o surgimento de feridas no corpo, COMER TATU,pode ocasionar a LEPRA,explico, a cura para a doença, foi descoberta através de esperiência com o tatu que trás em si a bactéria da doença, existe outras infinidade de doenças que são transmitidas através de animais tanto silvestre, como doméstico, agora se a pessoa que ficar sem os dedos, sem os pés, e com o corpo cheio de feridas, vai fundo, o tatu tá aí prá isso mesmo.
      Acho um absurdo que em pleno século 21, ainda ter mente tão pequena, ao ponto de achar que estão abafando, matando e comendo a carne dos animais silvestre, será que não pensam que além da doênca, estão levando diversos animais a extinção? É uma vergonha, tantas coisas para comer e vai comer logo carne de tatu e de outros animais. Daqui a pouco estão comendo carne do ser humano. Alias, quem come carne de tatu, pode tá certo que está comendo também carne de defundo, prato predileto do tatu. Eka.

    • João Alberto:

      Defunto é prato do tatu peba.

    • Carlos Magno Q S:

      Na realidade animais silvestres não foram criados, para serem consumidos como alimentos. Temos exemplos disso na própria história. P.Ex, Na época da rota da seda(*) usou-se, importar para a Europa a Marmota(*) oriunda da Mongolia e da China(*) A marmota por possuir uma carne de sabor semelhante ou superior a carne de porco, foi responsável por disseminar a maior peste da Europa em fins do Sec XIV(*) que segundo consta levou a morte + ou menos 20 milhões de pessoas(

  • EDSON MENDES NERY:

    tatu, que delicia,assado bem temperado que maravilha……

  • paulo:

    sempre comi tatu,nunca tive nada. todos familiares ja comeu tatu de todos jeitos com batatas ,cebolas de todos jeitos
    tirando o tatu cavalo o resto é lucro mais ja comi tb.
    cientista sao a maioria loucos inventao muito pq nao tem capacidades da propria ciencia,um caipira da roça tem mais sabedoria! nao confuda cultura com sabedoria!!!

    • Oliveira Alves:

      Paulo, do jeito que vc escreve, vc tem razão de chamar os cientístas de loucos.
      O caipira, come tudo que consegue matar, mas acredite ele come porque não tem nada prá comer, pergunte prá ele se o mesmo prefere um tatu ou um quilo de contra file?
      Continue comendo essa porcariada logo vc verás que não tem mais dedos e nem pode sair mais na rua porque vão correr de vc, boa sorte.
      CULTURA VC ADQUIRE, SABEDORIA, VC NASCE COM ELA, MAS QUANDO VC NÃO COLOCA A MESMA EM PRÁTICA, vc será um eterno BURRO. FUI.

  • bell:

    eu tenho uma filha de 8 anos que teve hanseníase com 6 anos e tratou durante 2 anos no HC de são paulo.Fiquei intrigada pois os meus antecedentes são do nordeste e lá costumam comer tatu e a contactante mora na Bahia.

    • Oliveira Alves:

      Bell a bactéria da hanseníase, não tem nada haver com o costume de seu antecedentes, a bactéria da hanse, está em todos os lugares mas para que alguém adquire a doença, é preciso um contato mais prolongado com aquele que já está com a doença, na sua grande maioria, as pessoas tem o organismo resistênte a essa bactéria, outras já são propença para adquirir a mesmo. Ela não contamina através do ar como uma gripe, mas através de contato prolongado. Uma boa notícia, se alguém desenvolver a doença, depois de tratada e curada, não pega mais a doença, pois o organismo cria resistência.
      porque se fosse o contrário ou seja, todas as pessoas pegasse a doença, como ficaria os médicos que tratam dessas pessoas? Mas acredite, carne de tatu, Causa a doença de hanse.Boa noite.

  • Edson A.Silva:

    Somos livres para comer o que quisermos mas se existe pesquisas que informa o que comer com qualidade e que não modifique nossos sistemas imunologicos e geneticos, por que não.

  • MAURO:

    Concordo plenamente com o Elton Paes.

  • Magda Patalógica:

    Consulte o coveiro antes de comer tatú.

    Nas cidades, o lugar onde há maior incidência de tatús, é no cemitério.
    Lá eles se alimentam da carne dos cadáveres.

    Comer tatu…Eu, hein!!!???

    Fui

    • Regys D’adab:

      Certamente o pobre do bichinho nunca conseguiria fazer um buraco no caixão para acessar o cadáver, então ele tem que esperar o caixão se desintegrar para roer os tendões que ficam grudados nos ossos. Comer tatu é bom que pena que dá dor nas costas, porque o bicho é baixinho e é por isso que eu prefiro as cabritas. Quem foi menino no sertão sabe do que se trata a letra da música da banda Manonas Assassinas. Que saudade das cabritas e das guerra de mamona verde que travávamos quando criança.

  • EltonPaes:

    Realmente essa moderação esta ridícula!
    parece que estamos em meio ditadura!
    eu não comento mais nada!
    quase todos os meus comentários não aparecem!
    hypercience caiu no meu conceito.

  • JOANA:

    meu namorado aprecia o sabor de uma farofinha de tatu… particularmente não acho graça…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Walter Weber:

    Já saboriei Tatu assado, frito, charqueado e ensopado (do tipo “bola”, porém o sabor é muito forte).

  • EltonPaes:

    kkkkkkkkk
    minha vó conta que quando era adolescente ela comia tatu e gostava…
    eu em…

  • TATU:

    Pimenta no tatu dos outros é refresco, né!!!

    • MAURO:

      Concordo plenamente com o Elton Paes. Se não for exatamente aquilo dentro dos parâmetros da “direção”, nada sera publicado. Cada três ou auatro comnentários que faço, um é publicado. Vamos ver este.

  • Carlos Machado:

    Comer tatu é bom, que pena que da dor nas costas….

    Velhos temposss :\

  • marcos:

    e tb da dor na coluna…nas costas..

  • Prii:

    “E é por isso que prefiro as cabritas…” ♫ -nnnn

  • Dr. Laboceta:

    inconcientemente … já me veio Mamonas assassinas no pensamento

  • felipe:

    Comer tatu é bom que pena que da dor nas costas.

    Mamonas Assassinas.

  • Ruryk:

    Ia citar a música dos Mamonas, mas creio que essa foi a primeira piada que todo mundo pensou ao ler isso…

Deixe seu comentário!