O universo em um clique

Como compilar todas as informações de uma Olimpíada

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 5.10.2011 as 13:00

Share

Falta menos de um ano para abertura dos XXX Jogos Olímpicos, em Londres. O evento, que se inicia em 27 de julho de 2012, vai levar à capital britânica oito milhões de espectadores, milhares de jornalistas e atletas de 204 países. Para levar ao mundo tudo o que vai acontecer por lá durante as duas semanas de Olimpíadas, uma equipe de técnicos está preparando a infraestrutura de comunicação.

A agência britânica BBC conversou com Michele Hyron, que trabalha na multinacional Atos. Esta empresa está responsável por toda a Tecnologia da Informação (TI) que envolve o antes, durante e depois das Olimpíadas 2012, o que inclui desde os dados de cada pessoa envolvida nos Jogos até a catalogação de informações que serão transmitidas pelas TVs do mundo inteiro.

Michele, que está trabalhando na sua terceira Olimpíada de verão (além de Atenas 2004 e Pequim 2008, esteve presente também nos Jogos de Inverno de Salt Lake City 2002), explica sobre o processo de organizar tantos recursos materiais e humanos para um megaevento desse porte.

Todos os dados que você vê na televisão, durante uma transmissão esportiva (coisas como nome e nacionalidade do atleta, cronômetro da prova, lista oficial de competidores, etc.) são de responsabilidade da equipe de TI. Tudo o que sai para o estádio, a televisão, internet, celulares e boletins informativos, é a equipe de TI que fornece. Isso gera um total, segundo estimativas, de 5 exabytes (ou 5 bilhões de gigabytes) em dados.

Com o advento da televisão digital, que será a grande vedete da próxima Olimpíada (em Pequim 2008 a tecnologia ainda estava em testes), Michele explica que o trabalho de TI é redobrado. Como já estarão disponíveis, por exemplo, as opções de interatividade e escolha de canais, é preciso tabular os dados para todas as transmissões, simultaneamente, além de criar bancos de dados especiais para o caminho entre espectador e emissoras.

Até 2014, conforme avaliação de Michele, 90% das transmissões esportivas no mundo já devem estar operando segundo o padrão digital. Isso requer, de acordo com ela, uma nova capacitação de técnicos de TI. Michele conta, inclusive, que iniciou a carreira em TI sem saber operar a maioria dos softwares que hoje são dominados facilmente por grande parte da população com acesso a computadores.

Hoje em dia, contudo, é necessário dominar uma ampla gama de conhecimentos tecnológicos apenas para ser parte do processo que é organizar, informativamente falando, um evento do porte dos Jogos Olímpicos. As novas mídias, segundo Michele, facilitam o trabalho de quem atua no ramo, mas nem por isso deixam de exigir capacidade técnica. Em suma, é preciso acompanhar as mudanças que surgem na área da informação periodicamente. Neste caso, a cada quatro anos. [BBC]

Stephanie D’Ornelas é estudante de jornalismo, tem 19 anos e adora um café e um bom livro. Também escreve para o Jornal Comunicação da UFPR.

Site

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.