Como criar uma estrela na Terra

Por , em 30.04.2010

Cientistas americanos que trabalham para o governo estão tentando usar o maior laser do mundo para criar uma reação nuclear que faria uma estrela ser criada na superfície da Terra. Assustador, certo?

O experimento está programado para acontecer ainda neste ano. Mas não se preocupe – será uma mini-estrela contida por instalações preparadas. Os cientistas esperam que, se tiverem sucesso, os problemas de geração de energia no nosso planeta estará resolvido.

A fusão nuclear que os pesquisadores estão programando é um sonho que parecia muito distante, quase uma fonte milagrosa de energia que estaria fora do nosso alcance. Todas as outras tentativas de gerar esse tipo de poder foram fracassadas. O escritório de contabilidade do governo acredita que o experimento irá falhar novamente – ele já está atrasado e eles estimam que o empreendimento é impossível ainda neste ano.

Conheça a receita para criar sua própria estrela:

Passo um – tenha em mãos o maior laser do mundo. Ele irá se parecer com uma enorme fábrica, cheia de tubos.

Passo dois – divida o raio laser em, pelo menos, 192 raios menores. Mire todos eles no mesmo ponto.

Passo três – no ponto X estará um pedacinho de deutério e trítio, dois isótopos reativos de hidrogênio que podem ser extraídos de água do mar. Proteja esses átomos com uma camada de ouro que será menor do que um dedal.

Passo quatro – dispare o laser!

Se tudo der certo (e você não explodir o planeta) a ação resultante será mais quente do que o Sol (100 milhões de graus Celsius) e irá forçar a fusão dos dois isótopos. A fusão irá liberar energia e nêutrons. Parabéns, você conseguiu criar a sua estrela! [CNN]

• Mário Grossi:

LOL. Receita para uma estrela. hehe. Mas, falando sério, seria uma façanha e tanto.

• Iônatan Novaes:

Puts, e quando essa estrela virar um Buraco negro e devorar o planeta???

• Renata:

O.o Buraco negro?

Meu caro estrelas não viram buracos negros… O que ela pode vir a fazer é se tornar uma supernova no fim de sua “vida”… Antes da supernova quem sabe ela se torne uma gigante vermelha, e daí possa devorar o planeta, mas nada indica algo do genero…

• Lucas S. Silva:

Sim, Renata. Estrelas viram “buraco negro”, e a única exigência para isso, é que, ela(estrela) tenha cerca de 3 massas solares.

• TruweDnaid:

Caraca, e eu que pensando que fazer estrelas em laboratório era coisa só para o Doutor Octopus do Homem Aranha, hahahahaha.

• henrique:

ola, testei aqui em casa embora tenha tido algumas dificuldades para revestir com ouro os isotopos, porem tive resultado positivo e criei minha estrela, mas ela nasceu rosa, como eu faço pra mudar de cor? se nao der como eu mato ela ? porque rosa nao da ne !

• joao:

OBa! eu fiz em casa uma estrela deu certo Obrigado!

xD

• sebastiao aquino:

acho fantastico tudo o que o homem tenta fazer para novas descobertas,pois tem uns que falam que o homem ta tentando ser deus,,nao e isso quem acha isso e que quer ser sabio mais do que deus porque ele acredita no que nao ve mas nao acredita no que pode ser tocado..nao se pode misturar ciencia e religiao pois ciencia CRIA E RELIGIAO AO CONTRARIO DESTROI OU MELHOR NAO PROCURA NADA PRA MELHORAR A VIDA SO CONSELHO QUE NEM MESMO ELES SABEM DO QUE FALAM..

Eu acho a idéia ótima, mas para ser melhor, tem que reunir todos os cientistas que admiram essa idéia reunidos no mesmo lugar do esperimento, assim essa coisa explode e acaba essa idéia, homens querendo ser Deus, é palhaçada… Assim foi com quem inventou a pólvora, deu no que deu.

Isto sim é que é o santo graau da tecnologia. Com isto poderemos enfrentar a era do gelo futuramente, conquistar planetas gelados, enfim fazer nossa tecnologia deslanchar.

• Fernando Ricardo:

É mesmo!! eles poderiam criar uma arma com isso e destruir todo o mundo !!!!! demais!!

• aldo vieira:

a cada dia que passa,tenho mais ódio desses cientistas americanos,chegará um dia que eles irão errar seus experimentos e quem ira pagar esse erro??? se o criador do mundo errou,quem garante que esses “malucos” não vá errar???

Não se preocupe com os cientistas americanos, preocupe-se com os russos e, principalmente, chineses!

Nos EUA há, por mínimo que seja, regulamentos a serem seguidos. Nos paises comunistas, não há a mínima preocupação com consequências funestas de experimentos. Eles só se preocupam com as ameaças de reação dos EUA, ISSO SIM!

Daí que, se houverem erros, virão ou da China ou da Rússia e só saberemos quando for tarde demais.

• sergio_panceri:

ótimo argumento, agora saia daqui e volte para a selva.

boa sorte convivendo com os índios e as jaguatiricas.

• Denis Lima:

Essa arma já existe há bastante tempo: Bomba H
    e esse conceito é super velho. Que eu me lembre, existia um reator de fusão (acho que o nome are Toravak ou alguma coisa desse tipo engraçada kkkk – preguiça de procurar no google =/) que gerava temperaturas que superavam a do sol (superfície ou núcleo?? Idk!) e o plasma era contido por eletroimãs feito por supercondutores refriados e essas coisas todas que a gente não tem em casa =/. Então ficava quentinho por dentro frio pacas por fora =D.
    Ainda estamos na busca da fusão a frio. Derrepente é a solução.
    That’s all folks!!!

• Rafael S:

** Eles não podem criar uma arma com essa tecnologia? **

É sempre essa a idéia real…. esse papo de “ajudar a humanidade” é so pra evitar que a população lute contra as pesquisas…. Einstein que o diga….

• Abner:

eu consegui, ela dura algumas horas, sempre faço uma nova aqui no quarto nas noites frias
    vale a pena

• atilada:

Super fácil! Vou fazer em casa! hehe

• Sniff:

Será que é o doutor Octopus está tomando a liderença do projeto ?????????

• Gerson:

Acho que o termo “explodir o planeta” foi meio forçado… A fusão já foi realizada na terra com quantidades bem maiores de isótopos de hidrogênio do que as que serão usadas nesse experimento, e o máximo que aconteceu foi uma explosão atômica (bomba H), que não dá para destruir nem mesmo um asteróide, quanto mais um planeta inteiro.

• Lauro:

Sugestão: Vamos gerar essa estrela dentro do LHC, quando ele estiver gerando buracos negros. assim se algo der errado um engolirá o outro

… Então o ”capetão” furou o zoi da mãe dele de tanto alisar !!!
    Esses FDP estão ”caçando” um jeito de se fuder e fazer que a gente se foda com eles , coletivamente !
    Se eu for por inferno (espero q não), irei comê-los com a pimenta mais ardida aplicada no ”fiu- ó- fó ” deles !
    Estão procurando um meio para acabar conosco !!!
    Se eu for … vou assar-los no ponto mais quente com Urânio, Césio e outros radiativos .
    Porque que esses manés não inventa um meio de acabar com a fome, doenças e com as indiferenças sociais !
    Até sinto que o capetão vai ter problemas… e que ele também !!!

Isto é o santo graau, para se resolver os problemas que o planeta pode ter com a nova era do gelo. Com isto seria possivel aquecer várias colonias habitáveis e evitar a extinção da raça humana.

• Filipe:

BURU
    Se esse 1 bilhão de dólares resolver o problema energético mundial, pode ter certeza que terá valido a pena, pois não seria mais necessário inundar milhares de metros quadrados para construir hidrelétricas (destruíndo a natureza local e tirando a moradia das pessoas da área), a poluição causada por usinas termoelétricas seria reduzida, os produtos de um modo geral ficariam mais baratos porque o custo com energia seria reduzido… Ao invés do governo ficar investindo na diversificação da matriz energética, seria necessário investir em algumas usinas de fusão nuclear e o restante do dinheiro poderia ser investido em saúde, educação.
    Na verdade não falta dinheiro para o governo, o problema é que ele não chega no destino.

• MOITAVERDEJANTE:

SERIA EXCELENTE, QUE EXPLODISSE NO COLO DELES.

• Aldo:

Puts !!! estou com problemas no passo 2, só conseguí dividir o laser em 191 raios !!!

• Pier Stark:

é a mesma experiencia do homem aranha! Até o tritio com camada de ouro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

O poder do sol na minha mão. É meu parceiro, 1 milesimo de segundo ou mais ou menos só dá o primeiro passo para infinitas aplicações a serem usadas. E quando falamos dos Red, White and Blue, já devemos logo imaginar tecnologia bélica. Quanto ao 2012, provavelmente uma galera deve se suicidar antes do fim do mundo como na virada do milenio quando teve a tal premonição do nostradamus.

• BURU:

Na receita acima, esqueceram de mensionar que você tem de ter também bilhões de dólares, de preferência vinda dos cofres públicos,
    dos impostos que o cidadão paga, na esperança de ter um hospital para tratar suas doenças, escolas para seus filhos, um ambiente sem poluição, uma policia eficiente que combata o crime, e muitos, de ter um prato de comida, pelo menos uma vez no dia.Mas isso são detalhes pequenos que podem esperar…tomara que não explôda e arrase com tudo lá.

• Robson:

Tosco, essa “estrela” não vai durar nem 1 milisegundo direito. é só um experimento. Nem precisaria das tais instalações preparadas.

• jose castro:

Meus caros,
    Se existem militares por frente ou tras do lance…é claro que é pra ser usado como arma… Estrela mini ou gigante, tudo é estrela, bem buracos negros pra quem nao sabe foi estrela…. e “come” tudo a sua volta… e se essa estrela for instavel e virar um buraco? Bem, nao ia engolir a Terra…. de imediato… mas ia acabar engolindo com o tempo e o sistema solar inteiro e por ai vai….Mas nao se preoculpem… assim como observamos os macacos, a galera de fora (do Espaço) nos observam e como de outras vezes, quando percebem que nossos brinquedos se tornam perigosos nao só pra nós…..eles interferem, e acabam com a brincadeira…somos parte de um todo…nao donos dele, no dia que usarmos toda a tecnologia pro bem, quem sabe nossos amigos e irmaos do Espaço apareçam de verdade e passem a nos ajudar e deixem de nos ver como vemos nossos macacos, passem a nos ver como irmãos de verdade….

• Kerensky:

Pois é…parece que Isaac Asimov acertou de novo…eis a bomba eletrônica!

• Fernando Sávio:

“contida por instalações preparadas”…
    Uns querem criar estrelas, outros querem criar um buraco negro!
    Ops! Desculpe, é mini-estrela, mini buraco negro…
    E sempre com a mesma confiança: instalações preparadas, como se eles já tivessem enfrentado um calor de 100 milhões graus Celsius.. Estas salas são feitas de que? Tungstênio? Uma liga metálica com ponto de fusão mais elevado ainda que o Tungstênio? Mais elevado quanto? 100 milhões de graus Celsius? Acho que não.. Isso é desculpa para eles fazerem o que quiserem no quintal deles..
    Estou torcendo para que eles descubram essa fonte de energia revolucionária.. Caso contrário eu não deposito minha confiança em instalações preparadas..

Olha, Fernando, o INVÓLUCRO de contenção do plasma, que vai suportar os cem milhões de graus, é IMATERIAL, feito de complicadíssimos CAMPOS MAGNÉTICOS, pois NADA material suportaria o COLOSSAL aquecimento.O campo magnético, SUSPENDE e MANTÉM o plasma, AFASTADO, sem tocar nas paredes, para evitar o derretimento instantâneo delas.As paredes, do gerador do campo magnético, são REFRIGERADAS.Essa é uma batalha, que já tem MEIO SÉCULO de duração.Desde que o homem explodiu a primeira bomba H, que sonha com a possibilidade de DOMAR a fusão nuclear, para produção de energia, em grandes quantidades e para propulsão de naves espaciais.TODAS as ” garrafas” magnéticas criadas até hoje, VAZAM, só conseguem CONTER o plasma, por um tempo muito curto.Os homens, DOMESTICAM suas criações.As dificuldades são GRANDES, a tenacidade dos pesquisadores, também.O prêmio, para os vencedores, é ALTAMENTE estimulante.Todos nós torcemos para que tenham êxito logo, para que possamos PARAR de poluir a atmosfera, queimando carvão/petróleo, para gerar energia elétrica.

• Alek Franca:

Pessoal, lembremos que não temos homem aranha pra nos salvar… se der algo errado desta vez…

• Elvira Ravestein:

Santa alquimia….

• JH:

Isso me lembra que alguma coisa tá muito mal…

• Denis Lima:

Eu acabei de assistir Premonição 4 à uns 5 minutos atrás.
    Acho que isso quer dizer alguma coisa.
    Bom, talvez se nós protejermos os americanos, possamos quebrar a cadeia =D

• mario casprechem:

Na verdade parte desta tecnologia nao é nova pois se trata da velha fusao nuclear usada nas mais potentes bombas atomicas o que eu gostaria de saber se esse processo é continuo apos iniciado ou apenas um “cabruumm” e depois acaba, ai entao nao sera uma estrela e sim apenas mais explosoes atomicas

• igor souza:

lembrei do homem aranha também

• franbogado:

Não consigo imaginar um negocio desses funcionando com segurança e efetividade… Isso mais uma vez pressupoe intuitos bélicos 😐
    Não consigo ver outra utilidade senão esta ultima.

• hp:

“Eles não podem criar uma arma com essa tecnologia?”

kkkkkkkkkkk…podem e vão, mew amigo… pode ter certeza… se funcionar, o primeiro projeto a usar essa energia será de algum tipo de arma catastrófico. Mas, não faz diferença… se sobrevivermos 2010 e 2011, vamos morrer em 2012 mesmo…husahusahusahusashaushau….

quanto a nós, humanos normais, fazer o que?… esperar pra ver no que dá. Se não destruirem o planeta com isto, ajudarão a destruir um pouco mais com os frutos disto. Mas, quem sabe não acontece um milagre, e os homens começam a pensar em coisas boas, e nao sai nenhuma arma..kkkk..utopia

tomara q de certo
    se der tudo errado só vai explodir tudo num raio de quilometros

mas nao vai acabar com o planeta
    seria uma fonte quase infinita de energia

e as tecnologias e teorias para chegar e ultrapassar a velocidade da luz se tornariam mais plausivel

• Ricardo Schirmer:

“contenção por instalações preparadas”

passei a acreditar em 2012

Eles não podem criar uma arma com essa tecnologia?

• Diego Willrich:

Isso me lembra o projeto do Otto Octavius (também conhecido como o vilão Octopus) no filme Homem Aranha 2. Bem, parecido por sinal, exceto que no filme não há a “contenção por instalações preparadas”, e a sala está cheia de pessoas a ser salvas, como é de se esperar de um filme de super-heróis.

Agora, o mais legal seria se eles agendassem o experimento para o dia 21 de Dezembro de 2012! (gargalhadas)

Super fácil. Vou criar minha estrela. kkkkkk

• Ruryk:

Isso me lembrou da “Bomba Eletrônica” do livro “O despertar dos Deuses” de Isaac Asimov.

• Marcio Melo:

Bem que poderiam fazer surgir uma estrela na camisa do meu time, o Esporte Clube Vitória! 😀

• The Solar System:

Acho melhor não brincar com essas coisas da natureza, vai que criam uma estrela maior que o nosso sol, primeiro ela é pequena e vai crescendo a cada dia mais até fica maior que o sol.

Camarada, faça uma pesquisinha no Google prá ter uma pequenina ideia da massa necessária p´ra se ter uma estrela anã como a do Sol (que é resto de uma supernova muito mais massiva ainda!!!).

Isso de se fazer um Sol em casa é só uma metáfora, ok?
      Além do mais, a tecnologia de antimatéria será, talvez, a próxima tecnologia a ser desenvolvida com a ajuda da fusão nuclear controlada.

Se vc assistir “Anjos e Demônios” vai entender pq. a fusão é menos preocupante do que te parece.