Como é possível haver múltiplas dimensões de espaço e tempo

Por , em 13.11.2016

A teoria das cordas é uma das mais complexas já debatidas na comunidade científica. Ela tem potencial para ser uma espécie de “Teoria de Tudo” – uma hipótese que explica tudo no universo.

Apesar de ser bastante polêmica, a matemática da teoria das cordas sugere que pode haver várias dimensões de tempo. Mas como?

De acordo com o físico teórico Brian Greene, da Universidade de Columbia, nos EUA, quando estudamos as equações da teoria das cordas, se torna claro que o universo não pode ter apenas as três dimensões espaciais que já estamos acostumados. Dimensões adicionais são necessárias para que não existam inconsistências lógicas.

Essas dimensões extras podem estar ao nosso redor, esmagadas em tamanhos tão minúsculos que não conseguimos vê-las nem mesmo com nossos dispositivos maios avançados. Quem sabe, no futuro, possamos desenvolver telescópios poderosos a fim de visualizá-las, se elas forem reais.

Se existem outras dimensões de espaço… E quanto ao tempo?

Alguns teóricos das cordas já “brincaram” com essa possibilidade, e a matemática parece suportar a ideia de uma segunda dimensão temporal.

Mas, se ela existir, como se distingue psicologicamente da dimensão do tempo em que vivemos?

Muitas questões permanecem estranhas mesmo para os mais inteligentes cientistas, como o fato de que uma pessoa pode estar adiantada para um compromisso de acordo com uma versão da dimensão temporal, mas atrasada de acordo com outra.

Não sabemos se de fato existe uma segunda ou terceira dimensão temporal, mas a ideia é interessante o suficiente para merecer uma investigação mais profunda, uma vez que os números não negam essa possibilidade. [BusinessInsider]

6 comentários

  • Décio Luiz:

    A Ciência, sem generalizar, nos informa que o Universo é limitado no ‘tempo’, não no ‘espaço’. Sob o ponto de vista analítico e contando com os recursos Alan Guth (inflação cósmica) e Integrais Múltiplas sugerimos um processo de passagem ao limite que não depende da geometria.

  • Darley Vieira Lages:

    Vamos adaptar o universo a uma matemática duvidosa? Fala sério! A teoria das cordas foi ressuscitada, pois sua origem remonta a séculos.

  • Herberti Pedroso:

    É simplesmente impossível fazer qquer comentário decente com 140 caracteres. A não ser que vocês queiram apenas concordância e elogios!!!

  • Abalen:

    Num planeta que não gira em torno de uma estrela não se percebe o tempo, não existe nem dia nem noite. Tudo envelhece e o tempo continua…

  • Abalen:

    Um dia de 24 horas no planeta terra pode representar 30 horas ou 10 horas em outros planetas. O espaço também é relativo…

  • Abalen:

    O tempo absoluto não existe, apenas o tempo relativo que depende da existência de matéria. Sem matéria no espaço o tempo some… segue…

Deixe seu comentário!