Como é que as traças-de-roupa comem roupas?

Na próxima vez em que você perceber que sua roupa guardada foi comida por traças-de-roupa (que tecnicamente não são traças, e sim uma espécie de mariposa), culpe os insetos só pela metade: na verdade, quem come o tecido são as larvas que elas depositam. É estranho pensar nisso, mas uma traça-de-roupa adulta não poderia comer sua roupa simplesmente porque não tem boca.

Esse privilégio é reservado aos insetos no estágio de larva, que dura até a segunda semana de vida, em média. A problema da sua roupa preferida começa no momento em que a fêmea deposita, em um pedaço de tecido, uma carga de ovos que tem uma variação impressionante: pode ser de cinquenta a até mil ovos de uma só vez. As mariposas precisam de queratina em sua alimentação, razão pela qual depositam os ovos em tecidos de origem animal, tais como lã, peles e casimira. Este tipo de roupa é alvo das traças-de-roupa. Como a queratina também existe nos pelos e cabelos, explica-se porque também se encontram esses insetos em corpos cuja higiene é pior do que o interior de um armário fechado.

A modernização da confecção de roupas representa uma segurança para os humanos e diminuição da oferta alimentar para os insetos. As larvas não comem os modernos tecidos sintéticos que não são compostos por fibra animal, já que a ausência de queratina significa a falta de qualquer nutriente que interesse às larvas. Ao contrário das mariposas “comuns”, que voam alegremente em volta das lâmpadas, as traças-de-roupa preferem a escuridão. O interior de guarda-roupas, portanto, é o ambiente ideal para que depositem seus ovos.[Life’s Little Mysteries]

Por: Bruno CalzavaraEm: 17.05.2011 | Em Animais, Principal  | Tags: , ,
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

11 respostas para “Como é que as traças-de-roupa comem roupas?”

1. Gostei da materia mas o que fazer para eliminar de verdade esse inseto pois ja nao aguento mais comprar roupas, ha as minhas roupas ficam todas em saquinhos plasticos, e um horror pois as vezes ate esqueço das roupas novas que comprei, porem gostaria de eliminar logos essas pragas para poder guardar minhas roupitas sem coloca-las em saquihos.

2. A matéria esta correta, mas eu particularmente nunca vi esse espécie de inseto comendo roupas, eu sempre vejo as larvas em seus casulos protetores penduradas em paredes, nunca em gavetas de roupas.
    Em gavetas de roupas eu vejo sim essa aqui:
    Seria legal uma matéria mostrando como essa come as roupas, ja que ela não se transforma em nada…