Como a evolução nos deu 5 dedos

Por , em 6.10.2016

Pesquisadores de Chicago descobriram que dois genes são responsáveis pelo número de dedos nos membros superiores e inferiores de mamíferos. Chamados de hoxa11 e hoxd13, eles são responsáveis pela formação de nadadeiras e de dedos. “Esse resultado é muito empolgante porque mostra claramente uma ligação entre nadadeiras e dedos”, diz Yacine Kherdjemil, autora principal do trabalho.

A transição entre nadadeira e dedos não aconteceu do dia para a noite. Fósseis de mamíferos antigos mostram que nossos ancestrais tinham mais do que cinco dedos. Então que mecanismo evolutivo favoreceu a formação de apenas cinco dedos nas espécies atuais?

“Durante o desenvolvimento, tanto de ratos quanto de humanos, os genes hoxa11 e hoxd13 são ativados em domínios separados do membro, enquanto no peixe, esses genes são ativados em domínios da barbatana que se sobrepõem”, aponta Marie Kmita, diretora do Instituto de Pesquisas de Montréal’S Genetics.

Ao tentar entender o que essa diferença significa, Yacine demonstrou que ao reproduzir a regulação dos peixes nos ratos, eles desenvolveram sete dedos por pata.

A equipe de pesquisadores também descobriu a sequência de DNA responsável pela transição entre a regulação dos peixes e dos ratos do gene hoxa11. “Isso sugere que a maior mudança morfológica não aconteceu na aquisição de novos genes, mas simplesmente ao modificar suas atividades”, explica Kmitta.

Na prática, essa descoberta ajuda no estudo de malformações dos fetos. Alguns dos problemas de formação podem acontecer não por mutações genéticas, mas por mutações no DNA conhecidas como sequências regulatórias. [Science Daily]

• Artur Henriques:

Muito bom descobrir confirmações evolutivas assim! Achei bem interessante tbm a evolução dos olhos, tem um documentário bacana no youtube.

• Carlos Lásaro Carnei:

Piada né…?

O que? O fato que eles mapearam os genes, compararam seus efeitos e buscaram os equivalentes nos peixes e descobriram que o mesmo gene que é responsável pela formação da mão é responsável pela nadadeira? Onde está a piada?

• Marcio Moura:

Ao meu ver neste blog, não está havendo uma cobertura total em que eu estou dizendo sobre todas as coisas que eu imagino que fossem!!!

Marcio, só por que alguém imagina que algo é assim ou assado, não significa que de fato seja…

• Marcio Moura:

Então eu lhes digo o seguinte: Porque os Japoneses parecidos com eles, são mais inteligentes do que nós em todo mundo???

Os japoneses são parecidos com alienígenas? Onde eu moro isso é racismo…

• Marcio Moura:

Certamente, continuando o assunto sobre os OVNIS.. Biologicamente não cabem em minha cabeça, se não foram por eles? Há quem nos diga algo?

Tudo bem, mas… que OVNIs? Quem é que sequenciou o DNA de alienígenas para comparar com o nosso? Onde está publicada esta comparação? Não tem. Nem alienígenas, nem DNA de alienígenas…

• Marcio Moura:

Imagino sempre que a nossa genética, não seja o mesmo deste planeta!!! Quem esteve aqui antes de nós? Vale pensar sobre os alienígenas???

Na verdade a nossa genética é deste planeta. É só comparar com os outros macacos, os outros mamíferos, os outros vertebrados, para ver que evoluímos aqui. Compara esqueleto, bioquímica, morfologia interna, etc.