Como foi a Gripe Espanhola de 1918?

Publicado em 1.05.2009

gripe espanhola

A Gripe Espanhola (1918 – 1919) matou 50 a 100 milhões de pessoas em menos de 2 anos.

Entre 1918 e 1919 a epidemia de Gripe Espanhola matou mais pessoas do que Hitler, armas nucleares e todos os terroristas da história somados. No Rio de Janeiro, morreram 17 mil pessoas em dois meses. Os familiares, desesperados, jogavam seus mortos na rua com medo de contrair a doença.

A influenza espanhola era mais severa que a gripe comum, mas tinha os mesmos sintomas iniciais como garganta dolorida, dor de cabeça e febre. Mas comumente em muitos pacientes a doença progredia para algo muito pior do que espirros. Calafrios intensos e fatiga vinham acompanhados de fluido nos pulmões. Se a gripe passava do estágio de pequena inconveniência geralmente a pessoa já estava pré-destinada a morrer.

Mesmo hoje não há cura para o vírus Influenza. Tudo o que os médicos podiam fazer na época era deixar seus pacientes o mais confortáveis possível. A cor azulada na pele dos doentes evoluía para marrom ou roxo e seus pés ficavam pretos. Os “sortudos” se afogavam com o fluído nos pulmões. Os outros desenvolviam pneumonia bacteriana e agonizavam de uma infecção secundária. Como os antibióticos ainda não haviam sido inventados essa doença também não podia ser tratada.

Felizmente hoje temos como combater a pneumonia decorrente da gripe suína, o que aumenta muito as chances de sobrevivência à infecção. [TecnoCientista]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

40 Comentários

  1. eu gostaria de saber como que acabou essa pandemia?
    enventaram algum tipo de vacina para curar os infectados? ou todos morreram? assim mas ninguém se infectou?

    Thumb up 27
  2. nao sei nao mas a gripe espanhola tem uma coicidencia muito grande com a da gripe suina, vi um dvd que falava que a gripe suina e comparada com a da espanhola e tambem falava que essa vacina da “gripe suina” foi estudada por muitos tempos e ela assim tem por exemplo um prazo de validade alias toda vacina tem um prazo pra poder renovar pra ti manter vivo depois ela começar a fazer efeito para as pessoas morrerem para poder diminuir uma parte da populaçao.que influencia no caso da natureza io efeito estufa quanto menor o numero de populaçao melhor.mas nao sei porque cada caso requer um caso.

    Thumb up 31
  3. Foi gratificante ..claro e preciso o conteudo…o que estava precisando para trabalhos escolares..beijos

    Thumb up 4
  4. Agradeço pelo conteúdo que obtevi! Foi de grande ajuda em meu trabalho acadêmico.
    É sempre bom saber que ainda existem sites que se preocupam com a qualidade de seus conteúdos…Muito obrigada e até a próxima pesquisa.
    Abraços

    Thumb up 1
  5. adorei vcs foram muito criativo bjusss
    luana♥
    adorei este site foram um maximo bjss
    NATHALIA♥

    Thumb up 1
  6. A gripe espanhola parece que têm as mesmas características da Gripe A que assola o mundo hoje, em 2009. Vcs não acham?

    Thumb up 2
  7. Eu fiquei super comovido ao ler sobre a gripe espanhola ao saber o quanto ela matou milhôes de pessoas no mundo inteiro isso é muito triste.

    Thumb up 2
  8. Toda e qualquer informação em assuntos generalizados ou específicos que podem atingir nosso bem maior , que é a saúde , são sempre bem acolhidas . Esta matéria , redigida para a população leiga , é importante , pois informa-nos a todos , de forma simplificada – não simplista – e , assim , podemos tomar os cuidados todos necessários .

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
influenza-fotos-grande
7 Suspeitos de gripe suína no Brasil, 41 em observação

Há sete suspeitas de...

Fechar