Como o Sol pode ficar daqui a seis bilhões de anos

Publicado em 6.09.2010

Essa foto não é uma montagem. O que se pode observar na imagem é um fenômeno intrigante que está ocorrendo a um objeto estelar semelhante ao nosso Sol: água quente em volta de uma estrela gigante de carbono.

E porque isso é intrigante? O problema é que os cientistas acreditam que não deveria haver vapor de água em volta de estrelas morrendo, como a da figura.

A vida do Sol vai acabar em seis bilhões de anos. Parecido com o que acontece com essa estrela, ele terá mais carbono do que oxigênio em sua atmosfera. Mas os cientistas pensavam que todo o oxigênio do Sol estaria ligado aos monóxidos de carbono, e portanto não poderia reagir com o hidrogênio para criar água.

Porém, desde 2001 essa água desse astro é observada. Os pesquisadores imaginaram então que, conforme a estrela se expande rumo ao seu fim, ela vaporiza planetas e cometas que passam por ela. O que significa que a água seria fria, uma vez que os planetas estão longe do núcleo da estrela.

Mas essa teoria também está um pouco furada, já que a água encontrada recentemente é quente. A outra possibilidade, então, é que a luz ultravioleta de estrelas próximas atinge a atmosfera e faz com que o monóxido de carbono quebre, liberando o oxigênio necessário para criar a água.

No entanto, nenhuma conclusão pode ser tirada por enquanto, e mais estudos são necessários para entender o fenômeno. Segundo os cientistas, essa descoberta demonstra que a química das estrelas é muito mais complexa do que se pensava. [Gizmodo]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

21 Comentários

  1. O HIDROGÊNIO, em uma estrela, SÓ ENTRA em FUSÃO, se esse gás estiver submetido às IMENSAS condições de temperatura e pressão, que existem NO NÚCLEO desse astro.Assim, não deveria ser surpreendente, que EXISTA hidrogênio, que ESCAPOU à fusão, em um estágio da vida da estrela, em que ela já está fabricando elementos pesados.Então, no final da vida, já tendo sintetizado o Oxigênio,seria lógico, que esse elemento químico reagisse com o hidrogênio, em regiões da estrela, com temperaturas INFERIORES a 2000K, pois acima dessa temperatura, não ocorre a formação da água.

    Thumb up 0
  2. é interessante: os comentários cientificistas recebem, majoritariamente, votos positivos, enquanto comentários de carater religioso estão sempre empatados em relação a quantidade de votos…

    Frederico J S Bezerra foi o mais sensato defendendo a ideia de “abrirmos nossas mentes”

    Thumb up 2
  3. concordo com vitor e descordo do joao paulo e foi boa a explicação de de daniel freire ciencia é isso mesmo discussões e debates para chegarmos ao melhor concenso.

    Thumb up 2
  4. Suellen,
    Sim o nosso Sol, é principalmente formado de Hidrogenio e Helio, porem ele consome estes gases os transformando em outros atravez a fusão nuclear, o helio encontrado dentro do Sol provem dos nucleos hidrogenio ja fundidos, quando acabar o hidrogenio o sol se tornará uma gigante vermelha queimando helio.
    Assim como o Hidrogenio virou helio, o Helio virá a formar Berílio e depois atomos pesado como carbono e oxigenio.
    Em estrelas super gigantes é possivel a formação de metais pela fusão nuclear e chegar até mesmo ao colapso atomico devido a gravidade onde eletrons, protons e netrons, formam um sopa de materia barionica desordena chamada buraco negro.

    Espero ter esclarecido sua duvida.
    Inté!

    Thumb up 3
  5. Gente, peraí: como assim queimar todo o oxigênio do sol?? Que historia é essa??? vocês nunca estudaram quimica, fisica???

    cara a quantidade de carbono e oxigenio no sol são infimas: 0,078 % para o Oxigenio e 0,043% para o carbono. A maior quantidade de gases são hélio (8,7%) e hidrogenio (91,2%) este último que é responsável pela queima, iniciada por radição termo-nuclear.

    A formação de água ou vapor d’água é quase impossivel.
    E sobre que o sol vai cabar… todos nós já sabemos disso. Segundo a pesquisadora Juliana Sackmann isso será em 7,5 bilhões de anos…quer saber mais procura a tese dela; o titulo é: “Our Sun. Present and Future” no endereço http://adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-basic_connect?qsearch=Our+Sun.+Present+and+Future&version=1

    Quem sabe assim você descobre o que é uma fonte confiável de informação.

    O site matriz é : http://adsabs. harvard.edu/abstract_service.html!

    Procurem lá!!!

    Thumb up 4
  6. E o que podemos fazer agora para que isso que foi dito por Vitor aconteça?
    Transemos. Reprodução.

    Thumb up 3
  7. Resumo: Religião destrói a metodologia científica. A religião cega pessoas. A humanidade incoscientemente vai lançar voos mais longos e com certeza iremos procurar um local longe daquí e continuaremos nossa espécie!

    Thumb up 13
  8. -Deus pode mover qualquer pedra,seja literal ou simbólica como no caso referido aqui no site como sendo essa pedra o homem, ele só não vai fazer por puro prazer, ou pra provar que tem poder, na questão do homem, o criou com livre direito de escolha, por isso é conveniente que ele conceda tempo para executar a justiça que ele julga cabível sobre a raça humana, ele foi confrontado frente a frente com satanás quando esse ser espiritual tinha acesso ao céu, que acabou por ser limitado a ele após ter tido este confronto, Deus achou correto que ele permanecesse vivo após confrontá-lo para que tivesse tempo de provar que o homem conseguiria viver independente do governo de Deus sobre a humanidade, ele ainda afirmou mais quando disse que os humanos só lhe seria justo e obediente por puro egoísmo, que se Deus retirasse tudo que lhe tinha dado o homem o negaria na sua própria face, Deus por entender que essa criatura estava errada, mas tinha de conceder tempo para que fosse provado aquilo que foi dito diante dele e de seus anjos celestiais.

    Thumb up 14
  9. Em resumo: caso o ser humano não tenha se destruído até lá, não seremos assados e sim cozidos.

    Thumb up 20
  10. _Quando encontramos dificuldades para se apoiar em algo que nos ofereça fontes verdadeiras e eficases, é total perda de tempo pensar que podemos crer em alguma coisa sem algo contextual,não existe nescessidade de crer em Deus se não encontramos base para tal, é burrice completa ignorancia da parte de quem adota tal conduta, pois qual importancia temos de fato para aquele que não prepara o caminho nos deixando informados de seu gostos emaneiras de lhe agradar por meio da conduta e se ele é real como fazemos para tornar-lo acima de qualquer outro nome ou outro Deus que porventura se alto domine Deus? e o que nos reserva o futuro quem nos responderá de forma segura? isso se ele realmente se importa com quem quer se salvar no grande dia dele, falta de amor passa ser um detalhe, com esse desejo de causar dor e sofrimento, sendo assim é besteira pensar que não temos nada que nos serve de guia, de instrusão par que possamos nos sobressair e entendimento para nos preparar para o que há de vir, e de mais a mais, quem se importaria de sevir a um Deus que não pode nos dar segurança com relaçaõ ao futuro sobre vida eterna? Acho que deixar de crer em algo que nos forneça um fonte sublime de informação é mesmo que viver sem perspectiva ou o mesmo que não viver, pois toda o sentido da vida esta na conquista do objetivo maior “A vida após esta, que mal nascemos e morremos em seguida” Haaaa, muitas lacunas terá de preencher a ciencia, como pode nossas celulas ter tanta energia e de repente, acaba mesmo mantida com o mesmo alimento o qual ela se habituara, tanta facilidade em se multiplicar e se regenerar, mas perde por completo as qualidades, será que ciencia explicará isso um dia? ou melhor, encontrará ela uma maneira de driblar a morte? ou teremos que esperar por aquele que somente ele tem essa chave, Disse Jesus ao resuscitar Lázaro as outras pessoas que ali estavam “Não vos maravilheis disso, porque chegará o dia que todos os que estiverem em seus túmulos memoriais serão chamados todos por nome” detalhe, tumulos memoriais, isto só pode significar que somente aqueles que estiverem guardados na memoria de Deus para retornar a vida.

    Thumb up 6
  11. Ao Pedro Paiva.

    1° – De acordo com a teoria quântica Deus pode criar uma uma pedra que esteja parada e em movimento ao mesmo tempo. Cabe à Ele decidir.

    2° – Sua pergunta é nula, igual aquelas questões de vestibular que não há resposta. Se você colocar dois caminhões idênticos, um de frente para o outro, encostados um no outro para-choque com para-choque e acelerar os dois igualmente, quem vai empurrar quem?!?!?!?

    3° As únicas pedras que eu sei que Deus criou e não pode movê-las, devido ter lhes dado o magnífico dom do livre arbítrio, somos nós seres humanos. Ele jamais vai forçar, empurrar, mover, deslocar, obrigar ou persuadir qualquer um de nós a gostar ou acreditar Nele. Porém ele nos dá toda a força necessária para que a gente se lance até ele.

    Olha que beleza, Ele cria uma pedra que Ele não pode (não quer) mover, mas dá à ela condições pra que vá até Ele.

    Thumb up 20
  12. É uma enorme besteira brigar pela hegemonia do conhecimento.
    Nossa capacidade de sentir a realidade é extremamente limitada. Nem a ciência, nem a religião e nem o senso comum, conseguem, por si só explicar tudo o que ocorre no universo. Tanto a ciência como as diversas religiões já erraram bastante e em diversas ocasiões foram desmascarados, porque seus formuladores foram não tiveram a humildade de admitir que, tanto uma como as outras não são capazes de dar conta de tudo que há no universo.
    O que temos de fazer é estar abertos ao conhecimento e não nos deixar acorrentar pelo sectarismo (científico, religioso ou filosófico). Mentes abertas, SEMPRE.

    Thumb up 11
  13. “Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria”. Salmo 104:24.

    Malaquias nas conta de um remanescente que pensa no Seu nome. Malaquias 3:16. O homem que pensa corretamente sobre Deus não pode estar muito longe da verdade em suas doutrinas. Mil erros surgem por causa de conceitos errôneos sobre Deus.

    A sabedoria pertence a Deus como Espírito inteligente que é. Este atributo é mais que “conhecimento”. Ele pressupõe o conhecimento e o dirige da melhor maneira possível. Existem homens que sabem tanto que são considerados enciclopédias ambulantes, mas não têm o saber necessário para aplicarem este conhecimento todo. Isto é o que significa quando dizemos que alguém tem conhecimento de livros, mas não tem bom senso. Tal homem sabe muito, mas não tem sabedoria. Mas Deus é conhecedor de tudo e é o todo-sábio.

    Thumb up 3
  14. Religiosos, respondam:

    - Pode Deus criar uma pedra que ele não pode mover???
    Se pode, então não é Omnipotente, pois Ele não a consegue mover!!!
    Se não pode criar, logo também não é Omnipotente, pois afinal Ele não pode tudo!!

    Como é??? É resposta directa!!!

    Thumb up 8
  15. _È, como se diz na filosofia, só sei que nada sei. muito apropriado este ponto filosófico, na realidadade estudar tantas possibilidade, é como tentar acertar na loteria, é como diz um amigo o dia que eu acertar, eu não acertei e sim errei.

    Thumb up 2
  16. Parece que jamais mudará a historia da ciencia acadêmica.
    Ou seja:Os cientistas pensaram,os cientistas disseram,os cientistas teorizaram e assim continuará ate que a humildade de muitos cientistas consiga sobrepujar o obstáculo do orgulho
    cerebral humano.
    Mas,segundo esta mesma ciencia acadêmica que afirma em alto e bom som que o sol de nosso sistema solar tem quatro e meio bilhões de anos,então a terra ainda tem mais que a metade de vida.
    Ate la, nem lembrança sobrará deste terceiro planeta conhecido por nos,como TERRA,tambem não estaremos neste estágio material,evidentemente.
    O univeso é EVOLUÇÃO EM TODAS AS DIMENSÔES.

    Thumb up 3
  17. Hoje mesmo tava vendo um video que diz que só teria oxigenio quando o estoque de hidrogenio acabasse e os atomos de helio (originados de colisões entre os atomos de hidrogenio) começassem uma fusão termo-nuclear entre si, formando outros elementos como oxigenio e outro que esqueci, entao nao sei como tem agua ai.. Da pra ver que a quimica das estrelas é bom complexa mesmo.

    Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cerebro
Como o cérebro armazena nossas memórias?

Diferentes sensações...

Fechar