Como o Sistema Solar foi formado?

Publicado em 23.08.2010

Os cientistas não têm certeza da forma exata com que o Sistema Solar se formou, mas a teoria mais aceita é que uma nuvem de moléculas teve um colapso interno, explodindo e formando o nosso Sistema há 4,6 bilhões de anos atrás.

Nessa hipótese, conhecida como modelo nebular, o Sol se formou primeiro, cercado por um disco de gás e poeira, que mais tarde formariam os planetas. Mas só a formação da estrela necessitou de um processo que duraria cerca de 100 mil anos.

Um estudo deste ano, da Universidade Carnegie, sugere que a contração das moléculas poderia ter sido ativada por uma explosão de supernovas próximas. Outras forças, como a diferença de densidade, no entanto, também poderiam ter causado o colapso da nuvem.

Os planetas teriam se formado a partir da colisão das partículas do disco de poeira, e essas partículas foram agregando cada vez mais material, até formar planetóides. Quando eles ficaram com uma massa grande o suficiente para terem seu campo gravitacional, atraíram ainda mais matéria causando ainda mais colisões – apenas os maiores sobreviviam a essas colisões, e acabavam crescendo ainda mais.

Na área mais quente ao redor do Sol, a água evaporava com mais facilidade e apenas os metais conseguiam se solidificar, constituindo, assim, os núcleos dos planetas na parte interna do sistema solar (como o núcleo da Terra).

Em áreas mais distantes, temperaturas mais frias e o gelo abundante fizeram com que corpos muito maiores se formassem, criando os núcleos de planetas enormes – como Júpiter ou Saturno. Os núcleos eram grandes o suficiente para atrair gases de nebulosas próximas, formando a superfície gasosa desses planetas.

Além de Urano, não sobrou material suficiente para criar planetas tão grandes e os planetóides não conseguiram evoluir para planetas, formando o cinto de Kuiper. [Life's little mysteries]

Abaixo um documentário sobre o assunto que todos deveriam assistir:

1. Acredito em deus,mas eu acredito em ciencias tbm,albert aisten(acho que é assim que escreve)éra um catolico devoto,mas observei uma coisa,umas pessoas falam que é impossivel existir algo do nada(assim como a teoria do bigbang),mas de onde veio deus?ele tem pais?como assim ele sempre existiu?
    Se estiver errado estarei pecando mas que o universo,a nossa vida,o tempo e espaço sao um misterio sao mesmo!

• Imagina se fosse um trabalho de português…você ia tirar 0

• Menina, volte para o primário. Também acredito que Deus está metido nisso. Mas a coisa é mais profunda. O buraco é mais embaixo, resumidamente.

• Então responde isso no teu trabalho de ciencias

Quero ver se vc tem fé pra fazer isso e se deus vai te ajudar nessa!

• Então responde isso no teu trabalho de ciencias

Quero ver se vc tem fé pra fazer isso!

2. o sistema solar foi criado atraves de uma grande nuvem de poeira que surgiu aproximadamente 4,6 bilhões de anos… Entende ? tem q estudar pessoal faça como eu … :D

3. EU ACREDITO QUE FOI DEUS QUEM CRIOU TUDO QUE EXITE, E POR ESTA RAZÃO SEGUNDO A CRONOLOGIA BÍBLICA O MUNDO NÃO EXISTE A MAIS DO QUE A UNS 7 A 8 MIL ANOS. O “HOMEM” NÃO ACREDITA NISSO PORQUE ACREDITA QUE TUDO SE FORMOU DO “NADA” OU SEJA O NADA É QUEM CUIDOU DE FAZER TUDO (SEGUNDO ELES), POIS, COMO PODE TUDO O QUE EXITE TER SIDO FEITO EM TÃO POUCO TEMPO SE FOI O NADA QUEM FEZ? ELES INTRODUZEM ISTO NA MENTE DAS PESSOAS PARA ELAS CADA VEZ MAIS DESACREDITAREM DE DEUS. E NÃO PARA POR AÍ, COMO É QUE O MUNDO TEM 4,6 BILHÕES DE ANOS E A EVOLUÇÃO DE TODA TECNOLOGIA TEM UM POUCO MAIS DE 100 ANOS? PENSEM NISSO!

4. são formados pelos planetas marcurio,vênus,terra,marte,jupiter,saturno,urano,neturno e planeta anão é conhecido como plutão!

♠♠♠♠♠Rosangela♠♠♠♠♠ ♥ ♥