Como o Sistema Solar foi formado?

Os cientistas não têm certeza da forma exata com que o Sistema Solar se formou, mas a teoria mais aceita é que uma nuvem de moléculas teve um colapso interno, explodindo e formando o nosso Sistema há 4,6 bilhões de anos atrás.

Nessa hipótese, conhecida como modelo nebular, o Sol se formou primeiro, cercado por um disco de gás e poeira, que mais tarde formariam os planetas. Mas só a formação da estrela necessitou de um processo que duraria cerca de 100 mil anos.

Um estudo deste ano, da Universidade Carnegie, sugere que a contração das moléculas poderia ter sido ativada por uma explosão de supernovas próximas. Outras forças, como a diferença de densidade, no entanto, também poderiam ter causado o colapso da nuvem.

Os planetas teriam se formado a partir da colisão das partículas do disco de poeira, e essas partículas foram agregando cada vez mais material, até formar planetóides. Quando eles ficaram com uma massa grande o suficiente para terem seu campo gravitacional, atraíram ainda mais matéria causando ainda mais colisões – apenas os maiores sobreviviam a essas colisões, e acabavam crescendo ainda mais.

Na área mais quente ao redor do Sol, a água evaporava com mais facilidade e apenas os metais conseguiam se solidificar, constituindo, assim, os núcleos dos planetas na parte interna do sistema solar (como o núcleo da Terra).

Em áreas mais distantes, temperaturas mais frias e o gelo abundante fizeram com que corpos muito maiores se formassem, criando os núcleos de planetas enormes – como Júpiter ou Saturno. Os núcleos eram grandes o suficiente para atrair gases de nebulosas próximas, formando a superfície gasosa desses planetas.

Além de Urano, não sobrou material suficiente para criar planetas tão grandes e os planetóides não conseguiram evoluir para planetas, formando o cinto de Kuiper. [Life’s little mysteries]

Abaixo um documentário sobre o assunto que todos deveriam assistir:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

36 respostas para “Como o Sistema Solar foi formado?”

1. Acredito em deus,mas eu acredito em ciencias tbm,albert aisten(acho que é assim que escreve)éra um catolico devoto,mas observei uma coisa,umas pessoas falam que é impossivel existir algo do nada(assim como a teoria do bigbang),mas de onde veio deus?ele tem pais?como assim ele sempre existiu?
    Se estiver errado estarei pecando mas que o universo,a nossa vida,o tempo e espaço sao um misterio sao mesmo!

2. EU ACREDITO QUE FOI DEUS QUEM CRIOU TUDO QUE EXITE, E POR ESTA RAZÃO SEGUNDO A CRONOLOGIA BÍBLICA O MUNDO NÃO EXISTE A MAIS DO QUE A UNS 7 A 8 MIL ANOS. O “HOMEM” NÃO ACREDITA NISSO PORQUE ACREDITA QUE TUDO SE FORMOU DO “NADA” OU SEJA O NADA É QUEM CUIDOU DE FAZER TUDO (SEGUNDO ELES), POIS, COMO PODE TUDO O QUE EXITE TER SIDO FEITO EM TÃO POUCO TEMPO SE FOI O NADA QUEM FEZ? ELES INTRODUZEM ISTO NA MENTE DAS PESSOAS PARA ELAS CADA VEZ MAIS DESACREDITAREM DE DEUS. E NÃO PARA POR AÍ, COMO É QUE O MUNDO TEM 4,6 BILHÕES DE ANOS E A EVOLUÇÃO DE TODA TECNOLOGIA TEM UM POUCO MAIS DE 100 ANOS? PENSEM NISSO!

3. são formados pelos planetas marcurio,vênus,terra,marte,jupiter,saturno,urano,neturno e planeta anão é conhecido como plutão!

♠♠♠♠♠Rosangela♠♠♠♠♠ ♥ ♥

4. po tanta gente fazendo varios comentario que Deus nao existe que a ciencia e isso matematica e aquilo na verdade ninguen sabe de nada pois tudo na vida e misterio nao sabemos e nunca saberemos o q pode vir a acomtecer no amanha so vejo um monte de mane querendo o fender as pessoas hum dever monte de babaca bom cada um cre no q quiser eu particular mente creio em Deus e e isso ai seus mane metidos a bestas manda ver jesus salva isso e oque me interessa fui

5. mas é engraçado que no livro que todos constestam e que ja existe a milhares de anos está escrito que nós viemos do pó..
    nao foi o que a matéria acabou de apontar???
    nao sou nenhum crente religioso e nem tenho religião… somente nao vou desacreditar de algo por que alguns fanáticos estupidos destroem sua imagem… religiao nao é importante agora religiosidade sim…

6. Pedro, tem tantas coisas que Deus (Bíblia) não pode fazer. Por exemplo, ele não pode fazer círculos quadrados, não pode fazer quadrados redondos, retas curvas, curvas retas, não pode fazer 1+1 ser igual a 3. Deus também não pode eliminar sua existência(se ele existisse, né?), Deus não pode aprender coisas novas, pois ele sabe tudo! Não pode mudar seu ser, não pode pecar, não pode morrer… e por aí vai!
    Há uma tese que afirma que a matemática é mais poderosa que Deus, que até ele se sujeita a ela, e depende dela em sua totalidade.

7. Religiosos, respondam:

– Pode Deus criar uma pedra que ele não pode mover???
    Se pode, então não é Omnipotente, pois Ele não a consegue mover!!!
    Se não pode criar, logo também não é Omnipotente, pois afinal Ele não pode tudo!!

Como é??? É resposta directa!!!

8. DIANTE DE TANTA EXPECULAÇÃO, A VERDADE DE CADA UM É A MAIS IMPORTANTE. SOMOS SERES INSIGNIFICANTES DIANTE DA GRANDEZA DE TODO CONJUNTO AO QUAL FAZEMOS PARTE. MELHOR QUE TENTAR ENTENDER DE MANEIRA PARANÓICA É VIVERMOS INTENSAMENTE, NEM QUE SEJA DE MODO MAIS INOCENTE.

9. Lina, como quer descobrir alguma coisa dentro de si mesmo alguém que acha que é feito do barro, e que o Universo tem menos de 10.000 anos, e que foi criado por um ato de magia por um fantasmão superpoderoso? Não tem como. A descoberta do homem e a descoberta do Universo estão interligadas. Ao entendermos como o Sistema Solar se formou, entendemos como é o nosso mundo e montamos mais uma peça no quebra cabeças do por que somos quem somos e como somos.

Agora, ficar repetindo esta lenga-lenga pseudo-filosófica e pretensiosa toda vez que alguém aponta para alguma descoberta científica, isto realmente não acrescenta em nada. É só mais um ato de arrogância de religiosos, não soma, não contribui, não ajuda em nada.

10. OMG! Por que em TODO post científico, tem alguém falando de religião?! Caramba! Aprendam que ciência e religião SEMPRE andaram juntas! Uma complementa a outra!
    E Lina, você está totalmente equivocada. A única certeza que temos é a morte.

11. Lina eu gostaria que você provasse a todos nós que deus existe. Não podemos provar que Ele não existe. Conforme a ciência avança a verdade será provada. Lembre-se: “A verdade nunca perde em ser mostrada” Willian Shakespeare

12. Na verdade cientistas não tem CERTEZA DE ABSOLUTAMENTE NADA ,POIS ,TUDO É EXPECULAÇÃO ; A ÚNICA CERTEZA QUE NÓS TEMOS , É QUE EXISTE UM CRIADOR TREMENDO E PODEROSO e a partir do momento em que se tenta excluí-Lo de Sua própria criação o ser humano torna-se repetitivo, cansativo e absurdo . O ser humano não consegue ter domínio sobre seus próprios instintos ,relacionamentos e conhecimentos , e vai tentar DESVENDAR O INÍCIO DA EXISTÊNCIA DO SISTEMA SOLAR OU EXISTÊNCIA HUMANA???????????? Que tal começarmos dentro de nós mesmos as descobertas???