Como reduzir em 30% sua chance de ter câncer

Publicado em 21.03.2012

Se você costuma ler artigos científicos, já deve ter perdido a conta de quantos métodos preventivos contra o câncer você já ouviu falar. A maioria, no entanto, sequer está relacionada a medicamentos. São dicas de alimentação, hábitos de vida ou consumo de certas substâncias.

Agora, cientistas da Universidade Oxford, na Inglaterra, afirmam que um produto muito simples e presente na nossa rotina pode nos proteger do câncer: a aspirina.

A pesquisa se baseia no fundamento de que a melhor forma de evitar o câncer é combatendo a formação de metástases. São lesões tumorais malignas secundárias, criadas a partir de uma primeira, que se espalham pelos órgãos do corpo humano e aumentam as chances de contração da doença.

A aspirina, conforme os cientistas apuraram, teria propriedades ideais para restringir as metástases. Basta tomar um comprimido ao dia, durante três a cinco anos, para que as chances de formação de tumor se reduzam em 19%.

Fazer uso do medicamento por mais de cinco anos pode diminuir tais riscos em até 30%. Este efeito vale, inclusive, para pessoas que já ultrapassaram os 60 anos de idade. [Telegraph, foto de jlodder]

Autor: Dalane Santos

Dalane Santos tem 21 anos, é recém-formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escreve para o Hypescience desde fevereiro de 2012.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

42 Comentários

  1. Gente é o seguinte: tanto AAS quanto Aspirina contém a mesma substância: Ácido Acetil Salicílico, que é um antioxidante, que como “todo” antioxidante “ajuda” a previnir o câncer. Também encontramos vários alimentos naturais que são fontes riquíssimas de antioxidantes, como o Tomate, o morango, os óleos vegetais, etc. Porém, não é pelo fato de serem naturais que todo mundo pode consumí-los, isso varia de pessoa pra pessoa. Assim também é o medicamento. Leiam este artigo: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=oxidantes-e-antioxidantes&id=7234

    Thumb up 5
  2. Não sei não…..minha sogra tomava aspirina e deu um tumor no cerebro que a avitimou, a aspirina nada pode fazer por ela. E olha que ela tomou muitos anos seguidos.

    Thumb up 0
  3. Afine seu sangue mas torça para não sofrer uma lesão grave com sangramento, porque nesse caso você vai morrer tentando estancar seu sangue em vão, ou pegue uma dengue hemorrágica e morra 5 vezes mais rápido, com a fuga do seu sangue pelos seus mais minúsculos poros.

    Mas se nada disso acontecer, quem sabe você evita uma possível mestástase né? Excelente reportagem. Vou encher a cara de aspirina agora, pra começar afinar meu cérebro logo de cara.

    Thumb up 6
    • Rodrigo, todo remédio alopático possui efeitos colaterais, sejam eles insignificantes a significativos. Cabe ao usuário decidir o custo-benefício de tal tratamento, como vc mesmo apontou, a aspirina tem benefícios e riscos.
      Assim qual condição apresenta a maior chance de sobrevivência: num sangramento onde o sangue está com a coagulação reduzida por aspirina ou por câncer por metástases?
      Não estou sugerindo nem uma nem outra opção, até porque as circunstâncias variam muito, tanto que podem decidir a inutilidade de outra opção.
      Por isso que a matéria utiliza corretamente os termos como “chances” e “porcentagens” para definir os benefícios de tal tratamento.

      Thumb up 5
  4. Cara, isso não me cheira muito bem, mas também não posso afirmar categoricamente pois nunca li nenhum trabalhom falando sobre a aspirina ou este assunto.
    Uma coisa é certa. Quer diminuir sua chance de câncer? Beba bastante suco de laranja ou de limão (sem açúcar), pois tem vitamina C (antioxidante) e baixa o pH do sangue, melhorando as condições “ambientais” para as células dentro do seu corpo, baixando a chance de câncer e até dando uma melhorada na recuperação muscular, para quem malha.

    Thumb up 9
    • Julio, Leia esse artigo, http://quackwatch.haaan.com/c.html, vai ver que a vitamina C não melhora os sintomas do câncer e muito menos chances de sobrevida.
      Abs

      Thumb up 1
  5. Uma hora agente esculta que a aspirina faz mal… outra hora que faz bem. Alguem entende?

    Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Young puppy listening to music on a head set.
Animais de estimação gostam de musica, mas não de qualquer uma

Ao contrário da idei...

Fechar