Como reduzir em 30% sua chance de ter câncer

Por , em 21.03.2012

Se você costuma ler artigos científicos, já deve ter perdido a conta de quantos métodos preventivos contra o câncer você já ouviu falar. A maioria, no entanto, sequer está relacionada a medicamentos. São dicas de alimentação, hábitos de vida ou consumo de certas substâncias.

Agora, cientistas da Universidade Oxford, na Inglaterra, afirmam que um produto muito simples e presente na nossa rotina pode nos proteger do câncer: a aspirina.

A pesquisa se baseia no fundamento de que a melhor forma de evitar o câncer é combatendo a formação de metástases. São lesões tumorais malignas secundárias, criadas a partir de uma primeira, que se espalham pelos órgãos do corpo humano e aumentam as chances de contração da doença.

A aspirina, conforme os cientistas apuraram, teria propriedades ideais para restringir as metástases. Basta tomar um comprimido ao dia, durante três a cinco anos, para que as chances de formação de tumor se reduzam em 19%.

Fazer uso do medicamento por mais de cinco anos pode diminuir tais riscos em até 30%. Este efeito vale, inclusive, para pessoas que já ultrapassaram os 60 anos de idade. [Telegraph, foto de jlodder]

42 comentários

  • Rachel:

    Gente é o seguinte: tanto AAS quanto Aspirina contém a mesma substância: Ácido Acetil Salicílico, que é um antioxidante, que como “todo” antioxidante “ajuda” a previnir o câncer. Também encontramos vários alimentos naturais que são fontes riquíssimas de antioxidantes, como o Tomate, o morango, os óleos vegetais, etc. Porém, não é pelo fato de serem naturais que todo mundo pode consumí-los, isso varia de pessoa pra pessoa. Assim também é o medicamento. Leiam este artigo: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=oxidantes-e-antioxidantes&id=7234

  • sirlei:

    Não sei não…..minha sogra tomava aspirina e deu um tumor no cerebro que a avitimou, a aspirina nada pode fazer por ela. E olha que ela tomou muitos anos seguidos.

  • Rodrigo:

    Afine seu sangue mas torça para não sofrer uma lesão grave com sangramento, porque nesse caso você vai morrer tentando estancar seu sangue em vão, ou pegue uma dengue hemorrágica e morra 5 vezes mais rápido, com a fuga do seu sangue pelos seus mais minúsculos poros.

    Mas se nada disso acontecer, quem sabe você evita uma possível mestástase né? Excelente reportagem. Vou encher a cara de aspirina agora, pra começar afinar meu cérebro logo de cara.

    • Peregrin:

      Rodrigo, todo remédio alopático possui efeitos colaterais, sejam eles insignificantes a significativos. Cabe ao usuário decidir o custo-benefício de tal tratamento, como vc mesmo apontou, a aspirina tem benefícios e riscos.
      Assim qual condição apresenta a maior chance de sobrevivência: num sangramento onde o sangue está com a coagulação reduzida por aspirina ou por câncer por metástases?
      Não estou sugerindo nem uma nem outra opção, até porque as circunstâncias variam muito, tanto que podem decidir a inutilidade de outra opção.
      Por isso que a matéria utiliza corretamente os termos como “chances” e “porcentagens” para definir os benefícios de tal tratamento.

  • Julio:

    Cara, isso não me cheira muito bem, mas também não posso afirmar categoricamente pois nunca li nenhum trabalhom falando sobre a aspirina ou este assunto.
    Uma coisa é certa. Quer diminuir sua chance de câncer? Beba bastante suco de laranja ou de limão (sem açúcar), pois tem vitamina C (antioxidante) e baixa o pH do sangue, melhorando as condições “ambientais” para as células dentro do seu corpo, baixando a chance de câncer e até dando uma melhorada na recuperação muscular, para quem malha.

    • Eduardo:

      Julio, Leia esse artigo, http://quackwatch.haaan.com/c.html, vai ver que a vitamina C não melhora os sintomas do câncer e muito menos chances de sobrevida.
      Abs

  • marcos:

    eu ahei bem interessante mas senti q alguns termos ficaram mal explicados.

  • Patricia Toller:

    Uma hora agente esculta que a aspirina faz mal… outra hora que faz bem. Alguem entende?

  • Angelica:

    O texto está mal explicado (ou mal informado). Nele está escrito que “a aspirina previne a metástase”. E que as metástases “são lesões tumorais malignas secundárias, criadas a partir de uma primeira, que se espalham pelos órgãos do corpo humano”. Pelo que eu entendo, se vc corre o risco de ter metástases vc já tem câncer! Logo, prevenir metástases não impede o câncer, apenas impede que ele se espalhe pelo corpo.

    • Nuno Trindade:

      Certo… deve ser uma tradução “livre” de mais um disparate qualquer!

    • Eta:

      Vou tentar explicar: Todo mundo desenvolve células cancerígenas, talvez tenha alguma em você agora, talvez até em mim. O nosso corpo normalmente é capaz de conter essa células, quando isso não acontece, as células defeituosas conseguem se reproduzir muito rapidamente, ai sim é diagnosticado o Cancer.

      Inibindo a metástase é como se estivéssemos inibindo a reprodução da célula cancerígena, dificultando que ela se espalhe pelo corpo e continue a se reproduzir rapidamente, e como é essa reprodução descontrolada que caracteriza o cancer, inibindo a metástase inibimos o cancer.

    • Peregrin:

      Incorreto. Metástase é uma característica que um câncer pode desenvolver ou não, nem todos os cânceres formam metástases.
      Apenas 1 em casa 1000 células cancerígenas que se desprendem do tumor original têm a capacidade de formar novos tumores, e mesmo assim as condições do corpo como também as características diferenciadas nas células cancerosas tem que ser propícias para a formação de metástases.
      Vc está certo em dizer que a reprodução descontrolada se caracteriza o câncer, mas isso não é metástase.
      Portanto, a aspirina possivelmente pode prevenir a ocorrência de metástases, ou mesmo de prevenir o surgimento de câncer iniciais, mas muito pouco pode fazer com o câncer já desenvolvido.

    • Peregrin:

      A aspirina diminui as chances de se desenvolver o cancer também Angelica, pois ele também tem um efeito anti-inflamatório no organismo, e grosseiramente falando, todo câncer é uma inflamação. Portanto, combater as inflamações iniciais do organismo impedindo que elas progridam para o desenvolvimento de tumores é uma prevenção de câncer, não só das metástases.
      Agora vale salientar que a aspirina não faz milagre, as chances de prevenção são pequenas, e não podemos ignorar os riscos do uso contínuo.

  • Janser Maciel Mansur:

    Ai meu estômago!…

  • ADALTO:

    alha e complicado pois são 4380comprimidos em 5 anos ja pensou no efeito desta mistura preparada com 50 partes de ácido salicílico e 75 partes de anidrido acético é aquecida por cerca de 2 horas a cerca de 500 C num balão de refluxo. Um líquido claro é obtido do qual, quando resfriado, é extraído uma massa cristalina, que é o ácido acetilsalicílico. O excesso de anidrido acético é extraído por pressão e o ác. acetilsalicílico é recristalizado em clorofórmio seco.” ieta maluca tem mais alha a base da aspirina

  • Elizabeth:

    Quem patrocinou esse estudo? Alguma indústria farmacêutica?

    • Peregrin:

      Concordo. Por que não foi mencionado como Ácido Acetil Salicílico? Aspirina é o nome comercial do ácido comercializado pelo laboratório Bayer.
      Também acho que este artigo tem um cheiro de merchan(sem desmerecer os fatos, claro)

  • helio:

    mas tomar um remedio, mesmo q seja uma simples aspirina, por 5 anos, todos os dias, nao causa nenhum efeito colateral??? algum medico, farmaceutico ou quimico ai pra responder?

    • Nuno Trindade:

      Provoca vários: desde lesões do estômago, passando pelo “liquefazer” do sangue (torna-o mais fluído, o que pode ser benéfico em determinadas patologias, mas não em pessoas saudáveis), até a poder provocar habituação no organismo e deixar de fazer qualquer efeito! O que disseram é um perfeito disparate.

  • Octavio:

    E os efeitos colaterais de tomar aspirina por tanto tempo, não se mencionou na matéria. O que adianta prevenir o câncer (que talvez nem mesmo ocorra) e o aparelho digestivo do cara ir pro espaço…

  • Gyver:

    Pois mas a aspirina também aumenta o risco de problemas de estomago e causa danos ao aparelho digestivo. Provoca sangramento e ulceras no estomago e em casos raros pode danificar os rins.

    • Peregrin:

      Por isso deve-se verificar cuidadosamente a posologia segura para este tipo de tratamento(ou prevenção) e o custo-benefício de tal empenho.
      Digamos que uma pessoa esteja no grupo de alto risco de desenvolvimento de cânceres. O que é melhor, perturbações gástricas ou um câncer agressivo?
      O contrário também é válido, de que adianta ganhar sequelas no seu sistema digestivo se o seu risco de desenvolver cânceres é baixo?

  • Raimundo:

    Em primeira quero deixar bem claro que a palavra chance esta mal definida no testo, pois chance segundo o Sr: Aurelio Buarque de Holanda Ferreira significa ( oportunidade, ocasião favoprável),Deus que me livre de ter uma chance dessas.
    E em segundo lugar gostaria de deixar a minha modesta opinião de que esta materia só beneficiará aos laboratóris fabricantes de aspirina.

  • gloria:

    Isso é uma fraude, se aspirina resolvesse o problema de cancer os americanos ñ teriam tantos doentes.Eles comem aspirina, conheço passoas q vão ao EUA e compram aspirina aos kilos e trazem p\ Brasil, começam a tomar sem receita médica,e ñ sabem q são alergicos a ela(ácido acetil salicílico), ficaram c\ enxaquecas crônicas, conjuntivite e lesões na derme q nunca mais cura(herpes).A intenção dessa propaganda é vender esse veneno p\ nós, e ficarem cada vez mais ricos. Um conselho”nada de tomar medicamentos p\ previnir cancer ou qualquer outra doença”.Melhor fazer uma reeducação alimentar,e por em prática tudo q aprender,e “mexa-se”

  • Padre:

    Acho que que isso deve ser pra aumentar o comercio da aspirina
    que para meu ver nao serve pra nada!

    • Shappaaa:

      Compre um AAS genérico, caso não queira dar seu dinheiro a “ex-nazista” Bayer.

  • rajmx:

    Parece q esse estudo beneficia só a empresa q fabrica a aspirina ? Por cinco anos.

  • LYSA LOPRACH:

    Acho maravilhosa a descoberta, tem gente que fuma durante anos por que não tomar uma aspirina!

  • Eduardo:

    Aí daqui a 5 anos descobrem que a Aspirina tem uma substância que em excesso no corpo causa outro tipo de problema! É sempre assim. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. – Se bem que nesse contexto, eu prefiro correr. 😛

  • JOÃO HENRIQUE:

    Com certeza deve ter verdades sobre seu uso. A Aspirina já é usada para deixar o sangue mais fluído. Agora todo medicamento deve ser usado após uma avaliação e aconselhamento médico a respeito. O câncer é desequilíbrio fisiológico do organismo. Se tomarmos aspirina e continuarmos praticando as ações que causam desequilíbrio, teremos a manifestação do câncer, ainda que não haja metástase.

  • adao villela:

    a aspirina pode ser adulto ou infantil?

  • Breno:

    Já li um artigo dizendo que a Aspirina reduziria as chances de se infartar ou ter derrames, pois esta afina o sangue, tornando-o menos viscoso. Mas não me surpreende a possibilidade da industria farmacêutica que detém a patente do medicamento (Bayer), comprar algumas pesquisas para marketing. É uma empresa rica e poderosa, sinônimo de medicamentos respeitáveis, e todos nós sabemos que muitas coisas se passam debaixo dos panos quando o assunto é negócio.

  • Geraldo:

    Isso mais parece é propaganda para vender mais aspirinas, que por sinal, diminuiu muito as vendas após a informação que as mesmas são contra indicado em caso de suspeita de dengue…

    Só faltou escrever assim… “Se é Bayer é bom!!!!”

  • AgoraQueSouRica:

    Eu conheço muitos idosos que tomam aspirina infantil diariamente , nao sei ao certo o porque , mas me parece que evitaria um derrame ou sera infarto ?? J estou confusa..hhahahah

    • mmelo76:

      Não seria AAS infantil? Esse sim “afina o sangue”e previne problemas como AVC e infarto.

    • Eduardo Amaral:

      A aspirina reduz a formação de coágulos nas artérias, ao manter a viscosidade do sangue dentro de parâmetros bons. Desta forma reduz comprovadamente os riscos de infartos e derrames.

    • Thays Henriques:

      Errou…eles tomam AS para ralear o sangue…

    • Thays Henriques:

      A.S

  • Renys Kenys:

    É brincadeira eu ficar dependente da aspirina durante cinco anos só para diminuir as chances de ter câncer.

    • Rodrigo:

      Prefiro tomar um comprimidinho por 5 anos do que ter câncer.

    • Renys Kenys:

      Se você fizer isso ainda terá 70% de contrair um câncer

  • Andiele:

    Será? Eu não sei não hein…

Deixe seu comentário!