Como sobreviver à queda de um avião sem paraquedas

Publicado em 18.10.2011

Cair de um avião ou ser jogado para fora dele é uma situação bastante improvável, a não ser que estejamos falando de romances baratos ou filmes de ação. Esse destino está tão próximo de acontecer quanto ficarmos perdidos no deserto do Saara, à deriva no mar, ou sermos mordidos por uma criatura mortal exótica.

É difícil imaginar o que faríamos se estivéssemos em situações tão ruins, mas se prevenir nunca é demais, certo? Afinal, pode acontecer.

Imagine que você está caindo pelo ar, a 10 mil metros do chão e não tem nada além de inteligência, coragem e um pouco de sorte. Crendo que o frio e a falta de oxigênio não te matem antes, aqui estão quatro passos simples para tentar suavizar o seu destino depois de ser expulso de um avião:

Passo um: Não entre em pânico. Mesmo que você desmaie por falta de oxigênio, você provavelmente retomará sua consciência a tempo de tentar fazer alguma coisa.

Passo dois: Deixe sua postura parecida com a de um paraquedista voando no estilo “esquilo voador”. Para isso, faça com que seus braços e pernas formem um X, mantendo o peito para baixo e arqueando as costas e o pescoço.

Passo três: Escolha um alvo. Evite superfícies duras, e não se deixe enganar pela água: ela o golpeará tão fortemente como se você estivesse indo em encontro a uma calçada. Responda ao canto das sereias do mar e só lhe restará imaginar quanto tempo o seu corpo quebrado sobreviverá antes de se afogar.

Palheiros, arbustos, montes de neve e pântanos são a melhor aposta para uma possível sobrevivência e são mais “seguras” do que gramados ou asfalto. Árvores e vidros podem empalar você, mas eles já salvaram paraquedistas, então não custa tentar. Se não der para evitar uma área povoada, o melhor alvo pode ser um telhado.

Qualquer superfície que absorva o impacto da queda pode fazer a diferença, evitando algumas rupturas de órgãos ou traumas generalizados.

Passo quatro: Escolha a posição antes do impacto. Cair de cabeça é certamente uma má escolha. Cair com o corpo plano irá distribuir a força do impacto através do seu corpo, mas, por outro lado, a Agência Federal de Aviação dos EUA recomenda pousar com uma paraquedista, mantendo os pés juntos e os calcanhares, joelhos e quadris flexionados.

Se você cair na água, deve escolher mergulhar primeiramente a cabeça ou os pés. Independente da sua escolha, mantenha o corpo em linha reta como uma vareta. Se for mergulhar de cabeça mantenha os braços ao lado dela para protegê-la. Se for mergulhar em pé, lembre-se de apertar a sua… bem, seus músculos glúteos. Quanto menos se falar sobre o porquê, melhor. [Life'sLittleMysteries]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

56 Comentários

  1. 10 mil metros vc cairá na média de 200km/h que vai dar mais ou menos 50 segundos até o chão,
    dá tempo de vc se arrepender de seus pecados rezar o pai nosso e curtir o visual até a passagem.

    Thumb up 0
  2. Receitinha básica essa heim!! Será que já foram testadas essas orientações?? Num tombo desses não sobra nem os cabelos. só faltava dizer que depois de cair era só levantar, limpar as mãos, tirar a poeira da roupa e ir pra casa. . . Haja paciência!!

    Thumb up 9
    • Teve um q pulou d ponte Rio-niteroi, 100m altura, bateu na água a 162km/h ( bem perto da vel limite) e sobreviveu…

      Thumb up 1
  3. Para sobreviver a queda de um avião você tem que ter 99 porcento de sorte 1 porcente de habilidade

    Thumb up 7
    • cair numa piscina de espuma daquelas que os atletas de moto eslilo livre treinam. quem sabe haja sobrevivência?

      Thumb up 0
  4. Como sobreviver à queda de um avião sem paraquedas?
    Eu sei a resposta:
    1º Não pule de um avião !
    2º Não ante em um avião !
    3ºnão suba em um avião !
    Esses são os meios mais obvieis, e corcerteza mais seguro para vx sobreviver de uma queda de avião … confiem em mim!

    Thumb up 16
  5. Aff na hora que você percebe que o paraquedas ”falhou” duvido muito uma pessoa lembrar-se disso

    Thumb up 8
  6. Estabilizando a 191 km por hora, considerando que até mesmo um tombo da mesma altura pode causar danos irreparáveis á estrutura do esqueleto humano…. Acho pouco improvável alguém sobreviver

    Thumb up 2
  7. Se for para ser prevenido, toda vez, ao voar, leve um pequeno paraquedas. Será como o cinto de segurança para o motorista ou a boia para o navegador ou o capacete para o motoqueiro ou …
    Falei?

    Thumb up 5
  8. Acho que essas críticas não são muito construtivas, os editores
    põe matérias de todos os gêneros, muitas vezes para passar conhecimentos científicos ou mesmo para nos passar curiosidades. Acho muito bom o trabalho de vocês, continuem assim!

    Thumb up 18
  9. Kkkkkkkkk. Não entre em pânico. De um jeito ou de outro vc vai s f…
    Escolha um alvo, e lembre-se, s correr, melhor, s voar o bicho pega, e s cair o bicho come.

    Thumb up 6
  10. Duvido que quem escreveu este “manual” ou “passo-a-passo” faria o que ele mesmo escreveu. Se ele tem a “provavel” certeza de que isso funciona, ele poderia ir para o Guinness e faturar muito, mas presumo que está mais para aquele velho ditado: Faça o que eu Falo e não Faça o que eu Faço…rs.

    Thumb up 2
    • Isso é só pra aumentar a chance de sobrevivência de 0.1% para 1%.

      Thumb up 13
  11. Esse Hypescience já foi melhor viu . para o que eu vou querer saber como cair de um aviao e resistir ao impacto? Aaah … peloo amor de deeus … TNC .

    Thumb up 1
  12. Andei lendo os comentarios e a maioria e talves ate a minha opinão esta sendo a MAIOR BESTEIRA. Pois a propria pressão do ar na queda ja mataria a pessoa. O ideal talves seria as companhias criarem para os passageiros capsulas de emergencia que seriam jogadas ao mar proximo a queda, q ficariam la aguardando algum resgate, seja navio ou tubarão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Thumb up 2
    • A maior besteira é a sua afirmação.
      Em que planeta vive? Não deve ser na Terra com certeza. Ou então não tem meios audiovisuais em casa e vive isolado do mundo.

      O senhor(a) diz que a pressão do ar matava quem viesse em queda. Então devo supor que os pára-quedistas militares de grande altitude, que saltam no máximo a 30000 pés estão todos mortos. Estou a falar em relação à pressão, porque em relação ao oxigénio eles têm de levar equipamento auxiliar para respiração.
      Mas temos o recorde mundial de salto de pára-quedas. Salto de 102,800 pés (31,300 metros).

      Pode ver aqui o filme de um salto de
      http://www.youtube.com/watch?v=79-69dt2c1E

      Afinal onde está a besteira?

      Thumb up 13
    • Ele não entende que o problema não é o cair, mas sim o ONDE.

      Como você mesmo disse, ele generalizou, pois para pular de 10K pés de altura, não precisa nem de oxigênio.

      As dicas de sobrevivencia, podem ser uteis, caso o paraquedas se enrosque e crie um pouco de atrito, diminuindo sua velocidade. Agora se é uma queda “livre” onde o paraquedas não abre… a ultima coisa que eu pensaria seria em como escapar.

      Thumb up 0
  13. Tenho uma ideia melhor… Quando for viajar levem asas. Caso aconteça algo, é so sair voando e nada te acontecera kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Thumb up 3
  14. As possibilidades são mínimas, mas você nascer também não era? O infeliz conseguiu passar na frente de milhares de espermatozóides só para conseguir morrer numa queda? Eu ainda não sei, acho que preferiria a água, ou a as folhas, embora galhos te quebrem, ou pior te empalem, eles realmente amortecem a queda (se der sorte é claro), Mas digo de antemão entre um tiro ou a queda, sou mais a queda, ainda que possa parecer tão ruim quanto, na queda se tem uma chance, afinal dizem que para descer todo santo ajuda, espero que seja verdade, e o que me conforta bastante é que não vou para o inferno, duvído bastante que consiga passar do chão.

    Thumb up 3
  15. hshshs, primeiro tem o lance de que já é difícil de cair de um avião… Depois tem a dificuldade de lembrar de tudo isso (não entre em pânico? quem disse isso com certeza nunca caiu de um avião)… Mas o post está muito interessante, eu já anotei na minha caderneta na página sobre quedas de avião…

    Thumb up 7
  16. Na Segunda Guerra Mundial um piloto de bombardeiro sobreviveu à queda de 10000 (dez mil) metros, apenas com algumas escoriações ao cair sobre a neve depois da queda ter sido amortecida pela ramagem de uma árvore.

    Agora tirem as vossas conclusões… inteligentes…

    Thumb up 34
  17. Impossivel na altura mensionada.Uma unica possibilidade serila cair num rio de aguas tulmutuadas, que naturalmente amaorteceriam a queda.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
children-walking-through-maze
Perca seu medo de se perder

Em uma era de dispos...

Fechar