Comportamento homossexual é bem mais comum do que pensávamos em insetos

Se você é um daqueles que acha que homossexualidade é antinatural, talvez seja hora de dar uma repensada. Pesquisadores descobriram uma frequência surpreendente de comportamentos homossexuais entre os insetos.

Qiao Wang da Universidade Massey, na Nova Zelândia, e seus colegas descobriram que os besouros machos reagiam de maneira semelhante a machos e fêmeas quando os encontravam pela primeira vez em uma planta: tentando copular.

Depois de “montar” um outro besouro do sexo masculino, o inseto se envolvia em uma sondagem bastante complicada e demorada com seu abdômen, até que pudesse tocar um pequeno segmento do abdômen do besouro debaixo dele; é apenas nesse ponto que o inseto podia determinar se tinha montado um macho ou uma fêmea.

Eventualmente, o besouro desengatava de um indivíduo que acabou sendo outro macho, mas Wang sugeriu que “os machos podem desperdiçar bastante tempo durante sua vida reprodutiva”. Hum…

“Acho que faz sentido que eles fiquem confusos, é meio difícil dizer a diferença entre machos e fêmeas simplesmente olhando para os insetos. Mas errar o sexo de um parceiro em potencial não é responsável por todo o sexo gay dos insetos, no entanto”, explica Wang.

Confusão de identidade não parece ser o que está acontecendo em uma pequena mosca que vive perto das águas dos canais ingleses. Machos vagam na superfície das folhas, atacando qualquer coisa que remotamente se assemelhe a uma fêmea (e algumas coisas que não, tais como manchas cinzentas sobre as plantas, ou moscas de outras espécies).

Depois que ele consegue montar uma fêmea, o par embarca em um ritual de acasalamento elaborado, para frente e para trás por até 15 minutos. Uma fêmea que não quer cooperar rapidamente coloca um fim a esta atividade, caso em que os machos partem sem incomodá-la mais.

Às vezes, porém, um macho monta outro macho, e nestes casos o indivíduo montado resiste vigorosamente à montagem, mas o macho agarra as suas costas como se fosse um cavalo.

Os pesquisadores citam ainda outros insetos que se engajam em comportamentos homossexuais, devido a uma mutação em seus cérebros que faz com que se sintam atraídos por indivíduos do mesmo sexo.

E em algumas espécies de insetos, os machos acasalam com outros do sexo masculino e, em seguida, correm acasalar com uma fêmea. Se eles fossem humanos, iríamos achar que eles estavam tentando esconder algo atrás do armário, não?[Jezebel]

40 respostas para “Comportamento homossexual é bem mais comum do que pensávamos em insetos”

  1. Quando se fala de homossexualismo, poucos o ligam a uma de suas não tão óbvias causas, o abuso sexual sofrido na infância por parte do homossexual.

    “É fato que a maioria dos meus pacientes que vivenciam a homossexualidade foi abusada, sim. Enquanto nós conversamos aqui, milhares de crianças são abusadas sexualmente. Os estudos mostram que os abusos, especialmente entre os meninos, são muito comuns. Aquelas brincadeiras entre meninos também podem ser consideradas abusos. O que vemos é que o sadomasoquismo começa aí, porque o menino acaba se acostumando àquelas dores. O homossexualismo também.” Rozângela Alves, psicóloga.

    O homossexualismo é comportamental. Lembremo-nos de algumas civilizações do passado, onde o homossexualismo estava culturalmente inserido em certos segmentos da sociedade. Ou seja, não estamos falando de genética, estamos falando de cultura/comportamento.

    “Homossexualismo no reino animal”
    O homossexualismo em animais é quase inexistente. É sabido que os animais copulam por estímulos. Mais importante, a maioria das espécies não têm sequer condições anatômicas para a prática homossexual. No entanto, certos comportamentos animais continuam sendo erroneamente interpretados como sexo/homossexualismo.

  2. “Eu já defendi o homossexualismo partindo do argumento de que os machos na natureza o praticam, até que um biólogo numa comunidade do orkut me disse que quando o mesmo ocorre nunca há penetração anal, ou seja, não seria a mesma coisa, não há verdadeira gratificação sexual. Algumas espécies, como os próprios veados, montam-se mutuamente entre os machos sem qualquer excitação sexual, mas sim para estabelecer hierarquias. Assim como em algumas espécies os machos confundem-se uns com os outros pensando que se trata de uma fêmea, mas logo que percebem que se trata de um macho o deixam de lado. A única espécie, além da humana, que tem homossexualismo feminino são os macacos bonobos, mas nem praticam o ato sexual completo, apenas esfregam suas vaginas como forma de cumprimento. Nos primatas o sexo tem toda uma linguagem social que extrapola a reprodução. O comportamento homossexual tem alguma origem biológica sim, alguns estudos estatísticos indicam uma maior incidência em certas famílias. Mas há um componente cultura forte também, pois a quantidade de homossexuais em um povo pode variar bastante em relação a outro. Isso não é argumento contra ou a favor dos gays, é simplesmente como as coisas são. Ou talvez não, porque não sou especialista no assunto, mas acredito que o senso comum naturaliza excessivamente o comportamento homossexual. Até porque, sendo um comportamento que diminui a chance de deixar descendentes, é estranho que tenha sido escolhido pela seleção natural. O que foi escolhido pela seleção natural é uma necessidade excessiva do macho de se gratificar sexualmente e topar qualquer coisa pra atingir isso.” Vérvia, usuária de rede social

    Quando se fala de homossexualismo, poucos o ligam a uma de suas não tão óbvias causas, o abuso sexual sofrido na infância por parte do homossexual. “É fato que a maioria dos meus pacientes que vivenciam a homossexualidade foi abusada, sim. Enquanto nós conversamos aqui, milhares de crianças são abusadas sexualmente. Os estudos mostram que os abusos, especialmente entre os meninos, são muito comuns. Aquelas brincadeiras entre meninos também podem ser consideradas abusos. O que vemos é que o sadomasoquismo começa aí, porque o menino acaba se acostumando àquelas dores. O homossexualismo também.” Rozângela Alves, psicóloga. O homossexualismo é comportamental. Lembremo-nos de algumas civilizações do passado, onde o homossexualismo estava culturalmente inserido em certos segmentos da sociedade. Ou seja, não estamos falando de genética, estamos falando de cultura/comportamento. O homossexualismo em animais é quase inexistente. É sabido que os animais copulam por estímulos. Mais importante, a maioria das espécies não têm sequer condições anatômicas para a prática homossexual. No entanto, certos comportamentos animais continuam sendo erroneamente interpretados como sexo/homossexualismo.

  3. Homosexualismo não é natural. Basta apenas obeservar as estruturas copulatórias! não há o que discutir… apesár de haver pessoas com a tendêndia genética, sabemos bem que tendência não é algo obrigatório… o que é certo e não há dúvidas é que é um comportamento e como tais são gerados apartir do meio ou das experiencias vividas…

    • Os meus pais não são gays e eu sou. Logo, o meio não interferiu na minha sexualidade e muito menos eu a escolhi. Seja sensato, meu querido, por acaso você escolhe a menina que quer se apaixonar? Simplesmente acontece. Homossexualidade não é tendência, não seja ridículo…Como já comentou uma cidadã aqui, os homens da caverna praticavam sexo entre si. Veja só quanto tempo se passou desde este fato. E não, fazer parte de uma minoria não é anormal, a não ser que o cidadão “Andy” (que também postou aqui) considere que o nazismo era algo normal. Não falem baboseiras. Se não gostam do fato, apenas respeitem e não falem o que não sabem.

    • a Homossexualidade (a terminação ‘-ismo’ indica patologia, o que não vem a ser o caso) é natural sim. Basta você pegar como exemplo, o comportamento homoafetivo de muitos pinguins, que muitas vezes criam filhotes de outros casais, por vezes até põe-se a chocar ovos abandonados, e ainda assim, mantêm-se como um casal homoafetivo.
      Quanto a “basta observar as estruturas copulatórias” e “tendência não é algo obrigatório”, você está se contradizendo em questão a ser natural ou não.
      Meus pais não são gays, meu unico parente gay nunca conviveu comigo. Nunca fui abusado sexualmente e nem nada do tipo, e não vejo então um motivo comportamental pra isso então

  4. Homossexualismo é um corportamento, de um ser humano ou um animal qualquer, que se caracteriza pela atração física, emocional ou simplesmente estética por outro ser de mesmo sexo. Já a orientação sexual homossexual se caracteriza por um relacionamento duradouro com outro ser de mesmo sexo. Contudo, analisando as informações do texto, referentes a pesquisa, concluo, no meu entendimento, que os besouros e outros insetos estavão tendo um comportamento instintivo e não um comportamento homessexual.

    • O termo vigente é Homossexualidade.
      Homossexualismo é termo extinto, em desuso.

    • Concordo que foi um comportamento puramente instintivo, mas isso não anula o fato de tantos outros animais com comportamento homoafetivo/homossexual…

  5. comfundir comportamento animal com comportamento homossexual é de uma burrice, é de uma apelação, animal não tem ciência do que faz diferente do homem que perdeu a vergonha e outros que perderam a dignidade.

    • E o que te diferencia de um animal? Veja bem, o que diferencia o HUMANO de um animal? Somos o que, afinal?

  6. Eu jurava que pra acessar o Hype as pessoas seriam mais inteligentes, mas pelo visto o nível intelectual das pessoas daqui é o mesmo dos que acessam o chongas.
    A matéria só mostra oque é obvio, homosexualidade é algo natural, apenas uma variação da condição sexual humana.
    até mesmo os homens das cavernas praticavam sexo entre si.
    4..3..2.. pra algum evangélico patético discursar o evangelho.

    • Comentário muito tendencioso… sei não em…
      É sempre fácil defender algo que o indivíduo é adepto!

      ¬¬’

    • Pronto…achamos o evangélico patético,mas ele foi esperto,na falta de argumento,tentou usar o método da “ridicularização” p deixar famewhore em maus lençóis perante aos “leitores votantes”…
      Elton,eu não sou gay(tenho namorada mulher e curto ela)e nem por isso julgo difícil defender tais pessoas,pois sempre tive em mente q cada um faz com sua vida o q ela bem entende,contanto q não cause danos alheios.O Lance é..Seu objetivo é ser feliz?! legal,faça o q vc se sente bem em fazer,e ponto,nunca teve segredo sobre essa regra,mas a sociedade,principalmente religiosa,tenta impedir q outros seres humanos sejam felizes da forma q escolheram.Se vcs sentem prazer na frustração,legal continuem,mas ninguém tem o direito d crucificar quem tenta ser feliz nesse mundo de hoje…¬¬
      (uma pergunta inocente: se homossexualidade é pecado,então pedofilia com o msm sexo,não seria tbm ?!)

    • Não tiro sua razão em falar que a homossexualidade é normal, mas daí a atacar a religião dos outros à toa já acho desnecessário. Quem quer ser respeitado, respeita.

  7. Cara olha que palhaçada! Esta tentando comparar o instinto natural e perfeito da natureza com as mutações dos seres humanos???
    Animais não pensam como nós, por isso não têm como “gostar” de TENTAR copular com machos ou outras coisas que pareçam com fêmeas!
    Eles simplesmente têm a fase do acasalamento!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. A pesquisa mostra estupro e não mero comportamento homossexual. Então já que estuprar é natural, bora pra farra galera! O artigo também diz que o comportamento é devido a uma mutação. Logo homossexualismo é tão natural quanto sindrome de down. Tão natural quanto qualquer doença.

    • Está comparando a homossexualidade a uma doença? Veja, a Classificação Internacional de Doenças discorda disto desde 97… Atualize-se

    • De fato! Está mais para uma doença (ou anormalidade se preferir) na verdade. Já ouve um estudo que constatou a relação entre baixos niveis de testosterona durante a fase fetal com tendências homosexuais em machos adultos.

      No passado essa doença seria prejudicial a espécie humana, mas pelos motivos citados acima, hoje já não faz mas diferença.

    • Na verdade não seria como não foi. Os homossexuais são eliminados e não passam suas características adiante o que não impede o defeito surgir novamente. Mas me espanta sua estupidez achando que se pode procriar artificialmente como se vai ao supermercado. Se todos fossem gays essa seria a última geração humana. A sociedade demanda um número enorme de nascidos para se sustentar. Mão de obra que precisa crescer. Sem isso nossa sociedade entraria em colapso e sumiria mesmo que uma minoria ainda podesse por meios artificiais se reproduzir.

    • Não, cara. Não.
      Como diria uma prima querida minha: você está viajando na maionese.
      Totalmente infundado o que você está falando.
      Primeiro que ninguém tá dizendo pra todo mundo ser gay.
      Segundo, que esta visão de “é preciso produção de mão de obra” é elitista, pois alguém tem que fazer ‘os trabalhos sujos’ e a Europa, que apresenta os maiores índices de qualidade de vida e aceitação sexual, entrou em crise quando não tinha mais pobres o suficiente para fazer tais trabalhos. Ou seja, pra sustentar o sistema que a humanidade vinha suportando até então, é preciso muita gente para carregar o bonde dos privilegiados, mas nos locais desenvolvidos isso entrou em colapso, já que a reprodução desenfreada é característica de regiões pobres.

    • infelizmente a seleçao natural nao se aplica no homosexualismo caso contrario nao existiria pois nao e genetico tem a ver com uma disfunçao na produçao de testosterona no ultero materno nem tudo eh perfeito na natureza como dizem na verdade a unica coisa que nao existe na natureza eh a perfeiçao

    • Andy, vc falou tudo certo, exceto a parte de que é uma doença ou anormalidade.
      Vejamos se não fosse normal, tal fato não ocorreria em tantas outras especies de animais (que existem, não estão em estinção por esse motivo) diferentes pelo mundo.
      Se a homossexualidade for uma doença, a heterossexualidade também precisa urgentemente ser conciderada uma doença. Afinal, um casal homossexualnão traz prejuijos para ninguem ou para eles mesmos(que estão cientes do que estão fazendo e do que querem).

      Existiria sim um problema, no caso de uma pessoa homossexual que tenta se enganar/convencer/acreditar não ser homo/bissexual.

      Nossa especie deveria ser madura o suficiente para cuidar do coletivo independete da sexualidade do semelhante e do proprio umbigo, confiando no proprio taco e não se preocupando com os dos outros.

      Raciocine, se qm for gays for assumido, existirão mulheres mais felizes por não serem enganadas por homens que fingem se heterossexuais e existirá menos concorrencia para os homens qu estão em busca de uma mulher(ou de várias).

      Dai fica todo mundo feliz, pena que esse meu raciocinionão é tão obvio e ainda existem pessoas que ficam encomodadas por outras pessoas prefirerem o mesmo sexo, pq tanto se imcomodar??? essas pessoas estão perdendo tempo.

      Tomara que ninguem mate ninguem por causa da sexualidade, isso sim, é uma doença ou como preferir: anormalidade.

      Abraço, fique com Deus

    • Bem, eu considerei apenas a espécie humana. Apenas cerca de 5% das pessoas são homosexuais, o que por si já é anormalidade por não fazer parte da maioria. Eu também considerei como doença pois partindo do ponto de vista estritamente científico, a homosexualidade se origina, em parte pelo menos, a partir de um disturbio hormonal da progenitora durante a gestação. Esse disturbio acaba modificando a disposição orgânica física do cérebro, fazendo com que o mesmo nasça com um determinado sexo, mas com o cérebro do sexo oposto. Isso ao meu olhar cientifico é uma doença. Mas do ponto de vista moral, social, ou qualquer coisa, pode seja errado considerar isso como doença, mas ai é outra história e que francamente não me importa.

    • corrigindo,10%da população mundial é homossexual o mesmo percentual de gays que existe hoje é o mesmo que existiu a a 300,400 anos atrás a homossexualidade sempre existiu e sempre vai existir até fim da humanidade!!!

    • cara estuda um pouco pois cancer eh uma doença e acontece em varias especies isso nao eh argumento quero argumentos nao baboseira

    • sobre bisexuis foi comprovado numa pesquisa nese site mesmo que existem

    • eh cada merda que se fala porque acham que considerar uma doença eh uma ofença a gays pessoas com sidrome de down tem uma doença e devem ser menos bem tratados e respeitados que os outros?apenas nao eh considerada OFICIALMENTE por ignorancia das pessoas que nao sabem sequer a definiçao de doença pessoas esquizofrenicas tem uma doença,devem ser desprezados?doença nada mas eh que uma caracteristica que eh presente apenas numa pequena minoria e eh diferente dos outros como a homosexualidade eles como as outras pessoas nao devem ser desprezados ou desrespeitados pelos outros por isso

  9. Por que não? Insetos também não fazem parte da Natureza, cujos parâmetros são utilizados nos argumentos conservacionistas?
    E se há quem necessite justificar é devido a posturas como essa sua.
    Nem achei o texto tão bom mas tive que replicar sua implicância.

    • cara dizer que faz parte da natureza pra min nao significa nada oq nao faz?assasinato faz parte da natureza estupro doenças inveja luxuria canibalismo tudo que existe sem exessoes faz parte da natureza

  10. “Às vezes, porém, um macho monta outro macho, e nestes casos o indivíduo montado resiste vigorosamente à montagem, mas o macho agarra as suas costas como se fosse um cavalo.”

    Épico.

Deixe uma resposta