Cientistas descobrem a melhor cura para a ressaca

Esqueça o suco de laranja, o limão azedo, a cervejinha logo pela manhã ou qualquer outro “remédio” para a ressaca. Cientistas comprovaram que “o caminho da cura” é café e aspirina.

A cafeína e os ingredientes anti-inflamatórios da aspirina reagem ao etanol, o álcool – é ele que causa as dores de cabeça, graças a um acetato químico que ele produz no organismo e que afeta a algumas pessoas mais do que as outras.

Michael Osinsky, cientista da Thomas Jefferson University, na Filadélfia (EUA), induziu a ressaca em ratinhos de laboratório usando etanol. Depois deu a eles uma dose de cafeína com aspirina e percebeu que os compostos bloqueavam o acetato causador da ressaca.

Segundo Osinsky, nenhum dos outros “remédios caseiros” citados comumente como remédio para ressaca tiveram um efeito tão satisfatório.

Alguns ainda dizem que beber água é melhor, já que ela hidrata o corpo melhor do que bebidas com cafeína. Há também quem diga que usar analgésicos, como a aspirina, é uma má idéia, já que ela prejudicaria um estômago que já está fragilizado pelo álcool. De qualquer forma, o café com a aspirina ainda é o remédio que produz o efeito mais imediato. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

51 respostas para “Cientistas descobrem a melhor cura para a ressaca”

  1. Como é que os cientistas sabiam se os ratos tinham dores de cabeça ou não? Com um aparelho chamado Filamento de von Frey. Esse dispositivo alongado “cutuca” as regiões do rosto e da cabeça dos ratos que ficam doloridas em casos de cefaléia. Se o rato recuasse a cabeça ou empurrasse o aparelho com as patas, ele estava sentindo dor.

    Mas até aí, não é novidade que os dois melhorem a dor de cabeça. Mas para o estômago é uma desgraça. Pacientes portadores de gastrite e outras doenças gástricas costumam receber a indicação de que não devem tomar café, pois estimula a acidez gástrica. Cuidado.

  2. Vamos com calma. Cada remedio pra uma coisa. A cafeina estimula a producao de acido cloridrico, a aspiru aspirina tb nao eh lá grande coisa pra enjôo. Cura dor de cabeca mas zoa o estomago. O limão pelo ácido cítrico neutraliza o cloridrico logo faz bem pro enjoo, tem ac citr. Ate no sal de fruta. Quanto ao figado boldo, folhas amargas sao boas, nao sei quanto ao limao atacar o figado
    Sei tb que meu medico odeia aspirina ela nao faz bem mesmo, por outro lado ele acha a neosaldina de boa, e essa ja vem com cafeina… Bom, cada pessoa tem sua ideia mas eu curto tomar um suco de limao mais forte, com acucar mesmo, depois como dai vo apelar pra esse baratos de analgesico, se precisar. Mas tudo se resolve quando vc se mantem so alegrinho, pra que ficar fritando na balada…..

    • A aspirina também age como anticoagulante moderado, então de-se tomar cuidado, pois pode gerar hemorragias.Procure seu médico e peça mais informações.

  3. Tec. Patologia Clínica, não existe soro melhor do que água de côco bem geladinha. Vai repor todos sais minerais perdidos pela urina. E o que é melhor: é natural.

  4. Magda, não se preocupe com a quantidade de água no seu organismo. Para isso, o ser humano estar “equipado” com dois rins para retirar todo excesso de água do corpo humano. Desde que você não consuma muito sal. Porque este favorece o acúmulo de água no organismo. Entre outras coisas, faz subir a pressão arterial.

  5. Pelo que eu li até agora, o ideal para combater a ressaca é tomar AAS com café. E não esquecer de hidratar o corpo com melancia, principalmente, por causa da água e da glicose, presentes nesta fruta. Ou caldo de cana gelado (evitar bebida morna).

  6. Tens razão, Silvio.
    Sou adepta ao estudo de terapias alternativas com fundo científico e sei que o boldo dá uma ajudinha básica para o fígado quando foi bombardeado pelo àlcool.
    O Epocler, só antes de beber, mas o gostinho que ele deixa na língua é péssimo. Tomar Epocler depois que acordou, não vai ajudar muito, porque o estrago já rolou.
    A melancia, o melão, o caldo de cana e também o caqui, possuem altas doses de glicose que ajudam a restabelecer o equilíbrio do organismo. E descem redondinho na ressaca. Nada de frutas cítricas, como a laranja, abacaxi e limão, que agridem mais o fígado que já está castigado.
    Outra coisa que faço é tomar àgua Prata com gás. Faz um bem danado.
    Quanto ao sucrilhos e aveia, nunca tinha pensado, mas concordo que eles enxugam bem o estômago e impedem o vômito.
    Comer um doce bem doce, ao acordar, ajuda muito, pois o fígado está precisando de açúcar, tipo doce de coco com uma pitada de sal ou uma barra de chocolate.
    Mas para não ficar com tanto líquido no bucho, ao acordar, eu também como muito pão e bolachas para dar uma segurada.
    Valeu a dica do Miele. O cara sabe das coisas. Aqui em Maceió, minha turma de bebuns come carne seca ou caldo de mocotó com farora logo de manhã. É imbatível.

  7. Sou muito bom de copo.

    Tenho 61 anos e bebo desde os 18.
    Aqui vão algumas dicas naturais vivenciadas e aprendidas com bebuns profissionais, após ter tomado todas:

    1 – Plante num vaso o boldo do Chile e antes de dormir, pegue 3 folhas grandes, pique, macere bem e tome com meio copo de àgua gelada. Engula tudo. Podes fazer um chá com 3 saquinhos de boldo, com um copo de àgua, mas tome GELADO

    2 – Nunca tome nada quente ou morno antes de dormir, pois fatalmente irá vomitar. Se quiser forçar o vômito, então tome bastante àgua morna, uns 3 copos e coloque o dedo na garganta. Funciona pacas. ARGGGGHHH!

    3 – Antes de deitar, ingira 4 colheres de aveia ou sucrilhos com pouquíssima água, só para descer. Esses ingredientes irão “secar” o seu estômago e evitará o vômito.

    4 – NO DAY AFTER:
    Ao acordar, se ainda estiver de ressaca, ingira outra dose de 3 folhas de boldo do Chile GELADO (conforme ítem 1).

    5 – E aqui vai uma dica divulgada pelo famoso beberrão Miele, no programa do Amaury Junior: MELANCIA. Coma muita melancia ou melão. Se puder, vai na pastelaria ou na feira e tome um belo um caldo de cana gelado, sem limão.
    O MILAGRE GARANTIDO

    A teoria de que ao acordar, tomar uma colher de whisky ou qualquer destilado EM JEJUM, funciona sim.

    Mas tem que ser a primeira coisa que você ingere ao se levantar. Eu já testei e funcionou beleza, mas sinceramente não tenho tanta vocação para isso. Vou mesmo é no boldo gelado e na melancia. Hic!

  8. A desidratação é o principal vilão principalmente para os cervejeiros uma vez que a cerveja é um poderosodiuretico. Porem não adianta tomar somente agua por que perde-se a cada micção sais essenciais.
    Recomendo tomar soro para reidratação (comprado em farmacia) depois da cervejada para repor glicose (anidra), cloro (NaCl), potassio (KCl), sodio (citrato de sodio Na3C6H5O7).
    Minha receita é a cada 3 cervejas uma garrafinha de agua, antes de dormir 1 litro de soro e ao acordar mais 1 litro de soro.
    Quando consigo fazer como descrito não tenho ressaca mas as vezes bebo demais e esqueço tudo; só lembro quando a cabeça já explodiu de dor.

  9. O ideal seria não beber. Mas se vai beber, não se pode esperar que vai ficar bom, prá isso, existem os remédios. Se a ressaca, pós-goró, é inevitável, evite isso, mantenha-se bêbado.

  10. Sou profissional da ressaca. Se eu tomar uma dose de qq coisa fico de ressaca, então tomo todas. Dia seguinte É MESMO ENGOV, ASPIRINA E CAFÉ. Faço isso há mais de 15 anos!!!! É verdade. O melhor seria não beber, mas adoro um vinho, um uísque, uma cerveja…Em tempo, essa história de tomar uma cerveja de manhã, para rebater, quase me matou!!!

  11. Concordo com o Zé da Morte. Epocler é ótimo! Mas não é mágico… rsrsrs
    Ressaca é tão somente desidratação dos tecidos (principalmente do cérebro, daí a dor de cabeça) causada pelo álcool.
    A melhor saída é, enquanto estiver bebendo, evitar os acompanhamentos salgados, pois eles ajudam a desidratar. O ideal são frutas cortadas em cubinhos para acompanhar a cachacinha (ou qq outra bebida). Na manhã seguinte: muita água de côco ou soro caseiro, e paracetamol para aliviar a dor de cabeça do cérebro desidratado.
    Abraços!

  12. Estou de acordo com Vianei, como eles sabem se o rato esta de ressaca e se a ressaca passou?
    Sou mais que eles usaram, pessoas mesmo, como cobaia. No mais suco de tomate também é um otimo remédio , principalmente se beber vodca com ele bem temperado. Costuma aliviar ” o dia depois de amanhã” risos

  13. O melhor remedio pra ressaca é tomar wiski de boa qualidade, não misturar bebidas e beber em quantidade suficiente pra não cair. O resto é tudo besteira…

  14. sério mesmo, independente do analgésico, é ele o protagonista da melhora, a anos eu tomo dipirona ou aspirina depois de uma bebedeira, e antes que me condenem: vcs sabem do que é feito o ENGOV? ácido acetilsalicílico, a popular aspirina, é o seu principal componente. Os outros três são: hidróxido de alumínio – antiácido; mepiramina – anti-histamínico, que reduz enjôos e vômitos; e cafeína – estimulante do sistema nervoso central, que diminui o torpor, ou seja, o que o hype acabou de escrever não é novidade pelo menos pra mim, a mais de dez anos!

Deixe uma resposta