O computador digital mais antigo é colocado em funcionamento

Por , em 23.11.2012

O primeiro computador digital do mundo foi colocado novamente em funcionamento na terça-feira (20), no Reino Unido. Batizado como Harwell, a máquina não lembra em nada nossos computadores atuais. Com o peso de 2,5 toneladas, o gigante começou a ser construído em 1949 para ser utilizado no programa britânico de Pesquisa de Energia Atômica.

O computador digital mais antigo do mundo volta à ativa!

O objetivo era facilitar o trabalho dos cientistas, realizando operações que até então eram feitas em máquinas de calcular mecânicas. A princípio, o processo era lento: uma simples multiplicação entre dois números podia demorar dez segundos para ser feita. Mesmo assim, a máquina se tornou uma peça indispensável, e chegou a ser utilizada 80 horas por semana.

Em 1957, quando foi superado por computadores mais eficientes, Harwell foi transferido para a Universidade de Wolverhampton (Inglaterra), onde foi rebatizado Wolverhampton Instrument for Teaching Computing from Harwell (WITCH). Na instituição, foi utilizado para ensinar os primeiros estudantes de informática a programar.

Depois disso, a máquina ficou exposta no Museu de Ciência e Indústria de Birmingham, que fechou suas portas em 1997. A partir daí, o destino do primeiro computador digital do mundo se tornou incerto. Com o fechamento do museu, ele foi desmontado e suas peças foram levadas para um armazém municipal.

Kevin Murrell, membro do conselho de administração do Museu Nacional do Computador, encontrou as peças históricas e começou a restaurar a máquina com o auxílio de outros pesquisadores. Após um trabalho de três anos, o computador finalmente voltou à vida. Agora ele ficará em exposto no Museu Nacional do Computador em Buckinghamshire (centro da Inglaterra). [BBC/Gizmodo]

1 comentário

Deixe seu comentário!