10 espetaculares locais ‘alienígenas’ na Terra

Publicado em 4.05.2009

Você não precisa sair de seu planeta para sentir que está em algum outro mundo remoto. Confira uma lista de 10 lugares, aqui na Terra, em que a sensação de estar noutro planeta é garantida.

10. As Cavernas de Gelo de Eisriesenwelt, Áustria

terra alien

Cavernas de gelo são muito diferentes de cavernas normais. Quando estamos dentro dela, parece que não estamos na Terra e sim nas entranhas de algum planeta remoto. Há muitas cavernas de gelo ao redor do mundo e as Eisriesenwelt são as maiores conhecidas. Elas se estendem por 40km. Apenas uma porção desse labirinto é aberta a turistas, mas é suficiente para sentir o clima e o mistério que circulam o local.

Veja também as 7 mais estonteantes cavernas do mundo.

9.Vales Secos (Dry Valleys), Antártica

terra alien

A região Vales Secos da Antártica, de acordo com os cientistas, é a área na Terra mais parecida com o que seria uma paisagem de Marte. A região quase nunca tem neve e, exceto por algumas planícies rochosas, é a única parte continental da Antártica que não é formada de gelo. O chão dos vales apresenta alguns lagos permanentemente congelados, com vários metros de grossura e, sob esse gelo, vivem alguns organismos extremamente simples, que são objetos de estudo.

8. Ilha Socotra, Oceano Índico

terra alien

Essa ilha simplesmente dispensa qualquer noção do que é considerado “normal” para uma paisagem terrestre. Se você acordasse lá, provavelmente pensaria que está em outro planeta ou, pelo menos, em alguma era remota. Socotra é parte de um arquipélago que ficou geograficamente isolado da África há 6 ou 7 milhões de anos. Como ns ilhas Galápagos, possui cerca de 700 espécies raras e muito diferentes. O clima é árido, e mesmo assim lá estão exemplares incríveis de plantas – algumas espécies não apresentaram variações nos últimos 20 milhões de anos.

7. Rio Tinto, Espanha

terra alien

As minas gigantes, a céu aberto, do Rio Tinto, criam um ambiente surreal, transformando a paisagem em algo similar ao que veríamos na Lua, por exemplo. O crescimento do rio não consumiu apenas montanhas e vales, mas adentrou terras de vilas. O rio teve seu nome tirado da cor de suas águas, praticamente vermelhas e extremamente ácidas (com pH variando entre 1.7 e 2.5), ricas em metais.

6. Kliluk, o Lago Manchado, Canadá

terra alien

No quente sol de verão, a água do Lago Manchado evapora e os minerais contidos nela são cristalizados. Isso causa a formação de vários círculos com bordas brancas: piscinas rasas, que refletem o conteúdo mineral da água em tons de verde e azul. Essa água contém uma das maiores concentrações de minerais do mundo: sulfato de magnésio, cálcio e sulfato de sódio, mais traços de outros minerais, como titânio e prata. Os índios canadenses se banhavam nessas águas e na lama do lago para curar feridas.

5. Saleira de Uyuni, Bolívia

terra alien

A Saleira de Uyuni é, talvez, uma das mais espetaculares paisagens do mundo. Uma área magnífica com um impressionante deserto de sal (o maior do mundo), vulcões ativos e gêiseres – como uma miragem alienígena, completamente fora da realidade.

4. Vale da Lua, Brasil

terra alien

O representante nacional das paisagens “alienígenas” é o Vale da Lua, no Brasil. É uma formação rochosa, esculpida pela erosão da água, cheia de piscinas naturais. Está localizado a 38 km de Alto Paraíso, em Goiás. Suas formações rochosas são uma das mais antigas do planeta, feita de quartzo e de outros cristais.

3. Córrego do Sangue Quente, Japão

terra alien

O Córrego do Sangue Quente é um dos “infernos” (jigoku) de Beppu, no Japão. Nove espetaculares termas que são mais “para ver” do que para tomar banho. A paisagem inclui um lago de água vermelha e quente, colorida pelo ferro presente no líquido. O Sangue Quente foi eleito o mais fotogênico dos “infernos”.

2. A Floresta de Pedras, China

terra alien

A Shilin (em mandarim, Floresta de Pedras) é formada de pedras lisas, circundadas por água que cobre o chão. A água causa erosão em tudo, menos nos pilares. A Floresta de Pedras é conhecida desde a Dinastia Ming como a Primeira Maravilha do Mundo.

1. A Estrutura Richat, Mauritânia

terra alien

Essa espetacular formação na Mauritânia fica na parte sudoeste do deserto do Saara. É tão grande que é visível do espaço, com um diâmetro de 30 milhas. Anteriormente, achava-se que a formação foi causada pelo impacto de um meteorito que caíra na região, mas agora concluiu-se que é resultado de erosão. A causa exata de seu formato circular ainda é um mistério. [Oddee]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

37 Comentários

  1. uau, uma paisagem mais exuberante que a outra! E como nenhum é considerada umas das maravilhas do planeta?
    As pessoas precisam saber desses lugares.
    Estou encantada. ><

    Thumb up 8
  2. Eu estou impresionado vcs nos deixa muito bem imformado gostei muito desse sati vou assesar mais vezes.vc deixam a imformacao muito legal agente fica curioso com cada coisa…bem valeu ate a proxima.

    Thumb up 1
  3. nao sao lugares alienigenas, apenas parecem com imagens da
    nossa imaginacao e de imagens reais, fora da terra.
    as fotos dao uma pequena ideia do que sao realmente esses lugares.
    estando neles, as vezes longe de civilizacao, a impressao
    e sentimento sobre nao se sentir na terra, aumentam!
    eu ja estive no salar de uyuni, e é realmente estranha
    a sensação pelos aspectos naturais e de nossa mente!

    Thumb up 2
  4. EU aos 5 anos de idade vi uma nave, pelo menos era oque parecia, bom mas hoje tenho 21 anos de idade e não ligo para isso, se na quele tempo era

    Thumb up 2
  5. Se existem pessoas nesse planeta,por mim eu acho que existe pessoas em outros planetas.

    Thumb up 5
  6. isso e e uma paisagem nao foi envadida por aliem et extraterestres eu analisei agumas fotos e momtagem. em outros saites e verdade.

    Thumb up 10
  7. nossaaaaa esses lugares sao muito bonitos sera que algum alienigena ja visitou a terra?

    Thumb up 4
    • já e eles tem uma vida bem rotineira.
      vão ao palacio do planalto sugam nossos recursos, nos fazem lavagem cerebral e nos obrigam a escolhe-los como líderes de quatro em quatro anos

      Thumb up 2
  8. Duvidas ainda da existencia de um ser superior (que chamamos Deus)? Com essas imagens espetaculares tira-se a conclusão que “Deus não era um astronauta”

    Thumb up 11
  9. Muito legal!!!

    Moro em Dubai e estou pertinho da Ilha de Socotra, no Iemen. Se lá não fosse tão perigoso, eu até arriscaria a ir conhecer este lindo paraíso exótico! :)

    Thumb up 5
  10. As do Japão, China, Mauritânia , Brasil e Bolívia são as masi surpeendentes ! Remeteu realmente a um local ‘alienígena ‘ a Mauritânia . Esse site é mara !

    Thumb up 3
  11. São as fotos mais impressionantes que já vi.

    Como todos vimos a natureza é a mãe da ciência e ainda nos reserva muitas surpresas;

    Parabens pela divulgação.

    Thumb up 8
  12. Nossa essa formação na Mauritânia me deixou realmente curioso, porque tem o formato circular. E os outros lugares possuem belezas incomparáveis e são bem distintos um dos outros.Ótimo post, a natureza possue muita coisa ainda para ser apreciada.
    Continuem assim. Abraço

    Thumb up 4
  13. Já vi a plataforma Richat no Google Earth, realmente impressionante, e nem sabia da sua existência quando a achei, só de olhar a região a uma altura não muito grande você já encontra a estrutura. Como não sabia o que era eu realmente achei que era uma cratera de meteoros e fiquei à procura de crateras na Mauritânia pra saber mais. Só depois fui descobrir que se tratava de uma estrutura natural.

    Sem falar que ela é usada por astronautas para se localizarem, lá emcima, dentro de uma nave espacial nem sempre é facil reconhecer as formas da Terra, então eles usam a estrutura como uma referência. Eles costumam chamá-la como Bull’s Eye (Olho do Boi).

    Thumb up 6
  14. maravilhosos vossos trabalhos
    acredito que poderiam tentar, através de outras midias, chegar a um
    número maior de jovens de todos os níveis, pois são conteudos muito
    enrequicedores e gratificantes, parabéns.
    grato.
    carlos

    Thumb up 5
  15. Isso é pra ver que não estamos tão distantes do que achamos extraterrestres e, que além de tudo, existe uma explicação científica.

    Thumb up 4

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 Locais “alienígenas” na Terra | Ambientalistas em rede - [...] Fonte:hypescience.com Compartilhe:Gostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. [...]
  2. Os 10 locais mais estranhos da Terra | Cutucano - [...] Beppu, no Japão. Nove espetaculares termas que são mais “para ver” do que para tomar banho. A paisagem inclui …

Envie um comentário