Conheça a “Flor-cadáver”

Publicado em 4.05.2010

Se você é um apreciador de flores, vai ficar interessado (ou não) em conhecer uma espécie rara: a Titan Arum, chamada também de Flor-cadáver, desabrochou pela primeira vez em uma estufa na Universidade do Oeste de Illinois (EUA). Logo após o precioso momento, a flor exalou um potente cheiro de carne apodrecida.

Dê uma olhada (já que uma cheirada não seria muito desejável) na flor, que desenvolveu esse péssimo odor para atrair besouros e moscas que se alimentam de carne em putrefação. Esta flor, com mais de 1,10m de altura, está sendo cultivada naquela estufa desde a década de 1880.

Natural da Indonésia, a planta começou a desabrochar no domingo, e passou mais de meio dia aberta, até ser polinizada. Segundo um dos cultivadores, o cheiro esteve presente durante todo o tempo em que o vegetal permaneceu aberto, em especial no período de pico do desabrochar, quando a planta chega a elevar sua temperatura. O processo atinge este pico e depois decresce, mas a “Flor-cadáver” ainda cheirava mal quando tornou a se fechar.
[Live Science]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

22 Comentários

Envie um comentário

Leia o post anterior:
paisfilhos
Pais subestimam a experiência sexual de suas “crianças”

O estudo mostrou que...

Fechar