Conheça o peixe que tem o pênis na cabeça

A anatomia do peixe Phallostethus cuulong é um prato cheio para quem gosta de fazer comentários maliciosos: nos machos da espécie, o órgão reprodutor fica na cabeça, próximo ao queixo.

O peixe, que tem apenas cerca de 2 centímetros de comprimento, faz parte de um pequeno grupo de espécies chamado priapiumfish (“peixes príapo”), que recebeu esse nome em referência a Priapus, o deus grego da fertilidade.

“Não sabemos por que os peixes príapo desenvolveram esse arranjo peculiar”, diz a bióloga Lynne Parenti, da Instituição Smithsonian em Washington, DC (EUA). E tem mais: “Não são apenas os órgãos reprodutores que estão ligados à cabeça desses peixes: seu ânus também”, completa. O orifício fica próximo à abertura genital.

A bizarra espécie foi encontrada pela primeira vez em julho de 2009 pelo pesquisador Koichi Shibukawa, da Fundação Nagao de Meio Ambiente em Tóquio (Japão). Ele encontrou o animal em um canal próximo ao Rio Mekong, no Vietnã. Embora a descoberta tenha ocorrido já há alguns anos, apenas recentemente informações sobre a espécie foram divulgadas ao público.[Daily Mail UK]

5 respostas para “Conheça o peixe que tem o pênis na cabeça”

Deixe uma resposta