Conheça o (recém descoberto) menor vertebrado do mundo

Publicado em 13.01.2012

Parece que os vertebrados estão cada vez menores. Apenas um mês depois de os cientistas anunciarem a menor espécie conhecida de rã, esse minúsculo animal foi encontrado, e podemos perceber seu minúsculo tamanho com ele descansando em uma moeda. Essa rã tem apenas 7,7 milímetros do focinho até a cauda.

Paedophryne amauensis foi descoberta na Papua-Nova Guiné e é ligeiramente menor do que o peixe Paedocypris progenetica, que tinha sido descrito como o menor vertebrado em 2006.

Há outro candidato ao título de menor vertebrado do mundo: uma espécie de peixe pediculati, que tem os machos da espécie com apenas 6,2 milímetros de comprimento. Mas ele passa a vida toda ligado a uma fêmea (muito maior do que ele), e seu corpo não vai muito além de uma espinha dorsal e um par de testículos – por isso, muitos biólogos acham que ele não deve contar na lista.

Em 1996, o título de menor rã era dividido por duas espécies do Brasil e Cuba, ambas com 10 milímetros de comprimento.

Sapos em miniatura não são estranhezas da natureza, podendo ser bastante comuns. O tamanho diminuto pode fazer que a evolução deles seja mais simples. Por exemplo, sapinhos têm uma grande relação com a área em que vivem, o que os coloca em risco de perder muita água através da pele. O ambiente úmido e o pequeno tamanho pode ajudar a evitar a desidratação. [NewScientist]

• é a coisa mais linda! Aqui quando chove, tem umas rãzinhas pequenininhas também! Adoro brincar com elas!

• Que isso são tão bonitinhos..^^

1. É deslumbrante observar a natureza, é uma maneira de entender-mos melhor o mundo. Mitos dizem,que a vida é um grande mistério, porem não vejo mistério algum. A vida está em toda parte do universo, só depende de fatores favoraveis, por exemplo: matéria, temperatura ideal, oxigénio, e tudo tem que estar em movimento. As formas de vida, vegetál e animal, são as mais variadas possíveis. E assim fazemos parte da evolução, até quando ninguem sabe.

2. que sapinho bunitinho! vontade de ter um de estimação. dificil seria cuidar dele hehe

3. A Terra tem muitas maravilhas a nos oferecer, mesmo já demonstrando sinais de desequilibrio.

4. Quero dar os parabéns pela grafia correta dos nomes, outras matérias pecaram nas normas, mas essa redimiu as demais.

5. “e seu corpo não vai muito além de uma espinha dorsal e um par de testículos”

conheço pessoas assim.

do que ele se alimenta?

Moscas sairiam voando com eles, rs.

• brincadeiras a parte, eu realmente gostaria de saber do que ele se alimenta…

• Aceita um mero palpite: O macho deve parasitar a fêmea que deve alimentá-lo diretamente pela corrente sanguinea comum a ambos. A fêmea que é muito maior deve se alimentar de pequenos animais.

• Gilberto, foi culpa do meu erro de coerência, mas me referia ao sapo.
      mas obrigado pela informações, e ao Gabriel tbm.

• isetos do tamanho de uma mosca de fruta eu acho