O inseto mais bizarro do mundo é brasileiro [Fotos]

O Bocydium globulare é um inseto muito estranho, aparentado com as cigarras e com os gafanhotos, que vive aqui no Brasil. Provavelmente, é um dos bichinhos mais bizarros que você vai encontrar por aí.

Você deve estar se perguntando “o que são todos esses ‘enfeites’ pendurados nele”? A hipótese do biólogo que o descobriu é que é uma defesa contra predadores. Um negócio desse tamanho torna mais difícil para que um pássaro o capture ou o engula.

Assim como outros insetos da mesma família, eles se alimentam de pólen.
O mais estranho é que suas formas variam muito, apesar de eles serem comprovadamente da mesma espécie. Confira mais imagens:

Você já viu algum desses por aí, leitor? Nos responda nos comentários! [Why Evolution is True]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

102 respostas para “O inseto mais bizarro do mundo é brasileiro [Fotos]”

1. Sabe o que é esquisito, feio e assustador??? O Homem!!….Caça, Mata e destroi em prol de dizer que é capaz. o que é feio para nós? aquilo que não agrada os olhos só por que é diferente? então qual nome nós seres humanos mereçemos?? se destruimos tudo que esta a nossa frente!!!..Nós somos os esquisitos, feios e assustadores em meio a estes serem tão pequenos e frageis,,quantos deles ja não foram levados para laboratorios e paises diferentes para serem abertos e estudados,apenas para dizerem se são ou não da mesma especie?, ou o que comem? e etc..isso é ser bizarro!isso é ser feio!! isso é monstruoso para os olhos deles.

2. Interessante, o problema não é o aspecto ou forma do inseto, enfim qualquer animal, garanto que qualquer um deles tomou o maior susto quando olhou para um de nós. Seria como um ser extraterreno, aquela sua aparência lhe é peculiar mas a nossa não e vice e versa.
    Também acredito que tenha por ai algum “cientista maluco” por ai manipulando DNA de animais: sejam insetos, mamíferos…etc.

3. Logo no começo do texto, um erro (grotesco pra mim) me chamou a atenção, eu corri pra ver se a referência original tinha este erro, mas não tem não. Estes insetos, são os conhecidos popularmente por soldadinhos, que são, cientificamente, os insetos da família Membracidae (quem quiser ver mais bichinhos esquisitos, pesquisem por este nome no Google). Membracídeos, são de fato muito aparentado das cigarras, que são insetos da família Cicadidae, por serem ambos membros da superfamília Cicadoidea.
    O problema, é que cigarras não são aparentadas de gafanhotos a não ser na classe insecta, ou seja não faz sentido dizer que são insetos aparentados se são aparentados apenas por serem insetos! As pessoas costumam associá-los por causa do som que produzem, mas isto não tem nada a ver.
    Cicadoidea pertence à ordem Hemiptera, ordem a que pertencem as marias-fedidas e barbeiros, por exemplo. Gafanhotos são todos os indivíduos da subordem Caelifera, que pertence à ordem Ortoptera. Relacionados com os gafanhotos nesta ordem, somente grilos, esperanças e paquinhas, que pertencem a subordem Ensifera, só estes e nada mais.

• Olá Cesar Crash, acredito que você tenha se equivocado ao dizer que os Membracidae não são “aparentados” com as cigarras. Ambos são Hemiptera, Subordem Archenorrhyncha. Lembrando que algumas vezes pode ser considerada Homoptera como uma ordem, porém novos estudos filogenéticos mostram que esta ordem (Homoptera) se relaciona, filogeneticamente, com os hemiptera e, portanto, deve ser incluída nesta. Dessa forma, as cigarras são sim aparentadas aos membracídeos.

• Thiaguinho…
      Eu disse que gafanhotos não são aparentados de cigarros a não ser na classe insecta.
      E disse que: “Membracídeos, são de fato muito aparentado das cigarras, que são insetos da família Cicadidae, por serem ambos membros da superfamília Cicadoidea.”
      Copiou!?

4. Curiosamente eu ja vi 2 muitissimos parecidos com da ultima foto, estou em um lugar bem isolado em PE-petrolandia, aqui não é muito civilizado e existem infestações de insetos, é possivel descobrir alguns bem estranhos ou pelo menos desconhencidos por mim. O inseto que vi alem de se parecer com o penultimo, não tinha mais do que 12mm e era negro com alguns pontos vermelhos na parte frontal, suas patas se assemelhavam aos das mariposas, e age inofensivamente como a maioria dos insetos voadores. Ele de fato existe!

• Eh tambem acho, se fosse um besouro nordico ou europeu seria o “besouro mais exotico do mundo”. Mas como adoram relacionar tudo que ha de ruim com o Brasil neh

5. mindhuntuter se ao invez de criticar glaydon parasses para pensar, irias entender que o conceito de mãe natureza nao é retogrado, anticuado, do seculo passado, Whatever, o que quiseres. Mãe Natureza é um conceito tao antigo quanto o mundo e o aparecimento das crenças, na teoria da evoluçao de Darwin descendemos do macaco, mas qualquer que seja a teoria, estudo, tese ou facto comprovado uma coisa é certa nao surgimos de um estalar de dedos, um clarao de luz e pronto aqui estao os iluminados…td em nos, seres Humanos, se baseia num processo de adaptaçao, aprendizagem e evoluçao. Os Atomos costituem a natureza, td o que existe vamos buscar a natureza e desenvolvemos e utilizamos em nosso proveito, nos somos compostos por átomos na nossa unidade mais basica. Entao porque nao dizer que a Natureza (tudo aquilo que de origem nao teve intrevençao humana que nos possiblitou evoluir e criar um mundo Novo, como hoje o chonhecemos, nao importa se melhor ou pior, apenas dando nos os utensilios basicos para chegarmos ao que hoje é o Mundo composto por comunidades vivendo em sociedades conectadas entre cidades, paises, continentes, um conjunto de raças, credos, vivencias e mentes Unificadas no que me ocorre nomear, de uma forma leviana e abusiva, como o cerebro do Universo, ignorando o que ha por descobrir na densa e vasta extençao deste…Em suma um MUNDO UNO), porque nao dizer que A NATUREZA é a Mae de todos Nos!? porque sera absurdo!? Numa analogia posso disser que O Planeta Terra foi Mãe e o Universo Pai, que a fecundou para que esta desse origem à Mãe Natureza que fecundada pelo sol,terra, agua, mais tarde ar,nossos pais, daria origem a toda a vida na Terra, e por conseguinte, o Humano! Paz irmaos de armas, vivemos td a msm Guerra! Até JÁ Mundo! =]

6. é isso aí, o MindHunter naum acredita em mão natureza, acredita em MÃE CONCRETO, MÃE CIMENTO, MÃE ARRANHA-CÉU…
    E não existe animal bonito ou feio, existe animal que sobrevive. E se vocês cão começar outra droga de discussão BÍBLIA VS CIÊNCIA, poupem nosso tempo, porque eles se completam. Para quem duvida, vou citar um acontecimento: a criação do mundo. De acordo com a Bíblia, Deus criou tudo e todos, em sete dias, não é? E de acordo com a ciência,tudo foi criado com milhares de anos, envolvendo forças físicas e químicas, não é? De acordo com a lógica, o tempo como nós conhecemos (CRONOS)segue uma linha ordenada, já o tempo divino(KAIRÓS), pode ser manipulado como Deus tiver vontade, portanto, o que aqui pareceram milhares de anos, “lá”, podem ter sido dias. E o dia em que Deus criou os animais pode ter demorado milhares de anos terrestres, que seriam a evolução das espécies. Ninguém aqui acredita em criação espontânea, então. Deus manipulou todo o universo, de modo a criar a vida de um modo que o ser humano, um dia, pudesse entender totalmente. Para mim, tudo se encaixa. Só que todo mundo tha tão ocupado em ter razão que num entende que são duas metades que se encaixam.
    Se você entendeu o meu raciocínio, pense em todos os acontecimentos da Bíblia e o modo como a ciência os explica e veja como está tudo se encaixando. Aproveite e “thumbs up” pra mim.

7. a e DEUS me livre ver uma coisa dessa eu tenho mais medo de insetos doque do fim do mundo pra vc ter ideia acho de contrai esse medo em um filme que eu vi onde a formiga entra no ouvido de alguem.

8. Glaydson vc acredita em mãe natureza eu não posso falar muito pois eu não sei a sua idade mais mãe natureza para o seculo 21 e meio ultrapassado. bom mais quem sou eu para mudar os costumes dos outros. sobre o inseto e muito interesante ver como a terra tem criaturas diferentes e como um ser que se depara com tanta variedade ainda tem precomseito racial e isso ae e feliz ano novo.

9. NA NATUREZA DESSE ANIMAIS PARA ELES SÃO NORMAIS TEREM AQUELA APARENCIA , IMAGINEM COMO ELES PENSAM DOS ANIMAIS RACIONAIS COM UMA BOLA EM CIMA, DOIS MEMBROS NAS LATERAIS ANDANDO EM DUAS PATAS , SERA QUE NÃO É ESTRANHO NO MODO DE ELES NOS VER

10. A Mãe Natureza não cria bichos “lindos” ou “feios”. Ela apenas cria animais de formas e costumes diferentes. Esse animal é apenas o ser mais diferente dos outros, e não o mais “feio” de todos.

11. Hi erro !!! São parentes da cigarrinha (Ordem Homoptera)(aparelho bucal sugador) nada a ver com o gafanhoto (Ordem Orthoptera)(aparelho bucal mastigador) que é de outra “ordem”.

Se alimentam da seiva de vegetais que sugam introduzindo uma cânula que possuem na boca, inclusive dá para ver na segunda imagem, dobrada embaixo do corpo na posiçao central.

12. EU concordo com Welington Luis de Sousa, gaiola bonita não dá comida a canário não. Assim como existe bicho feio, tambem existem pessoas, mas o que importa é o que tem dentro de cada um de nós. Jamais podemos despreszar uma coisa só porque achamos ou jugamos que essa coisa é fraco de beleza.

13. Esses devem ser fichinha para os insetos de Chernobyl, as tartarugas ninjas multantes viraram o que viraram com poucas gotinhas, imagina os insetos ao redor de Chernobyl 😛

Ja vi muitos insetos no departamento de biologia da UFPE, mas esse sao lindos.

14. O país de nosso é maravilho mesmo, pena que esta enfestado de brasileiros que não dão valor a nada e vendem toda maravilha que temos a preço de banana para os gringos.

15. Iseto Maravilhoso!Sua aparência não é bisarra e sim extremamente diferente e interessante.Nosso país é um lugar de muita riqueza de espécies.è preciso um pouco mais de valorização nas pesquisas e descobertas feitas pelos brasileiros,que pos sinal, são pessoas muito dedicadas e mercem reconhecimento.

16. Realmente não são esquisitos, são diferentes. Nunca vi nenhum deles ao vivo, e olha que andei e ando muito pelas matas do Brasil. A natureza é algo muito sério, pois hipoteticamente numa determinada glândula de um bicho desses, pode estar a chave para a cura de doenças perigosas ao ser humano. Não devemos nos esquecer, que assim como as plantas, os animais existem e subsistem apenas em alguns ambientes. A destruição desses ambientes leva à aniquilação das espécies mais frágeis. As hidrelétricas, principalmente na Amazônia, são um vetor de grande destruição, por alagarem expressivas áreas de florestas ainda não pesquisadas.

17. O Mais facinante é a diversidade… são tão diferentes entre si, e da msm familia,
    Nós so por termos as cores da pele ou outra diferença qualquer ja julgamos, excluimos…
    Talvez se fossemos todos parentes das cigarras e dos percevejos seriamos mais felizes..

18. Que maravilha esses insetos, o Brasil tem uma diversificação absurda nas áreas que nem imaginamos, faltam pesquisadores, mas isso esta sendo resolvido com uma maior quantidade da Universidades sendo construídas no Brasil. Só espero que esses insetos ñ sejam patenteados por outros países, como acontece com tudo o que tem no Brasil.Nossas florestas tem mais Norte Americanos, Japoneses, Franceses do que nossos Brasileiros para fazer essas pesquisas e eles abusam.

19. Esse inseto é muito dificil de ver mesmo. Mas eu tenho algumas correçoes. Na verdade ele é parente das cigarras e dos percevejos, nao dos gafanhotos. E apesar dos insetos das fotos serem da mesma familia (Membracidae), nao pertecem a mesma espécie.