O universo em um clique

Consumir açúcar aos poucos causa mais cáries

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 17.08.2010 as 19:31

Share

Açúcar e cáries são velhos conhecidos. Porém, um novo estudo descobriu que a quantidade total de açúcar que você ingere causa menos cárie do que o tempo que você passa consumindo doces.

A cárie dentária ocorre quando as bactérias se alimentam de açúcares simples na sua boca, criando o ácido que destrói o esmalte do seu dente. Quando você come algo doce, as bactérias levam cerca de 20 segundos para convertê-lo em ácido, e o ácido dura por cerca de 30 minutos.

Isso significa que uma lata de refrigerante é muito menos prejudicial para os dentes quando é consumida em poucos minutos, em vez de ser consumida por horas em goles repetidos.

Segundo os especialistas, toda vez que há açúcar presente para as bactérias, haverá formação de ácido. Ou seja, o que aumenta o risco da cárie não é a quantidade total de açúcar nas coisas que você consome, mas como funciona o seu padrão de alimentação. Se você passa tempos longos consumindo açúcar, tem mais chance de ter cárie.

Os dentistas afirmam que não só o açúcar, mas qualquer coisa com ácido, como refrigerante diet, também causa cárie. Um estudo ainda constatou que o doce amargo é significativamente mais destrutivo para o esmalte do dente do que o doce regular, por causa de seus níveis de ácido. [NewYorkTimes]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

4 comentários

  1. Gyver /

    Então se percebi corretamente comer chocolate amargo de 74% cacau será mais nocivo para os dentes do que um chocolate de leite?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. gislene /

    Tenho um filho de 01 ano e 07 meses, e vivo um tormento por causa das cáries. Ele ingere pouquissimo açúcar, não compro balas, doces , etc. Faço a higiene bucal dele 02 vezes ao dia, pq é muito dificil , tem que fazer um verdadeiro teatrinho pra conseguir escovar direito, ele está em tratamento regular para controle das caries, achei que estava tudo bem, essa semana me deparei com duas manchas nos dentes da frente, lá vou eu de novo… e é um tratamento caro… Fico triste e estou procurando na internet pra ver se tem algum outro fator que facilita esta aparição de cárie, pq tenho uma filha de 12 anos, que tive os cuidados iguais aos que tenho com o fiote e ela graças a Deus ate hoje nunca teve cáries… Se alguem souber de algum estudo que fale a respeito de outras causas além da higiene/açúcar, por favor envie para meu e-mail: fenix_53@msn.com

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Juvanildo /

    Não é bem assim. A “tendencia” à carie não está ligada apenas a ingestão de açúcar, mas tambem a anatomia do dente, composição quimica da saliva, higiene. Se for levado em conta apenas a ingestão de açúcar, a frequencia com que é ingerido tambem influi.Quanto mais frequente é sua presença na boca, maior ação bacteriana.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  4. Rosângela /

    Segundo eu entendi lendo este artigo é que não devemos consumir açúcar por um longo período de tempo e que o “doce amargo” é mais destrutivo, pelos níveis de ácido.
    “So”….sabe-se que escovar os dentes é o básico para se evitar cáries.
    Se escovar não fôr possível,parece que o melhor é evitar consumir o açúcar ou beber rapidinho o refrigerante.
    Fazer o que?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.