Contra-senso? Os mais devotos questionam mais Deus

Publicado em 2.04.2012

Questionar Deus e a religião são coisas comuns no mundo moderno. Mas agora, surpreendentemente, uma pesquisa revela que os que mais questionam são também os mais devotos.

No geral, as pessoas que são muito religiosas têm mais tendência a dizer que não é certo estar bravo com Deus. Mas aqueles que descrevem sua relação com Deus como próxima e resistente à adversidades (um devoto, no sentido estrito), são os que aceitam melhor reclamações e questionamentos direcionados a Deus.

“Ter esse tipo de atitude mostrou-se associado com uma relação segura, próxima e boa”, comenta a pesquisadora Julie Exline. A descoberta é interessante porque muitas pessoas se sentem mal ao questionar Deus.

“Eu penso que é importante para as pessoas enxergarem que uma boa relação com Deus tem espaço para isso, como um casamento, onde há lugar para questionamentos e desavenças”, comenta Exline.

Raiva divina

Em um estudo anterior, Exline descobriu que a raiva contra Deus não é incomum – cerca de 87% dos estudantes de um colégio disseram sentir raiva contra Deus após problemas pessoais. O próximo passo era explorar se sentir raiva era aceitável.

Usando duas amostragens – uma de 358 universitários e outra de 471 adultos, Exline perguntou se era moralmente aceitável questionar, reclamar, ficar com raiva, ou até virar as costas para Deus, tornando-se um ateu. Cerca de 39% dos participantes eram protestantes, 30% era católicos e 5% eram judeus. O restante era formado por hindus, muçulmanos, budistas, espiritualizados sem religião e outros credos.

Todos acreditavam em Deus de alguma maneira. Exline acabou descobrindo que aqueles que possuíam uma relação mais próxima e resiliente eram fortemente contra a ideia de virar as costas para Deus. Mas esse tipo de relacionamento também gerava uma aceitação maior para as reclamações e eventos negativos com relação a Deus.

Você concorda com essa pesquisa? [LiveScience]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

88 Comentários

  1. Eis um ‘problema’ que eu não tenho problema. Felizmente sou bem resolvida nesta questão porque me encontrei. Só não entendo e nunca entenderei é ver pessoas religiosas e não religiosas fazendo guerra. No Deus que eu acredito, sigo e professo e a religião é a paz.

    Thumb up 1
  2. Muita ignorância vem disfarçada de conhecimento, muitas manifestações da fé vem disfarçada de verdadeira quando de fato não é,assim como o mal feitor vem disfarçado de anjo de luz,o próprio Jesus diz no livro de Mateus que pelo amor entre vós saberão todos que são os meus verdadeiros discípulos este ficou como sinal máximo,A critica deve ser fundamentada no conhecimento, portanto criticar por criticar tdos fazem e muito bem feito. Saiba que a qualidade do amor significa jamais causar dano.

    Thumb up 2
    • Essa afirmação é feita com frequência, mas merece ser melhor esclarecida. Em que sentido o Budismo não seria religião?

      Thumb up 0
  3. Comprovado biblicamente! Os mais próximos de Deus são os mais que mais podem questioná-lO, pois O conhecem. Quando estou estudando vejo que quanto mais me aprofundo num assunto mais dúvidas e questionamentos surgem, e se vc ñ tem perguntas sobre algo é pq, na verdade, desconhece o tema. Olha, Jó, homem fiel a Deus, depois de passar por toda aquela desgraça questionou a Deus e a Sua justiça, ele achava injusto estar vivendo aquilo. Jonas, no fim do Seu livro narra q ficou com raiva por uma atitude de Deus(Ele ñ destruiu a cidade de Nínive, pois ela se arrependeu após a pregação do profeta). E melhor de tudo:Deus responde!(Jó 38;Jonas 4) Deus ñ fica chateado em fazermos perguntas, Ele quer q saibamos o q estamos fazendo (Romanos 12:1; Ezequiel 39:29; João 10:14). Aliás, o próprio Jesus questionou o Pai:”Meu Deus, Meu Deus, por que me desamparaste?”(Mateus 27:46)

    Thumb up 8
  4. Surpreende-me bastante o não acreditar em algo superior a nós e passo a explicar: o mar o céu as montanhas, toda a natureza em geral, o desenvolver e nascimento de um filho isso é feito pelo homem?

    Thumb up 2
    • Em momento algum, nunca foi falado que todas as coisas que existem no universo, na terra e a vida foram criação humana. Acho que todo tipo de crença deve ser questionada sim. Mas deve ter bons argumentos e embasamento. Não opiniões medíocres que só ridicularizam quem fala. E acima de tudo respeitar o credo de cada um, afinal, somos ou não civilizados suficiente para respeitar as diferenças?!

      Thumb up 2
    • Como animais, nunc respeitaremos realmente as diferenças. No maximo ignoraremo.
      A mesma certez que tenho de que o meu Deus é o real, o indú e os milhares e milhoes e pessoas por ae tambem tem, e como poderiamos aceitar com carinho tamanhas desavensas? na realidae é impossivel!

      Thumb up 0
    • Assim como você acredita em Deus, não é também errado afirmar que as pesquisas científicas estavam errada, se você realmente acredita em Deus do modo correto vai perceber que deus é, vive e age pela ciência

      Thumb up 2
  5. Só discutimos nossos pontos de vistas, ou cobramos promessas das pessoas q relacionamos,q temos amizades, se com nosso pai biológico nós temos diferenças quem dirá c\ um pai do céu q arranjaram p\ nós , sem q pedíssemos p\ existir, se um dia eu acabar no inferno é culpa desse Deus q me colocou no mumdo sem eu pedir, nada mais justo q eu peça contas a ele de tudo q eu tenho direito como filho dele como dizem q sou.

    Thumb up 0
    • Deus ao nos criar tem um projeto maravilhoso para as nosas vidas, respeitando as particularidades de cada um. Não escolhemos existir, mas Ele quis q existíssemos.Isso é explicado em Isaías 45:9, na Bíblia Sagrada. E o fato de existir ñ é a pior coisa do mundo, Ele não nos criou para viver uma vida de sofrimento, mas coisas maravilhosas Ele tem a nosso respeito:1 Coríntios 2:9; Jeremias 29:11-14. Ele não criou e abandonou no mundo, mas nos deu orientações preciosas em Sua Palavra, mantém contato constante e direto com os que O buscam. Nos deu também poder de escolha se queremos viver conforme Sua vontade, pq nos respeita como indivíduos conscientes e ñ nos trata como robôs. Infelizmente, há quem sofra por Seu pecado ñ por rebeldia a Deus, mas pq ainda ñ O conhece, nem ao manual de instruções do Criador, mas há pessoas q O conhecem e estão dispostas a tornar o nome dEle conhecido e mostrar quem Ele verdadeiramente é. Eu estou disposta a isso, e muitos estão comigo neste mesmo pensamento. Toda a Terra vai saber quem Ele é antes da Sua vinda.(Habacuque 2:14)

      Thumb up 1
    • Samanta se você segue a Biblia então deveria saber por 1 Mateus 2-11 e 2-12 que mulher não pode se manifestar, não pode ensinar, ou melhor CALAADA.
      Você sabe que esse foi o argumento que os cristãos usaram para matar Hipatia uma mulher muito a frente do tempo, bonita, intelilgente e cujos trabalhos são até hoje usados em Geometria Analítica e Cálculo Diferencial.
      Diz-se que a mulher não gerou muito conhecimento, mas como se o cristianismo cortou as cabeças femininas literalmente, isto quando não as queimou por serem inteligentes e corajosas. E agora, você ainda apoia esse livro maldito.
      Um livro que diz que um homem construiu uma arca que coube todos os animais do planeta inclusive o coelhinho da páscoa.
      Um livro que diz que um homem nasceu de uma vírgem. Nessa acredito mais em Papai Noel.
      Outra coisa temos documentos de Euclides, de Pitágoras, de Platão, de Socrates, e muitos e muitos filósofos, matemáticos que viveram bem antes da era cristã, mas não temos nenhum documento que prove a existência de um Jesus Cristo, a não ser no livro de mitos.

      Thumb up 4
    • Valdeir é ai que vc se engana!Existem documentos que revelam que Jesus existiu.Poucos é verdade.Mas existem principalmente romanos!Espantados,com medo ou maravilhados com aquele que o povo declarava Rei de Israel.Historiadores jamais negaram a existência de Cristo,pelo menos a maior parte deles.No máximo a maioria nega divindade de Cristo.Mas tem outras construções e documentos que reforçam personagens da biblia espalhados por Israel,principalmente relacionado aos apostolos. Os q comprovam Cristo foram a maior parte destruidos por Bar kokhba que se denominava o Messias guerreiro.E pelos Romanos ao retomarem Israel após serem vergonhasamente derrotados por esse suposto messias.
      Quanto as mulheres,é verdade que Paulo diz isso.Mas por outro lado mulheres são exaltadas na Biblia!Ana,Lia,Raquel,Ester,Maria,Marta,Maria,Maria Madalena e todas elas tiveram voz,principalmente diante de Deus!

      Thumb up 0
  6. Eu creio em Deus,mas não me venham com livros,ritos e regras,creio que exista e prono,não sei de onde veio,para onde vai,o que faz,ou o que fez,e isso não me interessa saber,creio por experiencias próprias que para mim não deixam duvidas sobre sua existência,e acredito que essa revolta por parte dos religiosos,se dá basicamente porque eles acreditam primeiramente em seus ritos,livros e sacerdotes,e é claro que as religiões são contraditórias.

    Thumb up 2
  7. Nenhum livro foi jamais tao amado,tão odiado,tão reverenciado e tão perseguindo quanto a Biblia.Muitas pessoas foram mortas em favor da Biblia,outras tantas matarm por causa dela.Ela tem inspirado as maiores e mais nobres açoes humanas,ao mesmo tempo em que é acusada por seus atos mais danosos degenerados.
    Guerras tem sido travadas em virtude da Biblia,revoluções tem se orientado a partir de suas paginas,e reinos vieram a baixo com base en suas ideias.Pessoas de todos os pontos de vista- teologos da libertaçõa a capitalistas,de facistas a marxistas,de ditadores a libertadores,de pacifistas a militaristas-percorrem avidamente as suas paginas a procura de palavras que justifiquem os teus feitos.
    E ha quem diga que a Biblia é um livro que não enfluencia a humanidade…

    Thumb up 1
    • Sabe por que Jesus, o Cristo, não escreveu uma só linha?
      Pois é! Muito fácil de entender o porquê da Bíblia ser causadora de tantas adversidades, infortúnios e outras tantas aberrações.
      Homens escreveram as estórias de acordo com suas convicções e os momentos que viviam.
      Deus não está em livros, Templos, em dogmas ou ritos. Deus está no coração de cada um e precisamos apenas despertá-Lo para perceber. Jesus não fundou religião e tão pouco igrejas. E… quando passeava defronte o Grande Templo, Ele disse: “Derrubai ‘este’ Templo e em três dias eu o edificarei”. O templo que Ele referia era o Corpo que viera ressuscitar depois dos três dias de sua crucificação.

      Thumb up 4
  8. O Livro de Jó mostra este discutindo com Deus. No fim Jó se arrependeu.

    O que há de novo?

    Isso mostra que há pessoas que nunca leram o Livro de Jó.

    Thumb up 1
  9. *Tanta tûrbulencia sempre imperou nesta crença, bastante complexa relatar a existência de *Deus, os ufólogos dissem que todo *Deus em nossas literaturas são anjos( Alienigenas)
    que estiveram e estão aqui na *Terra. Nunca tivemos *PAZ* os gastos maiores que, *Governos em todo os tempos foram e é em técnologioa de matar ou guerrear, nunca fomos saúdaveis em nossa cultura, racismo estre raças, Branca, Amarela, negra, vermelha(cada uma se julga superior a outra.
    E na religião tambem nos mesmo *Parâmetro, cada uma se opoem a outra( cendo que toda estas literaturas são bastante versátil em suas pretenções, *Amar ao próximo e cláro!!!!!! A*Deus). São os imensuraveis que nos colocam em uma posição análoga da verdade que eu tambem não sei).

    Thumb up 0
  10. Cadê meu comentário respondendo ao Yami…. Isso é boicote viu, pessoal do Hype. Não vale!

    Thumb up 0
    • Ah sim… agora apareceu. Muito obrigada!

      Thumb up 0
    • Apenas o nada não se questiona.

      Thumb up 1
  11. E para quem ainda acha que a história não foi deturpada na escola, é só ler os livros: “GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA AMÉRICA LATINA” e “GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA HISTÓRIA DO BRASIL”.

    Ficarão de ‘queixo caído’ de ver o quanto que a história dos colonizadores, da escravatura, dos índios, de Zumbi dos Palmares, de Tiradentes, da Guerra do Paraguai, de Santos Dumont, de Che Guevara, dos incas, maias e astecas, etc. foi totalmente manipulada, tanto pela direita como por intelectuais de esquerda, para fins de doutrinação social.

    Depois de ler, só resta três alternativas: rir, chorar ou comprar um nariz de palhaço!

    Thumb up 1
  12. Cara, não diga uma coisa dessas! De onde vem tanta incoerência? Se os homens fizeram barbaridades em nome de Deus, imagina o que não fizeram quando retiraram Deus da sociedade? Basta ler o “Livro Negro do Comunismo”, escrito por ex-comunistas, que matou oficialmente mais de 100 milhões de pessoas; mais do que todas a guerras e catástrofes juntas!

    Quem ainda não leu, aconselho a ler o excelente livro do ilustre Prof. Felipe Aquino (engenheiro, físico, doutor pelo ITA, escritor): “UMA HISTÓRIA QUE NÃO É CONTADA”; que conta a verdadeira história da Igreja, da Inquisição e da Idade Média, baseada em novas pesquisas de historiadores modernos; mostrando o quanto a Igreja Católica foi importante para a civilização ocidental e para o mundo. Verão que a história que nos foi ensinada na escola foi muito deturpada.

    Thumb up 2
  13. Bom,
    Na minha opiniao, no geral, as pessoas que são muito religiosas têm mais tendência a dizer que não é certo estar bravo com Deus.
    Porem, se existe Deus e obvio que existe o Diabo, Satanas, demonios, espíritos maus etc….
    Este espirito maligno peca desde o principio, e alem de ser o pai da mentira, ele e inteligente, traiçoeiro, imundo etc…
    O diabo atenta muito mais os religiosos por que ele sabe que os ateus sao presas fáceis, sao presas quase ja ganhas.
    Os ateus negam de carne e osso que nao existe Deus, desse modo, fica facil o Diabo perseguir mais os crentes seja qual a religiao for e por isso que nao existe uma religiao so.
    Se nao existe Deus, nao existe o certo e o errado.
    Nao existe nenhuma punicao depois da morte.
    Acreditar nisso e viver livremente como se fosse um Deus.
    O problema viver livremente implica na vida de cada um.
    O salario do pecado e a morte!
    No inicio existia uma religiao e o diabo coseguiu separar las e ele vai tentar destrui las ate o fim dos tempos..
    O diabo adora atentar padres e pastores, e por isso que existem alguns padres pedofolos.
    Isso faz mais sentido neste assunto porque crentes questionam mais a Deus???!!!!
    Por que o Diabo quer fazer vc crer que Deus nao existe, sendo assim em cada problema muitos crentes questionam a Deus.
    No espiritismo nao existe o Diabo, mais existe almas de pessoas ruins que quer prejudicar o próximo, por inveja, egoísmo, ciúmes etc…

    Sobre comentarios criacionista, a matéria não é criacionista, é sobre comportamento humano, a religião e a crença fazem parte disso.
    O problema que tem alguns que falam um assunto criacionista totalmente diferente, nada haver com a matéria.
    Eu desconfio que sao alguns ateus tentando provocar atrito para que o administrador do site crie um registro so para ateus acessarem a pagina.
    Vai saber se o comentarista e ateu ou crente.

    Thumb up 5
    • ”Deus” e o ”Diabo” são personagens bem interessantes, e o mais engraçado eh que eles representam o mesmo ser, o humano, acho engraçado tanto o fato de culparem os atos maus a ”tentação do demônio” os bons a ”iluminação do espirito santo” e nunca assumirem o mérito ou a culpa pelas próprias ações, quanto a polarização do ”bem” e do ”mal”, não existem pessoas boas ou mas oq existe são atitudes boas ou mas, nenhum humano eh perfeito e tem um pouco de cada lado, o importante eh o equilíbrio, e ainda fala-se na bíblia que o homem tem livre arbítrio, emfim, nunca entenderei as lendas e baboseiras da mitologia cristã, na verdade prefiro mais a grega, que tem historia bem elaboradas e personagens interessantes, como Hercules, Perseu, Jasão e tantos outros.

      Thumb up 4
    • Não sei se rio ou choro…

      Thumb up 2
    • Com essa lógica, o menino está arrancando os cabelos de bronca contra os ateus. Da quarta linha em diante , usando sua lógica e não tendo nenhuma evidẽncia que existe o Capeta, chegaremos no ÓBVIOS, que não existe Deus. E assim o resto é tônico capilar.
      Ha, existe isso?

      Thumb up 4
    • Grandissimo Valdeir,
      Obrigado por dar o seu pitaco no meu comentario.
      Sobre os comentários criacionistas, eu poderia melhor dizer ”spam” tentando complicar os debates mas nao posso dizer se sao todos comentarios criacionistas ou alguns ateus mandando spam.
      Sobre tonico capilar, o teu demonio conseguiu me aborrecer e me chatear, mas tudo bem, eu confesso que realmente eu tenho o problema da calvicie mas o meu anjo da guarda me ajuda o bastante neste problema.
      Tenha um bom dia!

      Thumb up 1
    • Sério Fernando, vc precisa realmente começar a usar sua racionalidade e moralidade melhor, usar Deus e Diabo pra se auto-convencer das suas merdas e ganhos e pior usar isso pra atenuar seu preconceito e defender atitudes ruins de religiosos e vc acha mesmo que se Deus não existir não vai haver certo ou errado se liga e a Lei que prende pessoas por cometer crimes contra a humanidade por exemplo indenpendente de sua fé. Moralidade, maldade, bondade é uma questão racional e não divina.

      Thumb up 4
  14. Em minha opinião ciência sem religião é manca e religião sem ciência é coxa, devem marchar juntas.

    Thumb up 11
    • Religião são lendas cridas por ignorantes(espertos) para controlar os mais ignorantes, meu primo eh pastor da universal e sempre me fala isso, ele ganha pilhas de dinheiro para depois torrar tudo com prostitutas e bebida da boa, e os retardados doando o dinheiro ”em nome de deus”, eu só tenho uma extrema pena dessas pessoas ignorantes, eh triste ser ignorante pq vc eh cego sobre o quão ignorante vc mesmo eh.

      Thumb up 3
    • E em minha opinião ciência sem religião é manca e religião sem ciência é cega.

      Thumb up 1
  15. O que é a ciência do homem? Nada! O que é a crença em deus? Ignorância! Em que se baseia a crença do homem (qualquer uma)? Em carência existencial generalizada! Por isto criamos um deus a nossa imagem e semelhança. Por isto nos baseamos em nossos conhecimentos científicos para tentarmos entender o mundo, sendo que a ciência não sabe nem a física correta das coisas, pios esta é variável e regional (universalmente falando). Discutimos sexo dos anjos. Imagine querer ter noção de deus através da visão de um grau da 3º dimensão (são 9 pelo menos). Sabem quantas dimensões existem? Pelo menos mais de 11 (que se saiba). Não temos a menor noção nem do grau mais próximo ao nosso, quem dera uma outra dimensão. Imagine agora querer discutir sobre deus? Sem ceramente…
    Neander sabe! Neander diz!

    Thumb up 0
  16. religião é uma coisa, Deus é outra, meu chapa. você quer acusar a Deus por uns pretensos representantes fizeram cagadas no passado, isso sim é falta de pensar com sabedoria.

    Thumb up 3
    • Fato

      Thumb up 0
  17. Contrassenso é o Hype não aceitar comentários de origem criacionista por se tratar de um site científico, remover os debates que contem tal característica (criacionista) por julgar que geram discussões cíclicas inúteis e publicar um post sobre Deus. Vai entender…

    Thumb up 20
    • Deus não existe.

      Thumb up 11
    • Pois pra mim existe!

      Thumb up 12
    • Criacionismo ñ é ciência, é mitologia. Ou vc acha q viemos do barro, como a sua bíblia diz?
      Antes q diga, já respondo, “Design inteligente”? Prcisa ver um interessante vid chamado “Design Estúpido”. Olhe q tudo isso é preguiça de raciocinar, e de acordo com sua crença, preguiça é pecado…

      Sobre questionar, isso ñ é coisa de ateu, é algo próprio do ser humano. Desde os primórdios, onde descobrimos a agricultura, estamos sempre questionando as coisas.
      Eu, q sou ateu, tenho uma frase: “Não precisa ser ateu p/ criticar os males q a religião “patrocina” (como preconceitos, “lavagens cerebrais” (justamente p/ ñ questonar coisas), abusos de poder, polarização de idéias (“só quem tem deus no coração é bom”, ou o Datenismo) e coisas do tipo.

      Thumb up 5
    • Yami, em 1º lugar quem te disse que eu acredito que o homem veio do barro. Você devia ter um pouquinho mais de raciocínio pra notar que isto é pura metáfora. 2º: quem te disse que tenho preguiça de raciocinar?? Me orgulho da minha capacidade de questionamento e aprendizagem que não me deixam cair no comodismo mental. 3º: você fala sobre minha crença com ares de quem insinua a religião que sigo. E em que momento foi que eu te falei da “trilha” por onde ando?? 4º: nunca falei que não se pode questionar; o homem tem capacidade de raciocínio para que o use; seria idiotice e hipocrisia fingir que não nos questionamos. 6º: não citei nada sobre religião no meu comentário (nem benefícios, nem malefícios). 7º: assim como você tem seu direito de não crer em Deus, eu tenho o meu de crer nEle, e estou muito feliz com isso. Tenho dito.

      Thumb up 10
    • Pra min unicórnios existem.

      Thumb up 6
    • Eu também acredito, Flor de Lis. Eu creio em um Deus de forma diferente.

      Thumb up 5
    • Pois é, Chuck… Mas tem tanta gente incomodada com a crença alheia; e o por que disso eu não sei. É só cada um respeitar o direito alheio e estamos conversados. Beijo.

      Thumb up 6
    • Pois por isso tento conciliar religião e ciência

      Thumb up 0
    • Gott existiert

      Thumb up 0
    • Mas se o site é de ciência, porque coloca um conto de fadas no meio? tinha diversos comentários criacionistas dos mais bizarros, como dizendo que o homem veio do macaco, que é um absurdo, que a evolução é uma mentira, isso teria que ter um basta, evolução é provada, não tem porque discutir

      Pesquisa também é ciência, muitas vezes acreditar em deus não quer dizer ser criacionista também

      Thumb up 1
    • Por que o homem veio do barro?
      Todos elementos químicos que compõem o barro está na constituição física do homem.
      Quando um sujeito morre e estamos no velório, costumamos ouvir: “Que horas vão enterrar o ‘corpo do …’ (fulano)?”

      – outra – agora mesmo, quando fui mastigar um pedacinho de minha barra de chocolate, mordi meu lábio.

      Oras! O corpo de fulano, meu lábio, meu dedão que queimou na bituca, etc etc…

      Afinal quem somos nós? De onde viemos? Para onde iremos? Nós somos este corpo ou este corpo nos pertence?

      Thumb up 1
  18. Quando algo ruim acontece e a pessoa diz: “Foi deus que quis assim”, isso me incomoda. “deus” é coisa do homem primitivo que não tinha resposta para nada.

    Thumb up 12
  19. Existem religiões alternativas, como o Discordianismo, muito mais divertidas! Sugiro também uma leitura dos textos fantásticos e e-books que existem no site ateus.net, principalmente o Pequeno Manual para Entender os Crentes… Vale a pena mesmo para quem acredita no deus cristão.

    Sugiro também a leitura crítica do Principia Discordia…

    UMA HISTORIA ZEN (página 00005)
    CAOS CONVENCIONAL – CARACINZA (página 00042)
    PSICO-METAFISICA (páginas 00049 e 00050)
    A MALDIÇÃO DE CARACINZA E A INTRODUÇÃO DO NEGATIVISMO (página 00063)

    Saudações Erisianas…

    Thumb up 0
  20. Pra um site que diz que nao aceita opinioes criacionistas, colocar uma materia sobre DEUS, me parece um tiro no pé…
    Não sou contra o assunto, muito pelo contrario ja que na minha cabeça cabe muito bem o evolucionismo e o criacionismo, mas acredito que a partir do momento que se propos uma linha de pensamento, se deve segui-lo ou nega-lo de vez e mudar de opinião…
    Apenas citando o quadro amarelo bem acima de onde eu edito esta comentario:

    Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.

    Então uma materia inteira criacionista deveria ser sumariamente removida nao?

    Thumb up 12
    • Oh, Theo, um dia você entenderá que a instância Divinal, longe das definições dadas pelas religiões, engloba absolutamente todo o cientificismo, isto é muito mais do que ser criacionista, agora não em tiro no pé algum…

      Thumb up 0
    • A matéria não é criacionista, é sobre comportamento humano, a religião e a crença fazem parte disso. Mas também não vejo problema em comentários de crentes em Deus, proibi-los numa matéria que fala justamente sobre eles e seu comportamento não faz muito sentido.

      Thumb up 11
    • Citando a citação:

      Comentários de natureza criacionista que neguem a …real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.

      Só para esclarecer, embora eu acredite que um ser inteligente tenha projetado e criado o Universo, o objetivo de meu comentário não é causar discussões infinitas, mas somente raciocinar.

      Um grande problema na crença dos criacionistas – os mesmos que também creem em um Deus projetista e criador – é que estes não se dão conta de que seu conceito sobre a criação do universo em seis dias literais, de 24 horas, é infundado. Entendem mal o relato de Gênesis sobre a criação. Não percebem que, no capítulo 1, versículo 1, ao dizer que “no princípio Deus criou os céus e a terra”, o termo “princípio” se refere aos bilhões de anos que o Universo e a Terra demoraram para ser criados e estabelecidos. A partir de então, o relato começa a falar sobre o processo de preparação da Terra para receber vida, tendo como primeiro passo a dissipação daquilo que impedia que a luz do Sol (que já existia há eras) penetrasse. Logicamente, tal processo não ocorreu em meros seis dias de 24 horas. Portanto, a ciência não está errada ao confirmar a idade da Terra e do Universo, estimada em 4 e 15 bilhões de anos respectivamnte.

      Os evolucionistas, por sua vez, não aceitam o fato de que o Universo foi criado, em muito devido a essa visão míope dos criacionistas. Não percebem que há uma forte colaboração entre a ciência e a Bíblia. A decepção com a hipocrisia religiosa existente hoje é um outro forte colaborador para isso. Mas isso é outro assunto.

      Saudações!

      Thumb up 0
    • Como prejetista o criador cometeu muitas falhas, ai de vez em quando ele certamente não gostando, destruia quase tudo, uma hora ele congelava o planeta inteiro, por alguns milênios, depois ele esquentava tudo, e matava quase tudo de novo. Depois ele explodia quase todos os vulcões de uma vez e matava quase tudo de novo. Ai depois ele mandava uns meteoros e arrasava com tudo de novo. Bah mas como ele é mágico blim blim, e mágico de vez em quando descansa, ele deixava por alguns milhões de anos em paz a terra e deixava as coisas evoluírem.
      Mas depois criou o homem a sua semelhança. Mas como era esse homem, baixinho, careca e barrigudo, ou alto loiro e dinamarquês? No segundo caso eu não sou criação dele, e além disso sou todo torto, tenho espondiloartroses e minha próstada está meio grandinha, hehe ou vai ver que que eu sou sua imagem. Hahah.
      Se não fosse ateu, preferia acreditar em Thor, pois neste caso meu Deus teria um martelo e o seu Deus seria pregado na cruz. Vai encarar (Atheus.net).
      Ah tem gente, as crianças principalmente, que acreditam em Papai Noel. Tudo bem né são crianças filhos de cristãos infantis, ai tem que dar um desconto né.

      Thumb up 0
    • Eu também tento conciliar criacionismo e evolucionismo

      Thumb up 0
  21. O ser humano questiona e teme o desconhecido, somos escravos da nossa própria ignorância.

    Thumb up 9
  22. Mas que novidade há nisso?

    Platão já dizia que só um justo é o que mais questiona a justiça. Quanto mais intimo, ciente, conhecedor e participo é a pessoa do “meio”, “da questão”, mais ele o pode questionar.

    E diga-se de passagem, em geral, 99% dos casos, dos leigos que questionam a religião e alguma crença, são argumentos muito ridículos. Tipico de quem não experimentou.

    Thumb up 2
  23. A relação da pessoa com Deus se dá de acordo com a fé de cada um. Vai ter aquele que até brigará com Deus ou aquele que não terá motivo para fazer isto. Também não adianta rezar e fazer coisas erradas e depois reclamar! Isto é de acordo com a fé que cada um tem.

    Thumb up 0
  24. A falta de entendimento sobre espiritualidade leva o individuo questionar a Deus e sua justiça, principalmente quando não recebe a “ajuda divina” para suas misérias materiais. A experiência humana na matéria é depurativa e na maior parte do tempo dolorosa, mas com uma única finalidade: A evolução do espírito.

    Thumb up 5
  25. eu não consigo aceitar a existencia de um deus para mim não faz sentido ao ler esse texto eu estou confuso eu sou ateu eu religioso

    Thumb up 0
    • NADA faz sentido para vc. Nem a escrita!

      Thumb up 0
    • Acho que você deveria ter sua propria opinião.
      faça pesquisas sobre a criação do universo, a teoria de Darwin e crie o seu proprio conceito sobre Deus!

      Thumb up 0
  26. Lisandro…

    “Deus existe.” Quanto você calcula que seja necessário de “esforço mental” para se chegar a esta conclusão?

    Quantas pessoas há (ou já existiram) neste planeta com um intelecto muito superior ao seu (e de todos que acessam este site, inclusive eu) e que concebem esta conclusão? Você acha que elas aceitam o “papai do céu” porque lhes falta “amadurecimento”?

    Faça um esforcinho, sei que podes escrever comentários mais elaborados.

    Thumb up 5
    • Simples, porque não sabem nada do universo, assim como eu e vc. Que argumento pífio… O intelecto humano é ínfimo em relação ao universo. Não inporta quão grande ele é, nada sabe. Ainda mais estando na 3ª dimensão. Sabe quantas dimensões existem? Dá para imaginar deus se nem a 4ª dimensão nós temos idéia?

      Thumb up 1
    • Por isso, amigo.

      Se não conseguimos conceber nem a 4a. dimensão em nosso arcabouço mental, quanto mais negá-Lo!!!

      Deus se auto-revelou apenas naquilo que seria necessário para nosso crescimento e isso Ele fez dentro de nossos limites.

      Thumb up 1
    • Mas ninguém provou que algum “deus” existe.

      Thumb up 1
  27. Talvez, isso seja mesmo verdade pelo motivo que alguns aqui sugeriram de uma maior intimidade com Deus e, consequentemente, esperar mais dele. Conheço até uma pessoa que deixou de acreditar em Deus após muito rezar e não passar no vestibular.

    Para quem aqui tem dificuldade de acreditar em Deus, sugiro novamente o estudo dos grandes milagres da Igreja. Como, por exemplo, assistir (no YouTube) o incrível documentário do History Channel “GUADALUPE: UMA IMAGEM VIVA” que conta a fascinante história e também os principais estudos realizados na Imagem de Guadalupe, com entrevista de pintores, astrônomos, físicos e até do Dr. Aste da IBM.

    E também o excelente e sério documentário do Discovery Channel (disponível em DVD ou no YouTube) “O MISTÉRIO DO SANTO SUDÁRIO” e sua continuação “O SUDÁRIO DE TURIM”.

    Thumb up 3
  28. Lisandro, você está tendo uma visão muito unilateral dos eventos. Reconheço que os conflitos que você citou tiveram causas religiosas, mas a sua origem vai além da religião, a sua origem está no preconceito humano em não aceitar as diferenças.
    Creio que os defeitos da religião está no homem, acho ridículo que as pessoas culparem uma divindade pelos problemas que elas próprias causaram.

    Thumb up 7
    • Sim, mas foram elas mesmas que criaram estas divindades. E aí?

      Thumb up 1
  29. Eu fico impressionado com a contradição desse site!!!

    nas “instruções para comentários”, na parte amarela abaixo, tá escrito o seguinte: “comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.” ¬¬’ Isso é um ataque direto aos cristãos, não venham, ateus, dizer que não, pq é sim!
    Aí fica a dúvida: Se eu não posso comentar contra a teoria da evolução e etc. pq gera discuções ‘inúteis’, pq pode ter um post que critica Deus??? Isso tbm gera discussões inúteis!
    Se discriminar uma pessoa por ela ser, negra, homossexual ou de outra etnia é crime, creio que discriminar uma pessoa por ser cristã, ou principalmente evangélica também é, vcs não acham???

    Thumb up 9
    • O Juliano tem razão. E eu sou ateu e acredito na ciência. Acho que não discutir esses temas, por serem “discussões cíclicas inúteis” é um grave atentado ao próprio método cientifico. Reparem ouve um tempo que todos achavam que a Terra era o centro do Universo e ela era plana. Se ninguém tivesse duvidado e questionado talvez ainda hoje acreditaríamos nessas teorias. Na ciência há sempre espaço para dúvidas e interrogações. O HypeScience devia remover aquela linha. Já agora peço desculpa por ter afastado do tópico.

      Thumb up 2
    • Este é um site de ciência, não religião..
      Acho que isso já responde tua pergunta.

      Thumb up 6
    • criacionismo também é ciencia. muitos nao sabem disso por desconhecimento ou engano.

      Thumb up 5
    • Criacionismo não é ciência, pode até ter critérios e pesquisas mas todas eles são tendenciosos ao pensamento religioso e à negação da evolução das espécies. Uma ciência se baseia em fatos e fenômenos observáveis direta ou indiretamente, não em crenças. A classificação oficial do criacionismo é crença religiosa, a classificação científica é pseudociência, e a classificação social acho que seria filosofia ou doutrina.

      Thumb up 5
    • Sou religioso, não me venha falar de deus!
      rsrsrs gostou? Inventei agora.
      Neander sabe! Neander Diz!

      Thumb up 3
    • Sou Ateu, Atenas seja louvada!

      Thumb up 1
  30. As consequências da vida se manifesta através de “leis imutáveis e naturais”, questionar deus não muda o curso dos acontecimentos!! Quando tudo dá errado a melhor coisa a se fazer é começar de novo com a esperança de que tudo dará certo dessa vez!! Esperança é uma virtude que sempre deve ser prevalecida e nunca trocada pela frustração!!

    Thumb up 6
  31. Olá Lisandro,
    sou médico e acredito que haja sim uma Força Superior criadora, omnisciente e omnipotente e quem prova isso é a física escalar.
    No Hinduísmo por exemplo nunca houve essa problemática toda a qual vc. se refere, mas concordo que sempre e em todas religiões há fanatismo e manipulação.
    A grande confusão que vc. e outros racionalistas fazem é diferenciar religião de Religiosidade.
    Acredito também que quem discute com Deus tem relação deturpada do Criador e esta Entidade, não tem nada de humano, é indescritível.

    Thumb up 6
  32. O mais devoto questiona mais Deus pela mesma razão que o Astrônomo questiona mais a Origem do Sistema Solar e o Químico questiona a Distribuição eletrônica das camadas de valência do átomo: Se dedica a esse pensamento, logo irá questiona-lo em busca de significado e entendimento, é o caminho natural.

    Pesquisa estranha essa…

    Thumb up 33
    • Disse tudo Jonatas, sem agredir e nem discriminar ninguém!

      Thumb up 4
  33. É claro que os mais devotos questionam mais Deus! Justamente porque ao contrários dos não devotos, eles esperam algo vindo de Deus e se não conseguem algo que desejam ou se algo de ruim acontece eles ficam bravos, chateados, raivosos…

    Thumb up 4
    • Raivosos? Pode falar por si, já pelos outros…
      Eu não tenho religião, a minha fé é em Deus mesmo e é claro que questiono muita coisa, mas Deus não é propriamente uma caixa de pedidos.

      Thumb up 0
  34. Lisandro, sou ateu e tampouco acredito na divindade de Jesus, mas negar que o personagem histórico existiu, daí já é demais.

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
lua
Teste de ‘paternidade’ indica que a lua seria filha apenas da Terra

Uma teoria bem aceit...

Fechar