Contra-senso? Os mais devotos questionam mais Deus

Publicado em 2.04.2012

Questionar Deus e a religião são coisas comuns no mundo moderno. Mas agora, surpreendentemente, uma pesquisa revela que os que mais questionam são também os mais devotos.

No geral, as pessoas que são muito religiosas têm mais tendência a dizer que não é certo estar bravo com Deus. Mas aqueles que descrevem sua relação com Deus como próxima e resistente à adversidades (um devoto, no sentido estrito), são os que aceitam melhor reclamações e questionamentos direcionados a Deus.

“Ter esse tipo de atitude mostrou-se associado com uma relação segura, próxima e boa”, comenta a pesquisadora Julie Exline. A descoberta é interessante porque muitas pessoas se sentem mal ao questionar Deus.

“Eu penso que é importante para as pessoas enxergarem que uma boa relação com Deus tem espaço para isso, como um casamento, onde há lugar para questionamentos e desavenças”, comenta Exline.

Raiva divina

Em um estudo anterior, Exline descobriu que a raiva contra Deus não é incomum – cerca de 87% dos estudantes de um colégio disseram sentir raiva contra Deus após problemas pessoais. O próximo passo era explorar se sentir raiva era aceitável.

Usando duas amostragens – uma de 358 universitários e outra de 471 adultos, Exline perguntou se era moralmente aceitável questionar, reclamar, ficar com raiva, ou até virar as costas para Deus, tornando-se um ateu. Cerca de 39% dos participantes eram protestantes, 30% era católicos e 5% eram judeus. O restante era formado por hindus, muçulmanos, budistas, espiritualizados sem religião e outros credos.

Todos acreditavam em Deus de alguma maneira. Exline acabou descobrindo que aqueles que possuíam uma relação mais próxima e resiliente eram fortemente contra a ideia de virar as costas para Deus. Mas esse tipo de relacionamento também gerava uma aceitação maior para as reclamações e eventos negativos com relação a Deus.

Você concorda com essa pesquisa? [LiveScience]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

88 Comentários

  1. Contrassenso é o Hype não aceitar comentários de origem criacionista por se tratar de um site científico, remover os debates que contem tal característica (criacionista) por julgar que geram discussões cíclicas inúteis e publicar um post sobre Deus. Vai entender…

    Thumb up 19
    • Deus não existe.

      Thumb up 11
    • Pois pra mim existe!

      Thumb up 10
    • Criacionismo ñ é ciência, é mitologia. Ou vc acha q viemos do barro, como a sua bíblia diz?
      Antes q diga, já respondo, “Design inteligente”? Prcisa ver um interessante vid chamado “Design Estúpido”. Olhe q tudo isso é preguiça de raciocinar, e de acordo com sua crença, preguiça é pecado…

      Sobre questionar, isso ñ é coisa de ateu, é algo próprio do ser humano. Desde os primórdios, onde descobrimos a agricultura, estamos sempre questionando as coisas.
      Eu, q sou ateu, tenho uma frase: “Não precisa ser ateu p/ criticar os males q a religião “patrocina” (como preconceitos, “lavagens cerebrais” (justamente p/ ñ questonar coisas), abusos de poder, polarização de idéias (“só quem tem deus no coração é bom”, ou o Datenismo) e coisas do tipo.

      Thumb up 5
    • Yami, em 1º lugar quem te disse que eu acredito que o homem veio do barro. Você devia ter um pouquinho mais de raciocínio pra notar que isto é pura metáfora. 2º: quem te disse que tenho preguiça de raciocinar?? Me orgulho da minha capacidade de questionamento e aprendizagem que não me deixam cair no comodismo mental. 3º: você fala sobre minha crença com ares de quem insinua a religião que sigo. E em que momento foi que eu te falei da “trilha” por onde ando?? 4º: nunca falei que não se pode questionar; o homem tem capacidade de raciocínio para que o use; seria idiotice e hipocrisia fingir que não nos questionamos. 6º: não citei nada sobre religião no meu comentário (nem benefícios, nem malefícios). 7º: assim como você tem seu direito de não crer em Deus, eu tenho o meu de crer nEle, e estou muito feliz com isso. Tenho dito.

      Thumb up 9
    • Pra min unicórnios existem.

      Thumb up 6
    • Eu também acredito, Flor de Lis. Eu creio em um Deus de forma diferente.

      Thumb up 5
    • Pois é, Chuck… Mas tem tanta gente incomodada com a crença alheia; e o por que disso eu não sei. É só cada um respeitar o direito alheio e estamos conversados. Beijo.

      Thumb up 6
    • Pois por isso tento conciliar religião e ciência

      Thumb up 0
    • Gott existiert

      Thumb up 0
    • Mas se o site é de ciência, porque coloca um conto de fadas no meio? tinha diversos comentários criacionistas dos mais bizarros, como dizendo que o homem veio do macaco, que é um absurdo, que a evolução é uma mentira, isso teria que ter um basta, evolução é provada, não tem porque discutir

      Pesquisa também é ciência, muitas vezes acreditar em deus não quer dizer ser criacionista também

      Thumb up 1
    • Por que o homem veio do barro?
      Todos elementos químicos que compõem o barro está na constituição física do homem.
      Quando um sujeito morre e estamos no velório, costumamos ouvir: “Que horas vão enterrar o ‘corpo do …’ (fulano)?”

      - outra – agora mesmo, quando fui mastigar um pedacinho de minha barra de chocolate, mordi meu lábio.

      Oras! O corpo de fulano, meu lábio, meu dedão que queimou na bituca, etc etc…

      Afinal quem somos nós? De onde viemos? Para onde iremos? Nós somos este corpo ou este corpo nos pertence?

      Thumb up 1
  2. Quando algo ruim acontece e a pessoa diz: “Foi deus que quis assim”, isso me incomoda. “deus” é coisa do homem primitivo que não tinha resposta para nada.

    Thumb up 12
  3. Existem religiões alternativas, como o Discordianismo, muito mais divertidas! Sugiro também uma leitura dos textos fantásticos e e-books que existem no site ateus.net, principalmente o Pequeno Manual para Entender os Crentes… Vale a pena mesmo para quem acredita no deus cristão.

    Sugiro também a leitura crítica do Principia Discordia…

    UMA HISTORIA ZEN (página 00005)
    CAOS CONVENCIONAL – CARACINZA (página 00042)
    PSICO-METAFISICA (páginas 00049 e 00050)
    A MALDIÇÃO DE CARACINZA E A INTRODUÇÃO DO NEGATIVISMO (página 00063)

    Saudações Erisianas…

    Thumb up 0
  4. Pra um site que diz que nao aceita opinioes criacionistas, colocar uma materia sobre DEUS, me parece um tiro no pé…
    Não sou contra o assunto, muito pelo contrario ja que na minha cabeça cabe muito bem o evolucionismo e o criacionismo, mas acredito que a partir do momento que se propos uma linha de pensamento, se deve segui-lo ou nega-lo de vez e mudar de opinião…
    Apenas citando o quadro amarelo bem acima de onde eu edito esta comentario:

    Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.

    Então uma materia inteira criacionista deveria ser sumariamente removida nao?

    Thumb up 11
    • Oh, Theo, um dia você entenderá que a instância Divinal, longe das definições dadas pelas religiões, engloba absolutamente todo o cientificismo, isto é muito mais do que ser criacionista, agora não em tiro no pé algum…

      Thumb up 0
    • A matéria não é criacionista, é sobre comportamento humano, a religião e a crença fazem parte disso. Mas também não vejo problema em comentários de crentes em Deus, proibi-los numa matéria que fala justamente sobre eles e seu comportamento não faz muito sentido.

      Thumb up 11
    • Citando a citação:

      Comentários de natureza criacionista que neguem a …real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.

      Só para esclarecer, embora eu acredite que um ser inteligente tenha projetado e criado o Universo, o objetivo de meu comentário não é causar discussões infinitas, mas somente raciocinar.

      Um grande problema na crença dos criacionistas – os mesmos que também creem em um Deus projetista e criador – é que estes não se dão conta de que seu conceito sobre a criação do universo em seis dias literais, de 24 horas, é infundado. Entendem mal o relato de Gênesis sobre a criação. Não percebem que, no capítulo 1, versículo 1, ao dizer que “no princípio Deus criou os céus e a terra”, o termo “princípio” se refere aos bilhões de anos que o Universo e a Terra demoraram para ser criados e estabelecidos. A partir de então, o relato começa a falar sobre o processo de preparação da Terra para receber vida, tendo como primeiro passo a dissipação daquilo que impedia que a luz do Sol (que já existia há eras) penetrasse. Logicamente, tal processo não ocorreu em meros seis dias de 24 horas. Portanto, a ciência não está errada ao confirmar a idade da Terra e do Universo, estimada em 4 e 15 bilhões de anos respectivamnte.

      Os evolucionistas, por sua vez, não aceitam o fato de que o Universo foi criado, em muito devido a essa visão míope dos criacionistas. Não percebem que há uma forte colaboração entre a ciência e a Bíblia. A decepção com a hipocrisia religiosa existente hoje é um outro forte colaborador para isso. Mas isso é outro assunto.

      Saudações!

      Thumb up 0
    • Como prejetista o criador cometeu muitas falhas, ai de vez em quando ele certamente não gostando, destruia quase tudo, uma hora ele congelava o planeta inteiro, por alguns milênios, depois ele esquentava tudo, e matava quase tudo de novo. Depois ele explodia quase todos os vulcões de uma vez e matava quase tudo de novo. Ai depois ele mandava uns meteoros e arrasava com tudo de novo. Bah mas como ele é mágico blim blim, e mágico de vez em quando descansa, ele deixava por alguns milhões de anos em paz a terra e deixava as coisas evoluírem.
      Mas depois criou o homem a sua semelhança. Mas como era esse homem, baixinho, careca e barrigudo, ou alto loiro e dinamarquês? No segundo caso eu não sou criação dele, e além disso sou todo torto, tenho espondiloartroses e minha próstada está meio grandinha, hehe ou vai ver que que eu sou sua imagem. Hahah.
      Se não fosse ateu, preferia acreditar em Thor, pois neste caso meu Deus teria um martelo e o seu Deus seria pregado na cruz. Vai encarar (Atheus.net).
      Ah tem gente, as crianças principalmente, que acreditam em Papai Noel. Tudo bem né são crianças filhos de cristãos infantis, ai tem que dar um desconto né.

      Thumb up 0
    • Eu também tento conciliar criacionismo e evolucionismo

      Thumb up 0
  5. O ser humano questiona e teme o desconhecido, somos escravos da nossa própria ignorância.

    Thumb up 9
  6. Mas que novidade há nisso?

    Platão já dizia que só um justo é o que mais questiona a justiça. Quanto mais intimo, ciente, conhecedor e participo é a pessoa do “meio”, “da questão”, mais ele o pode questionar.

    E diga-se de passagem, em geral, 99% dos casos, dos leigos que questionam a religião e alguma crença, são argumentos muito ridículos. Tipico de quem não experimentou.

    Thumb up 2
  7. A relação da pessoa com Deus se dá de acordo com a fé de cada um. Vai ter aquele que até brigará com Deus ou aquele que não terá motivo para fazer isto. Também não adianta rezar e fazer coisas erradas e depois reclamar! Isto é de acordo com a fé que cada um tem.

    Thumb up 0
  8. A falta de entendimento sobre espiritualidade leva o individuo questionar a Deus e sua justiça, principalmente quando não recebe a “ajuda divina” para suas misérias materiais. A experiência humana na matéria é depurativa e na maior parte do tempo dolorosa, mas com uma única finalidade: A evolução do espírito.

    Thumb up 4
  9. eu não consigo aceitar a existencia de um deus para mim não faz sentido ao ler esse texto eu estou confuso eu sou ateu eu religioso

    Thumb up 0
    • NADA faz sentido para vc. Nem a escrita!

      Thumb up 0
    • Acho que você deveria ter sua propria opinião.
      faça pesquisas sobre a criação do universo, a teoria de Darwin e crie o seu proprio conceito sobre Deus!

      Thumb up 0
  10. Lisandro…

    “Deus existe.” Quanto você calcula que seja necessário de “esforço mental” para se chegar a esta conclusão?

    Quantas pessoas há (ou já existiram) neste planeta com um intelecto muito superior ao seu (e de todos que acessam este site, inclusive eu) e que concebem esta conclusão? Você acha que elas aceitam o “papai do céu” porque lhes falta “amadurecimento”?

    Faça um esforcinho, sei que podes escrever comentários mais elaborados.

    Thumb up 5
    • Simples, porque não sabem nada do universo, assim como eu e vc. Que argumento pífio… O intelecto humano é ínfimo em relação ao universo. Não inporta quão grande ele é, nada sabe. Ainda mais estando na 3ª dimensão. Sabe quantas dimensões existem? Dá para imaginar deus se nem a 4ª dimensão nós temos idéia?

      Thumb up 1
    • Por isso, amigo.

      Se não conseguimos conceber nem a 4a. dimensão em nosso arcabouço mental, quanto mais negá-Lo!!!

      Deus se auto-revelou apenas naquilo que seria necessário para nosso crescimento e isso Ele fez dentro de nossos limites.

      Thumb up 1
    • Mas ninguém provou que algum “deus” existe.

      Thumb up 1
  11. Talvez, isso seja mesmo verdade pelo motivo que alguns aqui sugeriram de uma maior intimidade com Deus e, consequentemente, esperar mais dele. Conheço até uma pessoa que deixou de acreditar em Deus após muito rezar e não passar no vestibular.

    Para quem aqui tem dificuldade de acreditar em Deus, sugiro novamente o estudo dos grandes milagres da Igreja. Como, por exemplo, assistir (no YouTube) o incrível documentário do History Channel “GUADALUPE: UMA IMAGEM VIVA” que conta a fascinante história e também os principais estudos realizados na Imagem de Guadalupe, com entrevista de pintores, astrônomos, físicos e até do Dr. Aste da IBM.

    E também o excelente e sério documentário do Discovery Channel (disponível em DVD ou no YouTube) “O MISTÉRIO DO SANTO SUDÁRIO” e sua continuação “O SUDÁRIO DE TURIM”.

    Thumb up 3
  12. Lisandro, você está tendo uma visão muito unilateral dos eventos. Reconheço que os conflitos que você citou tiveram causas religiosas, mas a sua origem vai além da religião, a sua origem está no preconceito humano em não aceitar as diferenças.
    Creio que os defeitos da religião está no homem, acho ridículo que as pessoas culparem uma divindade pelos problemas que elas próprias causaram.

    Thumb up 7
    • Sim, mas foram elas mesmas que criaram estas divindades. E aí?

      Thumb up 1
  13. Eu fico impressionado com a contradição desse site!!!

    nas “instruções para comentários”, na parte amarela abaixo, tá escrito o seguinte: “comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.” ¬¬’ Isso é um ataque direto aos cristãos, não venham, ateus, dizer que não, pq é sim!
    Aí fica a dúvida: Se eu não posso comentar contra a teoria da evolução e etc. pq gera discuções ‘inúteis’, pq pode ter um post que critica Deus??? Isso tbm gera discussões inúteis!
    Se discriminar uma pessoa por ela ser, negra, homossexual ou de outra etnia é crime, creio que discriminar uma pessoa por ser cristã, ou principalmente evangélica também é, vcs não acham???

    Thumb up 9
    • O Juliano tem razão. E eu sou ateu e acredito na ciência. Acho que não discutir esses temas, por serem “discussões cíclicas inúteis” é um grave atentado ao próprio método cientifico. Reparem ouve um tempo que todos achavam que a Terra era o centro do Universo e ela era plana. Se ninguém tivesse duvidado e questionado talvez ainda hoje acreditaríamos nessas teorias. Na ciência há sempre espaço para dúvidas e interrogações. O HypeScience devia remover aquela linha. Já agora peço desculpa por ter afastado do tópico.

      Thumb up 2
    • Este é um site de ciência, não religião..
      Acho que isso já responde tua pergunta.

      Thumb up 6
    • criacionismo também é ciencia. muitos nao sabem disso por desconhecimento ou engano.

      Thumb up 4
    • Criacionismo não é ciência, pode até ter critérios e pesquisas mas todas eles são tendenciosos ao pensamento religioso e à negação da evolução das espécies. Uma ciência se baseia em fatos e fenômenos observáveis direta ou indiretamente, não em crenças. A classificação oficial do criacionismo é crença religiosa, a classificação científica é pseudociência, e a classificação social acho que seria filosofia ou doutrina.

      Thumb up 5
    • Sou religioso, não me venha falar de deus!
      rsrsrs gostou? Inventei agora.
      Neander sabe! Neander Diz!

      Thumb up 3
    • Sou Ateu, Atenas seja louvada!

      Thumb up 1
  14. As consequências da vida se manifesta através de “leis imutáveis e naturais”, questionar deus não muda o curso dos acontecimentos!! Quando tudo dá errado a melhor coisa a se fazer é começar de novo com a esperança de que tudo dará certo dessa vez!! Esperança é uma virtude que sempre deve ser prevalecida e nunca trocada pela frustração!!

    Thumb up 6
  15. Olá Lisandro,
    sou médico e acredito que haja sim uma Força Superior criadora, omnisciente e omnipotente e quem prova isso é a física escalar.
    No Hinduísmo por exemplo nunca houve essa problemática toda a qual vc. se refere, mas concordo que sempre e em todas religiões há fanatismo e manipulação.
    A grande confusão que vc. e outros racionalistas fazem é diferenciar religião de Religiosidade.
    Acredito também que quem discute com Deus tem relação deturpada do Criador e esta Entidade, não tem nada de humano, é indescritível.

    Thumb up 6
  16. O mais devoto questiona mais Deus pela mesma razão que o Astrônomo questiona mais a Origem do Sistema Solar e o Químico questiona a Distribuição eletrônica das camadas de valência do átomo: Se dedica a esse pensamento, logo irá questiona-lo em busca de significado e entendimento, é o caminho natural.

    Pesquisa estranha essa…

    Thumb up 33
    • Disse tudo Jonatas, sem agredir e nem discriminar ninguém!

      Thumb up 4
  17. É claro que os mais devotos questionam mais Deus! Justamente porque ao contrários dos não devotos, eles esperam algo vindo de Deus e se não conseguem algo que desejam ou se algo de ruim acontece eles ficam bravos, chateados, raivosos…

    Thumb up 3
    • Raivosos? Pode falar por si, já pelos outros…
      Eu não tenho religião, a minha fé é em Deus mesmo e é claro que questiono muita coisa, mas Deus não é propriamente uma caixa de pedidos.

      Thumb up 0
  18. Lisandro, sou ateu e tampouco acredito na divindade de Jesus, mas negar que o personagem histórico existiu, daí já é demais.

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
lua
Teste de ‘paternidade’ indica que a lua seria filha apenas da Terra

Uma teoria bem aceit...

Fechar