Coreia do Norte está mentindo sobre o foguete que está para lançar

Publicado em 12.04.2012

A Coreia do Norte divulgou que iria lançar um satélite nessa semana, que serviria para estudar a distribuição de floresta e clima do país. Mas uma rede de especialistas amadores e profissionais analisou o programa e concluiu que ele é falso. De acordo com eles, o foguete que iria carregar o satélite teria grandes chances de cair nos primeiros estágios de voo.

“Acredito que a interpretação mais razoável é que eles estão mentindo sobre o lançamento. Descobrimos isso com o excesso de divulgação e propaganda dos envolvidos”, afirma o especialista Ted Molczan.

No passado, o país lançou o satélite Kwangmyongsong-2 (Estrela Brilhante 2), e afirmou que ele estava transmitindo dados para a Terra. Mas no fim foi descoberto que o sistema havia caído no Pacífico antes de chegar em órbita.

Pouco tempo depois de anunciar o lançamento, a Coreia do Norte publicou o trajeto pretendido para o foguete, que carregaria o satélite Estrela Brilhante 3, de uma tonelada. De acordo com o governo local, a trajetória colocaria o satélite em uma órbita “sincrônica com o sol”, para permitir uma visão perfeita do país.

Um pequeno problema: a trajetória pretendida e a promessa de órbita não batem, de acordo com Molczan.

“Não vejo como a Coreia do Norte poderia atingir uma órbita sincrônica ao sol, a partir do ponto de lançamento, sem colocar em risco áreas populosas”, afirma. “A trajetória põe em risco Shanghai, Taiwan e passa perto da costa das Filipinas”.

“Eu duvido que a Coreia do Norte planeja que os estágios do foguete caiam nessas zonas que eu estimei, mas cabe a ela explicar a inconsistência entre a órbita estimada”.

A ideia de que apenas um satélite conseguiria investigar todo o clima e recursos naturais do país também parece difícil de acreditar. “Não é comum ter um pequeno satélite fazendo todas essas missões”, afirma o especialista Brian Weeden. “Mas esse é um país que nunca conseguiu colocar um satélite em órbita e não possui uma indústria desse meio”.

O veterano da NASA Jim Oberg teve a chance de ver o satélite de perto, no centro de lançamento. “Eu pensei que era um modelo. Pensei que era uma representação simbólica. Não consegui acreditar que era um sistema de verdade, que seria lançado em poucos dias”.

Por essas declarações, parece improvável que o satélite seja realmente lançado. Mas porque será que a Coreia do Norte fabricaria essa mentira? Para mostrar a força do regime? Para limitar as possíveis críticas ao plano espacial deles? Desenvolver a tecnologia de mísseis?

Diga o seu palpite, e veremos o que o futuro confirma. [GizModo]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

19 Comentários

  1. eles usam o blefe como jogadores de carta, para demonstrar uma falsa confiança.

    Thumb up 0
  2. Parece que eles adoram fazer exibição com manobras e testes destes foguetes. Eu acho estranho o lançamento deles dar errado deste jeito, até o Brasil consegue lançar satélites!

    Thumb up 1
  3. O foguete foi lançado ontem mas caiu após um minuto do lançamento!Estão a procura do que restou para saber o que transportava. Fontes TV Globo , BBC

    Thumb up 1
    • a coreia do norte precisa demostra força para o mundo, para tentar manter as aparencias, de pais preparado e não tão subdesenvolvido.

      Thumb up 0
  4. 1-Não sou a favor de guerra e violencia, mas vejamos o seguinte: sempre que um pais fazer algo que os estados unidos não apoia Ha especulaçoe, ou porque é terorista ou criminoso de guerra,foi assim com Sadam e Kadafi(libia e Iraque) eram paises muito estaveis agora é a Koreia.
    2-Não vejo e não conheço razões que posão levar a koreia a provocar uma guerra com China e filipinas talveis eu seja(ignorante).
    3- De qui paises sõ estes especialistas? não seram os mesmos que viram as armas Nucliares que nunca foram encotradas no Iraque? a crise financeira ainda vai trazer muitas guerras na asia e africa. vamos abrir o alhoantes que seja tarde.

    Thumb up 2
  5. Um país sempre tentará mostrar a sua força perante as demais nações antes de se preocupar com as questões sociais da população. Isso vai no mínimo render muitas teorias de conspiração.

    Thumb up 2
  6. quem um dia jogou Homefront, sabera que eles sao profeta , tudo que aconteceu no jogo , ta acontecendo , agora esse satelite que apareceu no jogo apos a morte do ditador, ele vai desliga toda a energia eletrica do MUNDO . E vaum atacar japao , coreia do sul e estados unidos mexico e dominar BRASIL

    Thumb up 3
    • Boa vc tem uma tremenda imaginaçao,pq nao faz um livro?

      Thumb up 1
    • serio… e com o q?

      Thumb up 3
    • ????????? nao sabe nem o q fala

      Thumb up 0
  7. A midia escrita e impressa está dedicando espaço minimo á este evento. Estou acompanhando através de um site da internet,e, segundo as fontes deles, o lançamento será dia 14 de Abril.http://portuguese.ruvr.ru/2012_04_11/71346460/
    Uma falha no equipamento pode desencadear o abatimento do foquete se este ameaçar cair na Coréia do Sul no Japão ou mesmo na Russia. O pais é extremamente militarizado,porem o povo morre de fome literalmente,E novo ditador talvez queira aparecer, se impor, Ele já disse que se abaterem o foguete será declarado guerra.Será extremamente lamentável se isto ocorrer. Um exodo em massa deve ocorrer para a vizinha coreia do Sul. Pode ser o primeiro comflito iniciado nesta decada.Mas o problema de uma guerra simples é que a Coréia do Norte possui bombas atomicas, Realizou testes em 2006 e 2009. e quer realizar outro. http://portuguese.ruvr.ru/2012_04_10/coreia-satelite-foguete-eua/

    Thumb up 4
  8. O regime norte-coreano é o refugo do comunismo, eles são patéticos. Uma caricatura de china maoísta com um nanico de cabelos e roupas estranhas, megalomaníaco e falastrão. Alias todo comunista e caricato, vivem uma grande viagem utópica!

    Thumb up 7
    • falando nisso, daqui uns dias o brasil lança uma lata de sardinha com um um projeto de uns 30 bilhoes….

      Thumb up 6
  9. O regime comunista vive mentindo para o seu próprio povo. Evitam divulgar o que os outros fazem no desenvolvimento e simulam atitudes para parecer que eles são maiores e melhores que os outros países.
    Para parecerem maiores e melhores, precisam mentir muito para o seu povo.
    Se esquecem que parte do povo deles passa fome, recebem esmolas (auxílio, ajudas, amparos) para poderem viver.
    Comem angu escondidos e arrotam caviar em público para parecerem melhores.

    Thumb up 2
  10. Poderia acreditar se tratar de um satelite realmente, mas isso pode ser apenas uma forma criativa de testar misseis sem ser muito questionado….

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
070726_titanic_bow_02
Um desastre como o Titanic poderia acontecer de novo hoje?

Um naufrágio igual a...

Fechar