Cosmólogos vêem nascimento do Universo

As imagens, produzidas por cientistas na Universidade Durham, no Reino Unido, mostram “o advento cósmico” – a formação das primeiras grandes galáxias do universo quando ele tinha apenas 500 milhões de anos.

O advento cósmico começou quando grandes estrelas eram destruídas, logo após o big bang. As galáxias se formavam do resto dessas estrelas.

As pesquisas conseguiram determinar, através de cálculos, quando e como essas galáxias apareceram, e toda a sua evolução até hoje, 13 bilhões de anos depois. Os cientistas esperam que suas descobertas os ajudem a conhecer mais sobre a “matéria escura”, substância misteriosa que, teoricamente, constitui 80% do universo.

A força gravitacional produzida pela matéria escura é essencial para a formação das galáxias. E, estudando seus efeitos, a comunidade científica espera entender o que a matéria escura realmente é, já que, até agora, pouco se sabe sobre o assunto.

Álvaro Orsi, que coordenou as pesquisas, afirma que a presença da matéria escura é a chave para a construção das galáxias. “Sem matéria escura, não estaríamos aqui” declara.

O co-autor da pesquisa, Dr. Carlton Baugh, explica como o sistema funciona: “colocamos no computador o que achamos ser uma ‘receita’ para a formação de uma galáxia e comparamos o que produzimos com as galáxias de verdade”.

O trabalho dos especialistas da Universidade Durham combinou simulações de como a matéria escura afeta a formação de corpos espaciais com modelos mostrando como a matéria normal, gases, por exemplo, se comportam. Sendo assim, eles puderam ver como as galáxias teriam chegado ao seu estado atual. [Science Daily]

Por: Eduardo MartinsEm: 11.02.2009 | Em Espaço, Outras  | Tags: , ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)
Curta no Facebook:

5 respostas para “Cosmólogos vêem nascimento do Universo”

  1. receita de bolo parece ser facil, repare cada mao tem um secretinho para um bom resutado,me desculpe amigos,mas receita do universo essa tenho certesa, podem todos voltarem pro jardim de infancia ,voces estao longe ,bem longe da verdadeira recieta da formaçao do universo.por mais provas que se venha ter da veracidade dos fatos ,restarao distantes da verdade,afirmo ,voces estao errados.

    • muito errados 😛 o ser humano tem esse péssimo costume de analisar tudo superficialmente mas não conseguir enxergar sua verdadeira essência…
      enfim, a matematica pode provar muitas coisas, mas vale lembrar que até o Pi já é considerado um valor incorreto.
      e sinceramente… big-bang e curvaturas no espaço minha r#la!!! delírios de uma mente obcecada e genial, mas tão somente isto! …

  2. Creio que há erros nesse artigo. Nunca li escrito por nenhum cosmólogo que as galáxias se originaram da explosão de estrelas, o que de longe parece uma tolice.
    Também a matéria comum não se originou da matéria nem da energia escura, segundo tenho lido nos bons livros sobre o assunto.

  3. O nascimento do universo, ninguém pode ver agora. Ele nasceu pequeno e foi crescendo com o tempo, como tudo na vida. Você pode ver apenas o que aconteceu no passado, mas o nascimento do universo é impossível. Para começar, não sabemos como nasceu: com o sem o big bang.

  4. Toda a energia e matéria surgiu da matéria escura, certo? Se for realmente válido essa teoria! Como a matéria escura surgiu? E esse componente responsável pela matéria escura como surgiu? Parece que ficaremos infinitamente tentando achar o que surgiu antes e antes e antes…
    Mas mesmo essa sendo uma questão complexa eu amo a astronomia como outras ciências. Esse é mais um acervo para guardar na minha massa cinzenta.
    Obrigado hype! Astronomia é sempre bem vindo!
    Att.

Deixe uma resposta