Composto Matrixyl™ duplica o colágeno da pele: estudo

Publicado em 7.03.2013

Lachen beim Eincremen

Com o passar dos anos, nosso organismo começa a produzir menos colágeno (proteína que, entre outras funções, garante a elasticidade da pele) e, com isso, surgem rugas pelo nosso corpo.

Muitas empresas de cosméticos produzem cremes que supostamente ajudam a diminuir esse problema, mas será que eles realmente funcionam? De acordo com estudo feito por pesquisadores da Universidade de Reading (Inglaterra), funcionam, contanto que levem o peptídeo Matrixyl™ em sua composição.

“Estudos como esse são muito importantes para o consumidor, já que empresas raramente publicam seus trabalhos, para que rivais não copiem seus produtos”, ressalta Ian Hamley, do Departamento de Química da Universidade. Hamley e sua equipe concluíram que, dependendo da concentração de Matrixyl™, um cosmético pode praticamente dobrar a produção de colágeno na pele da pessoa, diminuindo o enrugamento.

Além de reduzir esse sinal de envelhecimento, o estímulo da produção de colágeno pode trazer outros benefícios. “Materiais baseados em colágeno têm um potencial imenso na engenharia de tecidos”, explica. “O BBSRC (Conselho de Pesquisa em Biotecnologia e Ciências Biológicas, localizado no Reino Unido) investiu recentemente em um estudo para investigar aplicações para cura de ferimentos em campo de batalha”. Che Connon, por exemplo, um dos colegas de Hamley, realiza pesquisas com materiais de colágeno para desenvolver tecidos artificiais e transplante de células-tronco.[Medical Xpress, Daily Mail UK, Molecular Pharmaceutics]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

specimen-back-130205