Crianças inteligentes têm mais chance de usar drogas

Por , em 17.11.2011

Um novo estudo afirma que crianças inteligentes têm mais propensão a usar drogas ilegais como cocaína, maconha e ecstasy quando crescerem.

Os cientistas acreditam que isso acontece como uma forma de evitar o bullying, e também por pensarem que a vida é entediante. Surpreendentemente, o efeito acontece mais com garotas.

Em comparação com as de inteligência menor, um QI alto feminino resulta em uma chance duas vezes maior de usar cocaína ou maconha até os 30 anos. O efeito nos garotos é também notável, com chances 50% maiores.

Uma equipe da Universidade de Cardiff analisou quase oito mil pessoas nascidas em uma semana de abril de 1970, que já participavam de um estudo de acompanhamento durante a vida. Todos os catalogados tiveram seus QIs testados entre os cinco e dez anos. O uso de drogas foi reportado pelos próprios participantes, entre os 16 e 30 anos.

Aos 16, 7% dos garotos e 6,3% das garotas haviam usado maconha. De acordo com o estudo, essa minoria apresentava um QI maior do que os outros.

Aos 30 anos, 35,4% dos homens e 15,9% das mulheres haviam usado maconha, enquanto para cocaína os índices foram de 8,6% e 3,6%, respectivamente.

Os autores comentam que “entre a maioria das drogas (exceto anfetamina nos homens), homens e mulheres que confirmaram o uso nos últimos 12 meses tinham um QI significativamente maior quando crianças do que os que não usaram”.

Apesar do estudo não pesquisar o porquê do uso, não foi encontrada nenhuma evidência de que a classe social dos pais estivesse relacionada com a escolha futura da pessoa.

Entretanto, os autores comentam que outros estudos sugerem que “crianças prodígio – com um QI maior do que 130 – relatam grandes níveis de tédio e de estigmas sofridos, o que poderia aumentar a vulnerabilidade de usar drogas como forma de se isolar”.

James White, da Universidade de Cardiff, comenta: “Apesar de ainda não ser claro o porquê da relação entre um QI alto e o uso de drogas ilícitas, estudos anteriores mostram que essas pessoas estão mais abertas a novas experiências e ansiosas por novidade e estímulo”.[Telegraph]

69 comentários

  • Aniel Musa:

    Existem vários tipos d inteligência, desde a linguística até a musical… O nosso intelecto é o resultado de todas essas capacidades desempenhadas ao mesmo tempo.
    A testada nesses testes d QI é, na grande maioria das vezes, (só)a lógico-matemática. Mas tudo bem, mesmo admitindo q determinada pessoa seja inteligente, ñ quer dizer q ela esteja livre das burrices. Todo o mundo faz burrice o tempo todo, eu, vc, a minha orientadora com PhD em genética, todo o mundo.
    Usar droga é burrice, reflete a falta d um tipo d inteligência, a emocional, e tentar justificar essa burrice com o tédio ou qualquer outro tipo d angústia exalta ainda mais essa carência.

    Tomar Coca-cola tbm é burrice, mas pelo menos quando tomo, não tenho minha capacidade cerebral tão afetada quanto a de um maconheiro alienado q por aqui comentou do efeito de cura ao câncer por óleo da maconha.

    • omena:

      ” mas pelo menos quando tomo, não tenho minha capacidade cerebral tão afetada”

      Ta se matando e não tem capacidade cerebral afetada ? O.O

      Sem falar que é uma cultura antiga, ninguém pode me obrigar a não fumar. Estamos diante de uma das gerações mais burras mesmo.
      Uma parte da ciência diz que faz mal, outra parte diz que faz bem. Eu escolhi a minha.

    • João Pereira:

      Eu também nao creio que o uso de drogas tenha uma relação com o nivel intelectual de uma pessoa
      Mas acho que não é uma questão de burrice ou inteligencia
      Pois tenho a perspectiva de que o uso de intorpecentes tem mais a ver com um fator social que pode variar de cada pessoa
      Pois nem todas usam drogas pelos mesmos motivos

  • sergio_panceri:

    legal, quando criança tinha 142 de QI..
    e que isto me sirva de consolo já que estou aqui mesmo…

  • Ana Suzuki:

    Existem vários tipos de inteligência. Ficou faltando saber se no estudo foi levada em conta a inteligência emocional.

  • GPAM:

    Bernardo Staut,

    interessante seu artigo bem como as estatísticas.

    Porém, não creio que seja uma forma de isolamento, mas sim uma busca por novas perspectivas ou driblar a inquietude.

  • Gabriella Capanema:

    “Entretanto, os autores comentam que outros estudos sugerem que “crianças prodígio – com um QI maior do que 130 – relatam grandes níveis de tédio e de estigmas sofridos, o que poderia aumentar a vulnerabilidade de usar drogas como forma de se isolar”.”

    Fato. Não precisei do estudo para ter chegado a essa conclusão faz tempo…

    • Ezio Jose:

      Parabéns, Gabriella!
      Quem dera todos fossem “iguais” você! Talvés não seriam necessários nem prèzinho, primário, secundário. Bastávamos ir direto para uma faculdade para oficializar uma profissão liberal.

  • igor omena:

    O óleo da maconha pode curar varios tipos de cancer.

    Sobre na hora do “vamo ver” nunca tive problema nenhum, pelo contrário demorar mais p; chegar lá, pois fica meio q anestesiado.

    haha,

  • Mario:

    bully é negocio de fazer café.

  • Eu:

    Parece que esses cientistas nunca ouviram maconheiro conversar…

    • Ezio José:

      Maconheiro não conversa, brother! Maconheiro troca umas idéias de como suprir a falta de uma seda ou uma erva. As conclusões em primeiro grau são de atacar os objetos de casa mesmo, depois começam a pular o quinatal do vizinho.

  • CASTOR:

    Steve Jobs curtia um acido

  • José Elias:

    Sem pitacos Magda “Patológica”!Deixa rolar.

  • Lucas:

    meu Deus, como nessas horas eu queria ser que nem a minha irmã, bem burrinha pq ser inteligente eh mto chato

    • Álvaro:

      Pessoas inteligentes não saem por aí dizendo pra quem quiser ouvir que são inteligentes, os ignorantes fazem isso.

  • Ze da Feira:

    ATENÇÃO PESSOAL ! Queria fazer uma pesquisa aqui no hypescience. Aqui mesmo. O negócio é o seguinte: se você gostou desta reportagem clique em ‘gostei’ neste comentario , se não clique em ‘não gostei’. vamos lá participe ! depois vamos analisar

  • Ze da Feira:

    Tá provado maconha é só pros camaradas cabeças. Aposto que os cientistas que fizeram a pesquisa tambem curtem um baseado é claro. Eu tô de acordo com eles. pur falar nisso vô acende unzinho.

    • Magda Patalógica:

      Zézino do finzinho da feirinha de pobre da periferia:

      Cê escreveu:
      “Tá provado maconha é só pros camaradas cabeças”

      Eu acho que maconha é pros caras SEM as DUAS cabeças
      e sei que vc sacou legal o que eu quis dizer.

      Parece que o que tu queres mesmo é se auto justificar diante da galera.
      Aí não pega legal, cara.

      Meu pai que viveu no tempo da repressão militar, conta que os jovens babacas da época, se justificavam que tinham que se drogar prá contestar o sistema.

      Putz que parillis… Que fuga alucinante!

      Curta o seu baseado numa boa, mas deixa um pouco a babaquice, my brother.

      Baseado é bom, mas não sustenta “BASE” na hora do VAMUVÊ. Sacou?

      Fui

    • Ze da Feira:

      Seu pai naquela época era chamado de quadrado e eu já era doidão hoje ele deve ta aposentado e eu comendo macarrão. kakakakakakakakakakaka !!!!!!!!!

    • Magda Patalógica:

      Kakakakaka

      Valeu, Zezinho.

      Parabéns pela criatividade e pelo seu bom humor.

      Fui.

    • Glauco:

      Eu fumava um beke pq gostava, me deixava relaxado, sem desculpas esfarrapadas. Nem imaginei que ia ser tão fácil largar. Fiquei bem mau humorado no primeiro e segundo dias, no terceiro meu mau humor voltou ao normal de sempre.

  • Leandro Mendes:

    gostei do texto é informático e apresenta uma grande guantidade de fatos tento claro um bom acervo.
    O que vale é ter argumento e o texto me deu gostei muito.
    E é fácil a interpretaçaõ do texo simples e direto.

    • Magda Patalógica:

      Quá Quá Quá

      O texto é “informático”?

      Obrigado por nos fazer rir um pouco.

      Fui

  • Lena:

    Para Silvio:

    Muito boa a sua definição:

    “No cinema, nas novelas e nos desenhos animados, são retratados com aquele estereótipo do sério, que não acha graça em nada. Nos diálogos, dão respostas sábias e maduras demais para sua idade e sempre usam óculos com lentes grossas. Já percebeu?”
    —————————————–
    Na novela das 7, Ti Ti Ti, tinha um garoto e uma garota superdotados, filhos do personagem Jacques Leclair.
    Eles além de usarem óculos grandes, estavam sempre com um livro na mão.

    É o estereótipo clássico criado pelo cinema, desde o suspense “Shadow of a Doubt” (A sombra de uma dúvida) de Alfred Hitchcock 1943 em preto e branco.

    Foi também usado no filme “Pic Nic” (Férias de Amor) 1955, onde a adolescente Millie Owens é a própria definição do estereótipo, que virou regra em muitas produções do cinema, tv e desenhos animados.

    O filme Pic Nic é um dos maiores clássicos da história do cimena. Baseado na obra de William Inge, psicólogo e dramaturgo, reune vários personagens num piquenique , cada um com suas neuroses, seus dramas e suas buscas por um significado em suas vidas.

    Se você gosta de filmes com conteúdo psicológico e existencial, esse é o filme, que embora se passa na década de 50, continua atual.

    Lena… faz um bom tempo que não escrevo aqui.

    • Magda Patalógica:

      Lenaaaaaa

      SEJA MUITO RE-BEMVINDA!

      Adoro suas dicas de cinema.
      Fiquei super interessada no filme Picnic.

      Vou corendo baixar.

      Beijos da Magda. E vê se não some mais, viu?

      Fui

  • Chuck Norris®:

    Um paradóxo.

    • curioso:

      Amém Chuck! VOce sempre com opiniões sensatas…..

  • Anderea:

    isso deve ser baixo q.e sendo tão intelligente pouco emocional interagem menos com outros e sempre achei que amigdala nos da um certo moivo de vitda natural sobreviver,reproduzir etc.. pessoas com q.i alto normalmente ignoram isto vida realmente fica entendiant.(minha opnião)

  • Mayara:

    Discordo dessa pesquisa, uso de drogas nao tem nada a ver com inteligencia e sim com o total vazio que o ser humano tem dentro de si
    As pessoas hoje em dia gostam de pular as etapas natural do ciclo da vida nao querem esperar nada, tudo tem que ser rapido numa busca louca por algo que nem elas mesmas sabem o que e’
    Se perdem pelo caminho ficam frustradas pelas minimas coisas que nao da certo em suas vidas e procuram nas drogas um mundo paralelo onde ali elas acham que sao poderosas e imortais, a fuga da realidade e’ um escape para o seu fracasso como ser humano independente da classe social nao e’o dinheiro nem a falta dele que faz essa dependencia da droga mas sim um vazio do espirito ali tem um corpo habitado pela droga ela vicia ela comanda , ela mata, ela tem o poder de iludir os fracos sem alma

  • nilce maria:

    crianças realmente inteligentes não usarão drogas,porque são inteligentes o bastante para saber que não precisam dela para serem felizes nem tão pouco para conquistar seus objetivos.

    • Magda Patalógica:

      Acorda, Nilcinha.

      Respeito a sua opinião, mas discordo.

      A sua tese discursiva não serve nem pros jovens inteligentes de 18 anos, quanto menos para as crianças também inteligentes, que ainda não possuem discernimento.

      Tá cheio de criança superdotada que com a garganta inflamada, faz birra pedindo prá mãe comprar sorvete.

      Também tá cheio de caras maduros e inteligentes que entram fácil nas drogas.

      Sacou que o buraco é mais embaixo?
      Inteligência não é sinônimo de discernimento.

      O 11 de setembro não foi bolado por nenhum mané.

      Fui

    • Phorushacos:

      Claro, o mundo é assim mesmo, facinho, preto no branco.

  • Walrus:

    Então, eu sou burro. Pois eu não uso.

  • B.M:

    Não acredito que o uso de drogas seja o prâmetro a ser avaliado nessas pesquisas, mas sim ao quadro depressivo dos adolescentes em questão.
    Pessoas de alto nível de Q.I têm dificuldades de se fazerem compreendidos, não têm facilidade em relacionamentos, isso sim concerne à um quadro propício para o consumo de drogas e que faz sentido.
    Tanto é que adolescentes vítimas de marginalização social ou membros de famílias desestruturadas ou vítimas de algum tipo de violência também estão propensos ao consumo de drogas.
    Ou essa pesquisa foi feita de qualquer jeito, sem avaliar e sem levar em conta o psicológico dos adolescentes em questão ou quem postou esse texto apenas colocou a parte que lhe saltou aos olhos e se fez dígna de polêmica.

    • Duvida:

      Concordo contigo… Fica ate parecendo uma influencia para quem se acha inteligente querer usar droga pra falar “sou mais inteligente que os outros”… rs
      Vejo nas escolas… as drogas vem de algum jeito… aquele cara que quer vender… se parece descolado, sem problemas na vida porque usa drogas… os filhinhos de papai robam suas familias pra comprar droga e se parecerem mais espertinhos e sem problema algum, ou tentando nao ter… na verdade arrumam problemas maiores de curto e longo prazo…
      Posso estar errado… mas ate agora o que vi é isso… me corrijam por favor.
      Algo pergunto.. Qual a logistica disso tudo? De onde vem a droga (digo, quem produz)? Quem distribui para outros fazerem a venda? Quem vende (tipo de gente… normalmente se utilizam de pessoas que necessitam de dinheiro e nao ta nem ai para os outros?)? Que meios utilizam para vender e passar pela policia sem ser “descobertos”? Quais seus pontos de venda? E por que sao estes tais pontos de venda?

  • Silvio: Faltou aprofundar nos MOTIVOS:

    Primordial seria analisar as causas que levam essas crianças e adolescentes mais inteligentes ou superdotados a partirem para o uso das drogas.
    Na minha modesta opinião, o motivo básico é a SOLIDÃO, motivada pela falta de convívio com seus iguais, ou seja, os também inteligentes ou superdotados.

    Os elementos superdotados sofrem muito por serem diferentes do seu grupo e geralmente são apelidados de “gênios” no mau sentido.

    Estão sempre à frente da maioria, gostam de estudar e apreciam a leitura diversificada. A Internet é para eles uma grande fonte de informação e aprendizado. Costumam frequentar museus, bibliotecas e palestras, com bastante assiduidade. Possuem um poder de observação e assimilação infinitamente superior que os demais.

    Mas pagam um alto preço por isso, chegando a preferir a companhia dos mais velhos, por não serem compreendidos pelos amigos “comuns”, família e namoro.

    No cinema, nas novelas e nos desenhos animados, são retratados com aquele estereótipo do sério, que não acha graça em nada. Nos diálogos, dão respostas sábias e maduras demais para sua idade e sempre usam óculos com lentes grossas. Já percebeu?

    ESTORINHA:
    Certa vez exibi um documentário sobre a Grécia antiga, para 3 garotos de 14 anos.
    Depois perguntei sobre quais as impressões que tiveram.
    O primeiro disse que tudo não passava de uma chatice e velharia.
    O segundo disse que gostou da espada dos guerreiros.
    O terceiro perguntou aos outros se haviam notado o estilo do capitel das colunas do templo de Artêmis em Éfeso. Ninguém sabia do que se tratava.
    Com boa vontade ele explicou que aqueles capitéis eram do estilo Coríntio e fez uma breve descrição sobre as diferenças entre os capitéis Jônicos, Dóricos e Coríntios.
    Foi imediatamente interrompido, pois os outros passaram a criticá-lo, dizendo que ele queria se mostrar mais sabido e dar uma de professor. (Pura inveja).

    Diante do exposto, podemos imaginar com que facilidade os superdotados infelizes aderem ao uso das drogas, como uma válvula de escape.

    Nada a ver com as cobranças e críticas infundadas que aqui tenho lido, dizendo que se o rapaz é inteligente, não deve ir atrás das drogas.

    Quem assim critica, não deve saber a diferença entre raciocínio e sentimento.

    E como dizia Shakespeare:

    “O coração conhece razões que a própria razão desconhece.

    Abs:
    Silvio

    • Magda Patalógica:

      Legal, Silvio.

      Acho que essas crianças tinham que ser mais bem protegidas e estudar em escolas especializadas. Só prá elas.
      Assim não teriam traumas e dariam adultos muito úteis.

      Sei não… esse tema me deixou a cuca meio fundida.

      Eu só queria entender por que Deus cria uma pessoa superdotada no mesmo dia que também cria outra retardada?

      Deve ter uma explicação prá tudo isso, mas eu ainda não consegui chegar lá.

      Fui… pensar mais um pouco, se a cuca não fundir de vez. (rss)

    • Ezio José:

      FÉ, CONHECIMENTO e SABEDORIA são atributos para serem aplicados e não demonstrados. O PRODUTO de uma destas três, sim, podem ser expostos e demonstrados.

    • Magda Patalógica:

      Disse tudo, Ezio.

      Acho que devo concelar minhas aulas com o Prof. Tiririca. (rss)

      Fui.

    • Odete Prizon:

      Silvio, eu concordo com você. Também digo que crianças inteligentes que têm pais burros e que dedicam pouca atenção e
      pouquíssimo ou quase nada AMOR ao filho(a), seguido de poucos bons exemplos, é quase certo que quando adolescentes, tendo oportunidade, vão usar droga. Haja vista que muitos jovens de pais separados, acabam usando droga. Até a idade em que não sabem expressar seus pensamentos, seus sentimentos, com pais incompetentes, que não sabem orientar seus filhos, é um prato cheio para o uso de droga. Bem, acredito que tenha uns babacas, burros, que usam droga porque são ricos e querem mostrar ao mundo serem o que não são, complexados, querem mostrar que são melhores, podem tudo, esses também usam droga.

  • Aleff:

    Eu acho que eles usaram o termo errado.
    Talves eles naum sejam inteligentes e sim, super dotado.
    Se formos avaliar “inteligente” como uma descrição pra pessoas com um nivel alto de racicinio logico, ou QI mesmo.
    Enfim…
    Eu acho que o termo certo no caso, ou que faria mais sentido.
    Seriam genios ou pessoas brilhantemente criativas.
    Mas pessoas criativas demais, realmente sentem esse vazio

    Pronto, acabei xD

  • ALINE:

    o que determina ou não se uma pessoa se tornará usuário de drogas é criação que ela tem e o caráter que essa pessoa tem…

    • CASTOR:

      os amigos influenciam muito mais que os pais
      durante a formação de personalidade da criança

    • Lulu:

      O que caráter tem a ver com o uso de drogas???

  • Alessandra:

    EU ACREDITO QUE SÃO OS BURROS QUE USAM, PORQUE OS INTELIGENTES SABEM O RISCO QUE CORREM.

  • Gabriel.¿:

    então agora definitivamente, Charlie Sheen é um gênio

  • CASTOR:

    mais que certas drogas como acido … fazem seu cerebro trabalhar muito mais rapido faz, deve ativar mais uns 20% dele pelo menos

    do alto de uma cobertura tu encherga nitidamente a curvatura da terra
    consegue enchergar tudo em um slow cinistro !
    é só não beber e deixar a adrenalina trabalhar
    sem se sentir chapado

  • KleberFCosta:

    Inteligente?!?!? Usando drogas?!?!? Pra mim isso não é ser inteligente, não…

  • Glauco:

    Eu parei…

  • CristianoR:

    …então cai por terra quem diz que só “burro” (menos inteligente) usam drogas? …. xiii

  • burro:

    -A formação é que faz a diferença,independente de ser mais ou menos inteligente.

    • CASTOR:

      concerteza !!!

    • CASTOR:

      o inutil negativou o cara .. mais não deu a opinião dele

  • JUMENTO:

    Amy Winehouse deve ter sido um dos Einsten das crianças.

    • Acaz Souza Pereira:

      Amy Winehouse, Carls Sagan, Jorge Bush, Obama, Steve Jobs, Bill Clinton, Bill Gates, etc…………… Todos usaram drogas…

    • Anderson:

      O que Newton tava fazendo sentado em baixo da macieira? 😉

  • Mister:

    Faz bastante sentido o que esta escrito.

    E na hora dos comentarios, esqueçam os paradigmas sociais, que eles não são fundados na ciencia. Os estudos podem trazer dados que vão contra tudo que as pessoas acreditam, esses dados não são feitos para confirmarem o que a sociedade acha certo, a realidade caga pras crenças e valores dos humanos.

    • Ezio José:

      Com certeza!

  • EltonPaes:

    Se sou inteligente, sei o resultado de usar drogas!
    Hypescience inteligente não de aderir a tudo que lê…

  • Edson Ribeiro:

    Terei que mudar meu conceito de “INTERLIGÊNCIA”

  • x Antonio Vandré:

    Já experimentei algumas, apenas por curiosidade.

  • Angelo:

    Concordo com isso ai!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Sou inteligente pra caralho!!!
    E viva a erva!

    • Ezio José:

      O povo gaúcho é um povo inteligente e talvez seja por causa da erva.

  • websuffer:

    Porra, podiam reescrever a manchete. Não curtir aquilo, parece que toda criança inteligente usa drogas.

    Eu tive um amigo superdotado que não usou drogas, ele bebia, mas nunca usou drogas.

    Era muito legal o que ele fazia, olhar pra uma página por 30 segundos e dizer tudo que tava escrito, sem contar as estatísticas que ele abstraia do texto como número de caracteres por linha, palavras, etc.

    O cara era fodástico em matemática. Época legal, demonstramos vários teoremas.

    • Francisco:

      Porra, podiam reescrever a manchete. Não curtir aquilo, parece que toda criança inteligente usa drogas.
      Eu tive um amigo superdotado que não usou drogas, ele bebia, mas nunca usou drogas.

      Ah!!!
      Agora álcool não é mais droga, Websuffer?

    • Diego:

      Ele quis dizer drogas ilicitas (que é o que se refere o texto)

    • websuffer:

      Obrigado, Diego.

      Realmente, eu me referi a drogas ilícitas.
      É fogo, o ser humano não sabe conviver com o diferente. Em algumas situações, eu percebi que o meu amigo sofreu por ser diferente dos outros.

      É incrível como nós ainda não conseguimos conviver e enxergar o lado positivo das coisas que fogem à regra, do normal.

      Devíamos nos lembrar que foi a diferença que fez nossa espécie sobrepujar ao processo da seleção natural.

    • anoine:

      álcool é droga.

Deixe seu comentário!