Cura para calvície: finalmente pesquisadores geram novos folículos capilares

Um método pioneiro para recuperação de cabelo foi criado por um grupo de pesquisadores da Universidade Columbia, que se baseia em uma observação do crescimento de pelos em roedores.

O cabelo humano cresce a partir de um folículo capilar, e o folículo é gerado por uma papila dérmica. A partir deste conhecimento, os cientistas tiveram a ideia de recuperá-lo gerando novos folículos através do estímulo ao crescimento de novas papilas dérmicas.

O problema é que, quando você coloca um grupo de papilas humanas em cultura de laboratório, elas se convertem em células epidérmicas comuns e perdem a capacidade de gerar folículos. A solução para isto, até agora, era fazer o transplante dos folículos. Porém, isto não aumenta o número de fios de cabelo, apenas o redistribui.

Entra em cena os roedores. Eles também possuem papilas dérmicas, e quando elas são transplantadas para outra parte da pele, sempre geram novos folículos, não importando o tipo de local em que são postas. A equipe da Dra. Angela M. Christiano suspeitou que esta facilidade de transplante de pelos resultava de alguma tendência das papilas dos ratos de se agregarem espontaneamente na cultura de tecido. Essa agregação cria um ambiente extracelular que permite às papilas interagir e liberar sinais que reprogramam as células próximas a desenvolver novos folículos.

1-mnbjhll

Se eles conseguissem que as papilas humanas se comportassem da mesma forma, criando o mesmo tipo de ambiente, talvez conseguissem o crescimento de novos cabelos. Para testar isto, clonaram papilas dérmicas de sete doadores humanos e as implantaram entre a derme e a epiderme de pele humana que haviam sido transplantadas em ratos. Em cinco dos sete testes, houve crescimento de pelo que durou pelo menos seis semanas. Uma análise de DNA confirmou que se tratava de folículos humanos.

Os pesquisadores esperam criar um novo método para reimplante de cabelo induzindo a formação de um grande número de folículos ou revitalizando folículos existentes a partir de células clonadas de poucas centenas de cabelos doados.

Com isto, o transplante de cabelo poderia ser usado em indivíduos com condições como alopecia cicatricial ou perda de cabelos por queimaduras, indivíduos nos quais o procedimento geralmente tem alcance limitado, justamente por terem menos folículos.

O método ainda precisa ser testado em humanos para provar sua eficácia, o que deve ocorrer em breve. [MedicalXpress]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

2 respostas para “Cura para calvície: finalmente pesquisadores geram novos folículos capilares”

Deixe uma resposta