Cientistas descobrem possível cura para a calvície

Publicado em 22.03.2012

Cientistas descobriram uma possível cura para a calvície. Eles encontraram uma proteína responsável pela queda de cabelo, e futuros tratamentos para a inibir a queda poderiam acabar com a tão odiada calvície.

No entanto, ainda não seria possível reverter os locais já afetados.

Testes foram feitos com o couro cabeludo de mais de 20 homens com queda. Os resultado foi que as áreas calvas revelaram altos níveis da proteína PGD2, três vezes maiores do que as áreas “cabeludas”.

Já existem 10 medicamentos que bloqueiam os receptores de PGD2, e a partir disso os cientistas poderiam desenvolver um creme ou óleo.

“Nossas descobertas devem levar diretamente a novos tratamentos para a causa mais comum de calvície nos homens”, comentou a equipe de pesquisadores.

Futuros estudos são esperados para investigar se os inibidores da proteína também poderiam ajudar nos casos de calvície feminina. [Telegraph, Foto]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

46 Comentários

    • A finasterida é realmente eficaz contra a queda. Mas em uma calvíce ja avançada somente impede que os fios remanescentes caiam. O cabelo que caiu infelizmete não cresce mais.

      Thumb up 3
  1. Há, pelo menos 50 anos, alguém afirmando ou predizendo a cura dos carecas. Tudo bobagens.

    Quem estiver por aqui nos próximos 50 anos vai estar lendo bobagens similares.

    Thumb up 7
    • Eu já tinha visto essa matéria a uns dois anos; e ainda estão fazendo a pesquisa?, é besteira mesmo. O negócio e os caracas serem felizes como carecas.

      Thumb up 3
    • um dia falaram a mesma coisa sobre uma máquina que poderia voar… não entendo como alguém pode estar na INTERNET usando um COMPUTADOR se não acreditar em CIÊNCIA E TECNOLOGIA…

      Thumb up 18
  2. Uma coisa é fato, atualmente, pelo menos.
    Aprendemos a não achar tão feia a calvície, e a achar muito feio, e com cara de burro, um idoso cabeludo

    Thumb up 0
    • aposto que esta afirmação é de um careca…kkkk

      Thumb up 9
  3. este avanço é mais que bem vindo,nao sou careca mais tenho muitos parentes que sao e os mesmos vivem tentando esconder a mesma.

    Thumb up 1
    • Mas tem uma música que diz:´”É dos carecas que elas gostam mais”. Conslusão: é melhor ser careca do que ser cabeludo

      Thumb up 2
  4. Kkkkkkkkkk!
    Não seria legal se usassem a foto de um calvo pra ilustrar?
    O cara tem a cabeça raspada!

    Thumb up 11
    • Pô cara! Você tá careca de saber que essas coisas demoram um século pra chegar no Brasil!

      Thumb up 9
  5. Animal que vive dentro da água (não que seja aquático) que tenha cabelo: ornitorrinco, lontra, foca, ariranha etc. Tese furada a sua. O cabelo nos animais marinhos só não existe pq a função de isolante térmico é compensado com a camada de gordura e também pq não é muito útil na hidrodinâmica.

    Thumb up 0
  6. ESSE KRA AI DA FOTO SO RASPOU A CABEÇA, DA PRA VER CLARAMENTE PIGMENTOS ESCUROS OU SEJA CABELO ELE VAI TER KKKKKKKKKKKKKK! BOBAGEM ISSO DE QUE LAVAR CABELO TODO DIA FAZ ELE CAIR, SENÃO EU JA ESTARIA CARECA FAZ TEMPO, TALVES O USO DE SABONETE NA CABEÇA AI FAZ SENTIDO. SO NÃO ENTENDO UMA COISA, RARAMENTE VOCE ENCONTRA MULHER CARECA, HOMEM JA TEM D+ NÉ?

    Thumb up 0
  7. “Cientistas descobrem possível cura para a calvície” Para nossa alegria!!

    Thumb up 5
    • é verdade o mal e que eles somente descobriram a possível e não a cura o que representa que ficamos na mesma.

      Thumb up 1
  8. Como disse o colega Lisandro “Fica provado que a queratina, embora seja resistente a água quando na forma de PENA, PELOS ou ESCAMA, na forma de cabelo é muito frágil…LH.”
    Então porque meus cabelos do braço, do peito, das pernas não caem se eu lavo da mesma forma todos os dias? Essa sua “teoria” é furada!!!

    Thumb up 4
    • Bem Thiago, dos braços, pernas, axilas eu conheço como pelos. Será a mesma coisa?

      Thumb up 1
  9. Mais uma conversa pra boi dormir.
    Toda hora anunciam alguma coisa e só fica nisso.
    A Follica (que por sinal, foi retirado o nome do artigo original) saiu com uma noticia assim tbm ja a tempo (Veja o artigo aqui na Hype: http://hypescience.com/reverter-calvicie/). Se pesquisarem, verão que apareceram nas midias mundiais e receberam 11 milhoes de dolares para continuarem a pesquisa.
    O Site da Follica é este: http://www.follicabio.com/.
    No final, tudo acaba em Pizza.. ops, quer dizer, em Careca kkkkk.

    Thumb up 1
  10. Caro Lisando Hubis, já ouviu falar em Ariranha, Lontra, Capivara, ratão do banhado, Castor, etc…

    Thumb up 6
    • Oi Neri!
      Creio que o Lisandro referia-se a animais exclusivamente aquáticos e não a sub-aquáticos.

      Thumb up 1
  11. Pra mim é mais uma coisa evolucional, não ia ter sentido ter cabelo dentro d’água… os nadadores profissionais tem o costume de se depilar para que o atrito com a água seja menor e eles “deslizem” mais facilmente. Se um peixe precisa nadar cabelos só atrapalhariam essa movimentação. Lavar o cabelo não faz ele cair, muito pelo contrário na minha opinião os fungos se proliferam muito mais com cabelos sujos do que limpos. Já ouvi dizer que lavar a cabeça e abafar tipo com boné ou ir dormir pode causar fungos mais são casos raríssimos que levam a queda de cabelo levando a calvície. Precisa estar em um estagio muito avançado pra isso.

    Thumb up 0
  12. Amigo, essa tua explicação Lamarkista pra não existência de cabelo (que é um PELO) foi uma grande bobagem. Le mais sobre os trabalhos de Darwin.

    Thumb up 1
  13. Calvície não é genética, nem emocional! Francisco Alves que me desculpe, mas seu creme vai encalhar!

    Thumb up 1
    • Calvície não é genética???
      Com base em que você afirma isso?

      É incrível… todo ano eu vejo uma reportagem desse tipo: “possível cura da calvície é descoberta”
      Mas sempre são necessários não sei qnts anos pra fabricar tal remédio. Isso eu vejo há pelo menos 10 anos na internet… ou seja, sempre dizem que acham a cura mas nunca a colocam em prática.
      Acho que o nome disso é “boicote”…
      As indústrias farmacêuticas e as clínicas de implantes sairiam no prejuízo, caso realmente fosse inventado um remédio que surtisse efeito considerável.
      É o mesmo caso qnd diulgam que inventaram o carro movido à ar, ou água… onde estão esses inventores?

      Thumb up 6
    • o da invencao do carro movido a agua, foi um tenente da aeronautica, que foi afastado do servico, pois de acordo com atestado de seus superiores ele estava com problema mental o qual foi internado e desapareceu nos anais da historia

      Thumb up 0
    • Acho que não estás correto. Há vários estudos que afirmam que a calvicie tem um fator hereditário associado. Lembro-me de ler que se o avô materno tinha calvicie, as probabilidades de se ter são bem maiores.

      Thumb up 0
    • Parece-me que está ligada ao cromossomo X, então vem da avó, não do avô.

      Thumb up 0
    • Será que a avó era calva?

      Thumb up 0
    • Provavelmente não era calva, uma vez que isto não afecta tanto as mulheres. Mas podia ser portadora do gene que causa isso. Mas se vem da avó, então ainda tenho hipoteses… Se vier do avô, então já sei o que me espera.

      Thumb up 1
  14. Se funcionar vou ficar com tanta raiva que rasparei o restante do que tenho..hehehehe

    Thumb up 4
    • Meu querido , voce esta no minimo mal informado a respeito dos habitos de higiene franceses , eu posso falar por experiencia propria , pois a 7 anos sou casada com frances e moro na França..posso assegurar que essa informaçao é totalmente ridicula …

      Thumb up 1
    • The research, led by Professor George Cotsarelis from the University of Pennsylvania, was published in the journal Science Translational Medicine. http://www.telegraph.co.uk/health/men_shealth/9159493/New-discovery-brings-hope-for-balding-men.html
      Caso não seja marketing p lançamento de algum produto p calvície, inócuo, como muitos, será muito bom, embora não pretenda favorecer os já calvos.
      Qto.à calvície propriamente dita,não sei, mas qto.às “entradas” tenho uma experiência própria;
      Percebi que as entradas ficam numa área em que normalmente se alcança com as pontas dos dedos ao se lavar o rosto. Deduzi que os dedos, impregnados de sabonete, impregnavam os cabelos daquelas áreas e, importante, no momento do enxague este era feito ineficientemente, deixando ali resíduos desse produto, cujas químicas, ali permanecendo, a longo prazo, causavam a morte trágica das raízes capilares daquelas áreas. Seguindo esse raciocínio, passei não só a ter mais cuidado ao ensaboar o rosto, como também a enxaguar melhor os cabelos ao lavá-los, para evitar a permanência nociva de resíduos de qualquer produto químico, mesmo que fossem componentes de shampoos especiais. Bem amigos, para mim os efeitos não foram “estupendos”, talvez devido a minha idade(68), mas foram razoáveis. As entradas não progrediram mais e foram discretamente repovoadas. Creio que quanto menor a idade da pessoa, melhor poderá ser o resultado.

      Thumb up 0
  15. Urso Polar e Lontras são animais peludos que vivem e águas doces ou salgadas…

    Thumb up 5
    • Eu acho que o Lisandro se referia apenas a animais exclusivamente aquáticos.

      Thumb up 0
    • Creio que o Lisandro tb quis dizer “pelos’, pois se houvesse um animal que tivesse cabelos provavelmente ele seria criado em cativeiro para tosa e confecção de perucas.

      Thumb up 0
  16. Lisandro.
    Há alguma acentuação de queda por causa do excesso de humidade capilar. Mas não vejo isso como a causa da calvície.

    Homens dos séculos passados eram mais ou menos calvos que os atuais? Certamente que lavavam menos os cabelos.

    Cabelos protegem térmicamente a cabeça, são reserva da microbiota, além de outras funções não tão óbvias.

    Ao contrário, na água, não tem função aparente e ainda impedem a dinâmica de fluxo (nadadores que se raspam).

    Thumb up 1
  17. Um dermatologista ja me disse isso e realmente eu exagerava no banho.tomava banho tres vezes por dia.Depois que ele me disse isso,eu parei de lavar os cabelos todos os dias,ou seja,passei a lavar os cabelos dia sim dia não e o resultado foi que a queda aumentou bastante.Acredito que lavar o cabelo no minimo uma vez por dia seja o mais recomendado.

    Thumb up 3
    • Não sou especialista, mas é facil provar que um cabelo sujo, cheio de ceborreia propociona a queda. Já sentir na pele e não quero mais arriscar. Alem do fato de ser mais higiênico.

      Thumb up 0
    • Aumentou porque tinha que ter aumentado mesmo. rsrs Minha família materna tem problemas com isso, meus tios estão ficando, e meu avô ja é. kkkkk vou avisa-los sobre esta pesquisa hoje. kkkkk

      Thumb up 1
  18. Lisandro, tua justificativa para não lavar/ molhar os cabelos não me convenceu, afnal, os pelos nos mamíferos possuem função de proteção térmica e, na água, isso não se torna necessário!

    Thumb up 3

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar

Shares