Curiosity vê luz misteriosa que pode indicar vida em Marte

Seria um marciano com uma lanterna? O brilho distante de uma TV extraterrestre? Um avião ou o Super-Homem?

Provavelmente, nada disso.

A imagem recente feita pela sonda Curiosity, da NASA, mostra a paisagem marciana entediante com uma luz brilhante se destacando a alguma distância na frente de uma cadeia de montanhas.

Apesar de ser muito legal, de acordo com o Twitter oficial da Curiosity, a fotografia é mais ilusão do que evidência de vida. Em uma mensagem na rede social, a sonda espacial diz que a mancha brilhante é provavelmente uma pedra refletindo luz solar ou raios cósmicos.

Desanimador, não?

O caso: o que curiosity viu?

Duas fotos, uma tirada dia 2 e outra dia 3 de abril, mostram o ponto brilhante no mesmo lugar.

Ambas foram feitas com o “olho direito” da câmera da sonda; as que foram tiradas dentro de um segundo com a câmera do “olho esquerdo” não mostram o mesmo brilho. “Por isso, é improvável que tenha sido feito por qualquer ser a partir de qualquer mundo”, explica Guy Webster, porta-voz do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

O sol estava na mesma direção que o ponto brilhante – oeste-noroeste da nave – e relativamente baixo no céu nos dois dias. “Isso poderia levar a crer que o sol estava refletindo luz na rocha”, disse Webster.

Os pontos brilhantes também podem ter sido causados por raios cósmicos colidindo com a câmera do robô. Raios cósmicos são partículas carregadas que voam através do universo em todas as direções o tempo todo. De vez em quando, eles colidem com algo parecido com uma câmera – isso explicaria porque só o olho direito registrou o brilho, já que só ele pode ter sido atingido.

Ambos raios cósmicos e pedras cintilantes são bastante comuns em Marte. Eles já foram vistos outras vezes antes, especialmente os raios cósmicos, que aparecem nas imagens que Curiosity envia para a Terra toda semana.

De qualquer maneira, não vai ser dessa vez que vamos descobrir um ET brilhante no nosso vizinho galáctico vermelho. Ainda assim, essa vai se tornar mais uma das incríveisfotografiasfeitas pela NASA em Marte. [CNN, NAtGeo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

14 respostas para “Curiosity vê luz misteriosa que pode indicar vida em Marte”

    • João, é complicado olhar as fotos e chegar a conclusões por conta própria. Ver as fotos qualquer um vê, mas interpretar corretamente o que está registrado nelas é mais complicado. Por exemplo, examinando a foto de um terreno pedregoso, você consegue contar alguma coisa sobre a história deste terreno? Um geólogo consegue.

      Percebe que a interpretação de imagens envolve mais que passar os olhos nela, que tem conhecimento especializado envolvido?

  1. Quem puder, observe a foto com zoom. Dá pra ficar encucado.
    1. Seja o que for, está distante. Então é grande.
    2. A fonte de luz está um pouco acima do solo.
    3. Também parece um géiser.

    E caramba, quem desenhou aquele quadrado no solo perto da Curiosity?

    • Não dê zoom nestas fotos, a partir de uma certa distância os detalhes são menores que um pixel, e “dar um zoom” não vai ajudar a encontrar mais detalhes.

      A propósito, se for (como se acredita) o impacto de uma partícula cósmica no sensor, cai toda esta especulação. Se for (e tudo indica que é) um próton energético atingindo o sensor, então não está longe nem é grande, não está acima ou abaixo do solo, e não importa com o que se pareça.

    • Eita… Caramba mesmo… tem um quadrado desenhado perto do robô, e ainda uma trilhazinha muita fina para ter sido provocada pelo próprio robô…
      Ridículo mesmo seria nós pensarmos que somos os únicos no universo!

    • Pôxa..Parem….Deste jeito a NASA vai receber uma verba extra para aumentar o merchandising americano…Creio que o Cesar Grosma esta certo

    • Estes quadrados podem resultado de contração e expansão do solo devidos a variação de temperatura, ou possíveis falhas na rocha. 🙂

Deixe uma resposta