Depois do sexo pela primeira vez, os homens se sentem melhor e as mulheres, pior

Publicado em 27.04.2011

Adolescentes de ambos os sexos apresentam mudanças na satisfação geral com sua própria aparência depois da primeira relação sexual. A nova experiência, porém, tem efeitos exatamente contrários sobre a imagem corporal dos homens e das mulheres.

Segundo um estudo publicado na revista Adolescência, os homens ficam, a curto prazo, mais satisfeitos com sua imagem corporal após fazer sexo pela primeira vez, enquanto as mulheres sentiam o oposto na mesma situação.

Entretanto, a tendência não foi notada a longo prazo, quando as mulheres passaram a ver com melhores olhos seu corpo ao longo do tempo do que seus colegas do sexo masculino.

Apesar das intensas e numerosas campanhas de promoção do sexo seguro entre os adolescentes para evitar a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis, poucas pesquisas analisam os efeitos psicológicos em um adolescente após sua primeira relação sexual. Além disso, ressaltam os autores, poucos estudos se concentraram em homens e mulheres no final da adolescência – na faixa dos 18 anos.

No estudo, pesquisadores entrevistaram cem estudantes universitários do primeiro ano que eram virgens no início da pesquisa, mas tiveram relações sexuais pela primeira vez no decorrer do estudo – que se estendeu por um ano e meio. Os calouros foram perguntados sobre sua atividade sexual, além de responderem a perguntas sobre a satisfação geral com a sua aparência.

Semelhante a pesquisas anteriores sobre adolescentes mais novos, os jovens do sexo masculino relataram uma maior satisfação global com a sua aparência depois de perderem a virgindade, enquanto as moças relataram o contrário.

Admitindo que mais pesquisas ainda são necessárias, os autores do estudo pensam que as influências culturais podem explicar essas diferenças.

Segundo eles, uma vez que o sexo é muitas vezes visto como uma maneira através da qual os homens jovens devem provar sua masculinidade, parece que efetivamente fazê-lo pela primeira vez melhora a imagem de macho que o adolescente tem de si mesmo.

Além disso, devido à tendência das mulheres a serem mais seletivas na escolha de parceiros sexuais, os homens se sentem ainda melhor por terem sido escolhidos por um membro do sexo oposto, relatam os pesquisadores.

Por outro lado, tentar adivinhar por que os indivíduos do sexo feminino ficam menos satisfeitos com sua aparência depois de ter sexo pela primeira vez não é fácil. Os cientistas especulam que a preocupação intensa das mulheres por sua aparência – principalmente em um momento tão íntimo quanto o sexo pela primeira vez – seja provavelmente um dos muitos fatores. [MSN]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

26 Comentários

  1. é normal as mulheres sentirem dores da primeira relaçao sexual? é que eu sinto dores um palmo abaixo do umbigo e nunca tinha sentido que me lembre :s

    Thumb up 12
    • Como sentiria antes? Só teve um relacioanmento sexual virtual. Bom, não sabendo eu, se a primeira vez foi virtual ou não. Quero dizer… que confusão!…
      É normal mulheres sentirem dores na primeira relação?
      Primeira do dia? Da vida? Da semana? Ou a primeira com um sujeito bem dotado de 28 centimetros?

      Thumb up 6
  2. Ví na tv um medico falando que no ano passado nasceram 200mil crianças com maes com idade na faixa de 11 anos…

    Thumb up 12
  3. sexo entre crianças e adolescente não é algo muito interessante de ser pregado pois os mesmos não tem preparação psicológica pra isso dai o motivo que deixam as meninas mal e os meninos com jeito de babaca, porém o que se prega é o contrário de minha opinião.
    …os homens se sentem melhor por terem sido escolhidos por uma mulher…é óbvio.

    Thumb up 15
  4. Tenho 12 anos e perdi a minha virgindade semana passada com meu melhor amigo, sinto algu mas por ele agora.
    Sangrou muito na primeira penetração, mas acho que isso aconteceu pois ele estava muito nervoso e foi logo pondo o pênis inteiro, rápido.
    Me sinto constrangida quando falo disso com minhas amigas, nenhuma delas nem sequer menstruou ainda. Minhas relações com o Felipe estão cada vez piores. Não queria ter feito isso. Minhas notas na escola estão cada vez piores. Só tenho sonhos com sexo faz mas de um mes, por isso quis ver como que era.
    Falando em aparencia: me sinto menos tímida agora, mas não notei nada de diferente, continup sendo a mesma.

    Thumb up 10
    • Ôh! Mentira gostosa! kkkkkkkkkkkkkk….

      Thumb up 11
  5. acho q as meninas se comportam assim também por motivos familiares..
    algumas ainda aguentam segurar a barra e esperar o momento certo..
    até pq essa história de “num aguento esperar” é maior papo furado..

    Thumb up 14
  6. AS MULHERES PREFEREM OS “BONITINHOS, MODELOS DE CAPAS DE REVISTAS, LOURINHOS DE AZUIS, ETC, PORQUE QUEREM TER FILHOS NESSE PADRÃO DE APARÊNCIA FÍSICA. ESQUECEM QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, OS DE APARÊNCIA FORA DO PADRÁO DE BELEZA, SÃO MUITO MAIS INTELIGENTES, AMANTES E BEM SUCEDIDOS PROFISSIONALMENTE. CONSEQUENTEMENTE OS FILHOS SERÃO EXCELENTES ALUNOS, PROFISSIONAIS E COMPANHEIROS.
    Leônidas Loureiro
    Belém, PA

    Thumb up 18
  7. as mulheres ficam menos satisfeita talvez porque sabem que não são mais 0 bala.

    Thumb up 14
  8. A questão femina é mais psicológica e vem do medo de críticas externas e então passam a se auto-criticarem. Mulheres tem umas opções estranhas e tendem a escolher seus pares sexuais pela definição muscular quando nem ligam muito pela aparência ou outras belezas. Mal sabem que nas academias de musculação uma média de 80% são gays indefinidos (dentro de armário). – (deixei 20% para não jogarem pedras no meu telhado de zinco) – .
    O lado masculino fica feliz porque é típico de nós homens seguir o exemplo do Wando (cantor). Quanto aos gêneros a falácia é a mesma. Quando alguém sai com alguém os sinos de todas igrejas tocam.

    Thumb up 6
  9. A primeira vez p uma mulher,boa ou ruim, depende do parceiro.Mas no geral, com certeza a centesima vez vai ser melhor……

    Thumb up 19
  10. Oi Jaime
    Infecções urinárias são mais comuns em mulheres por terem a uretra muito curta, e os germens facilmente chegam até a bexiga; mais uma combinação de stress, fatôres imunológicos, outros detalhes mais complexos.
    O homem é mais dificil de contrair infecção urinária pois tem a uretra muito longa e quando urina elimina germens, porém DSTs não tratadas podem cronificar e levar a infecções urinárias e renais.
    Podem ser tratadas em qualquer etapa, sendo que o inconveniente é que seu organismo fica cada vez mais comprometido, e pode ser transmitido aos parceiros. A sífilis por exemplo, tem alguns estágios, entre no google e pesquize.

    Thumb up 16
  11. Talvez por se sentir usada. De certo modo há dá um valor para a sua virgindade. E ai quando perde, talvez pense: Valeu a pena? Por essa pessoa? E que valor essa pessoa me deu? E talvez ai entra a depre… por esse caminho, imagino eu.

    Seria interessante fazer uma pesquisa semelhante, contudo, para mulheres que perderam a virgindade apenas no casamento.

    Thumb up 37
  12. Na verdade eu acho que quando a mulher não se sente bem com a 1. relação sexual dela é porque de fato ela não estava preparada para este momento, já que hoje em dia muitas mulheres perdem a virgindade muito cedo. O meu caso não foi um desses, então não tive nenhum problema com minha 1. vez, não doeu praticamente nada e não foi com um parceiro ao qual amava. Foi só sexo mesmo, pra mim e pra ele, e foi maravilhoso, em nenhum momento me senti mal com o meu corpo.

    Thumb up 12
  13. Muita coisa muda depois da primeira vez para a mulher, além de doer, ter seu corpo a mostra para o outro não é fácil mesmo. Muitas mulheres ainda precisam ter algo emocional com o parceiro e quando este já fez o que queria, muitas vezes só é sexual o desejo, então ela ‘confusa’ tende a apontar seu corpo e sua mobilidade para o tal desfecho. Logo, na próxima relação ela irá ficar ressabiada se o parceiro atual só quer sexo e a maioria passa a acreditar que os homens só querem sexo mesmo… Enervante? Sim.

    Thumb up 44
  14. gostaria de tirar duvidas de doencas sexuais que enventualmente estao relacionadas com infencao urinaria ja num estado avancado. Ate que ponto pode se tratar ja sendo cronica a doenca. meus comprimento.

    Thumb up 5
  15. ACREDITO QUE ESSA DIFERENÇA SEJA PORQUE AS MULHERES PREOCUPAM-SE COM A POSSIBILIDAEV DE ENGRAVIDAR NA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA SEXUAL, TANTO PELA FALTA DE INFORMAÇÃO (O SEXO DEVERIA SER ENSINADO NAS ESCOLAS) QUANTO PELO NÃO USO DA “CAMISINHA”. ISSO AS LEVA A PENSAR QUE SEUS CORPOS MUDARÃO COM A EVENTUAL GRAVIDEZ.
    Leônidas Loureiro
    Belém, PA

    Thumb up 11

Envie um comentário

Leia o post anterior:
milkshake
Cérebro de viciados em junk food reage a milkshakes como se fossem drogas

Para quem não conseg...

Fechar