Depósitos de sílica podem preservar evidências de vida em Marte

Por , em 2.11.2010

Os depósitos de sílica que você vê nessa foto, no planeta vermelho, podem funcionar como uma versão marciana do âmbar que temos na terra, preservando formas de vida que habitavam a região a 3,7 bilhões de anos atrás.

De acordo com sondas da Nasa os depósitos surgem em lugares que, um dia, poderiam ter sido locais hidrotermais, com vapor e água, indicando a possibilidade de existir vida no local. E a sílica funcionaria como uma cobertura gelatinosa, preservando organismos intactos dentro dela, como o âmbar na Terra, que preserva insetos.

O depósito está localizado no equador do planeta, na região vulcânica de Syrtis Major. [NewScientist]

• Suanne Nascimento:

Torço pra que se confirme logo a não possibilidade de vida fora da Terra, pois só assim poderiamos investir mais aqui, onde sabemos que existe vida e muita precisando de ajuda.

• Amadeus E:

Acho que tá na hora de parar de cobrar da ciencia um papel que é do governo, das ongs, da ONU, do que for, mas deixem a ciencia em paz, ela é feita para novas descobertas, se quer ajudar alguem, pare de criticar noticas cientificas e vai criticar o governo que não faz nada –‘

• Amadeus E:

• moizés:

Tem gente achando que, por conta da notícia, já se pode considerar a existência de vida em Marte. Calma e devagar, o que se informa é que: caso tenha havido vida no planeta vermelho podem ter ficado vestígios na sílica. Aguarde-se, pois, o que a sílica tem a dizer…

Não tão depressa, amiguinhos…

A “vida” marciana não passou da fase unicelular.

• Eduardo Garcia:

Isso é o que eu estava pensando… depois eles liberam ter vida lá, já é um começo, depois que não estamos sós, (seres inteligentes), assim que se abre um segredo sem colocar medo na população… !!!

Devagarzinho, vão surgindo notícias sobre a existência de vida em Marte (por enquanto) …