Descoberta da estrutura de uma proteína pode ajudar a combater o câncer e a AIDS

Por , em 10.10.2010

Recentemente, cientistas descobriram a estrutura de um receptor de proteína que desempenha funções no crescimento do câncer e na infecção por HIV. Com essa descoberta, os pesquisadores pretendem encontrar uma maneira de controlar a sua atividade.

O receptor, apelidado de CXCR4, é parte de uma família de proteínas que transmitem sinais de fora para dentro das células. Muitos medicamentos já focavam neste grupo de proteínas, porque ela controla processos fundamentais como o crescimento celular e a produção hormonal.

Os pesquisadores sabiam que o CXCR4 ativava o sistema imunológico e estimulava a movimentação das células. Dessa forma, o receptor permite que células cancerosas cresçam e se espalhem quando os sinais de outras células não estão funcionando corretamente. Ele também ajuda o HIV a infectar as células brancas do sangue, ao permitir que o vírus se ligue e entre nas células.

Os cientistas passaram três anos tentando compreender o receptor. Apesar de terem conhecimento sobre sua função, até esse estudo ninguém conhecia a estrutura do CXCR4, fundamental para encontrar uma maneira de parar a sua ação.

Para saber qual a estrutura do receptor, os pesquisadores usaram uma técnica de imagem chamada cristalografia de raios-X. As imagens revelaram que a proteína tem a forma de duas taças de vinho se tocando durante um brinde. O receptor também tem inibidores para sinalização em seus lados.

Os cientistas também descobriram que as moléculas do receptor formam pares. São esses pares que permitem que o CXCR4 receba sinais vindos do exterior da célula.

Agora, eles querem encontrar uma forma de bloquear seu local de ligação, um procedimento parecido com preencher uma fechadura com cola para impedir uma chave de entrar. O próximo objetivo é desenvolver uma droga que possa manipular o CXCR4, a fim de dificultar a sua capacidade de estimular o crescimento do câncer e a infecção por HIV. [LiveScience]

• fernando luis martins:

A DESCOBERTA E PERFEITA GRAÇAS A DEUS…PENA Q ALGUNS…INSSISTE….EM GANHAR DINHEIRO…COM A DOR DU PROXIMO..DEPOIS DIZEM Q A HUMANIDADE EVOLUIU..Q HIPOCRISIA…PARABENS AOS DIGNISSIMOS CIENTISTA…PENA Q NÃO COLOCAM O NOME DELES…PARA Q O MUNDO POSSA APLAUDIREM…TALVES PORQ NUM DE IBOPE NE? MELHOR FALAR DU TAL RONALDINHO…Q PENA…PARABENS AOS CIENTISTAS..TBM A MIDIA…Q MESMO SABENDO Q NUM DE IBOPE COLOCAM ESTAS PEQ MATERIA PRA OS Q INTERESSAM

• PEDRO:

EU ACHO O MAXIMO….SÓ SE HOUVE EM AVANÇOS DISTO, DAQUILO, ETC, MAS O MUNDO NUNCA TEM UMA RESPOSTA VIAVEL E DEFINITIVA…………POR CERTO A CURA JA EXISTE AO HIV…….MAS É OBVIU QUE A INDUSTRIA FARMACEUTICA ABAFA, POIS TODOS SABEM SER ELA UMA MAFIA E NÃO VAI PERDER O $$ PELOS MEDICAMENTOS QUE VENDE AO MUNDO TODO
    ESTA NA HORA DAS PESSOAS DEIXAREM DE SER MENOS IGNORANTES E TONTAS E DESCONFIAREM MAIS, POIS A PROPRIA CLASSE MEDICA JA ALERTA SOBRE ISSO FAZ TEMPO!!!
    ………….ONDE ESTA A ONU???? ONDE ESTAO OS DEMAIS ORGÃOS PUBLICOS QUE DEVERIAM FISCALIZAR ISSO………SÃO TODOS CONIVENTES?

• Carlos Alberto:

Quem nos garante que já não exista cura para doenças como AIDS, câncer, diabetes, etc.? E que, laboratórios ganham milhões às custas dessas doenças. Sendo assim, acham que seria interessante, se derepente aparecesse cura para todas essas doenças? Eles, certamente, perderiam a galinha dos ovos de ouro.

• arcilei da silva lima:

se somos filho do todo poderoso, nao somos tao pequenos, e sim, capazes de ir muito mais alem. ainda bem que existe pessoas se dedicam uma vida toda para estes fins pois asim os preguiçosos,pessimistas e descrentes, estariam lascados…

• Pc:

Se querem falar de deus vão pra igreja ou infestem a mente de seus filhos.
    Não cheguem na tremenda ignorancia de misturar ciencia com religião.

• Samanta Maranata:

Acontece que a ciência ainda está trabalhando para conseguir a cura, enquanto isso, muitos já morreram e outros têm que tomar uma infinidade de remédios pra viver bem. E Deus, que criou todas as coisas e que sara tanto o corpo como o epírito, não rejeita os aidéticos, seja qual for o modo como viviam para terem pegado sida. Ele quer curar o espírito tanto dos que são aidéticos por promíscuidade como por incidente; e, consequentemente, curará suas doenças, pois para Ele nada é impossível. A cura é urgente, não dá pra tá esperando pelos avanços científicos, muitas vezes; ou até, pela boa vontade da indústria farmacêutica de anunciar a cura, se ela já tiver sido descoberta. A fé em quem realmente pode salvar (JESUS) nos faz chegar a lugares impossíveis,CREIO QUE DEUS PODE SOCORRER OS QUE SOFREM FÍSICO E PSICOLOGICAMENTE COM OS EFEITOS DA SÍNDROME, basta buscarem seu auxílio; creio que o mundo possa mudar sua forma de pensar através dos príncipios ensinados pelo Evangelho e acolham os soropositivos; e, tenho fé tmb que a ciência ira conseguir alcançar a solução para a aids, para os q não creem na cura pela fé.

As folhas das árvores, os fios de cabelos, só caem com a permissaão de Deus. Então se essas pesquisa forem da vontade de Deus, com certeza será um sucesso e de grande imporância para humanidade.

• José:

Deixem Deus de fora dessa porque se ele existisse …. seria culpa dele essa doença. ]
    Intao parabens aos cientistas que buscam conhecimento para acabar com as mazelas do mundo.
    Tomara que a industria nao barre, como foi dito pelo amigo em baixo

• Samanta Maranata:

Se as pessoas vivessem conforme a vontade de Deus expressa em Sua Palavra não haveria tanto problema com o vírus. Primeiro, porque Deus protege quem lhe é fiel de todas as enfermidades.(Sl 91:6)E ao aceitarmos a salvação oferecida por Jesus, Ele nos torna verdadeiramente livres do pecado, das doenças e até da morte, pois Ele comprou a nossa culpa ao morrer na cruz e resgatar toda a humanidade pra Deus.(Jo 8:32,34; Is 53:4-5; Jo 11:25).
      As doenças começaram a fazer parte da vida da humanidade a partir de quando o homem desobedeceu a Deus e a consequência do pecado é a morte(Rm 6:23). Tudo poderia ter terminado por isso mesmo, a criação tinha sido perfeita e o homem estragou tudo com sua rebeldia. Mas Ele quis dar nova chance e oferecer perdão a quem quisesse se arrepender, e enviou, pois, Seu filho. O que Ele fez aki na terra foi o suficiente p/ solucionar os males do homem.
      Mas vc deve estar se perguntando: “E as pessoas que nascem doentes e as crianças, e os q não são tão pecadores e sofrem injustamente d aids e outras doenças?” Elas sofrem pq ainda ñ sabem q estão libertas, por isso o diabo se aproveita da falta de conhecimento dessas pessoas p/ torná-las escravas do pecado e de doenças; elas continuarão escravas se ñ souberem q Jesus já as salvou. Então o q fazer? Anunciar essa salvação a todos, e pela fé operar milagres e curas p/ q creiam e saibam q Deus existe e se importa conosco.

• Ailson Lima:

Parabéns aos cientista que descobriram a estrutura molecular CXCR4. Por que não põem os nomes destes cientistas. Pois, esse são os verdadeiros astros e heróis da humanidade.

• Z3hr0_C00l:

sinceramente, se cancer e aids tiverem cura, tamo fudido! Ninguem mais morre nesse planeta e com o descaso dos governos em ter um controle de natalidade, o mundo vai pro limbo antes do esperado.

• KAMALNETTO:

GRAÇAS À DEUS, QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A MÃO DOS MÉDICOS E ILUMINE A MENTE DOS PRESIDENTES DE CADA NAÇÃO, EM SALVAR VIDAS NESSE SENTIDO…
    A CADA DIA MAIS PESSOAS SÃO DIAGNOSTICADAS COM RESULTADOS POSITIVOS DE CANCER E AIDS,,, E PRECISAM DA CURA.
    TALVES, UM DIA, UM PARENTE SEU PODE TER ESSE DIAGNOSTICO TAMBEM.
    VAMOS APOIAR OS CIENTISTAS.
    DEUS ABENÇOE À TODOS !!!

• Kathlen Vasconcelos:

Desejo receber todas os assuntos importantes.

obrigada!

espero quer esses avanço na medicina seja o mais rapido possivel para exterminar de vez com a aids e o câncer

• antonio carlos:

Concordo com Geovani. É muito comum uma descoberta científica ser barrada qdo não traz lucros. Pior ainda qdo é um procedimento de custo quase zero e que vá dispensar a compra de medicamentos comumente usados, e até as consultas,como foi o caso, entre outros, da autohemoterapia.
    Foi barrada “por não haver pesquisas”, embora houvesse, mas os que alegaram isso, não providenciaram as tais pesquisas.

• José Constantini:

Que Deus ilumine a mente destes cientistas para q descubram logo a chave para barrar este receptor de proteina q são responsaveis pela multiplicação d celulas cancerosas e o hiv.
    Com isto milhões de vidas serão salvas.

• Geovani:

Espero que não seja mais uma conquista barrada pela indústria da AIDS e do Câncer.

• Maria Aparecida Ferreira:

Q bom!Queira Deus q consigam isso mais rápido ,e seja c sucesso .