Descoberto sistema imunológico “secreto”

Por , em 22.05.2013

Muco pode não ser uma substância especialmente agradável, mas, de acordo com um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de San Diego (EUA), é um dos nossos aliados no combate a infecções.

A equipe coletou células produtoras de muco de diversos animais (de anêmonas a seres humanos) e colocou vírus bacteriófagos (ou seja, que se alimentam de bactérias) sobre elas. Os vírus aderiram ao muco, formando uma espécie de barreira contra certos tipos bactérias.

Para testar a eficácia dessa defesa, os pesquisadores colocaram bactérias E. coli nas amostras. Resultado: os vírus atacaram as E. coli, evitando infecções e preservando a maior parte do tecido. Ao repetir o experimento com células sem muco, a equipe percebeu que três vezes mais células foram destruídas pelas bactérias.

“Considerando pesquisas anteriores, nós podemos propor que a Adesão Bacteriófaga ao Muco [BAM, na sigla em inglês] é um novo modelo de imunidade, o que enfatiza a importância que os bacteriófagos têm na proteção do corpo contra patógenos invasores”, explica Jeremy Barr, líder da equipe responsável pelo estudo.

Além do sistema imunológico “secreto”, o estudo demonstra uma relação de simbiose entre bacteriófagos e animais – que pode ser aproveitada para prevenir ou tratar doenças, especialmente em tecidos com mucosa (como pulmões e intestino).[Medical Xpress, Proceedings of the National Academy of Sciences]

• Sergio Grusca:

Segundo meus rápidos estudos (30 segundos), as melecas retiradas com os dedos ou unhas, do nariz, não deverão ser ingeridas, pois estão contaminadas demais. As que produzirmos após ligeira tosse, não deverão ser jogadas fora… engula discretamente, assim como aquelas que damos uma puxada pelas narinas para evitar escorrimento do nariz em público.
    Eu mesmo não tenho gripe a mais de 10 anos e todas minhas doenças são auto-imunes.
    Se você é saudável, confesse seu método.

• WalterZ:

Muito interessante.

Impressionante como uma coisa tão simples, e a luz da evolução, quase lógica demorou tanto tempo para ser descoberta?

Se eu fosse um vírus bacteriofago, seri abastante lógico me instalar nos mucos, para viver, pois são lugares que fornecem um ambiente para viver e… comida!

“tratar doenças, especialmente em tecidos com mucosa (como pulmões e intestino)”.

Por que eu to começando a ter a impressão de que algum cientista vai dizer que é bom ingerir meleca??

• Rafael Freitas:

De fato, comer meleca pode fortalecer a imunidade de acordo com essa matéria: https://hypescience.com/comer-meleca-de-nariz-pode-fazer-bem-para-a-saude/

hahahahaha

• Patrick Bernini Coswosk:

Falcone Big, se você lesse mais artigos sobre o assunto irá descobrir que já fizeram um estudo e foi comprovado que a ingestão de “meleca” ajuda a reforçar o sistema imunológico ao vírus da gripe entre outros, não estou dizendo que como “meleca”. Este estudo mostra o quão simples pode ser um mecanismo de defesa mas também mostra o quanto ele pode ser eficiente. Então antes de fazer alguns comentários, busque saber sobre o assunto. E sim, alguns de meus amigos cientistas me disseram que ingerem “meleca” e falaram que não é ruim.

• lucioflavio:

Patrick, muito obrigado.

Imaginem só, euzinho, sem ter lido mais artigos sobre o assunto, sem nenhuma formação cientifica, consegui chegar as mesmas conclusões que seus amigos cientistas!!!

Valeu!

Bom Patrick, se eu lesse mais sobre o assunto certamente eu teria comprovado o mesmo que, graças ao livre pensamento e minhas próprias conclusões, chegaram seus amigos cientistas.

“Não espere que alguém escreva tudo o que você deve pensar!”
      “O fato de você não ter lido uma conclusão idêntica a sua, não representa que ninguém já o tenha feito!”

Obrigado!