Destros não gostam de música diferente

Por , em 20.11.2011

Você usa sua mão para pegar coisas, escovar os dentes, atirar uma bola… Mas e se ela também estiver relacionada com seu gosto musical?

Um pesquisador de Ohio, EUA, descobriu que pessoas que preferem usar a mão direita (os destros) parecem gostar mais de gêneros populares, e desgostar dos outros. O estudo sugere que os destros convictos talvez sejam menos abertos para novas experiências musicais, com tendência a “gravitar” no que já é mais familiar.

Ele também descobriu que as pessoas que utilizam a mão não dominante para pelo menos duas atividades – o que não significa ambidestria – apresentam gostos musicais abrangentes. Elas também demonstram gosto e vontade pelo que não é popular.

Muitos fatores influenciam nossas preferências musicais, então que diferença a mão poderia fazer? Na verdade, o efeito acontece no cérebro.

“Pessoas que usam as duas mãos tem mais contato com os processos do hemisfério direito”, afirma o autor do estudo, Stephen Christman. O lado direito do cérebro tem uma grande parte na atualização dos pensamentos e crenças, e nos dá novas visões para as coisas, enquanto o esquerdo é mais apegado ao que julgamos verdadeiro e testado.

Christman lembra que cerca de 80% dos canhotos possuem habilidades com a outra mão, enquanto apenas 40% dos destros conseguem o mesmo.

O estudo usou 92 estudantes que passaram por um teste de “mão”. 49 eram apenas destros, e 43 tinham mais de duas habilidades com a outra mão.

Quatro participantes era apenas canhotos, o que significa um grupo muito pequeno para virar estatística. Mas outros estudos com canhotos mostram que eles são piores ainda do que os destros, no sentido de ser cabeça dura.

Os cientistas pediram aos estudantes para classificar a frequência com que ouviam 21 tipos diferentes de música, e o prazer em ouvi-las. Nove foram consideradas “populares”, de acordo com as vendas, e as outras eram “não populares”. Nas de sucesso, estavam o rock clássico, heavy metal, country e o rap/hip-hop. Nas impopulares estavam jazz, folk, reggae e outros.

Os três mais escolhidos pelos destros foi R&B (rhythm and blues), pop moderno e rock alternativo; entre os “duas mãos” foi R&B, seguido de rock alternativo e rock moderno.

Mas o leque de interesses pode abrir. O pesquisador aconselha pessoas muito apegadas a uma das mãos a abrir a cabeça para novas formas de música. “Dê uma chance à música, e você pode acabar gostando dela e ainda aumentando seus horizontes”.

E ele é um exemplo. Os gostos musicais de Christman sempre foram mais para o folk/acústico. Mas quando sua filha começou a trazer álbuns do Eminem e Ludacris, ele logo começou a desenvolver interesse por rap e hip-hop.

E você? É destro, canhoto ou consegue usar as duas mãos? É aberto para experiências musicais?[MSN]

24 comentários

  • Sinval Cunha:

    Sou canhoto e nunca usei nada pra canhoto principalmente a cadeira na escola, faço quase tudo o a direta só escrever que não fica muito bom, todo estilo de musica tem pelo menos uma que eu goste, mas a preferência minha é ROCK N ROLL!

  • Pedro Arigoni:

    Sinceridade não entendi muito bem essa pesquisa não.
    Só sei que sou destro, mal utilizo a mão esquerda e meu gosto musical é nada popular, curto metal 80, como thrash metal, heavy metal, death metal e rock só os clássico de 50, 60, 70 e 80 também. Além de gostar um bocado de blues e música country americana assim como sou fã de música celta e folk.
    O resto eu só escuto porque não sou surdo.

  • Auto Lerdo:

    Acho que sou de centro direita, às vezes esquerda, sei lá, não entendo de política.

  • Laísa:

    A única coisa que faço com a mão esquerda é tocar piano/teclado e sofri bastante para me adaptar. Normalmente eu ouço rock e música erudita, porém, quando estou com amigos,ouço outros estilos na boa. Achei essa pesquisa muito generalizante. Penso que somos complexos demais para nos encaixarmos em padrões comportamentais tão restringentes. Ninguém é igual. Somos uma caixinha de surpresas.

  • Mimas:

    Sou canhota e meu gosto musical não é nem um pouco eclético.
    Metal sinfônico é o que eu amo!!
    Também sei fazer várias coisas com a mão direita.
    E achei essa pesquisa tão furada…

  • René Haurón:

    “Christman lembra que cerca de 80% dos canhotos possuem habilidades com a outra mão, enquanto apenas 40% dos destros conseguem o mesmo”. Isso é perfeitamente normal, gente. O mundo está, pelos próprios humanos, feito somente para os destros. Assim, os canhotos adquirem, fora das suas habilidades próprias, as adaptações para sobreviverem no mundo dos destros.

  • Mario:

    sou destro e perto dos 40, mas parei nas músicas dos anos 80 . . .o que isso significa?

    • Miyuki:

      Significa que está na hora de inovar no quesito musica.

    • Chicxulub:

      Ou que não fizeram nada que preste musicalmente desde a década de 80… o que acho mais provável.

  • Filippe:

    pessoal que tá falando “sou destro e escuto todo tipo de música”: pensei a mesma coisa, mas parei pra pensar e vcs devem ser músicos, como eu… a gente usa demais a mão esquerda pelo simples fato de tocar um instrumento, além claro do nosso hemisfério direito ser bastante desenvolvido por estarmos ligados à arte, saca?

  • Miguel:

    Sou destro e utilizo a esquerda para algumas coisas, meu gosto musical prevalece no blues, jazz e clássico, mas também gosto de soul music e rock.

  • ANILSON TADEU MARTINS:

    Pesquisa furada>>>Sou destro e meu gosto musical é infinito !

    • Flor de Lis:

      Idem.

  • Incrédulo:

    Pesquisa furada. Sou destro e gosto de RIO, Avant Guard, Zehul, Jazz, Punk (80´s).
    Pesquisa mal feita ou mal embasada leva a conclusões exdrúxulas. Se eu comer um avestruz e meu vizinho nada, ambos morreremos: ele de inanição e eu de indigestão. Porém na média ambos teremos comido meio avestruz.

  • curioso:

    Nada a ver. Sou um cotoco e gosto de tudo um pouco.

  • Gui Melo:

    Bom se for ver, o “normal” no Brasil é sertanejo, pagode e funk, então isso ta errado pq eu sou destro e odeio essas coisas ae. ‘-‘

  • wellington:

    Sou canhoto, mas desenvolvi o uso para a o lado direito em muitas coisas que faço.
    E quanto à musica sou ecletico, mas não gosto desses generos musicais como funk e bregas.

  • Carlos Suez:

    Eu sou um canhoto “total”, mão esquerda, pé esquerdo, olho dominate esquerdo, até o ouvido esquerdo e mais aguçado. Normalmente não consigo fazer nada com a mão direita, e meu gosto musical, já que sou musico guitarrista e baterista (tudo canhoto), e o mais eclético que possa imaginar, vai de rock pesado, passando por folk, country, soul até musica caipira de raiz, ou seja de tudo praticamente.

  • João:

    Sou destro e não pareco gostar mais de gêneros populares, e desgostar dos outros!
    Pesquisa limitada…, blá, blá, blá…

  • Rafael:

    Sou destro, e tenho um repertório musical que tende a ser eclético, mas influenciado à partir da tecnologia que permite sugerir gostos musicais, tal como o site da Last.fm.

  • Lucas Xavier:

    eu sou destro e escuto uma discografia de banda diferente por dia/ semana praticamente, não existe estilos musicais, só existe música boa e ruim

  • B.M:

    Eu utilizo a mão direita…contudo, prefiro música erudita, reggea e samba rock (nada populares)!
    Para além disso… com toda a “deficiência” de utilizar uma mão só, consigo mexer meu café com leite comendo meu pãozinho com queijo ainda lendo uma revista!
    Descobri que sou mutante!
    Utilizar apenas a mão direita e fazer mais de duas atividades não concerne com destros!

  • Lucas:

    Isso parece ser verdade pois sou canhoto, faço muitas coisas com a direita e meu gosto musical é diferente do gosto dos meus amigos. Eles que são destros sempre escutam o que está na moda(Sertanejo)ja eu e outros canhotos escutamos os classicos e varios outros estilos.

  • kleidiany:

    Sou destro, gosto de ouvir todo tipo de música,mas dou preferencia a MPB, Pando, sertanejo e Rip Rop.

Deixe seu comentário!