O universo em um clique

Deus ajuda quem cedo madruga ‘é um mito’, descobre estudo

despertador

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 26.04.2009 as 22:45

Share

De acordo com cientistas, pessoas com hábitos noturnos, que dormem tarde e acordam tarde, trabalham mais do que aqueles que seguem o ritmo “normal” do dia.

Pesquisadores descobriram que, aqueles que se consideram mais alertas durante a manhã, não conseguem se concentrar tanto no trabalho como aqueles que disseram que ficam mais ativos durante a noite.

O estudo, feito na Universidade de Liege, na Bélgica, confrontou os dados daqueles que dormem “com as galinhas” com pessoas que ficam acordadas até tarde. As tarefas às quais os voluntários do estudo foram submetidos, mediriam qual grupo era capaz de cumprir tarefas complicadas por mais tempo.

Os dois grupos dormiram a mesma quantidade de horas e ficaram acordados pelo mesmo período de tempo também. Os cientistas fizeram ressonâncias magnéticas para analisar a atividade no cérebro de cada voluntário.

Os notívagos ganharam das pessoas que dormem cedo no quesito “energia”. Eles podem ficar mais tempo acordados sem que suas mentes apresentem sinal de fatiga.

Depois de dez horas em que ficaram acordados, o grupo que dorme cedo apresentou, na ressonância, indícios de que as áreas do cérebro ligadas à atenção já não estavam funcionando bem. Eles também declararam se sentir cansados – e o tempo que demoraram para fazer as mesmas tarefas do que o outro grupo foi consideravelmente maior.

Os cientistas dizem que a atenção, o estado de “alerta”, de uma pessoa, depende de seu ritmo circadiano – o relógio interno que nos “avisa” quando está na hora de dormir. [Telegraph]

7 comentários

  1. libia morais /

    Eu sei que Deus ajuda quem cedo madruga! mais agora eu estou precisando muito que ele me ajuder no meus estudo, estou tendo muitas dificuldade.já faz tempo que parei de estudar, agora eu quero fazer curso técnico mais esta dificil!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  2. é , tb concordo

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Carol /

    Erro: “apresentam sinais de fatiga.” –> fadiga, e naõ fatiga. Do verbo fatigar(-se), mas o substantivo é fadiga.

    Boa notícia! Sou parte dos notívagos!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Edson /

    Nossa, essa descoberta certamente é a maior desde a invenção da roda!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. Miguel Gewandsznajder /

    É até notória, mas eu acho que se importasse a pesquisa para o Brasil nós teríamos resultados diferentes, porque se pegássemos um nordestino da raiz que acorda cedo e executa trabalhos braçais, ele acordará em estado de alerta, e se pegarmos uma outra pessoa que acorda tarde veríamos uma pequena diferença.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  6. Cristiano /

    Obviamente a interpretação feita aqui desse dito popular esta errada. A frase “Deus ajuda quem cedo madruga” significa que Deus ajuda a gente simples trabalhadora, pois são esses que acordam de madrugada para trabalhar. A frase é inspirada nos preceitos cristãos. A idéia que este dito significa que quem acorda cedo vive melhor é um erro de interpretação comum.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.